Casa de suspeitos

A Câmara de Aracaju se transformou numa casa de suspeitos, onde 15 dos 24 vereadores são acusados por lavagem de dinheiro, peculato e formação de quadrilha. A partir desta segunda-feira, eles começam a ser interrogados pela Polícia e o Ministério Público para explicar o provável mau uso das verbas indenizatórias. Como não possuem fórum privilegiado, os acusados correm sério risco de prisão. Basta serem flagrados tentando atrapalhar as investigações. Portanto, é bom a defesa dos futuros réus orientá-los a baixar a bola e colaborar com a Polícia antes que um passo em falso os leve a ver o sol nascer quadrado.

Mais visado

Metido a palmatória do mundo, Agamenon Sobral (PHS) é o mais visado entre os vereadores denunciados pelo Ministério Público. Sem muito o que dizer em sua defesa, o falastrão afirma que setores da imprensa querem prejudicá-lo junto à delegada Daniele Garcia. Diferente daquela Agamenon que caluniava professores, enfermeiras, médicos e jornalistas, ele agora diz, mansamente, que não conhece Daniele, “mas a respeito”. Você não é brabo vereador, pois faça um discurso na Câmara esculhambando a delegada!

Jogou a toalha

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), está no estaleiro. Após atestar alto nível de estresse, o médico orientou o demista a repousar por 30 dias, porem João garante que só ficará 15 dias fora da Prefeitura. A partir desta segunda-feira, a administração da capital será tocada pelo vice José Carlos Machado (PSDB). Contribuíram para o elevado estresse de João Alves o frustrante lançamento do BRT paraguaio, a suspeita licitação da coleta de lixo e a atarantada nomeação do secretário da Saúde, vereador Agnaldo Feitosa (PR), que só ficou 15 dias no cargo.

Com Dilma

E o deputado federal Jony Marcos (PR) é contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT): “Acho que ela só poderia ser afastada se existissem provas contundentes de improbidade administrativa. Estão querendo fazer um afastamento totalmente político”, discursa. Assim como Jony, mais da metade dos deputados do PR discorda do impeachment da petista.

Ex-comunista

Após uma rápida passagem pelo PCdoB, o prefeito de Estância, Carlos Magno, se filiou ao PSB do senador Antônio Carlos Valadares. Em solenidade realizada, sábado, na Câmara de Vereadores, o prefeito assinou a ficha de filiação ao novo partido. O filho dele, vereador Tito Magno, também trocou o PCdoB pelo PSB.

Folha velha

Só hoje a Folha de São Paulo publica a nomeação do jornalista Pedro Varoni de Carvalho como diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O ato da presidente Dilma Rousseff (PT) foi publicado no último dia 28. Desde 2013, Varoni exercia o cargo de diretor de jornalismo da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo. O competente jornalista mineiro substituiu na EBC Asdrúbal Figuiró, que pediu demissão em fevereiro passado.

Chapa única

A chapa “Somos Todos UFS” é a única inscrita para disputar a eleição para a Reitoria da Universidade Federal de Sergipe. Ela tem como candidato à reeleição o reitor Angelo Roberto Antoniolli e como vice a professora Iara Campelo. O prazo de inscrição terminou sexta-feira passada e o processo de votação acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Pé atrás

O ensino superior a distância ainda não tem a confiança de grande parte dos potenciais estudantes. Um levantamento feito pelo Instituto Data Popular revela que 93% dos jovens com menos de 24 anos e 79% dos que têm mais de 24 anos não querem fazer cursos a distância, nem semipresenciais. Eles desconfiam da qualidade da formação e têm medo de o curso não ser valorizado pelo mercado de trabalho. Apesar dessa desconfiança, a educação a distância vem registrando crescimento de 18% ao ano em número de matrículas.

Salário no gelo

Deve ser votado amanhã, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar estabelecendo o Plano de Auxílio aos Estados e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. Proposta ao governo federal pelos governadores, a matéria prevê como contrapartida o congelamento por dois anos de salários, promoções e gratificações para os servidores estaduais. Misericórdia!

Poluição

Será amanhã à tarde, na Assembleia Legislativa, a audiência pública para debater a queima da palha da cana-de-açúcar. Convocado pela Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais, o evento vai reunir ambientalistas, produtores rurais e representantes do poder público. Também serão debatidas a contaminação das águas pela pulverização aérea de venenos agrícolas, a infraestrutura das rodovias estaduais e o cadastro ambiental rural. Prestigie!

Crise braba

A crise econômica atingiu em cheio os meios de comunicação de Sergipe. O mais recente exemplo disso é o Jornal da Cidade, que reduziu de seis para cinco suas edições. Desde o último final de semana, o JC só circula de terça a sábado. O Jornal da Cidade copiou o Correio de Sergipe que, há meses, também só tem circulado cinco vezes por semana.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Gazeta Socialista, em 28 de junho de 1952

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais