Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
O blog publica hoje uma reflexão sobre o ciclo da vida e da morte que é parte da lei da Natureza. O texto é do livro budista “Histórias Ch’na” com comentários do venerável Mestre Hsing Yün.
A Vida ou a Morte, que Aconteça!
Antes que o Mestre Ch’an Pao-fu morresse ele disse aos seus discípulos: “Ultimamente eu tenho me sentido fraco. Acho que está quase chegando o tempo para eu partir”.
Após ouvirem isto, alguns dos seus discípulos disseram: “Mestre, o senhor ainda parece muito saudável”.
Outros imploraram, “Mestre, nós ainda necessitamos de sua orientação”. enquanto alguns insistiram: “Mestre, por favor fique por amor a todos os seres”.
Um discípulo perguntou: “Mestre, quando chegar o seu momento de partir, o senhor irá ou ficará?”
O Mestre Pao-fu perguntou: “O que você acha que seria melhor?”
O discípulo respondeu sem hesitar: “Se é a vida ou a morte, que aconteça!”
O Mestre começou a rir: “Quando você roubou as palavras que eu ia usar?”
Depois disso, Pao-fu morreu.
Para uma pessoa comum, a vida implica em felicidade, enquanto a morte é lamentável. Para um praticante budista realizado, a vida não implica em ser feliz, nem a morte é causa de lamento. A vida e a morte são dois lados de uma mesma moeda. O ciclo da vida e da morte é parte da lei da Natureza.
Muitos praticantes Ch’an disseram que a vida e a morte não tem nada a ver com eles. Um praticante Ch’an nem é ávido pela vida, nem temeroso com a morte, mas olha tanto a vida quanto a morte com uma atitude liberada.
Honestidade e competência E ontem, 03, repercutiu a entrevista do empresário e presidente estadual do PL, Edivan Amorim, ao radialista Marcos Aurélio, na RIO FM, onde desafiou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira para um debate sobre honestidade e a incompetência dele que depois de anos e anos lançou o edital para licitação do transporte urbano e do lixo de Aracaju. “Mantenho o desafio ao vivo e a cores no dia que ele quiser para falar sobre honestidade”. Só lembrando o grande jornalista Osmário: Arrepare! Aqui o áudio: https://www.instagram.com/p/C7wgBnkOIRe/
Gado solto na Orla Sul de Aracaju: MPE faz reunião com órgãos envolvidos. É esperar que agora a lei seja cumprida E ontem, 03, o Ministério Público Estadual, através da promotora Ana Paula, realizou uma reunião com órgãos estaduais e municipais acertando orientação para recolhimento do gado na Avenida Ignácio Barbosa – antiga Sarney – em plena orla Sul de Aracaju. São cerca de 80 animais em todo trecho, muitos são soltos no fim da tarde e ficam durante boa parte da noite. Vários donos já estão respondendo no processo no Juizado Especial Criminal – Jecrim. A Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente também esteve presente.
Não procede A informação de que o calendário de pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de junho seria antecipado para o dia 19 foi desmentida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ontem, 3. A definição das datas, segundo a Sefaz, segue um cronograma estabelecido pela secretaria a partir da arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A pasta disse ainda que, assim que o calendário for anunciado, será amplamente divulgado por meio dos canais oficiais do governo.
Policiais penais A cerimônia de formatura de 98 policiais penais do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Execução Penal, turma 2024/1 vai acontecer nesta terça-feira, 4. O curso é uma iniciativa inédita de Sergipe, além de ser a primeira pós-graduação do Brasil focada em Direitos Humanos e Execução Penal. Sua realização foi possível graças a um convênio celebrado entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através de recursos do Fundo Penitenciário (Funpen) e operacionalizado pela Universidade Tiradentes (Unit). A solenidade acontece na Universidade Tiradentes (Unit), Campus Farolândia, em Aracaju, a partir das 17h30.
Imprensa continua repercutindo protocolo para Defesa da Mulher e combate à violência de gênero criado pela OAB-SE E continua repercutindo o protocolo inédito para Defesa da Mulher criado pela OAB-SE e que foi apresentado em sessão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, na semana passada pela advogada América Nejaim, conselheira federal da OAB-SE. O documento – que vai servir de base para a elaboração de um protocolo similar da OAB nacional – foi destacado ontem no telejornal SE 1ª Edição da TV Sergipe. Aqui: https://g1.globo.com/se/sergipe/videos-setv-1-edicao/#v/12646269
Hospital Universitário de Lagarto enfrenta crise sem apoio da Prefeitura Deu no site “O Bolo é Grande”: “O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), integrante da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), enfrenta uma situação crítica de superlotação nos atendimentos a pacientes adultos e pediátricos. Nas últimas semanas, a taxa média de ocupação hospitalar chegou a alarmantes 180%, refletindo a pressão extrema sobre os recursos do hospital. Particularmente preocupante é a situação da Clínica Médica, que atingiu uma taxa de ocupação de 225%, e da Ala Amarela Pediátrica, que alcançou incríveis 300%. Esse aumento exacerbado é atribuído principalmente ao surto de síndromes gripais que tem assolado a região neste período.’
Quadro atual e Prossegue a matéria: “A alta demanda por serviços de saúde sobrecarrega a capacidade do hospital, resultando em longos tempos de espera e na necessidade de priorizar os casos mais graves. Pacientes e familiares têm relatado dificuldades para conseguir atendimento, aumentando a frustração e a ansiedade em momentos de vulnerabilidade. Além disso, a superlotação não apenas afeta a qualidade do atendimento, mas também impõe uma carga adicional sobre os profissionais de saúde, que já estão exaustos devido à pressão contínua da pandemia e das síndromes sazonais.” Toda matéria aqui.
Laranjeiras inaugura Casa do Emprego na próxima quinta-feira, 6 Na próxima quinta-feira, 6, às 9h, a Prefeitura de Laranjeiras inaugura a Casa do Emprego. Esta é mais uma solicitação do povo, que é atendida pela gestão municipal. O espaço está sendo criado com o objetivo de fortalecer a qualificação profissional dos moradores, ampliar as oportunidades de emprego, monitorar e orientar a população cadastrada durante o processo de inserção no mercado de trabalho. Essa é uma marca da atuação da gestão, sendo que tais serviços sempre foram disponibilizados, contudo, agora está sendo concentrado em um só lugar, o que facilita o acesso à população, tornando o serviço ainda mais eficiente.
Desafios do mercado de trabalho A Casa do Emprego funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 até às 17h, no endereço, Rua Bom Jesus dos Navegantes, 68, no Centro. O prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca) destacou que todo o investimento está sendo feito com a intenção de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho atual. “A Casa do Emprego representa um compromisso da nossa administração com o futuro dos nossos jovens. Queremos garantir que eles tenham todas as ferramentas necessárias para competir no mercado de trabalho e construir carreiras de sucesso”, afirmou.
Inclusão social e desenvolvimento Juca ressaltou ainda que “com a Casa do Emprego, Laranjeiras dá um passo de inclusão social e desenvolvimento econômico, mostrando que investir na juventude é investir no futuro. A gestão não pode ficar de braços cruzados, vendo tantas famílias com dificuldade financeira por falta de emprego e oportunidade ou se mudando para outras cidades em busca de melhores dias. Portanto, os cursos de qualificação estão sendo oferecidos, estamos mediando com os empresários locais, novas vagas para os laranjeirenses e tantos outros benefícios”, frisou Juca.
PL de Nitinho exige protocolo de atendimento humanizado na saúde de Aracaju Todo cidadão tem direito ao tratamento de saúde humanizado, respeitoso, igualitário, eficiente e dentro de um prazo razoável. É o que preconiza o Projeto de Lei Ordinária n° 308/2023 de autoria do vereador Nitinho Vitale. O PL determina um protocolo humanizado de acolhimento, de atendimento, de assistência e de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde no município de Aracaju.
Atendimento respeitoso “É direito do cidadão ter atendimento respeitoso, acesso a informações claras sobre seu estado de saúde, diagnóstico e resultados de exames; além de ter autorizado em tempo razoável os encaminhamentos e os procedimentos médicos, ambulatoriais ou hospitalares; assim como atendimento rápido para os casos de urgência.
Padrões internacionais Para tanto, o PL impõe à Prefeitura de Aracaju, através da secretária municipal da Saúde, a adoção desde a recepção do paciente o protocolo de padrões de atendimento internacionais de humanização e promova planejamento, orientações e treinamento dos profissionais para o melhor acolhimento do usuário desde o diagnóstico até o final do tratamento. “Incluindo a prestação de apoio com abordagens das questões clínicas e não clínicas, sobre a condução de procedimentos e ministração das medicações”, defende o vereador. O PL segue em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju, aguardando parecer da Comissão de Justiça e Redação.
Pré-candidatura Embora esteja exercendo o mandato de deputado federal em substituição ao titular Fábio Reis, Nitinho Vitale já anunciou que é pré-candidato a vereador de Aracaju na eleição do próximo dia 06 de outubro.
Programa ‘Ipes Leve’ orienta pacientes obesos para promoção de saúde e bem-estar O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), preocupado com os cuidados em relação à obesidade, oferece uma gama de serviços que resultam no bem-estar dos beneficiários. Desde ações de promoção à saúde, como o programa ‘Ipes Leve’, até os atendimentos no ambulatório de obesidade, o Ipesaúde acompanha cada passo do tratamento. Para os casos mais severos e refratários, também há a opção da cirurgia bariátrica, garantindo um cuidado integral e personalizado aos pacientes.
Mutirão No último mês de maio, o Ipesaúde realizou o 1º Mutirão de Cirurgias Bariátricas, com o intuito de zerar a demanda e devolver qualidade de vida aos beneficiários que enfrentam dificuldades causadas pelo sobrepeso. É importante lembrar que, no processo, é primordial que o paciente adquira a consciência de que ele é o ator principal.
Equipe multidisciplinar A ação promovida pela autarquia beneficiou 60 pacientes, garantindo a cada um deles mais saúde, autoestima e bem-estar. De acordo com a endocrinologista do Centro de Endocrinologia e Diabetes, Karla Rezende, antes de ser indicado para o procedimento, o paciente passa pelo programa de tratamento da obesidade ‘Ipes Leve’, onde é ofertado acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, com a realização de reeducação alimentar, entre outras ações de saúde para o enfrentamento da doença.
60% da população fora do peso adequado Segundo a especialista responsável pelo programa ‘Ipes Leve’, no Brasil, mais de 60% da população está fora do peso adequado, e o excesso de gordura no corpo causa uma série de morbidades. Diante disso, o Ipesaúde, reconhecendo esse problema, organizou uma linha de cuidado para o enfrentamento do excesso de peso na sua rede de saúde”, afirma a doutora Karla Rezende. A participação no programa é feita por meio de inscrição prévia e as atividades são realizadas em grupo.
Quatro grupos nesta edição Conforme a especialista, nesta edição do ‘Ipes Leve’, os pacientes estão organizados em quatro grupos de 30 pessoas, cada, e têm à disposição um menu de ofertas de tratamentos e o monitoramento de uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, enfermeira, psicólogo e assistente social, a fim de realizar a educação para o cuidado. “Através de encontros mensais, durante seis meses, o paciente vai fazer o caminho de uma abordagem teórica e mais interativa sobre várias questões que colaboram para que ele esteja com dificuldade de reduzir peso e de tratar a doença. Ele vai ter a possibilidade de fazer consultas e exames, de contar com uma rede de apoio de psicologia e de assistência social, bem como de participar de atividades educativas coletivas”, afirma. Ela ressalta ainda que, no processo de tratamento do peso, é primordial que o paciente saiba que não é uma consulta com o médico que vai resolver o problema. “Ele, com o seu autocuidado, é quem vai reorganizar a vida”, enfatiza.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Lançamento do Livro “Valda (uma p* senhora” do médico e escritor Marcelo Ribeiro. Dia 06 de Junho, a partir das 18h, na Alquimia Cultural, no Bairro 13 de Julho em Aracaju.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
PELO TWITTER
Deus se encanta, sempre que vê alguém tão eficiente quanto Ele na prática do bem.
Favor replicar ao infinito. Para quem não sabe (e são muitos), esta imagem mostra um “pau-de-arara”, invenção dos torturadores brasileiros. Aqui mais informações: https://bit.ly/3RacVjg
Privatização das praias é um escárnio diante das crises climáticas que o mundo vem passando, inclusive o Rio Grande do Sul, no Brasil. Parlamentares sérios não podem apoiar essa maluquice.
Contra nosso orgulho: Temos apenas duas vezes mais genes que uma reles minhoca,três vezes mais genes que uma mosca em torno de frutas podres e apenas seis vezes mais genes do que o simplesmente fermento de padaria.Alguns genes nossos remontam à era em que éramos peixes.
Se cada idiota negacionista plantasse uma árvore em vez de publicar algo tosco e burro no twitter, não teríamos problemas com mudanças climáticas.
Uma boa notícia: a Alese aprovou uma propositura de nossa autoria, que concede Título de Cidadania Sergipana ao Prof. Alex Ratts, antropólogo, geógrafo, poeta, militante negro e LGBTQIA+, que é autor do livro “Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento”.
“O MESTRE MANDA DIZER” (Mc 14,14).
Falta em muitos de nós
a consciência de que somos
mensageiros de Jesus.
O que ele manda dizer ao mundo
em que vivemos?
Cada um de nós se aproxime dele,
com toda intimidade, coloque-se
ao dispor de sua Palavra,
conheça sua mensagem
e a anuncie.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana.” Augusto Cury.
Foi divulgada, nesta segunda-feira (03/06), a mensagem do Papa Francisco para o 110º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado que será celebrado em 29 de setembro próximo sobre o tema “Deus caminha com o seu povo”. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-06/mensagem-papa-francisco-dia-migrante-refugiado-2024.html