Campanha aquece a economia

Campanha aquece a economia

 

A campanha eleitoral já está aquecendo alguns setores da economia sergipana. As empresas de comunicação visual e as gráficas apostam que o aumento de encomendas vai gerar empregos temporários e render bons lucros. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas Gráficas de Sergipe, Paulo Garcez, por conta das restrições da legislação eleitoral, só resta aos candidatos gastar sola de sapatos e papel. Como as camisas, bonés e showmícios estão proibidos, os postulantes a cargos eletivos apostam na força dos cartazes, santinhos, praguinhas, adesivos e panfletos. O dono da Impacto Comunicação Visual, Antônio Bastos, garante que quem tiver bem estabelecido vai trabalhar muito até as eleições. Ele diz com o início da campanha eleitoral cresceu muito a plotagem de carros, forçando as empresas do setor a contratar mais. Legal.

 

Seguro mais barato

 

A lei seca, que passou a punir com mais rigor motoristas embriagados, pode reduzir não só o número de mortes em acidentes. Caso esse cenário seja mantido, fazer ou renovar o seguro de um automóvel deverá ficar entre 10% e 20% mais barato nos próximos seis meses. A conta é simples: com menos motoristas embriagados nas ruas há menos acidentes. A queda no índice de sinistros faz com que as seguradoras reduzam o preço das apólices, o que amplia o volume de carros segurados. A colisão entre veículos é a segunda maior fonte de despesas das corretoras.

 

Menos acidentes

 

O Serviço de Atendimento aos Acidentes de Trânsito da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) informou que de 20 de junho a 5 de julho houve uma redução de 15% no número de acidentes de trânsito em Aracaju, em comparação com os 15 dias anteriores. O principal motivo, segundo o capitão Samuel Alves, comandante da CPTran, foi a entrada em vigor da lei seca, que pune rigorosamente que vai dirigir após beber umas e outras.  De 4 a 19 de junho, a CPTran registrou 49 acidentes de trânsito, com duas mortes. Já de 20 de junho a 5 de julho, foram 41 acidentes, sem mortes na capital. A vida agradece.

 

Fugindo do álcool

 

Pela primeira vez, o consumo de cerveja sem álcool está crescendo. Nos primeiros 15 dias de julho, depois de entrada em vigor da lei seca, indústria e varejo notaram aumento médio nas vendas de 20%. Quem evita até mesmo a lourinha suada sem álcool está preferindo refrigerante e sucos de frutas. Pelo visto essa lei seca vai “aposentar” muitos biriteiros.

 

Prazo para o ITR

 

Os proprietários de imóveis rurais, pessoas físicas ou jurídicas, deverão apresentar à Receita Federal, de 11 de agosto a 30 de setembro, as declarações do Imposto Territorial Rural de 2008. No ano passado, o Fisco recebeu 4,8 milhões de declarações. Se o ITR não for apresentado dentro do prazo, o proprietário fica sujeito a multa de 1% ao mês sobre o valor total do imposto devido, que é sempre superior a R$ 50, inclusive no caso de imóvel rural imune ou isento do imposto.

Candidatura ameaçada

 

E o Ministério Público estadual quer ver o ex-prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida (PP), afastado da disputa pela prefeitura daquele município. Sob a alegação de que ele responde processo criminal, acusado como mandante do assassinato de um radialista, o Ministério Público pediu a impugnação da candidatura de Almeida. Os advogados do ex-prefeito garantem que o pedido do MPE não prosperará, pois Diógenes não foi condenado, ainda, nem em primeira instância. Pois tá!

 

Menores em debate

 

Enquanto a lei diz que é de apenas 45 dias o prazo o prazo para a aplicação judicial de medida sócio-educativa, o Cenam de Sergipe tem jovens esperando tal providência há quase um ano. A informação é da secretária estadual de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes. Para discutir este e outros assuntos relacionados a menores de idade, a presidente do Tribunal de Justiça, Célia Pinheiro, reuniu ontem representantes do Unicef, Ministério Público, Governo e Judiciário. Uma das idéias apresentadas foi a construção de um prédio que abrigue vários serviços voltados para crianças e adolescentes. Legal.

 

Crime ambiental

 

O Ministério Público Federal em Sergipe moveu uma ação civil pública e denunciou criminalmente a usina de cana-de-açúcar Sanagro e a destilaria Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool, localizadas no município sergipano de Japoatã. As empresas são acusadas de desmatamento, captação não autorizada de recursos hídricos do rio São Francisco, além de poluição. O Ibama constatou que a usina e a destilaria destruíram cerca de três hectares de uma área de preservação da mata atlântica e construiu um canal para captação de grande volume de água em uma lagoa pertencente à bacia hidrográfica do Velho Chico. Que absurdo!

 

Chamada do Leão

 

Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física do ano passado tem uma chance de ter acesso ao dinheiro. A Receita Federal do Brasil libera hoje (18) consulta ao lote residual do IRPF de 2007. Os dados estarão disponíveis a partir das 9h na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Segundo a Receita, as restituições poderão ser sacadas a partir do dia 25. O dinheiro terá correção de 13,62%, variação da taxa Selic no período.

 

Greve preocupada

 

A seccional sergipana da OAB acompanha com preocupação a greve dos agentes penitenciários, deflagrada na manhã de ontem (17). O presidente da Ordem, Henri Clay Andrade, se disse preocupado com a possibilidade de rebeliões generalizadas nos presídios de Sergipe. Segundo ele, a paralisação traz reflexos para a segurança de toda a sociedade. Por conta disso, Henri Clauy apelou para que o Governo tente um entendimento com os grevistas para sanar o impasse o quanto antes. Na última greve dos agentes penitenciários, em junho passado, houve um princípio de rebelião no presídio de Nossa Senhora da Glória.

 

Até mais!

 

A Infonet publica esta coluna todas as segundas e sextas-feiras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais