Ciclomotores, sonho e pesadelo

0

O titular deste espaço já resolveu: vai procurar um psicólogo para cuidar de sua saúde mental. Está demais! De uma hora para outra tem alguns sonhos que ao final viram pesadelos sinistros.

Não é que ontem este jornalista sonhou que a Câmara Municipal de Aracaju, tinha aprovado novamente a lei de autoria do vereador Emanuel Nascimento que disciplinava o uso dos ciclomotores na cidade? É isso mesmo caro leitor. Aquela lei que os digníssimos vereadores tinham revogado e que obrigava o licenciamento dos ciclomotores.

Na realidade a lei foi revogada por pura politicagem. A desculpa de gastos com emplacamento e licenciamento não convence a sociedade aracajuana. Ou uma vida vale mais do que um licenciamento? Talvez, para a grande maioria dos vereadores é melhor perder algumas vidas, mas garantir o discurso fácil e demagogo na eleição deste ano.

Mas voltando ao sonho do insano titular deste espaço. No sonho, os vereadores estavam recebendo os aplausos da sociedade organizada aracajuana pela “sanidade” em aprovar a lei e garantir, no mínimo, que os ciclomotores, transitem com licenciamento seus condutores com mais responsabilidade.

E aí caro leitor, o sonho virou pesadelo. Não é que ao final, o titular deste espaço teve uma visão de um vereador envolvido num acidente fatal com um ciclomotor? E não deu outra: o pesadelo do jornalista foi transferido para as consciências de cada um dos vereadores de Aracaju. Estavam sentindo na pele o que muita gente já sentiu com a omissão deles.

E o sonho continuou no início da noite  do dia 7 de Outubro de 2012, quando se anunciava o resultado final das eleições para a Câmara de Aracaju, uma agradável surpresa: grande parte da demagogia foi derrotada nas urnas. Os eleitores disseram não a politicagem barata e a utilização da Vida como objeto eleitoral.

Este final não foi pesadelo, foi um sonho bom e que, com certeza, não faz parte da mente apenas deste jornalista, mas dos aracajuanos sensatos e que preservam a vida acima de qualquer interesse.

Obs: um servidor do legislativo de Aracaju garantiu ontem, 28, que um vereador apresentou um projeto este ano para regulamentar os ciclomotores. Ficou de enviar uma cópia. Tomará que seja verdade. Será que apareceu algum “cabra macho” para acabar com essa politicagem eleitoral?

Enquanto vereadores são omissos, Detran faz o que pode
E está de parabéns a direção do Detran/SE e todos que fazem a Cptran, na pessoa do comandante, capitão Fábio Machado que vem realizando blitz para minimizar os acidentes. O problema é que sem regulamentação a Cptran só pode cobrar a maioridade do condutor, a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou CNH. É obrigatório também capacete com viseira.

Falta coragem em Aracaju
O ideal era que fosse obrigatório o licenciamento para segurança até mesmo dos donos dos ciclomotores devido ao grande número de roubos. Com o emplacamento a situação seria outra.

No meio dos veículos
Lamentavelmente muitos menores circulam em Aracaju com ciclomotores, sem noções de trânsito em meio aos veículos, não respeitando nem mesmo a obrigatoriedade de ficar a direita na pista. O Detran está fazendo a sua parte. Está ajudando a salvar vidas, mas não duvide caro leitor, que apareçam alguns demagogos questionando a realização de blitz. Em ano eleitoral, a vida fica em último lugar.

Tobias Barreto
O blog foi informado que no município de Tobias Barreto os agentes de trânsito estão fazendo a sua parte no que diz respeito a fiscalização dos ciclomotores. Porém, lá também tem demagogos, que preferem que vidas sejam perdidas em troca de votos.

Concurso Público de Lagarto. Juíza pede  que Prefeitura convoque aprovados
Através de uma ação do Ministério Público Estadual a juíza Lidiane dos Santos Andrade, da comarca de Lagarto, determinou que a Prefeitura de Lagarto, fique proibida de realizar contratos temporários de servidores atéaté que sejam convocados todos os aprovados no concurso público.Em caso de descumprimento desse preceito, o prefeito Valmir Monteiro pagará multa diária de R$ 15 mil dos próprio bolso. Pelo processo, a Justiça constatou que mesmo com o concurso o prefeito vem realizando contrato temporários com professores ao invés de chamar os aprovados.

Gilmar e a gravação de Almeida Lima
Ontem, 28, o radialista Gilmar Carvalho veiculou no programa da rede Ilha uma gravação do então deputado federal eleito Almeida Lima, numa reunião com os apoiadores de sua candidatura após o resultado de 2010. Na gravação, Almeida assegura aos amigos que não será candidato a prefeito de Aracaju.

Almeida sem novidade
Nenhuma novidade a mudança de Almeida, até porque ele faz a política do “eu sozinho” e só vai em busca de um grupo quando precisa se eleger. Foi assim para o Senado em 2002, quando foi “rebocado” por João Alves e em 2010 quando se “encostou” em Déda para ter espaço na coligação proporcional.

Zeca aparecerá em inserções do PSC
O deputado estadual Zeca da Silva vai aproveitar as inserções do PSC para mostrar o trabalho realizado a frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Sobre a pré-candidatura a prefeito de Aracaju ele foi curto e direto: “Tomei gosto”.

Amigos e equipe de marketing
Ele informou que ontem teve uma reunião com alguns amigos e a assessoria de marketing, que por sinal a mesma que trabalhou na campanha de Eduardo Amorim para o Senado Federal. “Estamos ouvindo sugestões, formatando algumas ideias, tudo com calma, sem pressa, mas com os pés no chão”, disse. Por falar em Eduardo Amorim ele retorna ao Senado após a semana Santa.

Rogério na Época
Na série de entrevistas que a revista Época está realizando com os parlamentares federais que são pré-candidatos a prefeito, a mais recente foi com o deputado federal Rogério Carvalho pré-candidato do PT em Aracaju. Na entrevista Rogério informou que está iniciando as conversas com os partidos da base aliada do governo, PMDB, PSB, PCdoB, PRT, PHS, PSDC, PRP e PDT.

Convencimento
Na entrevista Rogério disse que está trabalhando para os aliados de que o PT tem condição de liderar a coligação para disputar a prefeitura. “Para isso, contamos com a ajuda das nossas lideranças. Queremos unificar a base para ter uma performance mais segura. Mas isso dependerá muito da viabilidade dos pré-candidatos”.

Desafios
Questionado sobre o que falta fazer em Aracaju ele respondeu: “A população da capital cresceu em torno de 20% nos últimos doze anos, então temos alguns grandes desafios. Na educação, precisamos criar mais vagas para o ensino fundamental, aumentar o número de escolas em tempo integral e dar continuidade ao programa de modernização das escolas. Na saúde, precisamos de ampliação de hospitais e dar mais atenção ao centro de diagnóstico. A questão dos resíduos sólidos precisa ser resolvida com um novo aterro sanitário e queremos obras para chegar a 100% de atendimento na rede de saneamento. Hoje, com as obras em andamento, o índice chega a 67%”.

PSC vota a favor da Lei Geral da Copa
O líder do Partido Social Cristão – PSC, dep. André Moura votou favorável ao Relatório da Lei Geral da Copa, texto do deputado Vicente Candido (PT-SP) para a Lei Geral da Copa (PL 2330/11), que disciplina os direitos comerciais da Fifa na realização da Copa do Mundo de 2014 e estabelece privilégios temporários para a entidade.

Bebidas
Porém, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014 trouxe a tona discussões que já haviam sido firmadas pelo Estatuto do Torcedor, a exemplo da proibição de venda de bebidas alcoólicas em arenas esportivas. O PSC manteve a linha de pensamento e foi contrário à liberação de bebidas alcoólicas.  “A Copa é evento que é muito bom para o país, desde que a FIFA respeite nossa soberania. Álcool não combina com esporte, isso é fato”, destacou.

Belivaldo Chagas tem nome protocolado para o TCE
“Quem tem perna curta sai de casa mais cedo”. Essa foi uma das justificativas do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, para protocolar hoje (28), o requerimento de apresentação da candidatura de Belivaldo Chagas à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O prazo para a inscrição de candidatos vai até 14 de setembro deste ano, segundo a Mesa Diretora, mas Gualberto não quis perder tempo.

Tramitação
“Temos 23 assinaturas no requerimento, o que não significa dizer que teremos esse número de votos para Belivaldo. São apenas para permitir a tramitação. Até porque foram colhidas noutro cenário político, antes de haver a ruptura de grupos na Casa”, explicou Gualberto, lembrando que para tramitar o requerimento bastavam seis assinaturas.

ILBJ ganhará destaque internacional
Depois do reconhecimento em nível nacional, com empresários de vários Estados visitando o Instituto Luciano Barreto Junior, agora é a vez do trabalho ser reconhecido internacionalmente, pela Universidade de Aveiro, em Portugal O Instituto foi convidado – através da diretora, professora Valéria Pinto Freire, para participar de um workshop sobre o trabalho de infoinclusão social que é desenvolvido com os jovens entre 15 e 25 anos em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Conectando com a Vida
O workshop será realizado de 21 a 25 de maio pelo Centro de Competência da Universidade de Aveiro. No ano passado o ILBJ recebeu a visita da professora e doutora Maria José Loureiro que ficou encantada com o trabalho desenvolvido pela instituição e disse que pretendia que o Projeto Conectando com a Vida fosse apresentado em Portugal.

Nova procuradora-regional eleitoral
Nesta semana, o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em Sergipe passa por mudança de chefia. O procurador da República Ruy Nestor Bastos Mello participa na tarde desta quarta-feira, 28 de março, de sua última sessão no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) como procurador regional eleitoral. Em seu lugar, assume a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco que irá chefiar o MP Eleitoral pelos próximos dois anos.

Qualidade e firmeza
Nesta quarta, ela já participa do Reunião de Trabalho dos Procuradores Regionais Eleitorais, em Brasília. Os procuradores eleitorais de todo o país estão reunidos para traçar estratégias de ação do MP Eleitoral nas eleições municipais deste ano. Sergipe teve sorte com a qualidade dos procuradores regionais eleitorais. A mudança a cada eleição não interfere na qualidade e firmeza nas ações desenvolvidas. Com certeza, a procuradora Lívia Tinôco mostrará eficácia à frente da PRE.

Ajudem o Centro de Equoterapia
Em todo o mundo a equoterapia vem sendo usada como um método para melhorar a qualidade de vida de portadores de vários tipos de deficiência, de todas as idades. Em Sergipe,  foi criada a Associação Sergipe de Equoterapia que através do seu centro atende cerca de 150 crianças, adolescentes e adultos. Numa matéria do JC de ontem, 28 foi mostrado que o centro continua fechado por falta de recursos. Dependem de projetos que tramitam nas secretarias de saúde do Estado e do município de Aracaju.

Veja como ajudar
Com a equoterapia crianças especiais, que não tinham postura e mal paravam em pe, ou sentados, depois do tratamento tem uma nova realidade. Quem desejar ajudar uma instituição séria – o blog assina embaixo – pode depositar na seguinte conta: Banese/ Agência 029 – Tipo 03 Conta Corrente – 102.610-7. Mais informações sobre a ASE, pelo telefone: 79 – 3215-6082.

Ceac em Estância
A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão atendeu a solicitação feita pelo deputado estadual Gilson Andrade (PTC) e incluiu Estância no roteiro do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac Móvel). A gama de serviços públicos oferecidos pelo Programa será oferecida aos estancianos do próximo dia 2 a 4, e de 9 a 12 de abril. Segundo ele, a ida do Ceac Móvel aquele município vai beneficiar não apenas os estancianos, mas a população das cidades circunvizinhas.

Apresentação
O jornalista Fagner Coelho está dando o recado na apresentação do telejornal Noticias Aperipê, às 18h30. Luciano Correia, superintendente e Rosangela Dória, diretora em pouco tempo deram uma nova abordagem ao jornalismo da emissora estatal. Pela manhã, o telejornal Conexão Aperipê é apresentado pelo jornalista Euler Ferreira, que dispensa qualquer tipo de comentário.

Campus de Engenharia para Estância
Na tarde da última terça-feira, 27, o prefeito Ivan Leite recebeu a classe empresarial, que estiveram reunidos no Paço Municipal, que levaram uma carta de congratulações pela iniciativa do prefeito. Estiveram presentes: Cloves Alcântara (Fecomércio), Fernando Silva (Casa das Tintas), Jackson Bomfim (Auto-peças Bomfim), Helvércio Souza (Supermercado Bom Bom), Heloísa (SEBRAE), Dr. Roberto Bahia (médico).

Reivindicação
As manifestações englobam o apoio de prestadores de serviços, comerciantes, donos de loja de material de construção, supermercadistas, dos transportes, da habitação, da rede hoteleira e do turismo, para apoiar e agradecer a iniciativa do prefeito em reivindicar o Campus de Engenharia da Universidade Federal de Sergipe para Estância.

Motivos
O prefeito Ivan Leite falou aos empresários sobre os motivos que levam a cidade de Estância a merecer esse Campus, disse também que esse apoio vindo deles é fundamental para que unam forças a fim buscar esse grande benefício para a educação de Sergipe.Essa tem sido uma luta do prefeito Ivan Leite desde 2005 quando a época era o ministro da educação Tarso Genro, ele esteve em Brasília com mais dois vereadores do município levando um abaixo assinado com mais de sete mil assinaturas. Desde então o prefeito Ivan Leite tem lutado para que Estância seja o município contemplado com esse grandioso investimento para a educação não só do município mais do Estado de Sergipe.

Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura em Aracaju
Secretários e dirigentes estaduais de cultura de todo o Brasil se reúnem nesta quinta e sexta, dias 29 e 30, em Aracaju para a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura de 2012. O evento, que acontece no Palácio Museu Olimpio Campos, irá discutir diversos temas relacionados às políticas públicas na área da cultura. Além disso, durante o evento haverá a eleição para a escolha dos novos integrantes da presidência e da diretoria do Fórum. Até sexta-feira, dia 30, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, permanece à frente da entidade, que preside desde 2010.

Novo livro de Saracura
Nesta quinta-feira, 29, à partir das 15h30nos Correios Aracaju Centro (rua Laranjeiras com Itabaianinha) – Cantinho Cultural –  será  relançando o livro "Minha Querida Aracaju Aflita" de Antônio Saracura. Vale a pena conferir!

25% dos estudantes ainda não recadastraram
O recadastramento escolar está chegando ao fim. O prazo limite para a atualização do Mais Aracaju Escolar é sexta-feira, 30 de março. Até o momento, estão pendentes 17.320 cadastros, ou seja, 25% dos registros. Encontram-se concluídos, os recadastramentos de 51.328 estudantes. Para recadastrar, acesse o endereço eletrônico www.setransp-aju.com.br/portaldousuario, preencha e envie o formulário, através da opção  “Recadastramento”.

Rossi lança R$ 4,3 bilhões e atinge metas de 2011
Pelo terceiro ano consecutivo a Rossi atinge a meta de lançamentos e obtém o crescimento prometido aos acionistas, finalizando o ano com R$ 1,2 bilhão em caixa. “A Rossi entregou o plano de crescimento prometido aos investidores”, afirma o CFO e diretor de RI, Cassio Audi. Em relação ao desempenho financeiro, a receita líquida do ano de 2011 atingiu R$ 3,0 bilhões, um aumento de 23% em relação a 2010. Um dos destaques em 2011 foi a concretização da joint-venture com a construtora Norcon na região nordeste e a posterior formação da Norcon Rossi.

Empreendimentos
Em apenas seis meses, a nova empresa lançou R$ 334 milhões, sendo que os empreendimentos estão praticamente 100% vendidos. A Rossi inicia 2012 com foco em rentabilidade e geração de caixa. Para o novo CEO da companhia, Leonardo Diniz, a estratégia de diversificação geográfica como forma de mitigar riscos e concentrar em regiões com poucos competidores será um dos destaques da empresa. Além disso, foi colocado em prática o programa de redução de despesas administrativas o que irá gerar economias significativas ao longo do ano.

Promoção Páscoa de Ouro
Até o dia 8 de abril, quem comprar acima de R$ 60,00 nas lojas da rede GBarbosa – contendo um produto Lacta – concorre a 10 ovos de ouro no valor de R$ 5 mil reais e 10 viagens para conhecer a fábrica de chocolates da Lacta, situada em Recife (PE). O sorteio será realizado no dia 14 de abril e os clientes que utilizarem o cartão GBarbosa terão suas chances dobradas. Mais informações podem ser conferidas no site da promoção: www.pascoagbarbosa.com.br. Lá os clientes também poderão aproveitar o Game, um divertido jogo de caça aos ovos de ouro.

PELO TWITTER

www.twitter.com/MarceloDeda  Amigos me ligaram ontem por volta das 3 h da madrugada.Lembro que há uma diferença de fuso horário de 8horas e meia.Confiram antes de ligar.

www.twitter.com/Narcizo_Machado  Não gosto da frase, mas as vezes ela cai bem: quanto mais conheço os homens, mais amo os animais!

www.twitter.com/betocego  Parece que a NAVALHA alem de cortar a mentira e a vergonha de uns,cortou também o bom sendo e o juízo de outros. DEMência Politica. Kkkk!

 www.twitter.com/ahcor_sevla  @BlogClaudioNun O Brasil está perdendo a graça. Chico Anysio e Millôr Fernandes agora levam alegria e graça aos céus.

www.twitter.com/ManuSanthiago  "Não dá pra ser político analógico na era digital."

www.twitter.com/Montalvaobarra   Sem "festas", sem "verão", sem "turistas", Atalaia Nova está SEM ÁGUA há 12 dias. Vem e vaaaaaaai. Mais vaaaaaaaaaaaaaaai que vem.

www.twitter.com/xanda_brito  Têm pessoas que gastam de ir pra baixaria na rede social…Será que é porque não tem coragem de falar pessoalmente ou pra ganhar visibilidade?

www.twitter.com/coelhoelton  Srs. Vereadores de AJU. Não deixem q morram e se mutilem tantos jovens c/a liberação #total dos #ciclomotores. Um #absurdo! Lei já.

DO LEITOR

Carta ao Governador de um itabaianense
Do itabaianense João André: “Pensei e relutei muito antes de escrever essa carta ao GOVERNADOR, porém com os últimos acontecimentos cheguei que era preciso, para que ele soubesse que como eleitor dele fiquei decepcionado com sua maneira de governar.Passaram-se 05 anos e 03 meses do mandato do então Governador Marcelo Déda, e aqui poderemos elencar algumas ações do governo estadual na minha tão amada Itabaiana. Em minha opinião Déda fez mais em 15 dias por Itabaiana do que os 05 anos e 03 meses, vamos lá votei nas duas eleições para o Governador, nesse período a maior obra do Estado dentro de Itabaiana foi a reforma do Estádio Presidente Medici, as outras obras foram na gestão de Maria Mendonça o asfaltamento de algumas ruas da cidade e recentemente a inauguração de bombas no perímetro irrigado (se é que pode ser considerado obras), e retificando em 05 anos e 03 meses foram essas obras, porém segundo o site nabocadopovo.jor.br que tem como título: Fechado o Acordo Deda Luciano: Conheça os detalhes, datada de 07/03/2012, ficou explicito o acordo para que Arnaldo Bispo passasse a dá sustentação ao Governador na Assembléia Legislativa. Fica a decepção foram mais de 20 mil votos de confiança para o governador na última eleição e o mesmo não executou praticamente nada pela cidade, não estou falando dá troca de voto da Deputada Maria Mendonça pelo Deputado Arnaldo Bispo e sim a traição que o governador fez aos mais de 20mil eleitores que confiou nele, fica a pergunta se não tivesse o rompimento dá então Deputada com o Governador, Itabaiana jamais seria beneficiada como por exemplo a agilização nas obras do hospital regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, construção de praças e pavimentação granítica de ruas nos povoados, pavimentação asfaltica no centro da cidade e nas principais avenidas, obra que será realizada pelo comboio mecânico do DER, a viabilização do distrito industrial com a implantação de 30 indústrias entre outras realizações e pra terminar a construção da Central de Abastecimento no valor de até R$ 10 milhões.Ficaria muito feliz se essa carta chegasse até o conhecimento do então Governador Marcelo Déda, e mais feliz ficaria se ele respondesse aos meus questionamentos. Governador o voto do então deputado Arnaldo Bispo, vale mais que o dos mais 20 mil eleitores que confiou no senhor na última eleição?Governador se a Deputada Maria Mendonça tivesse sido submissa ao senhor e não tivesse votado na reeleição da Deputada Angélica, o senhor teria mandando essas obras citadas para Itabaiana? E se sim. Porque não mandou antes?”

Urgente! Sangue para estudante que está com dengue hemorrágica

Os estudantes de enfermagem vem pedir encarecidamente a divulgação na sua coluna da necessidade de doação de sangue para a aluna do curso de enfermagem da UNIT Flávia Laís Junqueira, conforme divulgação no Facebook que consta abaixo: “Pessoal! Essa linda garota é Flávia Junqueira, ex-funcionária da Impacto que está internada no Hospital da Polícia Militar em Aracaju. Ela está com dengue hemorrágica, está em estado grave e necessita em torno de 20 bolsas de sangue por dia, solicitamos encarecidamente a ajuda de todos comparecendo no Hemose e doando sangue para que possamos salvar a vida dela. Pode ser qualquer tipo de sangue e o nome dela completo é Flávia Laís Junqueira. Agradecemos a todos que puderem fazer esse gesto de amor!!!! Alunos do curso de enfermagem da UNIT.tá internada no Hospital da Polícia com DENGUE HEMORRÁGICA, ela está necessitando por dia de 20 doadores, pedimos encarecidamente a todos que ajudem, é bem simples é só procurar o Hemose e informar que quer doar sangue para Flávia Laís Junqueira, que está internada no HPM! Contamos se possível com a ajuda de vocês. Desde já agradecemos a atenção dispensada!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frases do Dia
“O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade".
Ernesto Che Guevara. A frase de hoje é para homenagear um médico humanista que realmente faz da sua labuta diária o que prega o juramento de Hipocrates. Um carioca da gema (pena que é vascaíno) que chegou a Aracaju ainda jovem, estudou, se formou, conquistou amigos, construiu uma linda família e é um profissional que já salvou a vida de dezenas de pessoas: o cirurgião geral Marco Sarmento. Generoso e autêntico. Paz, Força e muita Saúde para toda sua família.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários