Cases de MKT Digital: ele mudou a história das empresas

Quais as melhores estratégias digitais para a sua empresa? Como conseguir, especificamente, um determinado resultado, através de ações on-line? Como atingir o público certo e convertê-lo em clientes? Estas são perguntas que as agências digitais recebem com frequência – e com razão, pois são elas as responsáveis por auxiliar o mercado a otimizar seu ROI (Retorno Sobre Investimento) na área.

Esta semana, a agência digital CreativeBizz – que já conta com clientes também no mercado sergipano – publicou um post em seu blog, trazendo alguns cases de Marketing Digital. São situações reais, ações colocadas em prática e números obtidos que a empresa decidiu compartilhar com o público, a fim de dar algumas ideias de como certas iniciativas podem ser feitas. Como o material é interessante e pode ser útil também para os leitores da nossa coluna, compartilho-o, então, com vocês. Bons resultados!

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Que o Marketing Digital é a “oitava maravilha do mundo moderno”, você provavelmente já sabe. Afinal, muito se fala, atualmente, da importância desta estratégia para posicionar sua empresa, no ambiente on-line, e conseguir extrair resultados. O que não fica tão claro, muitas vezes, é como fazer tudo isso.

O motivo mais comum é a falta de conhecimento, levando em conta que existem várias estratégias que podem ser utilizadas. Qual seria a melhor para o seu negócio? Qual levaria sua empresa a alcançar bons resultados?

Uma consultoria em Marketing Digital, por exemplo, é uma solução para nortear os trabalho e diagnosticar qual o melhor caminho a seguir. Torna-se uma espécie de guia.

Outra boa forma é buscar informações e se espelhar em cases de empresas bem sucedidas no Marketing Digital. Companhias que, assim como a sua, entenderam que estar on-line é mais que necessário, nos dias de hoje, e investiram nesta área.

Pensando nisso, nós da CreativeBizz reunimos alguns cases de sucesso de clientes que transformaram a forma de fazer negócios com o Marketing Digital: entraram de vez na internet e vêm colhendo bons frutos.

Confira, a seguir, cinco cases de sucesso, utilizando as mais variadas estratégias e ferramentas. Inspire-se e boa leitura!

Ausland – Desenvolvimento de Software

Um case interessante do portfolio da CreativeBizz, especialmente porque as métricas bombaram após um ajuste no Marketing Digital, é o da Ausland. Trata-se de uma empresa de Curitiba que atua no mercado de software e desenvolve soluções para gestão empresarial, sendo uma das primeiras fabricantes de sistema ERP do Brasil.

Resultados

A implementação de mudanças importantes no site trouxeram resultados rápidos para o cliente. E bastante relevantes!

Em cerca de três meses, contando a partir do momento em que o novo site desenvolvido pela CreativeBizz foi colocado no ar, o número de acessos à página quadruplicou e a captação de contatos qualificados aumentou mais que 100%.

“O nível de acesso ao site da Ausland está, em média, quatro vezes maior do que sempre foi, em todos os anos em que existiu, nas versões anteriores. O número de leads captados está, em média, duas vezes maior”, relatou o departamento de Marketing da Ausland, comemorando os resultados obtidos.

Como conseguimos

O primeiro passo dado, em busca dos números esperados pelo cliente, foi o da análise, por meio da consultoria em Marketing Digital. Com isso, foi possível fazer um diagnóstico e levantar quais ações deveriam ser tomadas, a fim de ajustar a estratégia on-line da Ausland.

O principal problema encontrado foi em relação ao site, que não condizia com o tamanho da empresa. Alguns aspectos deveriam ser melhorados, para auxiliar na geração de leads e, posteriormente, no aumento de conversão.

Diante desta necessidade, a CreativeBizz desenvolveu um novo site, com melhor usabilidade e foco em resultados.

A utilização de landing pages nas páginas de soluções foi uma importante mudança feita, já que se trata de uma poderosa ferramenta para direcionar o usuário a fazer algo (no caso da Ausland, entrar em contato com a empresa).

Isso acontece porque as landing pages são projetadas para criar encantamento e fazer com que o usuário sinta vontade/necessidade de realizar uma ação específica, por meio de um “call to action” (literalmente, uma “chamada para ação”, em português).

Clínica Sérgio Correia – Odontologia

Nessa linha de resultados consistentes, também podemos citar o case da Clínica Odontológica Sérgio Correia, igualmente localizada em Curitiba. É mais um exemplo de cliente que acreditou na CreativeBizz e teve um retorno positivo, tanto com o novo site, quanto com os trabalhos de SEO realizados pela agência.

Resultados

O novo site desenvolvido para a clínica do Dr. Sérgio Correia, além de atraente e conter conteúdo relevante para o visitante, é um case de sucesso pelo crescente número de acessos que teve, desde que foi colocado no ar.

Em um período de oito meses, houve um aumento de mais de 730% nas visitas à página do cliente.

“Gostaria de agradecer o excelente trabalho executado com a parte de SEO do meu site. Indiquei a Creative para a empresa de um paciente meu. Agradeço toda equipe da agência, pois muito do meu sucesso atual é reflexo do trabalho de vocês”, afirmou o Dr. Sérgio Correia.

Além disso, o trabalho de SEO realizado no site também foi bem sucedido com o ranqueamento para alguns termos considerados interessantes para o cliente.

A principal conquista foi o destaque obtido nas buscas relacionadas a “facetas de porcelana em Curitiba”: uma palavra-chave com relevância, por se tratar de uma especialidade da clínica.

Como se não bastasse se tornar o primeiro lugar, resultado orgânico para o termo, a busca ainda traz o box do 'Google Meu Negócio' da clínica do Dr. Sérgio.

Uma exposição bastante positiva, já que relacionou um serviço prestado diretamente ao cliente. É como buscar por “refrigerante” e receber como resultado “Coca-Cola”.

Como conseguimos

A parceria teve início com o desenvolvimento de um site utilizando WordPress, JQuery e Javascript. Toda a estruturação e design foram feitos com o objetivo de proporcionar uma boa experiência ao usuário e transmitir a ele os valores desejados pelo cliente: profissionalismo, ética, modernidade, entre outros.

Mais que uma boa aparência estética, o site se preocupou em levar informação àquele potencial paciente que está à procura de um serviço odontológico.

Para isso, foi criada uma página no estilo blog, que seria atualizada constantemente, com conteúdo relevante para o público. Além de educar os usuários, é uma forma eficiente de gerar tráfego.

Conteúdo tem tudo a ver com… SEO! E com um site novo em folha, a empresa também contratou um trabalho de otimização deste espaço para os motores de busca. Afinal, os potenciais clientes precisam encontrar o que é oferecido pela clínica odontológica.

Kasvi – Equipamentos para laboratórios

Também na área do Marketing de Busca – o chamado Search Engine Marketing (SEM) -, há um case de sucesso específico de links patrocinados. É o caso da Kasvi, empresa de Curitiba que comercializa produtos e equipamentos para laboratórios. Voltada, exclusivamente, à venda para distribuidores.

Resultados

A Kasvi chegou à CreativeBizz após passar por uma experiência não tão positiva com links patrocinados, uma ferramenta que era utilizada pela agência que atendia a empresa, anteriormente. Havia um alto gasto mensal, mas com resultados que não justificavam tal investimento.

Entre 1º de junho e 31 de junho de 2014, a campanha teve 154.076 impressões, com 3.780 cliques, CTR de 2,45%, posição média dos anúncios de 3,5 e 75 conversões.

Fazendo uma comparação com o mesmo período de 2015, agora com a CreativeBizz, as campanhas obtiveram 32.246 impressões, 1.581 cliques, CTR de 4,90% (o dobro!), posição média de 1,7 e 75 conversões.

Com isso, os custos da Kasvi com a campanha foram reduzidos em 25%. Após esta redução, o próximo passo é, cada vez mais, elevar as conversões junto ao público-alvo qualificado.

Como conseguimos

Quando a CreativeBizz assumiu os links patrocinados da Kasvi, foram identificadas várias campanhas que “atiravam para todos os lados”. Como consequência, não acertavam o alvo: as taxas de rejeição por parte dos usuários eram bem altas. Justamente o inverso daquilo que é buscado, quando se aposta no Google Adwords.

O quadro, simplesmente, não condizia com a proposta de ter muito mais resultados, com menor investimento, por meio do controle total de acompanhamento da campanha.

Diante de um quadro desfavorável, a primeira coisa a ser feita foi “organizar o terreno”. A campanha foi estrategicamente reestruturada e palavras-chaves que não estavam gerando resultados foram eliminadas.

inFlux – Área Educacional

Não podemos esquecer também da “queridinha” dos brasileiros: as redes sociais! Um case de sucesso em andamento é a gestão de conteúdo que está sendo realizada para a inFlux, escola de idiomas que teve início em Curitiba e, hoje, conta com mais de 100 franquias espalhadas pelo Brasil.

Resultados

O trabalho de redes sociais que vem sendo realizado pela CreativeBizz tem como foco principal o Facebook, plataforma em que foi identificado o maior potencial e de onde vem a maior parte dos resultados para este cliente específico.

O número de pessoas conectadas à fan page da inFlux, por exemplo, teve um aumento de mais de 15%, em quatro meses de trabalho: são mais de 121 mil fãs, atualmente.

A interação e o engajamento desses usuários também cresceram. São mais curtidas, mais compartilhamentos e mais comentários do que era verificado antes.

Outra meta estabelecida pelo cliente era conseguir um número maior de acessos ao site, via Facebook. E as métricas entraram em uma ascendente, já no início dos trabalho.

Nos últimos três meses em que a inFlux era atendida por outra agência, foram contabilizados 9.457 acessos. Com a CreativeBizz, apenas na primeira quinzena de julho, foram 14.400 acessos, via Facebook.

Em apenas 15 dias, houve um aumento de 52%, em relação a um período de três meses. Nada mal, não é mesmo?

Como conseguimos

O objetivo definido pela inFlux, no início do trabalho, era aumentar o alcance dos posts e o engajamento da fan page, no Facebook; bombar o número de acessos ao site, estes provenientes da rede social; e, consequentemente, otimizar também os índices de conversão em alunos.

Para que isso pudesse sair do papel e se concretizar nas métricas, foi preciso definir o que seria feito. Ou seja: a periodicidade das postagens, o tipo de conteúdo e a linha editorial, a linguagem adequada à rede social e seu público, além de uma identidade gráfica apropriada.

Com tudo alinhado, as postagens direcionadas ao público da inFlux começaram a ser feitas e os ajustes necessários foram sendo realizados. O foco é educar os fãs, com dicas diárias de inglês e espanhol, de uma forma interessante e atrativa.

Também está sendo feita a produção de conteúdo para os perfis do cliente no Twitter e Instagram, outras redes identificadas como propícias de serem utilizadas, em paralelo com o Facebook. Tudo com uma linguagem diferenciada, adequada a cada plataforma.

Com o acompanhamento que é feito, por meio da análise das métricas, os resultados puderam ser observados por nós e pela inFlux.

Curso Luiz Carlos – Área Educacional

Quando um dos serviços da sua empresa é ofertado especificamente on-line, ter uma forte presença digital é muito importante. Por isso é que o Luiz Carlos – Centro de Estudos Jurídicos, empresa que oferta cursos presenciais e na web, na área do Direito, buscou a CreativeBizz.

Resultados

Pelo mercado de atuação da empresa, o Marketing de Conteúdo foi a estratégia mais explorada, neste caso. E um dos retornos mais relevantes para o cliente foi a conquista de um tráfego de mais de 5 mil pessoas por mês, “do nada”, apenas utilizando um blog corporativo.

Isso ajudou na geração e conversão de leads, um dos principais objetivos que o Curso Luiz Carlos tinha, ao investir em Marketing Digital.

O conteúdo não foi disponibilizado apenas em texto, mas também em vídeo. A publicação de vídeo-aulas fez com que o número de visualizações aumentasse e ultrapassasse a marca de 1,2 milhão.

As redes sociais também trouxeram resultados. Com os ajustes feitos no Facebook, por exemplo, houve um aumento de mais de 40% no número de fãs e também no engajamento desses usuários. Fortaleceu a imagem da empresa, nesta plataforma.

Como conseguimos

Apesar de a empresa já trabalhar com algumas ações digitais, como links patrocinados, newsletters e redes sociais, o resultado ainda não era o ideal. Tanto que anúncios off-line consumiam boa parte do orçamento em mídia do Curso Luiz Carlos.

A intenção do cliente era identificar como poderia aumentar a visibilidade da marca e também as vendas on-line, utilizando ferramentas do Marketing Digital. Para isso, investiu na consultoria estratégica da CreativeBizz.

Com o diagnóstico feito, verificou-se que o Marketing de Conteúdo era o caminho a ser seguido. Nada mais adequado, levando em consideração o mercado de atuação e o público sedento por informação.

Para isso, criou-se o blog corporativo: um espaço no qual Curso Luiz Carlos poderia disponibilizar notícias, dicas, oportunidades e o que há de novo na área aos alunos e potenciais clientes. Com a atualização diária de posts, foi possível educar o público e gerar um tráfego interessante – e com contatos qualificados.

Atrelado a isso, também reforçou-se a necessidade de explorar melhor os recursos audiovisuais. Fazer uma otimização do canal no YouTube e manter uma constância de publicação de vídeo-aulas eram fatores que potencializariam os acessos nesta plataforma.

Mas de nada adiantariam essas ações, sem uma parte essencial no funil de vendas: a conversão em si. Para isso, o site do Curso Luiz Carlos teve que passar por alterações estruturais, a fim de melhorar a experiência do usuário e direcioná-lo para a compra.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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