Civilidade no Cinema

Para caminharmos na direção da civilidade, o respeito e a consideração devem estar em primeiro lugar. Ninguém vive sozinho, por isso, devemos estar atentos as nossas atitudes individuais para não prejudicar ou incomodar os outros numa sala de cinema.

Devemos entender a finalidade do local e colocar as regras de etiqueta para funcionarem a fim de não perturbar o outro. Quando você for ao cinema lembre do objetivo real de estar ali.  “Jamais faça para o seu próximo nada que não gostaria que fosse feito com você”. Lembre que o seu direito termina onde o do outro começa.

O ambiente do cinema  é escurinho, justamente para melhor visibilidade da projeção e deixar que as pessoas se envolvam na história projetada sem interrupções do local. Muitas pessoas aproveitam a escuridão e agem como se estivessem num motel. Acredite que as pessoas que lá estão não vão gostar do seu fetiche.

Quanto aos atrasos, não deixe para escolher o filme no caixa da bilheteria porque atrasa o atendimento e a fila fica demorada. Vá sabendo o que deseja ver e com o que irá precisar para a compra do bilhete.  O bom é você chegar com antecedência de quinze minutos na sessão. Quando se entra numa sala com o filme iniciado, a pessoa fica com dificuldade de achar a poltrona e atrapalha as pessoas, quebrando assim, a sintonia do enredo do filme. Lembre de caminhar devagar sem se esbarrar nas poltronas alheias e sem precisar apoiar a mão no espaldar das cadeiras.

Quanto ao celular, nem pensar em usá-lo, nem o SMS, pois a luz tira a atenção das pessoas que olharão para você. Algumas pessoas atendem ao celular sussurrando dizendo que está no cinema, mas essa informação óbvia atrapalha do mesmo jeito.

Evite conversar, dar palpites, fazer piadas, e principalmente contar o filme, caso você já tenha assistido anteriormente.

Não guarde o assento ao seu lado com a sua jaqueta ou pacotes, muitas pessoas deixam de sentar juntas por causa disso ou se atrapalham procurando os seus lugares.

Quando sentar, ocupe somente um braço da poltrona ou compartilhe. Garanta que o seu joelho e nem o seu pé toquem nas poltronas da frente. Chutes são deploráveis. Tem pessoas que tendem até em tirar os sapatos estirando os pés na poltrona da frente.

Pessoas que usam muito o banheiro devem sentar somente nas poltronas do corredor.

Quanto à alimentação do cinema, deve ser discreta e somente um complemento. Mastigar com barulho e fazer ruído ao sugar o refrigerante no canudinho não é admitido. Um simples desenrolar do papel de uma bala numa passagem de silêncio do filme também causa atropelos. Lembrar de levar consigo o lixo que restou para jogar no coletor na saída da sessão.

Assistir a filmes adultos e levar crianças pequenas é inadequado. Crianças falam quando sentem vontade, perguntam e dão a opinião sobre o filme, choram, comem com frequencia e pedem sempre para ir ao banheiro. Elas devem ficar em casa com parentes ou babás ou você deve assistir ao filme em outro momento. No Brasil já existem algumas sessões personalizadas e apropriadas para levarem os filhos pequenos.

Pois é, para satisfazer o desejo de assistir uma sessão de cinema, se divertindo e relaxando com isso,  tem de lembrar das regrinhas do bom comportamento, do respeito e da consideração para com as outras pessoas que estão ali numa mesma situação. Usar um pouco de cortesia para com os demais expectadores somente irá beneficiar a ambos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais