Círio de Nazaré (PA) – Exposição e patrimônio

Corda, berlinda e imagem oficial

Enquanto fiéis rezam no entorno da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará, outros observam mantos oficiais, tocam na corda, fazem pedidos, compram produtos de origem amazônica e assistem a documentários. Uma instalação com mais de cinco mil peças transmite aos visitantes as manifestações da procissão, realizada em Belém do Pará em outubro e que reúne mais de 2 milhões de pessoas.

A Exposição “Círio de Nazaré – Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira” aconteceu de 18 a 21 de agosto, no Palácio Rio Branco, em Salvador, e não há previsão da visita da imagem da santa e da vinda da exposição a Sergipe. Brasília foi a primeira capital a receber o evento religioso-cultural em 2007, quando a Círio de Nazaré foi chancelado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio

Instação reroduz a procisão

Imaterial da Cultura Brasileira. Em 2008 a exposição chegou a São Paulo, no ano seguinte, ao Rio de Janeiro, e logo depois, às Minas Gerais.

A curadora da exposição Darcila Costa informou que o Círio de Nazaré não é somente uma manifestação sagrada, mas evento da cultura brasileira por unir o religioso e o profano. “Um levantamento feito no Círio mostra que dos dois milhões de pessoas por dia, 70% são turistas. Imagine essa quantidade de pessoas nas ruas?”, analisou.

Por conta dessa questão, Darcila Costa assegurou que a exposição traz a união das cores do Amazonas, das formas, artesanato, gastronomia e diversos seguimentos da cultura. “As pessoas vão em busca da fé, mas querem conhecer o que o Pará tem de bonito e a exposição, além da imagem, traz os mantos, a berlinda, um documentário e

Mantos oficiais expostos

a grande instalação”, ressaltou.

As cinco mil peças mostram o cotidiano da procissão em fé e emoção, num misto visual e auditivo.  A Barca Portuguesa, o Carro da Santíssima Trindade e do Anjo Custódio, além da tradicional Basílica de Nazaré, são representados em miniaturas.

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. O evento acontece no segundo domingo de outubro e reúne romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Paralelo ao evento religioso, são realizados shows artísticos.

Círio de Nazaré

A procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Na procissão, a berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de várias regiões do país e do exterior, num misto de devoção e fé. Tocar na corda significa receber a benção de Nazaré e muitos fiéis querem segura-la até o final do percurso. Por onde a santa passa recebe o carinho da população através de enfeites nas ruas e casas. Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

Fotos: Sílvio Oliveira

Na Bagagem

MAX prestes a fechar

Considerado um dos pontos mais visitados de Canindé do São Francisco (SE), o Museu de Arqueologia de Xingó (MAM) pode fechar as portas. A Emsetur intermedia a discussão e breve os sergipanos e turistas poderão ter respostas. Ministério Público Federal, UFS,  Chesf, Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, Instituto Brasileiro de Museus e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) discutem o caso.

Exposição “Círio de Nazaré" em Aracaju

A igreja católica e a Emsetur bem que poderia intermediar a vinda da exposição e da imagem da santa para Sergipe em 2012. Local já teria: o Museu Palácio Olímpio Campos. Maiores informações sobre a exposição: Darcila Costa (91) 8852-0437.

Pôr do sol em Salvador

A observação do pôr do sol em salvador virou tradição. Na cidade há dezenas de mirantes e locais emblemáticos, como a ladeira da Barra, o Museu de Arte Moderna Solar do Unhão, a Encosta da Vitória, o Porto da Barra, o Forte de São Diego e a Ponta do Humaitá. No Museu de Arte Moderna, centenas de pessoas aguardam pacientemente o show da natureza.

Visita do papa ao Brasil

O papa Bento XVI anunciou que o Rio de Janeiro será sede da próxima Jornada da Juventude em 2013. O evento deverá reunir mais de 1,5 milhão de jovens de todo o mundo. O papa Bento XVI comparecerá ao evento.

Feira das Américas ABAV 2011

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) realizará 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens no período de  19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento terá como tema “O Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo”.

Entur Bahia 2011

Uma caravana composta por 28 agentes de turismo e operadores de Sergipe participaram no último dia 18 de agosto do Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur). O evento, realizado no Centro de Convenções de Salvador, todos os anos atrai cada vez mais um seleto público do segmento turístico e curiosos.

Passaporte

Frankfurt – Römerberg

Fotos: Sílvio Oliveira

O Römerberg é o endereço certo em Frankfurt, na Alemanha, para quem quer conhecer a arquitetura bem típica da região. É lá onde fica o complexo da Câmara Municipal, a igreja de Sant Nicolai e prédios históricos. No entanto, o verdadeiro Römer é apenas a casa central entre as três casas com as suas características de frentes escalonadas. Desde 1.405 que o Römer serve de casa camarária. Do lado sul do grande largo, encontra-se a antiga Igreja de S. Nikolai (Alte Nikolaikirche). Foi capela da corte imperial desde 1290 até ao século XIV. Vale a pena ouvir o repique diário dos sinos às 9h e às 12h. Do outro lado, ficam as casas reconstruídas como antigamente, após o bombardeamento na Segunda Guerra Mundial. O Römerberg é um ligar ímpar em Frankfurt e atrai milhares de turistas em visita a uma das principais cidades da Europa.

Contato: silviooliveira@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais