Carros: Brasil na contramão do mundo

0

O que parecia impossível já está acontecendo em alguns países: a redução do interesse da população pelo uso de automóveis. Matéria publicada esta semana na revista Carta Capital mostra que no mundo considerado rico, pesquisadores captam a troca do carro por ônibus, metrô, bicicleta ou caminhada.

E a matéria mostra que os especialistas detectaram também que o número de usuários de carros para se deslocar em metrópoles ricas não está mais diretamente conectado ao ciclo econômico. Ou seja, não responde necessariamente a recessões ou ao aumento da renda e do PIB. E que, tudo indica, que este fenômeno está associado ao desinteresse dos mais jovens pelos carros.

Somente em Londres e outros centros britânicos, de 1993 a 2008 as viagens em carros particulares caíram em 50%. Com isso a participação do transporte privado no total, caiu de 50% em 1993 para 41% em 2008. E isso foi antes da recente crise financeira internacional. Outro dado importante apresentado: de 1992 a 2007 o número dos que tiraram carteira de motorista caiu de 48% para 38%, entre os que tinham de 17 a 20 anos, e de 75% a 66% entre os que tinham entre 21 e 29 anos.

A matéria da revista Carta Capital mostra ainda que o fenômeno pode ser confirmado em outros países como Alemanha, Austrália, França, Japão e até mesmo os Estados Unidos. Segundo pesquisa enquanto de 1999 a 2009 a distância percorrida em carros caiu 500 milhas ao ano, as caminhadas e os trajetos percorridos por bicicletas, ônibus e trens aumentaram 133 milhas ao ano.

O Brasil está longe disso. Para começar a reverter a situação atual, onde o número de carros cresce assustadoramente anualmente é preciso primeiro que o Governo Federal reveja sua política para o transporte público. É preciso subsidiar o transporte público como fazem os grandes países, para que ele se transforme num transporte de qualidade e que desperte o interesse de parcela significativa da população.

Sem falar no incentivo saudável as ciclovias. Aracaju, há quase 10 anos começou a implantar ciclovias que hoje são usadas por centenas de trabalhadores diariamente. Porém, é preciso mais, não só ciclovias, mas campanhas de conscientização dos motoristas para o transporte limpo.

O certo é que os jovens do mundo chamado desenvolvido já despertaram para a necessidade de alternativas de locomoção no dia a dia. Quem sabe o Brasil nos próximos anos pare de continuar na contramão do transporte e inicie uma política de verdade, subsidiando o transporte público e dando a infraestrutura necessária para meios alternativos como a bicicleta.

Apelidos na escola
Agora qualquer briga entre alunos em escola ou na rua é bullying. Num tempo não muito distante quase todo mundo tinha apelidos nas escolas. E nunca foi objeto de tanto escândalo. Hoje a própria imprensa contribui para que criar problemas não existentes. Quem não teve apelido quando criança na escola não teve infância.

País de terceiro mundo
E de quebra ainda arranjam um termo em inglês, que muita gente nem sabe o que significa nas comunidades mais pobres. Estão exagerando demais. Tudo agora é preconceito e ponto final. E boa parte da imprensa, ao invés em contribuir para não ocorrer tanto exagero, faz o contrário, qualquer problema é divulgado como bullying. Na verdade o preconceito é de boa parte da imprensa.

Antônio Leite rebate blog I
O vice-presidente estadual do PV em Sergipe, o publicitário Antônio Leite, enviou e-mail rebatendo a análise do blog sobre a situação do partido no Estado. Para Leite, o blog não está sendo correto em suas avaliações com relação ao Partido Verde. “O PV é o único partido completamente independente e que não esta atrelado a nenhum grupo político”, disse.

Antônio Leite rebate blog II
Sobre o almoço citado pelo blog na última segunda-feira, 03, Antônio Leite disse que o titular deste espaço está equivocado. “O almoço que você julga ter sido capitaneada pelo Dep. Zé Franco e pelo Pref. Fabio Henrique, e que acedíamos  os Amorins, o Senhor comete outro equivoco. O almoço tratava-se de uma recepção da Executiva Estadual ao Presidente Nacional José Luiz Penna e o Secretário do Meio Ambiente de Brasília Eduardo Brandão que vieram  a Aracaju para o encontro Estadual.  Evidente que vários políticos e autoridades, tipo o Conselheiro Clovis Barbosa, estiveram em nossa   mesa, assim como o ex-governador João Alves esteve na Assembléia durante o encontro e foi bem recebido”, explicou.

Reynaldo Nunes é o candidato do PV a prefeito
Leite reforçou que o  Partido Verde terá candidato a Prefeito em todas as capitais e em Aracaju já foi escolhido o engenheiro  Reynaldo Nunes. “Que com a sua historia tem legitimidade para representar os verdes nas eleições de 2012. No mais são boatos que apenas servem para denegrir a imagem de uma sigla que, com grandes dificuldades, vem lutando por um mundo melhor e que hoje é indicado como o terceiro partido mais conhecido do povo brasileiro, perdendo apenas para o PT e para o PMDB, segundo recente pesquisa feita pelo PSDB. Quanto a João Fontes, sua presença no PV só engrandece a sigla. Seja bem vindo João, o seu lugar é aqui”.

Nada como um dia após o outro…
Como diz o ex-deputado Ribeirinho nada como um dia após o outro com uma lua no meio para aparecer as incoerências. No caso do PV em Sergipe o blog vai aguardar a decisão para depois fazer a devida avaliação, porém a história do partido no Estado deixa não só o titular deste espaço, mas a toda sociedade com uma pulga atrás da orelha.

29º Partido: Criado o Partido Pátria Livre
Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aceitaram ontem o pedido de criação do PPL (Partido Pátria Livre), o 29º partido político registrado no país.O PPL, que utilizará o número 54, é formado pelo MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro). A decisão, unânime, ocorre uma semana após a criação do PSD. (FSP).

Olha à renda…grande Gilson Rolemberg
Ontem, 04, pelo twitter o titular deste blog ao ler tuitada do jornalista Paulo Rolemberg – do portal Atalaia Agora – viu uma singela homenagem do médico Marcos Prado Dias ao jornalista Gilson Rolemberg (pai de Paulo) que faleceu há 24 anos.

Justa homenagem
O texto de Marcos Prado: “Certas pessoas permanecem vivas na memória da gente.Ainda muito jovem nas hostes esportivas, conheci um radialista sério e amigo. Estou me referindo ao saudoso Gilson Rolemberg. Torcedor do Confiança, era extremamente ético quando usava o microfone da Radio Cultura. Foi ele que criou a famosa frase, que ecoava nos estádios de futebol: " Olha à renda …": " Renda é com Gilson Rolemberg!".

Um grande homem e profissional
Quis o destino que ao estudar na antiga Escola Técnica Federal de Sergipe (Hoje ITS), o titular deste espaço conhecessem Gilson Rolemberg. Ele era o diretor do parque gráfico da Escola e, como presidente do grêmio, o titular deste blog fazia das “tripas coração” para publicar um informativo mensal “A Voz do Estudante nos anos de 83,84 e 85. E ainda lembra a figura de Gilson pelo corredor e este jornalista atrás dele, pedindo para colocar o jornal como prioridade na impressão passando direto, sem a “censura prévia” da direção. Gilson não só atendia o apelo, como também sempre imprimia mais edições, já que o papel que o grêmio conseguia não dava para quase nada. Um profissional sem maculas e de grande caráter. Foi embora deste mundo rapidamente, com apenas 50 anos, mas deixou um legado para sua família e vive na memória dos seus amigos.

Segurança I
O prefeito Fábio Henrique vem demonstrado preocupação com a Segurança Pública em Nossa Senhora do Socorro. Ontem, 4, ele participou de uma reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, e com o secretário adjunto, João Batista Santos Júnior. O objetivo da reunião foi definir os últimos detalhes para a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública – Cisp – na sede de Socorro e para pedir mais policiamento tanto na sede quanto no Distrito Industrial de Socorro – Dis -, já que algumas empresas vêm sendo alvo dos bandidos.

Segurança II
Fábio se comprometeu a ceder um prédio para a construção do Cips. A parceira entre a  Prefeitura de Socorro e a SSP será de extrema importância para a população já que existe a necessidade de que a sede da cidade possa contar com um efetivo maior de policiais devido ao grande número de ocorrências que vêm sendo registradas. A preocupação do prefeito Fábio Henrique denota o respeito com o cidadão socorrense, já que a Segurança Pública é um dever do Estado. Mas ele enquanto gestor, vem sempre buscando melhorias para a população.

Verbas para combate ao crack
A Senadora Maria do Carmo Alves (DEM), membro da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, cobrou ontem,4, do Governo Federal a aplicação da verba destinada ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O Plano foi instituído pelo Decreto 7.179/10, com alocação orçamentária de 410 milhões de reais, mas apenas 20% do montante foram aplicados em iniciativas efetivas de combate ao crack no Brasil.

Verba para o crack pulverizada e desviada
Conforme reportagem do Correio Braziliense, veiculada no mês de julho e citada pela parlamentar em pronunciamento, o restante da verba teria sido pulverizada e desviada para os Ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “A pulverização desses recursos não se explica à luz do que diz o Decreto 7.179, quando dispõe sobre a competência do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, na condição de coordenador do Comitê gestor do Plano”, denunciou a Senadora, alertando para a situação epidêmica vivida no país, onde são estimados quase um milhão de dependentes químicos, por consumo de crack e cocaína.

Agentes Comunitários de Saúde
O deputado Valadares Filho (PSB) recebeu ontem, 4, em seu gabinete em Brasília, representantes das entidades representativas dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado de Sergipe, que vieram pedir o apoio do parlamentar para regulamentação da Emenda Constitucional nº 63/2010, que garante o piso salarial para categoria.Os agentes pedem que o piso salarial seja de dois salários mínimos. Sendo que, para 2011, a remuneração começa com R$ 750,00, e o restante, escalonado; até que, em janeiro de 2015, atinja o piso de dois salários mínimos.

Pleito justo
Segundo os representantes da categoria , essa negociação já foi feita com o Executivo e, portanto, cabe no orçamento dos próximos anos.  Para o deputado, o pleito dos agentes de saúde é justo, devido o importante papel  que esses profissionais desempenham para o atendimento das populações mais carentes; aquelas localizadas nas regiões mais distantes dos centros urbanos. Valadares Filho ressaltou ainda que os agentes comunitários de saúde são o elo entre a comunidade e os serviços públicos de saúde. “São eles que orientam a comunidade para a utilização adequada dos serviços de saúde”.

Jantar para os agentes
O deputado federal André Moura (PSC) homenageia na noite de ontem, 04, com jantar os 150 agentes de saúde e agentes de endemias de Sergipe que estão em Brasília para acompanhar a votação do parecer da Comissão Especial que analisa a definição de um piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

PRB: professora é presidente do diretório em Estância
Com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Estância Ivan Leite (PSD), foi realizada na segunda-feira, 03, a solenidade de criação do Diretório Municípal do Partido Republicano Brasileiro – PRB, no município tendo como presidente municipal a professora Adriana Oliveira, atual secretária Chefe de Gabinete da Prefeitura. As lideranças do PRB em Sergipe querem que Adriana seja candidata a prefeita no próximo ano.

Gestão positiva
O secretário de Estado de Governo, Chico Dantas, fundador do PRB em Sergipe, lembrou que Estância viveu em gestões passadas situações muito complicadas, turbulentas, que não dignificava o seu honrado povo. Quando se falava nos jornais, era só de eventos ruins. "Então, prefeito Ivan Leite, é com alegria que o PRB participa da sua gestão e faz esse registro. Estância vive oito anos de paz, de tranqüilidade, de trabalho, de respeito ao cidadão e esse perfil deve continuar para o progresso dos estancianos. É com grande alegria que o PRB recebe a professora Adriana Oliveira como presidente do diretório dessa cidade", reforçou Chico.

Censo Social no Bairro Getúlio Vargas
No próximo dia 07 de outubro, o Bairro Getúlio Vargas, localizado na zona norte da Capital, será contemplado com as benfeitoras realizadas pelo Ministério Público de Sergipe, através do Projeto “Censo Social”. A equipe do Órgão Ministerial estará concentrada no Centro de Estudo Supletivo Severino Uchoa, a partir das 8 horas.

Problemas
Inspirado na experiência adquirida com o Censo Educacional, o novo Projeto do MP de Sergipe, para consecução dos seus objetivos, além da colheita de dados, busca também, soluções plausíveis para a resolução  dos problemas encontrados e para suprir as necessidades de cada bairro.

Desafio
“Esse Projeto é um grande desafio. A comunidade  visitada conhece melhor  o Ministério Público e nós, além de perceber de perto, a realidade de cada bairro, suas necessidades e prioridades, buscamos soluções para tentar resolvê-las da melhor forma possível”, salientou o Procurador Geral de Justiça, Dr. Orlando Rochadel Moreira. “Além disso, o Censo Social pretende diagnosticar os problemas das comunidades nas área de educação, saúde, meio ambiente, urbanismo e patrimônio Público, dentre outras”, completou.

Etapas
O Censo Social é dividido em três etapas: o Pré Censo, o Censo propriamente dito e o Pós Censo. A primeira etapa trata da definição do bairro a ser visitado, das áreas de atuação de cada Promotoria e da divulgação massificada do evento. No Pós Censo, baseadas nos relatórios confeccionados durante o Censo, é elaborado um plano de ação composto de medidas implementadas para promover soluções.

Visitas
O Projeto continuará com suas atividades. Em breve, novas visitas serão agendadas, inclusive em Cidades do Interior do Estado. “Essa é nossa pretensão. Queremos conhecer  as necessidades das comunidades de todo o nosso Estado. Esse é o papel do Ministério Público”, disse o Procurador  Geral de Justiça. (Ascom/MPE).

Negociação Banese
O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) fez um apelo ao governador Marcelo Déda e à diretoria do Banese no sentido de negociar diretamente com o sindicato dos  funcionários da instituição financeira para colocar um ponto final na greve, a exemplo do que já ocorreu com os bancos de Brasília e do Pará.

Acordos
O parlamentar salientou que nestes dois casos específicos, as diretorias dos bancos estabeleceram acordos com os bancários concedendo reajustes salariais de 13% e, consequentemente, a greve foi interrompida de imediato. “Essa negociação é viável e deve ser acontecer no mais breve espaço de tempo possível, já que a greve vem prejudicando não só a população sergipana, mas também impedindo que o Banese continue a desempenhar o papel de agente do desenvolvimento sócio-econômico do nosso Estado”, afirmou Zezinho Guimarães.

ABEMEC/SE promove palestras I
A ABEMEC/SE – Associação dos Engenheiros Mecânicos e Industriais de Sergipe, dando continuidade ao seu plano de ação para este ano em colaboração com outras entidades (ABEE-SE, ABENC-SE, AEASE, CESE, CONFEA, CREA-SE e SENGE-SE) realizará na próxima sexta-feira, 07, das 14h às 18h, no auditório da Aease (Av. Beira Mar) algumas palestras importantes para os profissionais da área.

ABEMEC/SE promove palestras II
Uma das palestras será  “Qualidade da Energia Elétrica: Conceitos, Problemas e Soluções”, palestrante o engenheiro  eletricista Herivelto de Souza Bronzeado, Coordenador Geral das Obras Eletromecânicas do PISF (Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional)/Ministério da Integração Nacional.  A outra será “Casos Práticos: Industrias, comerciais, residenciais e hospitalares”, tendo como palestrante o engenheiro mecânico e eletricistas Luiz Antonio Paixão de Mello, Consultor nas áreas das Engenharias: Elétrica, Hidráulica e Mecânica, nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País.

ABEMEC/SE promove palestras III
Segundo o engenheiro Luiz Antonio Paixão de Mellho, presidente da ABEMEC-SE, o objetivo das palestras é apresentar aos participantes o conhecimento das principais fontes de distúrbios e fenômenos eletromagnéticos que degradam a qualidade de energia elétrica, seus efeitos sobre as pessoas, equipamentos elétricos, mecânicos, estruturais, e as soluções utilizadas para reduzir os problemas decorrentes; Definir a responsabilidade dos envolvidos na condução dos projetos.

Projeto Orlando Vieira 80. É hoje, 05, no Centro de Criatividade
Hoje à noite, 05, no Centro de Criatividade, às 19 horas, a SECULT lançará, oficialmente, o Projeto Orlando Vieira 80 Anos, em homenagem ao octogésimo aniversário do ator, ocorrido em 26/08, passado. Serão executadas várias ações de homenagem no período de OUTUBRO a DEZEMBRO, como: Mostra de Filmes, Mostra Filmográfica em Fotos, Apresentação de Documentário, Entrevista Especial, Oficinas, Lançamento de Box Promocional com longas e curtas do cinema sergipano e lançamento do edital de apoio ao setor do audiovisual, que receberá o nome do ator.

Audivisual em foco
O Projeto Orlando Vieira, uma série de ações da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que visa beneficiar os realizadores de cultura da área. As ações vão desde a exibição de filmes com acesso gratuito, ao Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais de Curtas Metragens, cujo investimento será de R$ 150 mil.O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e Centro de Criatividade, em parceria com a Tv Aperipê, Segrase, SESC, Núcleo de Apoio ao Audiovisual Orlando Vieira – NPDOV / Associação de Cineclubes Sergipanos e Associação Brasileira de Documentaristas, Seccional Sergipe – ABD/SE.As ações vão desde a exibição de filmes com acesso gratuito, ao Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais de Curtas Metragens, cujo investimento será de R$ 150 mil.

Umbaúba: Alunos fazem desfile de roupas de materiais recicláveis
Estudantes da rede pública de Umbaúba participaram ontem, 4, do encerramento da segunda edição das Olimpíadas Ambientais. A ação parte da administração municipal, através das secretarias de Educação e Meio Ambiente, e tem por finalidade colocar em evidência consumo desenfreado e de forma aleatória das reservas naturais do planeta Terra.

Criatividade
Contando com a participação de boa parte dos alunos da rede municipal de ensino, os trabalhos foram encerrados com um desfile de trajes confeccionados com material reciclado. Com bastante criatividade e sutileza, estudantes e professores elaboraram uma série de roupas que chamaram a atenção de todos que participaram do evento.

Esclarecimento sobre falsa mensagem de promoção
A Petrobras informa que está sendo veiculado um email falso, simulando a Petrobras como remetente, sobre uma promoção que sortearia 58 carros Mini-Cooper em comemoração ao aniversário da Companhia. A Petrobras esclarece que todas as informações contidas na mensagem são inverídicas e orienta os receptores a não clicar no link que leva a um arquivo executável, característico de disseminação de vírus, e que pode afetar o funcionamento dos computadores.

Revitalização da cultura do coco em Sergipe
Os produtores de coco do perímetro irrigado de Cotinguiba/Pindoba, em Sergipe, estão entusiasmados com a revitalização da cultura na região. O cultivo foi estimulado por meio do trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), contratada pela Codevasf. Os técnicos realizaram diagnóstico que constatou o abandono desse tipo de cultura na área, devido principalmente a falta de conhecimento na condução dos cultivos. Depois de constatados diversos problemas a equipe da ATER começou um processo de sensibilização dos produtores para motivá-los,através de diversas ações e diagnóstico individual.

Colhendo bons resultados
Segundo o chefe da Unidade de Apoio a Produção da Codevasf em Sergipe, o engenheiro agrônomo Ricardo Martins, são intervenções como essas que traduzem a importância dos serviços de ATER. “Isso proporciona ao agricultor acesso ao conhecimento, além de viabilizar meios para que os agricultores se motivem a participar de forma efetiva de todas as etapas do processo produtivo, modificando, assim, uma realidade que não trazia nenhuma perspectiva de melhoria para um momento de grande esperança”, explica.

Dias melhores
Para o produtor Ulisses dos Santos, o trabalho realizado pela equipe de ATER tem proporcionado a ele e sua família uma esperança em dias melhores. “Em 2009, colhi cerca de 6 mil cocos e vendi a R$ 0,30 a unidade. O dinheiro apurado não dava para o mínimo sustento de minha família. Com as intervenções sugeridas pela ATER, em 2010 consegui colher 40,8 mil cocos verdes e vendi cada um a R$ 0,35. Consegui comprar até uma moto usada”, conta. A previsão de colheita para o ano de 2011 é 65,2 mil cocos, vendidos a um preço médio de R$ 0,45.

Orientações e intervenções
Já o Roberto dos Santos, afirma que a melhoria na produtividade do seu coqueiral aconteceu graças às intervenções e orientações prestadas pela equipe de ATER. “Todo os coqueiros de minha plantação eram atacados por ácaro. Há mais de cinco anos que não colocava adubo e só vendia o coco seco. O técnico da ATER me orientou para a forma correta de combater as pragas e fazer adubação periódica”, conta. A produção conseguida pelo produtor, em 460 pés, em 2009, era de 4.500 cocos/ano. Em 2010, ele colheu 37,8 mil e a previsão para o ano de 2011 é colher 72 mil cocos.

Deputada destaca Programa Salve Idoso
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) destacou a importância do lançamento e implantação do programa Salve Idoso – Sistema de Aviso Legal por Violência, Maus Tratos ou Exploração Contra a Pessoa Idosa, ocorrido no último dia 30. O requerimento de Votos de Congratulações à Sra. Berenice Andrade de Melo, Procuradora de Justiça – Curadora dos Direitos do Idoso, de autoria da parlamentar, foi aprovado na manhã de ontem, 04, no plenário da Assembleia Legislativa.O objetivo do Programa é coibir todas as formas de violência de cunho psíquico, físico ou patrimonial por meio da articulação de instituições públicas ou privadas que prestem serviços à pessoa idosa.

Onde denúnciar violência contra o idoso
Qualquer pessoa que constatar indícios de violência deve notificar compulsoriamente os seguintes órgãos:Ministério Público, por meio da 4ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão ou da Ouvidoria, Praça Fausto Cardoso, 327 (telefone: 3216-2400 ou e-mail: ouvidoria@mp.se.gov.br);Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis DEAGV, Rua Pacatuba, nº64, sala 04 Centro (telefone: 3205-9400);Conselho Municipal do Idoso, Praça Olímpio Campos, 208 – Centro (telefone: 3179-1349);Disque Denúncia: 181;Disque Denúncia Nacional: 100;Secretaria de Estado da Educação Programa Sergipe Alfabetizado, Ed. Estado de Sergipe, 10º andar (telefone: 3179-1878 e 0800-790010)

PELO TWITTER

Não cortar a pata do burro por um único coice
www.twitter.com/pedrocarregosa Infelizmente a sabotagem é o que tem comandado as relações profissionais no dia a dia! Vou fazer um viva a ela para ver se ela se esconde!

A Justiça Eleitoral não tardará, nem falhará
www.twitter.com/marcosaurelio23 @FalaSergipe Anote ai: Muitos políticos, com mandatos, terão surpresas desagradáveis em junho de 2012! O nó será muito grande!

Praga de mãe não é brincadeira
www.twitter.com/georgelemos1986 Pensa que é zoação? Uma vez, bati um carrinho de compra num táxi e o dono me chamou de FDP: a mãe rogou uma praga e o cidadão apareceu morto.

Sábia decisão
www.twitter.com/georgelemos1986 Por isso, eu nunca compro briga com a senhora minha mãe: sempre há chance de não voltar vivo 😉

Cansou do sem fronteira
www.twitter.com/kadydja me arrependo do dia que decidi ser cliente da TIM. Sinal nao existe. Caguei pra sua fofocas incríveis de celebridades, quero ligar, ok??

DO LEITOR

Esclarecimentos sobre novo sindicato do samu
De Ricardo Rodrigues Ramos Presidente do SINDSAMUSE:

1- Qualquer cidadão pode protocolar denúnicas ou ajuizar ações individuais nos Ministérios Públicos do pais, prova disto é que várias ações individuais -pessoas fisicas, foram acolhidas e tramitam com sucesso.

2- Existem regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho na Portaria 186 que devem ser observadas, caso contrário, a entidade não obterá a homologação para atuar como Sindicato. situações como unicidade sindical é uma delas.

3- Qualquer cidadão pode interagir com a imprensa e formular denúncias, inclusive participar da matéria, ou até colaborar com ela.

4- A instituição "Sindicato" existe para ser coisa séria e ética , as vezes os interesses de alguns dirigentes não, as vezes em seus discursos estão imbutidos outras motivações, a politico-partidária por exemplo.

5- Sindicato existe para andar junto com a sua categoria, não pode pensar em monopolizar ou hostilizar as liberdades individuais do trabalhador de tomar inicativas. Sindicato é necessáriamente uma instituição Democrática e não de Ditadura.E deve existir em função da categoria.

6- Sindicato não deve ter rótulo preferencial ideológico-partidário, se a favor ou contra grupo político "A ou B", se assim agir poderá dessa forma prejudicar a categoria pelas convicções ideológicas de seus dirigentes, fechando possibilidades que a categoria não autorizou democráticamente em assembléia.

7- Sindicato também não é Salão de Beleza para cultuar o ego e as vaidades pessoais de seus dirigentes.

8- Os integrantes do SINDSAMUSE é composta por colegas nossos ,cidadãos(ãs) de bem, profissionais do

SAMU, fundado por estes, atendendo rigorosamente a convocação , local,data e horário constantes em edital, a partir da convocação feita pela atual presidente do Sindicato192 – Sra. Samanta Bicudo(cfe. Editais em anexo).

9- É bem verdade que toda categoria , desconhecia esta convocação, (fato que a nosso ver foi proposital), detalhe:Ficamos sabendo da matéria horas antes do evento, (o edital foi publicado em 13.09 e a assembléia convocada em 24.09).

10- É importante observar que quando num debate, alguma das partes parte para ataques a Pessoa , significa dizer que os argumentos específicos sobre o fato em tela , foi vencido e o desespero entrou em cena!

11- Não foi e não é intenção de nenhum integrante do SINDSAMUSE, a desqualificação de entidade ou pessoa nenhuma, apenas informar a categoria o que pode haver além do discurso, e encaminhar as demandas da categoria.

12- Ricardo Rodrigues Ramos, ao renunciar a presidência do sindicato192, apresentou cópia de relatório medico e alegou ser este o este motivo.

13- Ricardo Rodrigues Ramos é cidadão de bem, profissional de saúde, idôneo, trabalhador do SAMU-Se. ,quite com seus direitos e obrigações civis constitucionais, histórico de luta da categoria da saúde ,já alguns anos, com passado limpo, e que possui a capacidade como qualquer pessoa de raciocínio livre.

14- Sobre o Sindicato192: 1-É verdade que Ricardo Rodrigues enfrentou dificuldades de relacionamento e compreensão por parte de alguns poucos integrantes do Sindicato192, que além de misturar problemas pessoais com alguns colegas nossos, a ponto de querer impedi-los de filiar-se ao sindicato como qualquer trabalhador, hostilizava ferozmente nossos colegas de profissão a ponto de negar-lhes o direito de receber cópia do estatuto da entidade. Adotando um comportamento desagregador não somente para com

estes mas outros também, que podem assim testemunhar. Creio que é verdade o seguinte pensamento: "das divergências de idéias podemos encontrar a convergência das soluções".Esse também foi um dos motivos de nossos desencontros.

15- 2-O tesoureiro do sindicato na ocasião e a vice presidente, foram contrários quando o Presidente do Sindicato192 Ricardo Rodrigues, num espaço em um de nossos boletins, criticou firmemente abusos da Central de Regulação do SAMU-SE, negando-se inclusive a distribuir boletins do sindicato com essa opinião. Pois sempre acreditei que o sindicato seria a voz dos trabalhadores oprimidos pelo patrão.Esse também foi um dos motivos de nossos desencontros.

16- 3-O Tesoureiro na ocasião e a vice-presidente, foram contrários a usar o espaço em nosso boletim para fazer a prestação de contas das finanças do Sindicato192, usando argumentos vagos e inconvincentes. Esta também foi uma das razões de nossos desencontros .

17- 4-Várias vezes tivemos problemas de relacionamento entre a 1ª Secretária Fatima Lima, profissional do SAMU, capaz , e a Vice -Presidente do Sindicato192 a época, após diversos atritos ofereceu grande resistencia, sem motivo justo, a entregar os papéis do nosso sindicato a sua diretora responsável por esta secretaria.

18- 5-Várias vezes tivemos desencontros com a Vice-Presidente, pois esta insistia em falar como presidente do sindicato na imprensa e fazer declarações em nome da entidade sem autorização deste e dos demais diretores a época. A diretoria deliberou inclusive em uma de suas reuniões a proibição de declarações para qualquer diretor, em nome da entidade sem autorização do seu então Presidente.

O Presidente do Sindicato192 Ricardo Rodrigues a época, tentou regularizar a situação deste sindicato junto ao Ministério do Trabalho com apoio do Presidente da CUT, mas novamente enfrentou dificuldades com a Vice-presidente a época, pois ameaçava insistente a mesa durante a Assembléia de

Ratificação do Sindicato,que permitiria entre outras coisas a entrada de funcionários da FHS na Diretoria do Sindicato192, que iria entrar com uma ação para anular os efeitos deliberados pela categoria, e assim o fez, através do processo nº 0000636-97.2011.5.20.0001 na Justiça do Trabalho.Mesmo assim as eleições foram levadas adiante sem a ampla divulgação junto a categoria, permitindo inclusive a participação democrática, evitando assim a eleição de chapa única.

19- As divergências de opinião não podem tornar-nos inimigos, apenas pessoas pensantes!

20- O fato de ter sido envolvido em processos patrocinados por Samanta Bicudo , (ainda que injustamente), é possível em qualquer conjuntura dinâmica da sociedade, isso não me faz inferior a nenhum cidadão, nem menos capaz por isso, nem a faz superior a nenhum dos nossos colegas de trabalho.

21- Para melhor compreensão sobre os argumentos utilizados, anexamos material necessário a compreensão exata sobre o assunto.

22- O SINDSAMUSE vem com uma proposta de continuar a luta do sindicato com responsabilidade e coerência, sem pessoalizar a relação e respeitar as pessoas, sem vinculação a partido político.

23- Não fizemos nenhuma "manobra", somos tão qualificados como qualquer pessoa para estar a frente de uma instituição de classe, o único pré-requisito necessário a isso é apenas ser trabalhador pertencente a categoria e ser brasileiro.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado”.Che Guevara.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários