Do Pré-Caju hoje, ao forró de Paz e Amor, maior atração década de 90

      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.



E às vésperas do maior evento turístico de Sergipe atualmente, o Pré-Caju, o blog lembrou que na década de 90, o município de Areia Branca realizava um dos maiores festejos juninos do Nordeste, atraindo turistas de todo Brasil para o forródromo do “São João de Paz e Amor”. O blog teve a ideia de conversar com o ex-prefeito Ascendino Sousa, responsável pelo sucesso dos festejos que projetou Areia Branca para todo o Brasil. Em 90, chegaram a estimar um público de 100 mil pessoas.

No bate papo, Sousa lembrou que nos anos 90 os hotéis lotavam em Aracaju e as empresas de ônibus não davam vencimento aos turistas que desejavam ir ao evento, com um movimento sem precedentes na BR-235. A cidade era decorada com bandeirolas, balões, bonecos fantasiados, roupas juninas e tudo mais. Os vendedores faziam a festa dos turistas com todos os tipos de iguaria.


Sousa lembrou que a Prefeitura montava uma enorme estrutura onde a Mister Pizza, da família do hoje idealizador do Pré-Caju, Fabiano Oliveira, tinha uma estrutura para garantir que não faltasse centenas de fatias de pizza para os forrozeiros.

Além das bandas de forró e cantores de sucesso nacional, o pé de serra não podia faltar como marca registrada do evento. A queima de fogos era proibida por lei municipal para garantir na prática o São João de Paz e Amor. O ex-prefeito registrou que quando o grande cantor Rogério gravou que Sergipe era o país do forró, todos diziam que Areia Branca era a capital. Dominguinhos, um dos maiores forrozeiros deste país, chegou a denominar o forródromo de o “Maracanã do Forró”, por conta das centenas de pessoas num São João que durava 30 dias e também tinha a apresentação de vários grupos folclóricos.

Sousa lembrou ainda que não era apenas os comerciantes e vendedores de Areia Branca que ganhavam um dinheiro extra com os festejos. Diversas famílias alugavam as suas residências, algumas até por um mês. E ao amanhecer do último dia de forró, o tradicional café gigante oferecido pelos moradores era uma atração aparte, com todas as iguarias juninas.

Era uma espécie de gratidão dos moradores pelo São João de Paz e Amor e pelos  recursos que chegaram à cidade movimentando toda a economia. Naquele período não existiam emendas parlamentares nem recursos do governo federal como hoje.

O blog faz essa analogia com o maior sucesso de hoje, o Pré-Caju, com o sucesso que ficou na história dos festejos de Sergipe, o São João de Paz e Amor, para também homenagear o amigo e ex-prefeito Sousa, que fez um dos maiores festejos juninos do Nordeste, com raça, coragem, fé e a somação de todos de Areia Branca.

Sousa mostrou o caminho, e hoje, em Sergipe tem muitos projetos que têm esta carga do espírito empreendedor através de novas gerações de gestores, para que o turismo realmente seja uma alavanca de desenvolvimento. Este é um tributo não apenas para Sousa, mas para todos aqueles que acreditam em Sergipe, com fé e determinação.

 

 

Feriadão! O blog vai aproveitar o feriadão do Dia de Finados, amanhã, 2, para estender o descanso até o domingo. Retorna a atualização na próxima segunda-feira, 6.

Hilda Ribeiro “pega carona” na criação do Centro de Equoterapia em Lagarto; o projeto foi idealizado por Sérgio, Fábio e Érica Mitidieri Deu no site “O Bolo é Grande”:No último dia 21 de outubro, o secretário de Estado de Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis, esteve presente ao lado do deputado federal Fábio Reis (PSD) e da secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, a primeira-dama Érica Mitidieri, na APAE de Lagarto, para anunciar a construção de um Centro de Equoterapia no município.

 Anúncio Prossegue a matéria: “Por meio de suas redes sociais, Sérgio anunciou que foi garantido um recurso de R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar, por meio do mandato de Fábio em Brasília, para a realização da obra, que será executada em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc). Embora seja uma obra de extrema importância para Lagarto, infelizmente tornou-se alvo de politicagem por parte da prefeita do município, Hilda Ribeiro, que resolveu “pegar carona” no projeto com o anúncio de um Centro Municipal de Equoterapia, justamente após a iniciativa de Sérgio, Fábio e Érica.”

 Nunca foi prioridade para atual gestão E conclui o site: “Um Centro Municipal de Equoterapia, que nunca foi prioridade na administração da prefeita, “de repente”, se torna um projeto da prefeitura. Ou melhor, uma cópia de uma ideia apresentada há menos de duas semanas. Além disso, é sabido que o grupo político do esposo de Hilda, o deputado Gustinho Ribeiro, faz oposição aos irmãos Reis. No entanto, em relação à primeira-dama, a situação se torna bastante contraditória e questionável, especialmente em termos de aliança e ética política, uma vez que Gustinho e Hilda se dizem aliados do governo de Fábio Mitidieri.”

 

Nota de Esclarecimento – Prefeitura da Barra dos Coqueiros  A Prefeitura da Barra dos Coqueiros reforça a transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. A denúncia de uma possível cobrança indevida realizada pelo secretário de Meio Ambiente do município, Edson Aparecido, não passa de uma denúncia leviana e infundada, com o objetivo de tumultuar a gestão municipal realizada pela oposição com o intuito de tirar o foco da população da votação pelo legislativo municipal composto em sua maioria por aliados da oposição de pautas importantes. Como o projeto promovido pela atual gestão do prefeito, Alberto Macedo que foi engavetado por dois meses pela Câmara de Vereadores, o cartão Barra Cuida da Gente, que visa levar as famílias de baixa renda um cartão com um crédito de 200 reais para compras no comércio local, lembrando que nenhum dos benefícios anula o recebimento do bolsa família já que os projetos estão vinculados ao município da Barra dos Coqueiros e o bolsa família ao Governo Federal. Outra pauta importante que foi lida e encaminhada para comissão para analise também apenas na manhã desta terça-feira, 31, é o projeto Cozinha Solidária que irá garantir 500 refeições gratuitas a população que passa por vulnerabilidade social. Enquanto aprovam, institui e regulamenta uma verba indenizatória de atividade parlamentar (VIAP) para eles mesmo, deixando a população que mais precisa passar fome. De uma forma mesquinha, desumana e covarde a oposição segue criando cenários imaginários, lançando falsas acusações para gerar uma imagem negativa da gestão que segue arduamente trabalhando em beneficio da população.

Viralizou nos grupos de WhatsApp revolta de um servidor da Prefeitura de Poço Verde  E o servidor João de Dina, da Prefeitura de Poço Verde, vem fazendo sucesso nas redes sociais com vídeos. Na semana passada ele postou um vídeo sobre a reforma do ginásio e ontem, 31, fez outro vídeo exigindo da Prefeitura uma explicação sobre os pagamentos. Tem setembro e outubro sem receber os salários. João de Dina disse que os comissionados e contratados já receberam e os servidores efetivo nada. Com a palavra o MPE ou alguma autoridade fiscalizadora.

 Aracaju contará com dois novos voos O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve no Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, na terça (31), para tratar da retomada dos voos diretos da Gol Linhas Aéreas entre Aracaju (SE) e duas importantes cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, que foram interrompidos neste mês de outubro. Durante a reunião, a empresa pediu desculpas pelos cancelamentos sem prévio aviso e garantiu o retorno dos voos diários para essas duas capitais, sem escalas, a partir de 1º de dezembro. A companhia também prometeu a abertura de viagens diárias para Salvador e Belo Horizonte, conforme acordado com o Governo do Estado em setembro.

Investimento Fábio pontuou que o Governo tem investido fortemente na atração de turistas. “Além do incômodo para o cidadão, isso pode representar perda de negócios, de receitas e de empregos, o que nós não podemos deixar acontecer. A alta temporada se avizinha e precisamos de respostas rápidas para o setor, que recebe um fluxo crescente de turistas, e para população local, que se desloca país afora, não só para lazer, mas também para compromissos de trabalho, por exemplo”, disse.

 Verão Sergipe A retomada dos voos da Gol chega em boa hora, já que dezembro inicia a alta estação. Nesta sexta-feira, 03, o governador anuncia programação do Verão Sergipe, que será realizado em janeiro e a programação estadual para o período natalino.

 

Caravana do Cuidar atenderá mulheres da Colônia Treze no dia 6 de novembro O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em parceria com o Governo de Sergipe, a FUNESA e as Secretarias de Saúde e Especial de Políticas para as Mulheres, promove a edição da Caravana do Cuidar no povoado Colônia Treze, em Lagarto. A ação de saúde acontece no dia 6 de novembro, na Praça Santa Luzia, das 8h às 12h. Na ocasião, serão ofertados os seguintes serviços: Ônibus Lilás com orientação jurídica e psicossocial para mulheres vítimas de violência; unidade móvel ‘Fique Sabendo’ com aconselhamento e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C; e orientação em higiene bucal, aferição de pressão, glicemia e consulta médica, dentre outros.

 

 Novembro Laranja: campanha alerta para o zumbido e a hipersensibilidade a sons Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo terão algum tipo de problema auditivo até 2050 e que grande parte dela vai conviver com patologias como o zumbido, a misofonia (reação emocional a sons) e a hiperacusia  (alta sensibilidade a sons), porém sem buscar ajuda médica. Reverter esse possível cenário é um dos objetivos da Campanha Novembro Laranja, iniciativa que alerta para importância dos cuidados com a saúde auditiva, destacando as formas de prevenção e tratamento.

 20% da população mundial afetada O zumbido, sintoma mais comum entre as pessoas, afeta cerca de 20% da população mundial, conforme os dados da OMS. No Brasil, em média 28 milhões de pessoas convivem e têm o bem-estar afetado por esse distúrbio, caracterizado pela audição de um som constante ou que vai e volta, sem ter nenhuma relação de causa e efeito com o ambiente. 

 Diversas formas “O zumbido é a percepção auditiva de algum som que não existe. Conscientemente, o paciente escuta algum barulho, mas esse barulho não tem uma fonte externa. Esse zumbido pode ter diversas formas, desde um apito até um barulho de cachoeira, de ventilador ou eventualmente um bater de asa de borboleta”, detalha o otorrinolaringologista Lauro Abud.

 Percepção de sons A hipersensibilidade na percepção de sons também é um problema que afeta a população. É o caso da misofonia e a hiperacusia, que apesar de apresentarem semelhanças, são patologias de caraterísticas distintas. “A misofonia, também conhecida como Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons, é um desconforto ao escutar barulhos repetitivos e de baixa intensidade, como o engolir, o bater de uma caneta e A mastigação. No caso da hiperacusia, a pessoa não tolera ouvir sons de moderada a alta intensidade e/ou contínuos que, na grande maioria da população, não causam desconforto, a exemplo do ventilador”, detalhou Lauro Abud.

 Sintomas O otorrinolaringologista destaca que, em todas essas patologias, os sintomas podem aparecer de forma isolada ou em conjunto, afetando diretamente o dia a dia do paciente e gerando dificuldade de dormir, ansiedade, falta de concentração, queda de rendimento escolar ou no trabalho, isolamento social, crise de ansiedade e até depressão. A incidência não está relacionada apenas ao fator idade, mas também a hábitos de vida e patologias secundárias. 

 Problemas secundários “A incidência do zumbido também pode estar relacionada a problemas de saúde secundários, como a hipertensão, diabetes e o uso de medicações para diversas doenças, além de algumas vacinas, a exemplo da vacina contra covid-19. Os jovens também podem sofrer com zumbido até mesmo pela exposição constante com fones de ouvido e com um mundo muito mais barulhento. Já no caso da misofonia e hiperacusia, não há obrigatoriamente uma alteração auditiva ou doença de fato e, muitas vezes, elas podem estar atreladas a questões emocionais”, esclareceu.

 Identificação, tratamento e prevenção De acordo com o otorrino Laudo Abud, a identificação de problemas auditivos é feita através da avaliação clínica inicial com o especialista e por meio da avaliação dos resultados de exames auditivos ou não. No caso do tratamento de zumbido, misofonia e hiperacusia, a causa é um fator determinante para a definição do protocolo a ser seguido.

 Fatores “No caso do zumbido, o tratamento é realizado considerando os fatores que o causou. A misofonia e hiperacusia nem sempre possuem por trás uma alteração auditiva ou doença. Muitas vezes, podem estar atreladas a fatores de ordem de CUNHO emocional. Portanto, precisa de uma avaliação, por vezes não só do otorrino, mas de uma equipe multidisciplinar que pode incluir psicólogo, psiquiatra e neurologista”, informou.

 Prevenção Já sobre a prevenção, o especialista reforça a necessidade da avaliação periódica. Também é preciso procurar ajuda médica de imediato quando houver aparecimento de sintomas e, principalmente, manter hábitos saudáveis. “É preciso melhorar os hábitos, como por exemplo, utilizar corretamente o fone de ouvido, estar atento à exposição correta a ruídos e tratar, se houver, doenças que podem causar o zumbido. Atrelado a isso, o ideal é manter a prática regular de atividade física, boa hidratação, alimentação saudável, a qualidade de sono e a qualidade de vida em geral. É importante focar na saúde integral do paciente, tanto física, quanto mental e espiritual”, finalizou Lauro Abud.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

OPINIÃO 

PARA QUE NÃO CAIA NO ESQUECIMENTO    Por Clarkson Moura 

— HÁ, EXATAMENTE, 1 ANO —

“VEL CAECO APPAREAT!”

É EVIDENTE ATÉ PARA UM CEGO!

“NIHIL NOVI SUB SOLE.”

“NADA HÁ DE NOVO SOB O SOL.”


Salomão


“DÉJÀ VU”

PREVISÍVEL E PREVISTO

O CAOS DAS RODOVIAS BRASILEIRAS

A “BOLSO-HORDA” PROMOVE DESORDEM, TERRORISMO, VANDALISMO E TRANSTORNO NAS ESTRADAS DO PAÍS — DIGA-DE PASSAGEM, COM A EXPLÍCITA CONIVÊNCIA OU OSTENSIVA NEGLIGÊNCIA DE COMPETENTES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE POLÍCIAS DE SEGURANÇA E ADMINISTRATIVA — QUE, POR ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS E INFRACONSTITUCIONAIS, DEVERIAM ESTAR PREVENINDO E REPRIMINDO ESSAS ABUSIVAS E ÍLICITAS AÇÕES, INFUNDADAMENTE PERPETRADAS À GUISA DE PROTESTO CONTRA O INEQUÍVOCO E CLARO RESULTADO SOBERANO DAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS CUJO DEVIDO, LEGAL, TRANSPARENTE, ISENTO, ESCORREITO E SEGURO PROCESSO TEM SIDO COMANDADO PELO EGRÉGIO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL E JÁ SE ENCONTRA EM FASE FINAL.

BADERNEIROS, VÂNDALOS, BANDIDOS, DESORDEIROS, FANÁTICOS E IRRESPONSÁVEIS TENTAM REPRODUZIR AS MACABRAS CENAS DO CAPITÓLIO, PRÉDIO-SEDE DO CONGRESSO NACIONAL ESTADUNIDENSE, PRATICADAS TRUCULENTAMENTE, EM 6 DE JANEIRO DE 2021, PELOS PASSIONAIS, INSANOS E VIOLENTOS SEGUIDORES DO ENTÃO CANDIDATO À REELEIÇÃO À PRESIDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS, O ULTRADIREITISTA DONALD TRUMP, ÍDOLO E AMIGO DA BESTA-FERA DO BRASIL, RECÉM-DERROTADA PELA BRAVA E DEMOCRÁTICA MAIORIA DO ELEITORADO BRASILEIRO, NAS URNAS, AO TENTAR, POR TODOS OS ESCUSOS E ABUSIVOS MEIOS, A SUA RECONDUÇÃO AO PALÁCIO DO PLANALTO.

VIVA! A DEMOCRACIA!

ALERTA! INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS, RESPONSÁVEIS PELA MANUTENÇÃO DAS ORDENS PÚBLICA E SOCIAL E DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO!

“SUMMA POTESTAS POPULI, ANTE QUAM SERA!”

SOBERANIA POPULAR ANTES QUE SEJA TARDE!

“FIAT JUSTITIA, RUAT CAELUM!”

FAÇA-SE JUSTIÇA, AINDA QUE O CÉU VENHA A RUIR!

(Por Clarkson Ramos Moura, em 1°/11/2022)

PELO TWITTER

 www.twitter.com/ayres_britto

  A internet pode tirar o cavalo da chuva que o livro jamais será uma página virada.

 www.twitter.com/pedalmario

 

Feliz dia das bruxas pra você que não leva a maçã mas envenena todo mundo com a língua…

 www.twitter.com/andrizek

 O que mais me espanta no comunicado de que a Copa de 34 será na Arábia Saudita é a cara de pau! Presidente da FIFA disse que o futebol está global, inclusivo, para todos e bla bla blá. Mas é justamente o contrário!

 Pergunta para um casal gay se uma Copa na Rússia (ou no Catar, ou Arábia) é “para todos”. Pergunte a mulher se uma Copa na Arábia (ou no Catar) é para “todos”.  Como algo pode ser para todos se realizado por uma ditadura sanguinária!?

 

Podiam ser mais honestos e dizer que a escolha foi por grana e é isso que move a FIFA. Vir com esse papinho de “inclusão”  é achar que todo mundo aqui é otário.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“Humilha ninguém não mano, você não sabe o dia de amanhã.” Chorão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais