Canindé: ânimos exaltados, interesses contrariados e Justiça atenta

            Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os ânimos parecem estar mais exaltados na política, em Canindé do São Francisco. Setores da situação e da oposição divergem, polemizam, trocam farpas e, em alguns casos, até chegam a perder o controle emocional nos debates.

Atitudes e informações, de ambas as partes, tentam emplacar suas narrativas junto à opinião pública. Todos, entretanto, podem acabar se diminuindo. Em Canindé, como noutros lugares, é tudo mesmo assim. Quando interesses políticos e pessoais são diretamente contrariados, as reclamações aumentam, a tensão sobe e as acusações pipocam no ar. Já avisava há tempos, um famoso provérbio popular: “…na casa em que falta pão todos brigam, mas ninguém tem razão”.

Como diz um nosso velho e conhecido sábio político “em Sergipe tudo se sabe, todos se conhecem”. É verdade. Ainda bem que o Ministério Público e a justiça acompanham os acontecimentos de perto, têm adotado as devidas providências legais em casos de abusos e má conduta de alguns e, claro, também não vão admitir influências mal intencionadas de uns outros.

A justiça é sábia e conhece bem todos esses briguentos da beira do rio. Aliás, o MP e a justiça são, nesse exato momento, a última reserva moral e a grande esperança dos sergipanos para a reinstalação da paz, da tranquilidade, da civilidade e da ordem publica em Canindé do São Francisco.

Pré-Caju foi sucesso, com a cidade cheia de turista. É preciso apenas alguns ajustes, por exemplo: trios elétricos “passando som” desde a quarta-feira pela tarde, prejudicando moradores da região E o Pré-Caju retornou com força total e foi sucesso, com os hotéis comemorando e toda a cadeia do turismo. A organização precisa analisar agora alguns pedidos dos moradores da região do estacionamento da Passarela do Caranguejo onde os trios ficam estacionados. Desde a quarta-feira pela tarde os moradores foram obrigados a escutarem o barulho ensudercedor dos trios sob pretexto de texte do som, durante todo o dia e na sexta-feira o barulho começou logo cedo.

“Arrogância e prepotência dos donos de trios elétricos”, dizem  moradores Desabafo dos moradores. Relato: “Esse som é aqui na Passarela do Caranguejo, os trios elétricos que vá o tocar estão parados aqui no estacionamento e passam o dia todo assim testando o seu m e nos moradores que explodam os tímpanos e ainda quando vamos reclamar tem uns mais novos que aqui ainda ficam exaltados dizendo que existe autorização para passar o som, (o que não é verdade). Desde ontem (quinta-feira) à tarde que ocorre e olha que o Pré-Caju só começa com os trios no sábado. A gente sabe da importância dessa festa para a cidade, mais não podemos tolerar a arrogância e prepotência desses donos de trio elétricos.” Um dos vídeos recebido:

Imagem (mapa): Departamento de Arquitetura da UFS

Hoje, 6: Entidades debatem os licenciamentos e a situação urbanística de Aracaju A forma como os licenciamentos para grandes empreendimentos vêm sendo concedidos da Região Metropolitana de Aracaju, principalmente na capital, tem chamado a atenção de estudiosos e militantes da área. Somente na antiga Zona de Expansão de Aracaju vários licenciamentos foram concedidos nos últimos meses, em muitos casos se permitindo edificações às margens do Rio Santa Maria e até em área extremamente sensível, como o conhecido Viral, no bairro Mosqueiro.

 Licenciamentos questionados Além disso, a dinâmica social das comunidades tradicionais, como marisqueiras, pescadores, pequenos agricultores, vem sendo afetada. Os estudiosos entendem que até o acesso e a permanência da população local, à margem do Rio Santa Maria vêm sendo dificultados e, em certos trechos, até mesmo proibidos. Não são somente os licenciamentos concedidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju, para a instalação de grandes condomínios e loteamentos que estão sendo questionados. As informações sobre as obras anunciadas pela própria prefeitura, não são disponibilizadas de forma adequada. Isso tem deixado moradores locais e especialistas preocupados.

Debate Sob a perspectiva de se apropriarem das informações, assim como adotarem medidas saneadoras de possíveis danos ambientais, urbanísticos, culturais, entre outros, as entidades estão convocando vários estudiosos da área para debater o assunto. O encontro será no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT), hoje, 6, a partir das 19h. No Ministério Público Federal há dois inquéritos que tratam do mesmo tema. Neste debate as entidades avaliarão outras iniciativas que possam agilizar as análises ou que possam suspender os licenciamentos que ofereçam risco à cidade.  Mais informações com José Firmo coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju: 79-99916-8606.

 

 

Edson Ulisses volta às atividades advocatícias E o desembargador aposentado, ex-presidente do TJSE e da OAB/SE, retornará às atividades advocatícias. Nesta segunda-feira, 6, às 11h, na sede da OAB/SE receberá oficialmente das mãos do presidente da entidade, Danniel Costa, sua credencial oficial. 

 

 

Ação popular no TRE: Investigação sobre exoneração de servidores envolvendo Gustinho Ribeiro e Áurea Ribeiro Deu no site “O Bolo é Grande”: “No cenário político de Sergipe, uma ação popular recentemente chamou a atenção, envolvendo o deputado federal Gustinho Ribeiro e sua mãe, a deputada estadual Áurea Ribeiro. A ação foi ajuizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado e tem como alvo a exoneração de diversos servidores da prefeitura municipal de Lagarto, que ocorreu na segunda-feira após o pleito eleitoral de 2022.”

Pedido de investigação minuciosa E conclui a matéria: A ação popular visa solicitar ao TRE a investigação minuciosa das circunstâncias envolvendo as exonerações em questão. O processo, identificado como 0600043-41.2023.6.25.0012, está sob sigilo de justiça. Uma audiência relacionada ao processo aconteceu no último dia 19, na capital sergipana, onde ex-servidores da prefeitura de Lagarto, juntamente com secretários municipais, foram intimados a prestar depoimento. O objetivo desses depoimentos é esclarecer os detalhes da exoneração dos servidores e entender se houve algum tipo de interferência política ou eleitoral no processo.”

 

 

Fecomércio: chapa 2 contesta eleição e aciona à Justiça do Trabalho Deu na Infonet: A eleição para a diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio) segue sendo contestada por representantes da Chapa 2 que não aceitam o resultado da eleição ocorrida dia 1º de novembro e que elegeu José Marcos de Andrade, como presidente da instituição.

Irregularidades Um dos representantes da Chapa 2, que preferiu não se identificar, afirma que a vitória de Marcos Andrade ao comando do órgão (representando a chapa 1), está envolto de irregularidades. Por isso, alguns conselheiros da entidade já entraram com ações perante o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/SE) para pedir a anulação da eleição.

2ª Vez De acordo com um dos conselheiros da Fecomércio, essa é a segunda vez que o processo eleitoral é judicializado. Em 2022, as eleições foram anuladas porque, segundo ele, ocorreram “vários vícios e erros”, os quais se reproduziram nesta eleição do dia 1º. “Diante desses fatos, a chapa 2 decidiu não participar da votação como forma de protesto a todas essas irregularidades que vinham sendo acometidas”, afirma.

Votação O representante da chapa 2 explica ainda que a eleição para o comando da Fecomércio é decidida através do voto de 12 conselheiros. No entanto, dois desses 12 conselheiros não poderiam votar por estarem impedidos de acordo com pareceres da Confederação Nacional do Comércio (CNC). “A CNC é a nossa entidade-mãe. Ela está acima da Fecomércio e rege todo o sistema no Brasil. Nesse caso, os nomes desses dois conselheiros apareceram na lista de votação da Fecomércio, mas não podiam votar, por não obedecerem alguns critérios do estatuto e do regulamento eleitoral”, afirma.

 Insegurança jurídica O conselheiro diz ainda que a Chapa 2 chegou a entrar com um recurso administrativo durante este segundo processo eleitoral, mas não houve sucesso, seguindo a eleição com esses dois votos, que na visão dele, são irregulares, de acordo com os pareceres da CNC. “Tudo isso gerou uma insegurança jurídica no processo. Dessa forma, vamos continuar nessa judicialização até que o TRT se pronuncie sobre esses fatos que estão tramitando nas ações”, salienta. Procurada, a assessoria da Fecomércio informou que enquanto instituição não se manifesta sobre questões internas que envolvem conselheiros. O blog também publica a Nota de Esclarecimento dos membros da chapa 2, nesta edição.

Padre Paulo Tadeu Lima receberá Título de Cidadania Sergipana, hoje 6 O padre Paulo Tadeu Lima de Melo, Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo e Mártir de Frei Paulo, irá receber o Título de Cidadania Sergipana. A solenidade acontecerá a partir das 10h hoje, 06, no Plenário da Assembleia Legislativa. A autoria do título é do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania).

Trajetória Natural de Penedo, Alagoas, Padre Paulo Tadeu iniciou sua vida religiosa ingressando no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, na capital, Maceió. Em 2011, veio para Aracaju a fim de fazer uma experiência pastoral. Dois anos depois, foi incardinado no Clero da Arquidiocese de Aracaju. Foi Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Conjunto Orlando Dantas, e Pároco na Paróquia Sagrada Família, no Conjunto Sol Nascente. Criou diversos projetos e apresentou programas na TV Canção Nova e nas rádios Cultura, Jornal e Educadora. Em 2019, foi transferido para a cidade de Frei Paulo.

Alegria Novo cidadão sergipano, Padre Paulo disse que recebe com satisfação o Título de Cidadania. “Recebi com muita alegria a indicação do deputado Georgeo Passos para receber tão importante honraria. Isso me fez comprovar cada vez mais o meu amor pelo Estado de Sergipe, pelo seu povo tão acolhedor e cheio de fé”, afirmou.

Trabalho Georgeo destaca o importante trabalho feito pelo Padre em terras sergipanas. “Nesses anos em Sergipe, o Pároco demonstrou sua grande fé e também o amor ao Estado que o acolheu. Por isso, fazemos questão de oferecer esse título, tornando-o um sergipano de coração e também de direito”, explicou o deputado.

Inscrições abertas para o programa Muda Cidades 2023 Estão abertas as inscrições para o programa Muda Cidades 2023. Idealizado pelo senador Alessandro Vieira (MDB/SE), o projeto impulsiona a formação política de jovens e o desenvolvimento de políticas públicas, através de uma rede de lideranças preparada para fiscalizar e propor soluções para os principais problemas enfrentados pelos municípios sergipanos. Podem se inscrever pessoas entre 16 a 35, residentes em Sergipe.

Inovação “Esta proposta inovadora visa impulsionar uma rede de lideranças populares, capacitando-as para fiscalizar e propor soluções concretas para os desafios que enfrentamos em nossos municípios. É fundamental compreender a importância desse programa no contexto atual. Estamos diante de um momento importante em nossa história, no qual a participação ativa da sociedade civil é mais crucial do que nunca. O Muda Cidades 2023 não apenas reconhece esse fato, mas também o coloca em prática, capacitando os cidadãos para se tornarem agentes de mudança em suas próprias comunidades”, aponta o senador Alessandro.

Novas lideranças Criado em 2019 com o nome Muda Sergipe, o projeto consolida o compromisso do senador Alessandro em formar novas lideranças políticas, impulsionando a participação cidadã e a renovação política. Este ano serão debatidos 05 eixos temáticos: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Mercado de Trabalho para LGTBQUIA+, e Ocupação dos Centros Urbanos. As discussões serão mediadas pela Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas (LARPP).

Padre Paulo Tadeu Lima receberá Título de Cidadania Sergipana, hoje 6 O padre Paulo Tadeu Lima de Melo, Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo e Mártir de Frei Paulo, irá receber o Título de Cidadania Sergipana. A solenidade acontecerá a partir das 10h hoje, 06, no Plenário da Assembleia Legislativa. A autoria do título é do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania).

Trajetória Natural de Penedo, Alagoas, Padre Paulo Tadeu iniciou sua vida religiosa ingressando no Seminário Provincial Nossa Senhora da Assunção, na capital, Maceió. Em 2011, veio para Aracaju a fim de fazer uma experiência pastoral. Dois anos depois, foi incardinado no Clero da Arquidiocese de Aracaju. Foi Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Conjunto Orlando Dantas, e Pároco na Paróquia Sagrada Família, no Conjunto Sol Nascente. Criou diversos projetos e apresentou programas na TV Canção Nova e nas rádios Cultura, Jornal e Educadora. Em 2019, foi transferido para a cidade de Frei Paulo.

Alegria Novo cidadão sergipano, Padre Paulo disse que recebe com satisfação o Título de Cidadania. “Recebi com muita alegria a indicação do deputado Georgeo Passos para receber tão importante honraria. Isso me fez comprovar cada vez mais o meu amor pelo Estado de Sergipe, pelo seu povo tão acolhedor e cheio de fé”, afirmou.

 Trabalho Georgeo destaca o importante trabalho feito pelo Padre em terras sergipanas. “Nesses anos em Sergipe, o Pároco demonstrou sua grande fé e também o amor ao Estado que o acolheu. Por isso, fazemos questão de oferecer esse título, tornando-o um sergipano de coração e também de direito”, explicou o deputado.

Inscrições abertas para o programa Muda Cidades 2023 Estão abertas as inscrições para o programa Muda Cidades 2023. Idealizado pelo senador Alessandro Vieira (MDB/SE), o projeto impulsiona a formação política de jovens e o desenvolvimento de políticas públicas, através de uma rede de lideranças preparada para fiscalizar e propor soluções para os principais problemas enfrentados pelos municípios sergipanos. Podem se inscrever pessoas entre 16 a 35, residentes em Sergipe.

Inovação “Esta proposta inovadora visa impulsionar uma rede de lideranças populares, capacitando-as para fiscalizar e propor soluções concretas para os desafios que enfrentamos em nossos municípios. É fundamental compreender a importância desse programa no contexto atual. Estamos diante de um momento importante em nossa história, no qual a participação ativa da sociedade civil é mais crucial do que nunca. O Muda Cidades 2023 não apenas reconhece esse fato, mas também o coloca em prática, capacitando os cidadãos para se tornarem agentes de mudança em suas próprias comunidades”, aponta o senador Alessandro.

Novas lideranças Criado em 2019 com o nome Muda Sergipe, o projeto consolida o compromisso do senador Alessandro em formar novas lideranças políticas, impulsionando a participação cidadã e a renovação política. Este ano serão debatidos 05 eixos temáticos: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Mercado de Trabalho para LGTBQUIA+, e Ocupação dos Centros Urbanos. As discussões serão mediadas pela Liga Acadêmica de Representação e Participação Políticas (LARPP).

Capela: pose novos servidores concursados Tomaram posse na última quarta-feira, 01, em um ato realizado na sede administrativa do município, foram incorporados os novos servidores, conforme o 2º processo de convocação dos servidores efetivos aprovados no Concurso Público realizado pela Prefeitura Municipal de Capela. Desta vez, foram convocadas duas médicas que atuarão no Programa Saúde da Família e um psicólogo, que farão parte do núcleo da saúde do município. Também foram incorporados quatro motoristas, sendo três categoria B e um categoria D.

Compromisso Segundo a prefeita do município, Silvany Mamlak, a convocação reforça o compromisso de Capela com a melhoria constante dos serviços ofertados. “Quando realizamos o concurso no início deste ano, nos comprometemos em uma renovação dos nossos quadros efetivos, ao mesmo tempo que respeitamos a Lei de Responsabilidade Fiscal. Desta forma, temos a oportunidade de melhorar os serviços que são ofertados para a população nas mais diversas áreas”, explicou.

Mais convocações Ainda de acordo com a gestora municipal, outras convocações dos aprovados deverão acontecer em breve. “Estamos nos preparando para realizar a convocação de mais profissionais, de outras áreas como, por exemplo, na educação, que foi um dos carros-chefe de nosso concurso. Desta forma, tenho certeza que continuaremos avançando com qualidade e responsabilidade com o cidadão capelense e com todos os aprovados”, concluiu Silvany.

Negociações da Sergas com empresa de SP para fornecimento de biometano em Sergipe repercutiu positivamente  Repercutiu positivamente no meio empresarial sergipano a visita feita na semana passada, do diretor-presidente da Sergas, José Matos, acompanhado do gerente comercial, Pablo Yutaka Ysobe Matsuo, visitou as instalações da empresa Orizon Valorização de Resíduos em São Paulo. A visita à sede da Orizon Valorização de Resíduos e à sua diretoria em São Paulo tem como objetivo dar início às negociações para viabilizar o fornecimento de biometano à distribuidora sergipana. Esse projeto se iniciará pelo município sergipano de Lagarto atendendo a demanda e antigo pleito do empresariado da região.

Ecoparque Paulínea e o de Rosário do Catete  Durante a visita, os gestores se reuniram com a diretoria da empresa, incluindo o CEO Milton Pilão, o diretor de engenharia e implantação, Jorge Elias, a gerente de engenharia e energia, Caroline Pinho, o gerente de operações, Diogo Arantes, e o superintendente da região Nordeste, Gustavo Soares. Além disso, os representantes da Sergas realizaram uma visita técnica ao Ecoparque Paulínia, um aterro sanitário com tecnologia avançada para o tratamento e valorização de resíduos. A visita possibilitou as discussões sobre a viabilidade de fornecer biometano produzido pela Orizon no Ecoparque Sergipe, localizado na cidade de Rosário do Catete.

 Nova modelagem econômica Ao visitar e conhecer o potencial da Orizon e do biogás, o diretor-presidente da Sergas, José Matos, esclareceu que, com a nova modelagem econômica após a aprovação da nova Lei do Gás e a subsequente abertura do mercado, a Sergas busca novos parceiros e a diversificação da matriz energética para o seu fornecimento. “O conceito discutido entre a Sergas e a Orizon visa garantir segurança energética para os consumidores de biometano e gás natural em Sergipe, trazendo flexibilidade operacional e redução da pegada de carbono para os futuros consumidores. Essas tratativas representam um passo fundamental na direção de um futuro energético mais limpo e diversificado para Sergipe e seus cidadãos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e o crescimento econômico do estado”.

Biogás convertido em biometano é uma realidade José Matos completa que nesse novo contexto, o gás natural oferece diversas oportunidades, e a Sergas está atenta aos novos players que ingressam no mercado. “O biogás, convertido em biometano, é uma realidade e representa mais uma oportunidade para a Sergas adquirir o gás natural em melhores condições por meio de uma variedade de fornecedores. Essa ação reforça o compromisso da companhia de expandir o uso do gás natural, interiorizando-o com a expansão de sua rede de gasodutos, incluindo uma estação estruturada e estratégica em uma cidade central, como é o caso de Lagarto, na região centro-sul do estado”, lembra.

Efetivação do projeto O CEO da Orizon, Milton Pilão, considera que as negociações estão sendo conduzidas de maneira profissional e madura pelas diretorias da Sergas e Orizon, projetando os passos necessários para a efetivação do projeto. Ele destaca a importância desse empreendimento para o mercado sergipano, com potencial para o uso de biometano e gás natural, contribuindo para a construção de um negócio sustentável e vantajoso para os consumidores de Sergipe, a distribuidora de gás local e a Orizon. “É uma parceria que será mutuamente benéfica e bem-sucedida”, pontua.

Parceria importante Jorge Elias, diretor de engenharia e implantação da Orizon, salienta a importância desse projeto, pois representa uma parceria entre a Sergas e uma grande empresa no setor de destinação de resíduos. “A Orizon é atualmente a maior produtora de crédito de carbono do Brasil em resíduos sanitários e uma das maiores do mundo. Essa colaboração permitirá à Sergas introduzir tecnologia de ponta em Sergipe e contribuir para a preservação do meio ambiente por meio da utilização de energias renováveis. O projeto pode ser implementado de forma gradual para atender às atuais e futuras demandas por biometano e gás natural na região centro-sul do estado de Sergipe, contribuindo para a interiorização do gás no território sergipano e proporcionando maior estabilidade operacional e competitividade para a indústria local”, completa.

Expectativa de produção Gustavo Soares, superintendente comercial para a região Nordeste da Orizon, acredita na possibilidade de fornecer biometano para Sergipe por meio da Sergas, proveniente do Ecoparque Sergipe, um projeto ambicioso no estado. “A expectativa é produzir inicialmente cerca de 70 mil m³/dia de biogás, podendo chegar a 120 mil m³/dia de biogás”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª Bienal do Livro de Itabaiana. Uma realização da Academia Itabaianense de Letras, de 15, 16 e 17 de dezembro.  Ambiente cultural no Sesc, Maria José Tavares dos Santos Machado. Feira do Escritor: Shopping Peixoto.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

  

Dia 12 de novembro, domingo, tem Cachoeira de Macambira e Pedra da Arara. Um dos lugares mais encantadores do nosso estado. Confira o vídeo, fale com a gente e garanta a sua vaga!

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 Nota de Esclarecimento – Eleição da Fecomércio-SE – Chapa 02

 O processo para eleição da diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe – Fecomércio-SE vem sendo conduzido com flagrantes irregularidades, desrespeitando as regras estatutárias, regulamento eleitoral e as normas emanadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Diante desse quadro, os membros da Chapa 02, apoiada por cinco conselheiros da entidade, ajuizaram ação na Justiça do Trabalho, que culminou com a anulação da primeira eleição realizada por violarem “frontalmente as regras constitucionais” e a consequente convocação de novo processo de votação, desta feita sob a supervisão do Ministério Público do Trabalho.

 Ocorre que neste segundo processo eleitoral repetiram-se as mesmas irregularidades e vícios do primeiro, sobretudo quanto ao fato de terem sido computados os votos de dois dirigentes sindicais considerados pela CNC como inaptos para exercerem o direito de votar, inobstante os esforços da Chapa 02 para que a situação fosse regularizada. Restou-nos não comparecer à sessão de eleição, uma vez que a consideramos ilegítima.

 Diante do exposto, a eleição da Fecomércio-SE seguirá judicializada, cabendo à Justiça do Trabalho a palavra final. Diante dos manifestos vícios do processo eleitoral, acreditamos firmemente que ainda teremos uma nova eleição, desta feita sem a mácula que marcou as anteriores.

 A Chapa 02 saberá respeitar o resultado do pleito, seja ele qual for, desde que as eleições sejam limpas e transparentes. Por fim, reafirmamos nossa expectativa de construção de um consenso para recolocar a nossa Fecomércio no bom rumo, afastando-a de interesses pessoais e de natureza político-partidária, focada nas muitas demandas dos setores do Comércio, Serviços e Turismo que representa.

 Aracaju, 02 de novembro de 2023.

 Conselheiros e Candidatos da CHAPA 02

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/ayres_britto

 Guerra, predação ambiental e fome têm uma coisa em comum: fazer Deus cair num choro convulso.

 www.twitter.com/padregleiber

 DOM HELDER DISSE que cada um tenha “o cuidado de não se deixar trabalhar pelo pai da intriga e seus mensageiros, por vezes pessoas de virtude e bons amigos, usados pelo Maldito”. Tentam nos envenenar essas pessoas que falam mal daquelas às quais ajudamos e são ingratas a nós!

 www.twitter.com/minc_rj

 Boa matéria mostrando que dois municípios do Rio, Búzios e Volta Redonda, fornecem canabidiol gratuito no SUS municipal. Aqui: https://extra.globo.com/saude/noticia/2023/11/cidades-do-estado-do-rio-melhoram-a-vida-de-pacientes-que-precisam-de-canabidiol.ghtml

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

 

Frase do Dia

“Para os pobres, é dura lex, sed lex. A lei é dura, mas é a lei. Para os ricos, é dura lex, sed latex. A lei é dura, mas estica”. Fernando Sabino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continuo pensando na grave situação na Palestina e em Israel, onde tantas pessoas perderam a vida. Peço-lhes que parem, em nome de Deus: cessar-fogo! Espero que todos os caminhos sejam percorridos para evitar absolutamente uma ampliação do conflito, que os feridos possam ser socorridos e a ajuda chegue à população de Gaza, onde a situação humanitária é gravíssima. Que os reféns sejam libertados imediatamente. Dentre eles também há muitas crianças, que elas voltem para suas famílias! Sim, pensemos nas crianças, em todas as crianças envolvidas nesta guerra, assim como na Ucrânia e em outros conflitos: isso está matando o futuro delas. Rezemos para que se tenha a força de dizer “basta”.

 A seguir, o Papa manifestou sua proximidade ao “povo do Nepal que sofre com o terramoto; bem como aos refugiados afegãos que encontraram refúgio no Paquistão, mas que agora já não sabem para onde ir”. “Rezo também pelas vítimas das tempestades e enchentes, na Itália e em outros países”, disse ainda Francisco.

 Por fim, o Pontífice saudou os peregrinos da Itália e demais países, e o Comitê “Deter a Guerra”. Desejou a todos um bom domingo e pediu aos fiéis para não se esquecerem de rezar por ele. Ouça e compartilhe:  https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-11/papa-francisco-criancas-gaza-israel-nepal-angelus.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais