Genival Nunes destaca evolução tecnológica do Ecoparque de Rosário

                                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Planta do Ecoparque de Rosário do Catete.

Nos últimos dias, os sergipanos acompanham atentamente e, com preocupação, duas situações que envolvem diretamente a saúde deles, através do destino dos resíduos sólidos. A primeira foi a intervenção da Justiça Federal que pediu ao Ibama que proceda uma análise rigorosa na licença dada pela Adema para um aterro sanitário em Itaporanga D`Ajuda com denúncias de diversas irregularidades, inclusive contaminação do solo e mananciais. Do outro lado, retorna novamente o imbróglio da renovação da licença do Ecoparque de Rosário, por parte da Adema. Neste caso, não tem nenhuma irregularidade, pelo contrário o Ecoparque está se transformando em modelo para o país, com o a produção de energia limpa o biometano e vai utilizar uma tecnologia alemã para o tratamento do chorume.

Para tirar as dúvidas e ajudar no discernimento do leitor, o blog foi conversar com um dos maiores especialistas no assunto em Sergipe: Genival Nunes, biólogo, psicólogo, ambientalista, mestre doutor em saúde e meio ambiente, que já foi gestor da pasta do meio ambiente estadual no governo do eterno professor Marcelo Déda. Uma entrevista rápida, com perguntas e respostas objetivas para compreensão de todos:

Blog Cláudio Nunes – Qual o cenário atual do tratamento do lixo em Sergipe?

Genival Nunes – Para responder sua pergunta, acho interessante, primeiramente fazer uma breve exposição do comportamento da humanidade em relação aos resíduos sólidos. O lixo passou a ser um problema sério a partir da revolução industrial no século XVIII. Anteriormente, na idade média, os resíduos eram caracterizados, principalmente, por restos orgânicos (normalmente coletados pelos trapeiros) ou restos fisiológico, como fezes e demais excretas, ou roupas e utensílios não aproveitáveis. Não havia, na idade média, um volume significativo de inutilidades, este surge com a “evolução da humanidade”; aquilo que hoje chamamos de comodidade acabou gerado uma pilha de entulhos varridos para algum canto da sala.

A destinação final passou a ser um problema para qualquer gestor que administra um aglomerado humano. Todo ser humano produz lixo e, depois de produzi-lo, ninguém tem interesse em saber o seu destino até que, por algum problema técnico ou inoperância, o tal resíduo sólido fique acumulado na porta de sua casa. Mesmo assim (confesse!) você encontra um jeitinho de jogá-lo no primeiro terreno (vazio urbano) que tiver pela frente. O lixo é nossa parte podre de cada dia, materializada e fétida.

Em Sergipe, vivenciamos esse contexto de indefinição do destino dos resíduos até meados de 2010/2011, na época tínhamos cerca de 149 lixões (reconhecidos) espalhados pelos nossos sofridos 22 mil quilômetros quadrados de chão e água. Para você ter uma ideia, só agora em 2024, com a ação efetiva do MPE e MPF é que conseguimos fechar o último lixão e introduzir os estudos para o encerrado controlado.

Chegando ao cerne de sua pergunta. Se de um lado acompanho a evolução das tratativas para encerramento dos lixões, observo, com muita apreensão os acontecimentos que levam a incerteza quanto ao tratamento adequado do lixo lá na ponta, na destinação final. Eu acompanhei de perto o licenciamento do aterro em Rosário, eu era o Presidente da Adema na época. Foi um licenciamento rígido, até porque era o primeiro com possibilidades reais de implantação. O licenciamento durou cerca de 1 ano, obedecendo os rigores da lei, incluído os dados técnicos sazonais (feitos em época de chuva e seca). Resolvi fazer uma visita ao aterro (Ecoparque Rosário) e o que observo é uma operação e manejo dentro dos padrões técnicos e algumas evoluções significativas, como por exemplo o aproveitamento do gás metano (CH4) e o tratamento do chorume com reuso da água. Convenhamos; não há nenhum motivo para interdição do Aterro.

BCN – Como ambientalista, como você analisa o Ecoparque de Rosário em relação aos modelos adotados no país. Um empreendimento que recebe mais de 1,4 mil toneladas

Evolução tecnológica do Ecoparque de Rosário é destacada.

diariamente, que já recebeu investimentos de mais de 20 milhões e realiza a extração de biogás.

GN – É muito bom ver que o aterro licenciado a alguns anos atrás encaminha para uma evolução tecnológica digna de seu tempo. O aterro sanitário, se bem operado, é uma forma segura de destinação final de resíduos. Eu fiz uma visita ao local e aproveitei para fazer um breve checklist. Os pontos mais sensíveis da operação estão sendo modernizados, por exemplo: o chorume, líquido resultante da decomposição bacteriana, já é tratado aqui mesmo no local e não precisa mais acumular por muito tempo. Acompanhei a operação do processo de osmose reversa que trata o chorume transformando em água de reuso em um lodo perfeito para a compostagem, isso é coisa de ponta na operação de aterros no Brasil e no mundo.

Outro ponto sensível é a emissão de gases do efeito estufa (metano, por exemplo). Eles fizeram um sistema de captação dos gases produzidos no aterro para uma central de tratamento que, através do “flare” é queimado de forma controlada evitando a emissão para a atmosfera e contribuindo para redução do efeito estufa. Pude ver também que eles estão trabalhando para aproveitar esse metano para a produção de biometano.

Tem um velho ditado que diz: o bom mesmo é transformar limão numa limonada docinha e bem gelada. A meu ver é isso que eles estão fazendo; ao tratar o chorume ele produz água para usar na contenção da poeira das estradas internas e das bermas (estruturas utilizadas para garantir a estabilidade global do conjunto formado pelo solo mole e pelo aterro).

BCN – Por fim dá para comparar o Ecoparque de Rosário com o aterro de Itaporanga?

GN – a grande vantagem do Ecoparque é tirar proveito do que seria um passivo e transformar inteligentemente em um ativo e, ainda por cima promover uma grande mudança na qualidade da operação. É fundamental separar um aterro sanitário de um aterro controlado. O primeiro (aterro sanitário) é uma obra de engenharia relativamente complexa e que necessita de um licenciamento ambiental extremamente cuidadoso e responsável, adequando corretamente o empreendimento as condições socioeconômicas e ambientais do local. Além de tudo requer uma operação bem assistida pelo órgão ambiental que o licenciou. Esse é o tipo de empreendimento que órgão ambiental tem que ser vigilante através de constante fiscalização, não pode ficar esperando o automonitoramento apenas.

O aterro controlado não é uma obra de engenharia, é apenas o recobrimento do lixo, acompanhado ao não da compactação. Nesse caso, não existe controle do percolado, nem de emissões atmosférica. É fundamental destacar que não existe nenhuma premissa legal para licenciamento de aterro controlado, este é tão ilegal quanto os lixões.

Aterro de Rosário continuará aberto. Parabéns, PGM e TJSE. Novo presidente da Adema precisa chamar o feito à ordem E mais uma vez o Tribunal de Justiça de Sergipe, através de decisão da Juíza da 18ª Vara Cível de Aracaju, Christina Machado, mostra o compromisso com a saúde pública, ao cassar parcialmente a tutela de urgência que determinava o fechamento do aterro sanitário de Rosário do Catete.

Ação A decisão foi por conta de uma ação de tutela de urgência ajuizada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) com o objetivo de suspender os efeitos do auto de interdição da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), que desencadeou a suspensão do funcionamento do aterro sanitário contratado pela Prefeitura de Aracaju, situado no município de Rosário do Catete.

Compromisso com o interesse público Como a Adema está com um novo diretor-presidente desde setembro do ano passado, o blog acredita que o gestor George Trindade, que por onde passou sempre foi comprometido com o interesse público, vai acabar com essa celeuma que ocorre quase todo ano e, de uma vez por todas renovar a concessão da licença do aterro, já que o mesmo está de acordo com a legislação ambiental. Somente em Aracaju são 650 toneladas de lixo diárias.

Diálogo Estão de parabéns a PGM e o TJSE por entenderem que a saúde pública e a legalidade devem ser respeitadas em benefício da coletividade. Que o novo comandante da Adema, George Trindade chame o feito à ordem e abra o diálogo firmando a prevalência do interesse da coletividade, acima dos interesses de alguns que pensam que podem mandar mais que a lei.


Jabuti na árvore É verdade que naquele órgão fiscalizador ainda tem um jabuti na árvore que foi erguido através de uma torre que não se sustenta por conta dos tentáculos sujos conhecidos por todos os gestores sérios, inclusive o judiciário? 

Nomeado arcebispo Após um longo período de espera (9 meses, uma gestação) e conforme anunciado pelo blog há dias, foi nomeado, ontem, pelo Papa Francisco, o arcebispo de Aracaju: d. Josafá Menezes da Silva. Ele estava exercendo a função de arcebispo de Vitória da Conquista/BA. O blog dá as boas vindas e espera que os ventos da mudança cheguem para que a arquidiocese retorne ao caminho da paz e da comunhão entre os católicos. Ontem mesmo o futuro arcebispo encaminhou mensagem ao povo da arquidiocese de Aracaju. Aqui.

Lançamento dos festejos juninos 2024 E o governo do Estado dará uma entrevista a imprensa para o lançamento dos festejos juninos deste ano como também o calendário de eventos de 2024. Parabéns, o blog sempre cobrou a antecipação para que as agências de viagem possam vender os respectivos pacotes. Será na próxima sexta-feira, 15, no Cariri Restaurante e Casa de Forró na orla da Atalaia às 7h.

Um vexame! Em Itabaiana, Valtênio Sousa, da secular Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, vê Edson da Ethos tentar tomar na Justiça um terreno que havia doado à instituição. E a população assiste abismada  Deu no AndersonsBlog: “Dá com uma mão, toma com as duas! – Caiu quase que como uma bomba sobre a cabeça da sociedade itabaianense a luta judicial do pré a prefeito, Edson da Ethos (PSD), pedindo devolução de um terreno doado pela empresa à Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga do Brasil, do alto de seus 279 anos de existência. O empresário pode fazer o que bem quiser na hora de doar, mas não dá pra considerar normal que ele peça de volta algo que doou. Mas a situação consegue piorar: Valtênio Sousa, maestro da filarmônica, disse com todas as letras, em entrevista a Roosevelt Santana, na Nova Princesa FM, que esse mesmo terreno havia sido loteado e vendido pela empresa ‘doadora’, sendo que quem comprou, ao saber que a área pertencia a instituição cultural, foi pedir o dinheiro de volta. Ou seja: doou, se arrependeu, loteou, vendeu e, pra não passar mais vexame ainda, foi a Justiça pra desfazer a doação. Edson começou bem mal no intento de convencer Itabaiana de que pode gerir os destinos do município, né não?”

Jeferson parabeniza Eduardo Côrtes, novo procurador-geral de contas do Estado de Sergipe O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, participou ontem, 13, da posse de Eduardo Côrtes como procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe  (MPC/SE). “Eduardo é um respeitado profissional do Direito que, com seu conhecimento e experiência, vai agregar valor às ações institucionais do MPCE”, disse Jeferson. Eduardo Côrtes, que substitui João Bandeira de Melo na chefia do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe, é bacharel em Direito, professor de Direito Constitucional e Administrativo, foi técnico judiciário e defensor público.

Discurso de saudação Coube ao conselheiro Ulices Andrade, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), fazer, em nome do colegiado, o discurso de saudação ao novo procurador-geral do MPCE. Ele disse que Eduardo Côrtes “é um exemplar servidor público de carreira” e “um dos técnicos mais notáveis e respeitados do MPC”.

Momento histórico Segundo Ulices, este é um momento histórico para o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. “Com a conselheira Susana Azevedo na presidência do TCE e com o Eduardo Côrtes na procuradoria-geral do MPC, essas instituições vão aprimorar ainda mais as aplicações de suas funções constitucionais, vão desenvolver com ainda mais eficiência as suas ações institucionais e, claro, vão poder prestar melhores e mais relevantes serviços à sociedade sergipana e à própria causa pública”, afirmou.

Pautas De acordo com o conselheiro, “pautas importantes e conjuntas vão cuidar objetivamente do oferecimento da mais adequada instrução dos seus próprios jurisdicionados, para que eles façam melhor os seus próprios trabalhos de controle interno; vão promover efetiva e mais rigorosa fiscalização dos atos administrativos de todas as entidades públicas”.

Legitimidade No discurso, Ulices disse ainda que “de forma articulada, o TCE e o MPC de Sergipe, atuarão para defender com ênfase os interesses da justiça, da administração e do erário público, para assegurar a probidade da ordem jurídica, para preservar e restaurar a moralidade das gestões, fortalecer o controle social da administração pública e manter a regularidade do exercício dos Poderes, empreendendo sempre as medidas cabíveis, legítimas e legais”.

 Transformação Social No discurso de posse, Eduardo Côrtes enfatizou sua identificação com o Ministério Público, na defesa da justiça social e do Estado democrático de Direito. “Foi justamente com o Ministério Público, este órgão autônomo, também ele, da Constituição cidadã – defensor da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais – que me identifiquei plenamente e para o qual confluíram meus anseios de trabalhar por um Direito que fosse instrumento de transformação social, nunca de legitimação de injustiças”, disse.

EJA em Laranjeiras registra recorde de alunos matriculados em 2024 A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem transformando sonhos em realidade. Isso porque essa é uma modalidade de ensino que dá oportunidade às pessoas de, na maioria dos casos, entrarem pela 1ª vez em uma sala de aula, para aprender a ler e escrever ou voltar a estudar. Por isso, a Prefeitura de Laranjeiras tem investido cada vez mais na atração dos moradores para a escola, e neste ano de 2024, registrou um recorde de alunos, com mais de 2500 estudantes matriculados, nos turnos tarde e noite, em nove escolas municipais.

Fatores Este feito se deve a vários fatores, como o Busca Ativa Escolar, a melhoria da estrutura das escolas, a descentralização dos polos, que hoje abrangem o centro, bairros e povoados, com escolas mais perto das comunidades, até transporte confortável, distribuição de kits de material escolar e alimentação de qualidade. Além disso, um diferencial que só Laranjeiras tem é o PAE (Programa de Auxílio Estudantil), que repassa um valor mensal a cada aluno. A soma desses investimentos faz com que a população se enxergue dentro de uma sala de aula. Muitos pais e avós ao matricularem crianças e adolescentes, agora em 2024, também realizaram a própria matrícula.

Valorização e capacitação Outros fatores importantes para o aumento do número de matrículas são a valorização e capacitação dos professores, que, com salários em dia, melhores condições de trabalho e treinamento adequados, oferecem um ensino com mais qualidade e uma linguagem mais acessível para este público específico, que utiliza o papel e a caneta como objetos de mudança de vida e realização de sonhos.

Orgulho Para o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo (Juca), os dados são motivo de orgulho, já que, nunca na história do município houve tantos alunos matriculados na EJA. “Isso é um orgulho para mim, não só como gestor, mas como pessoa. É gratificante poder proporcionar oportunidades de transformação através da Educação. Muitas dessas pessoas nunca entraram em uma sala de aula e outras foram obrigadas a abandonar os estudos por diversos motivos, mas agora estão em escolas reformadas e com toda estrutura, com o seu kit escolar, transporte e alimentação de qualidade”, disse o gestor.

Investimento Juca destacou ainda que: “o investimento público faz com que a população perceba a importância da Educação como algo transformador. A escola passa a ser um ponto de encontro e muitos aproveitam não só para aprender a ler e escrever, mas também para interagir e deixar de lado a ociosidade. Ao longo da gestão investimos muito e temos muito mais a fazer. Este é o resultado de um esforço constante de toda a equipe de governo”, frisou.

Medida acertada A partir dos próximos jogos, as torcidas organizadas em Sergipe não poderão entrar nos estádios de futebol, nos jogos do Campeonato Sergipano, com faixas, bonés, calças, agasalhos, bandeiras e quaisquer outras indumentárias que identifiquem os grupos organizados. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, após a publicação da Portaria 334/2024 no Diário Oficial do Estado definindo as normas.

Medida acertada II A SSP informou que a portaria foi elaborada com base nos estudos operacionais feitos pela própria secretaria, além do Conselho Estadual da Segurança Pública e recomendações do Ministério Público. As normas também têm como base a Lei Geral do Esporte, sancionada pelo Governo Federal em 2023. A conduta das torcidas organizadas será fiscalizada pelo Comando do Policiamento Militar Especializado (CPME), que comunicará as alterações em relatório destinado à Secretaria da Segurança Pública de Sergipe e órgãos vinculados, Ministério Público e Tribunal de Justiça Desportiva de Sergipe (TJDSE).

“Temos um cenário extremamente favorável para novos negócios”, avalia Cristiano Cavalcante durante Sergipe Day Voltada à prospecção de novos negócios, a 2ª edição do Sergipe Day aconteceu no Rio de Janeiro, na última terça-feira, 12. O evento, que torna Sergipe o ponto central de debates com foco nas potencialidades e oportunidades, principalmente no setor de óleo e gás, abre espaço para novos investimentos, que poderão ser convertidos na geração de novos empregos no Estado.

Objetio cumprido Na avaliação do deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), que acompanhou o evento, o objetivo da missão foi cumprido.  “Sergipe apresenta um cenário extremamente favorável para novos negócios, com uma legislação moderna, potenciais a serem explorados e uma gestão que tem como foco a geração de emprego e renda. Prova de que esse cenário chama a atenção é um auditório completamente lotado de investidores, de diversas empresas, que vieram conhecer de perto o que nosso Estado pode oferecer”, afirmou o deputado.

Fomento Ainda segundo o parlamentar, que é líder do bloco governista na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), o Legislativo Estadual teve a disposição para ajustar a legislação para fomentar a criação de novos postos de emprego. “A ALESE aprovou diversas pautas encaminhadas pelo Governo do Estado que são necessárias para a melhoria do ambiente de negócios de Sergipe, principalmente durante o ano de 2023, o que vem influenciando positivamente esse cenário, o que permitiu que fossem apresentados avanços significativos na legislação estadual. Encerro a participação no Sergipe Day otimista, por ter a certeza de que Sergipe está fazendo o que é possível para que possamos atrair os investimentos necessários para o desenvolvimento econômico de nosso Estado”, concluiu Cristiano.

A culpa não é da maré alta, é do modelo de cidade que estamos construindo”, alerta Breno Garibalde Os impactos gerados pela alta da maré na capital sergipana foram tema do pronunciamento do vereador Breno Garibalde no plenário da Câmara de Aracaju.  “Não adianta dizer que a culpa é da maré nem das chuvas. A culpa é do modelo de cidade que vem sendo construído há muito tempo. Todo ano isso se repete e nada é feito para resolver de vez todos os problemas de alagamento. Chove, as ruas alagam e a mobilidade de Aracaju não funciona. Isso não é normal!”, alertou o parlamentar.

Mesmos erros Ainda em sua fala, o vereador ressaltou que a Zona de Expansão está crescendo com os mesmos erros que já acontecem em outros bairros da cidade. “O que me preocupa é que a solução que estão dando é o aterramento de lagoas e ocupação das áreas de mangue. Ninguém pensa em área permeável, em arborização, nem recuperação dos nossos ecossistemas”, afirmou.

 Especulação imobiliária Na visão do parlamentar, grande parte dos problemas estruturais dos bairros da capital são resultado de um Plano Diretor defasado.  “Aracaju continua crescendo apenas de acordo com os interesses da especulação imobiliária. As construtoras levantam os condomínios, desmatam centenas de árvores para isso, e nosso Plano Diretor permite. Até quando nosso PDDU vai continuar parado, permitindo a ocupação das áreas de rios e de mangue? É necessário que sejam tomadas providências urgentes”, critica o vereador.

SINDMUSE leva ao MPF irregularidades na aplicação da Lei Paulo Gustavo em Sergipe  CUT/SE: Na manhã da terça-feira, dia 12 de março, o Sindicato dos Músicos Profissionais de Sergipe (SINDMUSE), acionou o Ministério Público Federal para denunciar todas as irregularidades na aplicação da Lei Paulo Gustavo em Sergipe. A ação do SINDMUSE pede uma atitude enérgica dos órgãos competentes de fiscalização a respeito das irregularidades que haviam sido denunciadas por vários artistas de Sergipe, tanto através da matérias publicadas no site da CUT Sergipe, como reportagens escritas no site da Mangue Jornalismo, também através da Carta Aberta publicada pelos parecistas que avaliaram os editais de cultura. Toda matéria aqui.

Unidades do Ipesaúde realizam ações voltadas para a saúde e autocuidado das mulheres Ontem, 13, pela manhã, o Centro de Endocrinologia e Diabetes e a Unidade do Ipesaúde em Nossa Senhora das Dores realizaram ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Durante os dois eventos, as beneficiárias puderam participar de serviços de saúde e autocuidado ofertados pelas unidades da autarquia.

Projeto No Centro de Endocrinologia e Diabetes, a ação integrou o Projeto ‘Sala de Espera’ e contemplou as beneficiárias e colaboradoras, que na oportunidade puderam participar de uma dinâmica elaborada pelas assistentes sociais Simone Dantas, Zaíra Góes e Jéssica Leny, além de também usufruírem de serviços de maquiagem e de auriculoterapia.

Conquistas A assistente social Simone Dantas fez a abertura da ação no Centro de Endocrinologia e Diabetes com uma breve contextualização histórica sobre o 8 de março, ressaltando a importância da luta empreendida no passado para que na atualidade as mulheres desfrutem das mais diversas conquistas como, por exemplo, melhores salários e condições de trabalho.

Relevância A coordenadora do Centro, Kelly Bignardi, também destacou a relevância da atividade, ao ressaltar que foi um momento em que as beneficiárias puderam desfrutar de cuidados com a saúde e a beleza. Ela disse ainda que nesta quinta-feira, 14, às 9h, haverá um segundo momento da ação, com a realização da palestra com a psicóloga Luciana Porto. “Ela vai falar sobre a história da mulher sergipana, os papéis e lutas sociais e conquistas das mulheres do nosso estado na sociedade”, informou.

Sucesso As beneficiárias e colaboradoras participarem ativamente e gostaram muito da ação. Maira Shunk Machado estava acompanhando a sua mãe, a beneficiária Josefa dos Santos Carvalho, na consulta ao nutricionista e aproveitou para marcar presença no evento. “A dinâmica realizada ajudou bastante, porque fez com que as pacientes visualizassem a necessidade de praticar mais o amor-próprio”, considerou. Raimunda Castro, que estava acompanhando a irmã, também achou a dinâmica muito boa. “Gostei de tudo. Nos fez refletir direitinho, foi ótimo”, avaliou.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/LeonardoBoff

 A humanidade está envergonhada:assiste inerte o assasssinato de nossos semelhantes,sem se moverem.Os europeus dizem muitas palavras.Sempre  mentem como mentiram enquanto colonizadores. Os USA só sabem fazer guerra e nada aprendem.Isso parará um dia ou vamos juntos à fossa comum?

 www.twitter.com/TheInterceptBr

 Associar nordestinos a pessoas famintas é uma prática comum nas redes, e representar a região como sofrida (alô, Globo!) só mantém o preconceito. E os xenófobos anti-Nordeste parecem ter uma estranha obsessão com um animalzinho da região. Por @fabi2moraes https://tibr.in/vozes-fabi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/EspacoMilitar

CRIANÇAS INTERNADAS NA ALA PEDIÁTRICA DO SETOR DE ONCOLOGIA DO HUSE, ESTÃO PRECISANDO DE DOAÇÃO DE SANGUE DE QUALQUER TIPO SANGUÍNEO – http://espacomilitar.com/2024/03/criancas-internadas-na-ala-pediatrica.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

 

Frase do Dia

“Restituí a saúde aos doente, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os demônios. Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes”. São Mateus, 10:8. Jesus falando sobre mediunidade e gratuidade com os discípulos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sorrisos, saudações, acenos e muitas felicitações pelos 11 anos de Pontificado do Papa Francisco. Este foi o clima inicial da Audiência Geral desta quarta-feira, 13 de março, mesma data que marca a eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio no Conclave de 2013. A bordo do papamóvel, o Santo Padre retribui o afeto dos fiéis expressando um dos seus traços mais fortes: a ternura.Ao iniciar a Catequese, o Papa explicou aos fiéis que, devido a um resfriado, ainda não pode ler a catequese e convidou os presentes a escutarem com atenção o conteúdo proposto: “Dou-lhes as boas-vindas, ainda estou um pouco resfriado, por isso pedi ao monsenhor para ler a catequese. Estejamos atentos, acredito que nos fará muito bem!” Toda matéria aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-03/papa-audiencia-geral-catequese-13-marco-2024-virtudes.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais