Emília corre para um lado e Edivan Amorim caminha para outro

                               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
              O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 


Recentemente, a pré-candidata do PL a Prefeitura de Aracaju, a vereadora Emília Correa, postou um vídeo no qual atribuiu aos opositores as insinuações de que ela caminharia para um isolamento, uns a acusavam de ter se omitido no “segundo turno” em dois pleitos eleitorais (2020 e 2022), outros entendiam que por não estar filiada a um partido estruturado, não contaria com o apoio de grupo político no projeto eleitoral para conquistar a prefeitura.

Aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, Correa filiou-se ao PL e passou, possivelmente, a entender que a partir de então já tinha partido e grupo. Ledo engano. Alguém deveria ter avisado, que ela precisava do apoio de um grupo forte e coeso em torno do nome dela. O que aparentemente ainda não conseguiu.

Hoje, ela precisa também ter consciência de que não ganhou um partido, porque o PL tem um comando superior. E a “caixa de marcha” que move um processo eleitoral tem bem mais engrenagens do que ela imagina.

Dizer que a pré-candidata Emília Correa enfrenta um visível desgaste em razão da forma como tem buscado tocar o projeto eleitoral ao qual se propôs não pode mais ser atribuído aos adversários, já que o desconforto enfrentado durante a visita do ex-presidente Bolsonaro, foi algo que não deu pra esconder. E isso de alguma forma poderá causar um enorme prejuízo.

O bom desempenho eleitoral que a pré-candidata conquistou até aqui, está aparentemente amparado na convicção de que ela seria a receptora natural dos votos dos bolsonaristas, ocorre que em grupos de apoiadores do ex-presidente já é possível observar que ela tem perdido terreno nesse nicho.

Em entrevista concedida após a visita de Bolsonaro ao estado de Sergipe, o conteúdo das respostas demonstraram pouco interesse em conquistar essa fatia do eleitorado aracajuano, sentimento extraído a partir das seguinte frases:

Sobre o desejo dos Bolsonaristas:

– “OS BOLSONARISTAS GOSTARIAM DE TER COMO CANDIDATA UMA

ATIVISTA DE DIREITA.”

– “EU NUNCA FUI ATIVISTA DE NADA.”

Sobre o a filiação ao PL:

– “EU ESTOU NO PARTIDO QUE BOLSONARO TAMBÉM ESTÁ.”

Sobre porque Bolsonaro não a enxergou na recepção no aeroporto:

– “BOLSONARO NÃO ME VIU PORQUE ELE É MUITO ALTO E EU SOU

BAIXINHA. ELE OLHA POUCO, E FALA POUCO.”

Frases pronunciadas por ela durante uma entrevista na FAN FM.

Já quando foi questionada sobre o nome do vice, dentre uma quantidade grande de nomes, e sem qualquer referência ao nome do ex-senador Eduardo Amorim, ela citou que pode ser até o radialista Gilmar Carvalho.

Nas redes sociais, circularam informações que enquanto Emília corre na direção do “Cidadania” buscando a indicação do vereador Ricardo Marques, Edivan Amorim está indo direção oposta, buscando a indicação do empresário Fábio Andrade, com o aval da cúpula da Fecomércio. Ou seja, se verdadeira, essas informações mostram que Edivan a acolheu na legenda, mas permanece com o comando do partido. E nesse caso é bom não tentar passar por cima.

Itabaiana: lançamento pré-candidatura de Valmir de Francisquinho a prefeito e mais 74 pré-candidaturas a vereador se transformou num evento apoteótico no dia 1º de Maio. Por AndersonsBlog: “No Dia do Trabalhador, 1º de Maio, no Espaço Garfil, em Itabaiana, ali por volta das 18h, uma multidão começou a se formar. Quando, por volta das 19:30, a razão de todos estarem no local finalmente chegou, uma explosão de alegria e de manifestações de apoio como pouquíssimas vezes vistas na vida pública sergipana – talvez, para comparação, manifestações do tipo tenham ocorrido durante as Eleições 22 e, justamente, com a presença da mesma figura, da mesma liderança.”

Vídeo uma semana depois E continua AndersonsBlog: “E nesta quarta, 8, exatamente uma semana depois do ocorrido, AnderSonsBlog resolveu publicar esse vídeo, feito aqui pela própria casa, sem cortes, sem edição e sem filtro. E por qual razão esse delay de uma semana entre o ocorrido e esta publicação? Simples: este site queria ver até onde vai a mente humana na tentativa de diminuir manifestações verdadeiras, que emanam do povo, com o povo e para o povo.” Toda matéria aqui com o vídeo.

Aracaju: Pré-candidata a vereadora comprometida com ideias e propostas para a comunidade e servidores Graduada em serviço social e há sete anos trabalha na gerência de atendimento da Prefeitura Municipal de Aracaju, onde se tornou referência de atendimento aos servidores do município, Ângela de Miranda é uma mulher nordestina, cuja força e fé a motivam a seguir defendendo e apoiando os menos favorecidos. Comprometida com as causas da mulher e identificada com o compromisso que o PDT abraça está causa, escolheu o partido, democrata desde a origem e trabalhista por vocação. E já apareceu nas inserções do partido ao lado de outras mulheres candidatas.

Família e ações Ângela de Miranda Casada e mãe de dois filhos, é neta de dona Anita Santana, uma professora de Nossa Senhora das Dores, sua cidade-natal, de quem herdou a crença de que a responsabilidade de transformar a vida das pessoas é de todos. “Por conhecer as necessidades do servidores, bem como da população mais vulnerável de nossa capital, entendi que meu trabalho e ações  terão um impacto ainda maior disputando uma cadeira na Câmara Municipal de nossa capital”, explicou.

Delineando projetos Ângela reforçou que a campanha servirá para ampliar o debate com o eleitorado para delinear projetos, como por exemplo, na área de educação de excelência (com incentivos e apoio aos estudantes de destaque nas olimpíadas científicas), e no apoio às mães de crianças portadoras de PNE (com projeto para que as mesmas atuem de forma remunerada nas escolas onde os filhos estudam)

Delineando projetos II A pré-candidata do PDT lembrou ainda de projetos que possam dar suporte aos servidores com adequações aos planos de cargos e salários de forma a corrigir distorções e reconhecer melhores esforços. “Atuarei de forma qualificada com o conhecimento adquirido ao longo dos anos através da capacidade de suporte municipal e das necessidades da nossa cidade, adquiridas em visitas em todas as regiões e bairros de Aracaju, para fazer chegar à população os serviços de que necessitam”, registrou.

 Crescimento Sergipe registrou um aumento de 3,7% no volume de vendas do comércio varejista no mês de março deste ano. A variação foi a maior entre todos os estados do país, de acordo com dados da Pesquisa de Comércio (PMC), divulgados nessa quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan). Em relação ao mesmo período de 2023, houve crescimento de 7,5%. No acumulado no ano, com base em igual período do ano anterior, o avanço foi de 6,1%

 Fábio Andrade não tem vinculação política com Laércio Oliveira Em relação à nota publicada no Blog, a assessoria do Senador Laércio Oliveira informa que Fábio Andrade não tem nenhuma ligação política com o mesmo, portanto suas ações não correspondem à opinião do Partido Progressistas (PP). O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, também informou que Fábio Andrade não é dirigente da instituição, e sim vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Segundo ele, quando optou em seguir um projeto político neste ano, Marcos pediu para que o mesmo se afastasse das suas atividades no Cetur, que é um braço do turismo na Fecomércio/SE. “Quando ele me informou sobre sua filiação ao partido político, na mesma hora pedi que se afastasse”, disse.

 Desenvolvimento de Sergipe A Federação do Comércio ressalta que não tem finalidade político-partidária, sendo uma instituição que trabalha com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico de Sergipe, de seus municípios e sua população. Portanto, não tendo envolvimento com questões eleitorais. Respeitamos a decisão de quaisquer empresários que tenham suas preferências políticas, mas a Fecomércio não se envolverá de forma direta ou indireta em movimentações políticas.

Criminalidade em queda Em mais um levantamento sobre a segurança pública de Sergipe, a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) apontou que o número de homicídios de janeiro a abril deste ano (126 crimes) teve a maior redução dos últimos 21 anos, quando iniciou a série histórica. “Já passamos pelos quatro primeiros meses deste ano e continuamos mantendo a tendência de queda dos homicídios em nosso estado, ratificando a efetividade das nossas ações de segurança pública em Sergipe”, avaliou o secretário da Segurança Pública, João Eloy.

 Reimplante O ajudante de pedreiro Anderson Pereira, que teve uma amputação traumática no punho e passou por um procedimento inédito de reimplante de mão no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), recebeu alta médica. O paciente segue, a partir de agora, em acompanhamento no Ambulatório de Retorno Dr. José Maria Rodrigues do Huse. Ele estava internado desde o dia 21 de abril. “A melhor coisa do mundo foi que o médico conseguiu reimplantar a minha mão e a segunda é que vou retornar para a minha casa e encontrar com minha mãe e meus três filhos. Sou muito grato à equipe do Huse, só tenho que agradecer à equipe médica e de enfermagem por todos os cuidados. Fico sem palavras para agradecer a todo mundo e, principalmente, ao Dr. Alex”, contou o paciente.

Tribunal de Contas realiza capacitação sobre precedentes judiciais obrigatórios O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizou nesta quarta-feira, 8, a primeira etapa do curso

Foto: Cleverton Ribeiro/Dicom/TCE

“Tribunais de Contas e Tribunais Superiores: julgados recentes e relevantes”, com o objetivo de levar informação sobre os precedentes obrigatórios firmados no âmbito do poder judiciário e entender de que forma eles influenciam no trabalho dentro da Corte. Ocorrida na Escola de Contas Conselheiro Jorge Amado Nascimento (Ecojan) e voltada para os servidores da Casa​, a capacitação foi idealizada pela Diretoria Jurídica (Dijur).

Aprimoramento e Valorização  Conduzido pela advogada e auditora de Controle Externo II do TCE, Kaliany Varjão, o treinamento abordou assuntos como a “Formação de Precedentes Obrigatórios: evolução legislativa e doutrinária” e “Teses 157, 835 e 1287: inelegibilidade, prestação de contas do chefe do Poder Executivo e aplicação de sanções pelo TCE”. O curso faz parte do Projeto de Aprimoramento e Valorização dos servidores da Corte e terá continuidade nos dias 13 e 20 deste mês.

Temas específicos “Nós pinçamos alguns temas muito específicos, recentes e relevantes, proferidos principalmente pelo Supremo Tribunal Federal, para que a gente possa imergir nessas decisões, analisar os acórdãos e entender quais foram os aspectos fáticos que foram analisados nessas decisões e quais foram os fundamentos jurídicos utilizados para que esses processos fossem julgados e de que forma essa fundamentação jurídica interfere nos nossos processos aqui internamente”, ressalta Kaliany.

Interpretação A advogada conta que o TCE não está alheio aos ordenamentos jurídicos, uma vez que, dentro das suas funções, está o de julgar processos de contas em que sua competência também é assentada no texto constitucional. “É preciso que a gente tome conhecimento de como os Tribunais interpretam as nossas atribuições constitucionais, de como os Tribunais interpretam temas que a nós são muito caros e como o servidor, dentro desse sistema, deve reconhecer as nossas especificidades e também se permitem influenciar pelas decisões que são proferidas pelos tribunais superiores”, enfatiza.

 

 

 

 

 

 

Sebrae/SE reúne doações para o Rio Grande do Sul  Em solidariedade à população do Rio Grande Sul, que se encontra em estado de calamidade pública devido à tragédia que assola a região, o Sebrae Sergipe começou a reunir doações de alguns produtos que são de extrema necessidade neste momento. A instituição pede que sejam doados itens de higiene pessoal – como escova de dente, creme dental, sabonete e papel higiênico -, além de fraldas e água. As doações serão recebidas a partir de hoje, 9, na sede do Sebrae/SE, em Aracaju, localizada na Av. Tancredo Neves, nº 5.500, bairro América, e nos escritórios regionais de Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Propriá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rede Primavera lança campanha de arrecadação para ajudar vítimas de enchente no Rio Grande do Sul A Rede Primavera uniu forças para ajudar as populações atingidas pela maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. Em face das fortes chuvas e inundações que têm assolado o estado e provocado estragos em diversos municípios, a solidariedade e a ação conjunta tornaram-se imperativos. Por isso, foi lançada a campanha de arrecadação de roupas, agasalhos, kit de higiene pessoal, ração para animais, água potável, alimentos não perecíveis, toalhas, lençóis, fraldas descartáveis e calçados (se possível, deixar identificado masculino, feminino e infantil).As doações podem ser entregues em todas as unidades da Rede Primavera, na capital e interior do Estado.

No Sergipe rural deste sábado Emdagro intensifica vacinação nos rebanhos contra as clostridioses, Expovec consolida Sergipe na criação de ovinos da raça santa Inês, santuário de Itaporanga revela segredos da mata atlântica sábado as 7 horas e reprises no domingo e quarta às 8 horas na TV Aperipe canal 6.1.

Alese: Projeto ‘Visita à Casa do Povo’ recebe alunos da Faculdade Pio Décimo  A Assembleia Legislativa de Sergipe realizou ontem, 8, através da Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese), o projeto ‘Visita à Casa do Povo’. Foram recebidos 25 estudantes do primeiro período do curso de direito, da Faculdade Pio Décimo.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese

Dia especial A professora de introdução ao estudo do direito, Patrícia Nara, falou que este é um dia especial para os alunos. Ela contou que participou de uma visita quando estudava e ficou feliz em poder proporcionar este conhecimento.“Embora sejam alunos do primeiro período, que não tem muita experiência com o processo legislativo, é um momento muito importante para eles porque podem vivenciar na prática aquilo que em sala de aula a gente não tem como passar. Eu lembro muito dessa visita que eu fiz enquanto aluna e foi muito gratificante para mim, então trazer os alunos para conhecer um pouco da história é uma oportunidade única que todos deveriam experienciar”, falou.

Afinidade com o direito A estudante Isadora Oliveira disse que esta foi a primeira vez que esteve na Alese. Ela afirmou que este dia sempre será lembrado porque foi possível acompanhar de perto o que tinha conhecimento apenas pelos meios de comunicação. “Para mim, é uma honra porque quando a gente cria uma afinidade com o direito, tudo que engloba essa fonte de conhecimento se torna de suma importância. Eu estava muito ansiosa porque uma coisa é você ver por redes sociais e outra é pessoalmente”, pontuou.

Agendamento Os alunos foram acompanhados também pelo professor de ciência política e teoria geral do estado, Raimundo Melo. Além do plenário da Assembleia Legislativa, eles conheceram a Elese, a Biblioteca Marcelo Deda e a sala de comissões Deputado Guido Azevedo. Qualquer escola pública ou privada pode agendar uma visita por meio dos telefones (79) 3216-6802 / 6803 / 6845.

2º Desafio Liga Jovem tem inscrições abertas até junho A segunda edição do Desafio Liga Jovem já está com inscrições abertas, até 7 de junho, e estudantes, do 8º ano aos ensinos técnico e superior, de todos os municípios sergipanos podem participar. Essa é uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil e é resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Ideias do Futuro.

 Atividades O projeto consiste na promoção de atividades presenciais ou on-line que desafiam os jovens ao longo do ano a apresentarem soluções para problemas reais enfrentados por sua escola e comunidade. Esse tipo de atividade estimula o estudante a desenvolver habilidades empreendedoras e o trabalho em equipe, além de fomentar a formação de cidadãos críticos e atuantes. De acordo com a gestora estadual do Desafio, Débora Mendonça, a participação no Liga Jovem gera um aprendizado que enriquece a jornada do estudante em diversos aspectos da vida.

 Aprendizado De acordo com a gestora estadual do Desafio, Débora Mendonça, a participação no Liga Jovem gera um aprendizado que enriquece a jornada do estudante em diversos aspectos da vida. “O desafio leva uma experiência inesquecível para o estudante, principalmente, para aqueles que chegam na etapa final, pois conhecem um estado diferente e equipes com pessoas do Brasil inteiro. É algo que fica marcado para o resto da vida. Mas, mesmo para quem não chega na final, vejo importância nesse processo de participar de uma atividade que é lúdica e educativa, traz motivação, amplia e enriquece o repertório do estudante. Ele sai dos muros da escola, da universidade, cria, pesquisa e constrói uma visão mais ampla do seu entorno, da sua comunidade”, explicou.

 Equipes O trabalho tem início com a formação de equipes de 2 a 5 alunos e um orientador maior de idade. Os componentes são desafiados a apresentar o seu projeto inovador em um vídeo de cinco minutos, com soluções que façam uso de tecnologias, sejam elas digitais – como redes sociais, aplicativos e sites – ou mesmo analógicas. Para que esse trabalho se concretize, os estudantes vão seguir uma trilha de aprendizados com oficinas, palestras e mentorias que os auxiliem durante a elaboração do projeto.

Inscrições Ao fim do Desafio, os participantes receberão um certificado de participação e conclusão do curso. Os primeiros colocados vão participar de missões nacionais e internacionais, com despesas pagas pelo Sebrae, – a etapa internacional será realizada no primeiro semestre de 2025. As inscrições estão abertas no site do Liga Jovem, assim como a programação e os prêmios de cada etapa.

Livro “Project Thinking”, que convida os leitores a repensarem a forma como lideram equipes e conduzem projetos, será lançado em Aracaju A gestão de projetos é uma área que frequentemente deixa executivos e profissionais apreensivos devido à sua complexidade. Além dos desafios comuns, lidar com a gestão de pessoas pode tornar a condução de projetos uma tarefa árdua e estressante. Normalmente a cultura do “sempre foi assim” estabelece processos internos que muitas vezes sobrepõe as pessoas, colocando-as em segundo plano. Criar ambientes de trabalho mais colaborativos, inclusivos e, sobretudo, humanos, não é uma tarefa fácil.

 Abordagem inovadora Nesse contexto, surge o “Project Thinking”, uma abordagem inovadora que promove uma visão centrada nas pessoas e no pensamento criativo durante a jornada da solução real de problemas. Desenvolvido por Eduardo Freire, o “Project Thinking” oferece uma nova perspectiva sobre como enfrentar os desafios complexos da gestão, priorizando a compreensão profunda das necessidades das pessoas e promovendo uma experiência mais centrada nelas.

 Sobre o Livro No livro “Project Thinking”, Eduardo Freire convida os leitores a repensarem a forma como lideram equipes e conduzem projetos, colocando o ser humano no centro de tudo o que fazem. Ao longo de suas páginas, Eduardo compartilha suas experiências em formato de romance, assim como suas descobertas e reflexões sobre como a empatia e a valorização das pessoas podem revolucionar a maneira como gerenciamos projetos e lideramos equipes.

 Guia O livro surge como um guia para repensar a transformação organizacional, destacando que a jornada de transformação não se trata apenas de mudar processos, mas sim de evoluir ciclos e promovendo uma cultura mais humanizada. Com um conteúdo fora da caixa, o livro oferece insights reais e eficazes para impulsionar carreiras e organizações. Eduardo Freire acredita firmemente que a chave para o sucesso empresarial está na valorização das pessoas e na construção de ambientes de trabalho que promovam a colaboração e o crescimento mútuos.

 Pré-venda e Lançamento A pré-venda do livro já está disponível pela Amazon, e a FWK promoverá seu lançamento nas principais cidades, como: São Paulo, Aracaju, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador. “Nosso propósito é compartilhar essa jornada de aprendizado e crescimento com todos que buscam promover mudanças positivas no mundo corporativo”, afirma Eduardo Freire, que estará na semana que vem na capital sergipana. Em Aracaju, o lançamento do Livro ‘Project Thinking’ será no dia 13 de maio, às 18h30, durante o Tiradentes Innovation Center, na Arena Fortinet TLD. No evento, será possível saber dos bastidores da criação do livro, ouvir sobre o processo criativo e as expectativas de Eduardo Freire. Além de adquirir um exemplar em primeira mão, autografado pelo autor e idealizador da abordagem. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/lancamento-livro-project-thinking-em-aracaju__2436788

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

De moradores do conjunto Augusto Franco: “Um verdadeiro absurdo, um sushi ocupando toda a calçada da avenida 5 e ainda fez um puxadinho, a prefeitura não ver essa situação inclusive prejudicando a  acessibilidade das pessoas, em frente a lateral do Colégio Portela. ‎Estamos tentando um contato com uma autoridade da Prefeitura para fiscalização e nada. Vamos recorrer ao MP. “

 PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br 

 NOTA PÚBLICA

 CUT/SE manifesta apoio à população de Maruim vítima de alagamentos

 A Central Única dos Trabalhadores se solidariza com toda a população do município de Maruim que vem sofrendo com alagamentos devido às fortes chuvas no início desta semana.

 A diretora do SINTESE e da CUT/SE, Emanuela Pereira, é moradora do município de Maruim, e vem sofrendo na pele a angústia da população que teve suas casas alagadas, gerando problemas de saúde, perdas de móveis e perdas materiais no geral.

 A dirigente sindical esteve na tarde desta quarta-feira, dia 8 de maio, dialogando com o prefeito Gilberto Maynard sobre a situação do sistema de saneamento que está entupido de asfalto e cimento ocasionando todos os transtornos neste momento de chuva intensa.

 A diretoria da CUT se coloca à disposição para ajudar no que estiver ao seu alcance em busca de solução efetiva para um problema recorrente que prejudica e fragiliza a população de Maruim a cada novo episódio de alagamento.

 CUT e SINTESE distribuem 121 cestas a servidores de Maruim com salários atrasados

Acesse o site da CUT/SE (https://se.cut.org.br/) e saiba a situação que os servidores de Maruim estão enfrentando devido ao atraso de salários.

PELO TWITTER

 www.twitter.com/ayres_britto

 Quando o Capitalismo ganhar a lucidez do entendimento de que todos ganham se todos ganham, ele próprio ainda ganhará o mais precioso dos bens: um coração.

 www.twitter.com/_danrezende

 A minha Capital da Qualidade de Vida é top demais!

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/lindabrasilse

 Toda solidariedade à família de Valtinho do Acordeon, que fez sua passagem aos 70 anos. Nascido em Penedo mas criado em Ilha das Flores, o artista veio para Aracaju na década de 70 e em 1987 passou a se apresentar no Parque da Cidade, onde nunca mais se separou do acordeon.

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/gugachacra

 O Palestino, que derrotou o Flamengo na Libertadores, é um clube fundado por imigrantes palestinos que foram para o Chile. Assim como o Brasil recebeu muitos imigrantes sírios e libaneses, o Chile recebeu muitos palestinos no início do século 20. Na verdade, todos eram de vilas no Levante (região do Mediterrâneo Oriental) que integravam o Império Otomano. Os palestinos que imigraram para o Chile eram em sua maioria cristãos greco-ortodoxos ou de outras minorias cristãs de Belém, Jerusalém e Beyt Jala. São literalmente os cristãos da Terra Santa e muito engajados na defesa da causa palestina. O Clube Palestino de Santiago seria como o Clube Monte Líbano ou o Clube Sírio de SP, com a diferença de possuir um time profissional de futebol

www.twitter.com/BlogClaudioNun

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“Pensar pelos outros é, antes de tudo, negar-se a si mesmo, racionalmente.” Clarkson Moura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais