Georgeo cobra explicações sobre licença Adema aterro em Itaporanga

        Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) cobrou explicações para a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) sobre as licenças ambientais para um aterro sanitário instalado em Itaporanga d’Ajuda, no leste de Sergipe. Em discurso feito na Assembleia Legislativa, o parlamentar exibiu uma matéria feita pela TV Atalaia falando sobre denúncias de corrupção no órgão ambiental que estão sendo investigadas.

O caso refere-se ao Centro de Tratamento de Resíduos, localizado entre os povoados Rio Fundo e Terra Dura, na zona rural de Itaporanga. A unidade é administrada pela empresa Termoclave Ambiental, que, segundo investigações, pagou propinas a ex-funcionários da Adema a fim de obter as licenças ambientais para o funcionamento. Para Georgeo, é preciso revogar a permissão. “A Justiça está de olho na emissão dessas licenças emitidas em circunstâncias que estão sendo investigadas criminalmente, afinal, há a suspeita de corrupção nesse processo. Como é que o aterro está funcionando normalmente com uma irregularidade desta?”, questionou o deputado.

 Em frente ao empreendimento, uma placa informa que a unidade tem permissão para operar até agosto de 2026. Georgeo lembrou a função fiscalizadora da Assembleia Legislativa e pediu para a Comissão de Meio Ambiente na Casa cobrar da Adema as devidas explicações. “É um caso muito grave, com indiciamento de ex-servidores pelo recebimento de propinas. Como que a empresa pode continuar funcionando normalmente diante dessa suspeita? É preciso investigar e saber qual a justificativa dessas licenças ainda terem validade”, finalizou Georgeo.

 

Caso secretário Marcos Leite Franco. A pergunta q não quer calar: pq o governador nao afastou desde novembro? A SSP não alertou? Caso gravíssimo! O jornalista Wendal Carmo deu em primeira mão ontem, 12, o caso de violência contra a mulher envolvendo o secretário de Estado do Turismo, Marcos Leite Franco. O BO foi registrado em novembro e só agora a imprensa tomou conhecimento. A vítima – a esposa –  cita agressões físicas e psicológicas desde 2016. Durante todo este tempo ninguém avisou ao governador um caso desta gravidade? Fábio Mitidieri deveria aproveitar e fazer um “faxina moral” em determinadas áreas.

Escoriações no corpo e relatório psiquiátrico Wendal Carmo escreveu no X, antigo twitter: “Documento traz, ainda, imagens de escoriações em diversas partes do corpo e um relatório psiquiátrico que atesta surgimento de transtornos e uso de ansiolíticos após episódios de violência. Ainda assim, vítima não quis denúnciar porque “acreditava em mudanças no comportamento”. O pedido de indiciamento contra Marcos Franco foi apresentado ao Tribunal de Justiça no dia 2 de fevereiro. Desde então, corre em segredo de justiça. A defesa do secretário me disse ontem que não irá se manifestar publicamente sobre o caso. O espaço segue aberto.”

 Morre aos 74 anos o jornalista Edvar Caetano E foi cremado ontem à tarde o corpo do jornalista e bancário aposentado Edvar Caetano. Ele tinha 74 anos e enfrentava um tratamento grave nos últimos anos. A solidariedade do blog aos familiares. Edvar era superintendente do Cinform On Line.

 Governador cobra execução do Águas Profundas Presente na 2ª edição do Sergipe Day, evento que apresenta potencialidades do estado na área de petróleo e gás, o governador Fábio Mitidieri cobrou da Petrobras a execução do programa Águas Profundas, que abre um novo horizonte de investimentos, trazendo uma série de oportunidades com produção de gás em profundidade d´água acima de 2.500 metros (alcançando até 3 mil metros), incorporando inovações de última geração.

Importância “O presidente Lula, ao destinar R$ 116 milhões do PAC para Águas Profundas em Sergipe, demonstra a importância do projeto para o estado e para o país. Acredito que vamos conseguir fazer a exploração do gás para dar mais oportunidade ao nosso povo. Queremos que Sergipe seja indutor do desenvolvimento”.

Yandra Moura integra delegação brasileira na 68ª CSW e fortalece debate internacional sobre igualdade de gênero A deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, deu início aos trabalhos na segunda-feira, 11, na sede da ONU em Nova York. A parlamentar participa da 68ª CSW, a Comissão sobre a Situação da Mulher, o principal órgão global dedicado à promoção da igualdade de gênero.

Única representante do NE Junto com Yandra, única representante do Nordeste, as deputadas federais Ana Pimentel (PT-MG), Ana Paula Lima (PT-SC), Benedita da Silva (PT-RJ), Maria do Rosário (PT-RS) e Laura Carneiro (PSD-RJ) compõem a delegação brasileira, sob a liderança da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Unindo forças, essas parlamentares transcendem as divisões partidárias em prol da defesa dos direitos das mulheres.

Debate ampliado “A presença das deputadas federais de várias partes do Brasil amplia significativamente o debate sobre igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres. Participamos ativamente de reuniões bilaterais com parlamentares e autoridades de outros países, reforçando o compromisso nacional em contribuir para o avanço da participação em espaços de poder e na redução das desigualdades”, afirmou Yandra.

Empoderamento Na segunda-feira, as participantes da 68ª CSW estiveram envolvidas em discussões diretas, como a moderada pela chefe do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da ONU, Sylvia Poll, com o tema “Empoderando e Investindo nas Mulheres: Como a Inclusão Digital Pode Reduzir a Divisão de Gênero”.Ao longo da semana, diversos debates estão programados, nos quais a deputada Yandra Moura participará, incluindo temas como erradicação da pobreza e justiça econômica para todas as mulheres.

Deputado Sérgio Reis recebe ameaça de morte através de áudio Infonet: O deputado estadual Sérgio Reis (PSD) recebeu ameaças de morte através de um áudio que vem circulando nas redes sociais. “Descarregava uma pistola na cabeça dele”, diz um homem não identificado na mensagem de voz. No áudio compartilhado, o homem chama o deputado de ladrão e o ameaça, dizendo que o esperaria na frente da Assembleia para descarregar uma pistola em sua cabeça. Em suas redes sociais, Sérgio afirma ter recebido a notícia das incitações de crimes de violência contra o mesmo na última segunda-feira, 11.

Representação Continua a matéria: De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Civil recebeu a informação e a Delegacia Regional de Lagarto foi contatada pela assessoria jurídica do deputado. Segundo os representantes do parlamentar, Sérgio fará uma representação formal. Ainda conforme o órgão, a polícia já teve acesso ao áudio, mas aguarda o pronunciamento da vítima para continuidade no procedimento, conforme previsto na legislação.

Sergipe Day: potencialidades e oportunidades O Sergipe Day se firma como um dos principais fóruns de debate sobre as potencialidades e oportunidades do estado. O evento, que aconteceu na terça-feira, dia 12, na cidade do Rio de Janeiro, é uma iniciativa do Governo de Sergipe e FGV Energia. A conferência chegou a sua 2ª edição mantendo o propósito de divulgar as oportunidades do estado, especialmente no setor de petróleo e gás.

 Comprometimento e visibilidade O evento demonstra comprometimento do Governo do Estado em trazer maior visibilidade às oportunidades existentes em Sergipe a partir das atividades do setor de petróleo e gás e assim, buscando atrair investimentos que promovam o desenvolvimento econômico de Sergipe. A programação que durou o dia inteiro contou com a presença de representantes do governo federal, estadual, players do setor e líderes empresariais.

Projeto de Neto Batalha prevê orientação de primeiros socorros aos pais de recém-nascidos O deputado estadual Neto Batalha (PP) apresentou um Projeto de Lei para hospitais e maternidades ofereçam aos pais de recém-nascidos orientação de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. A medida atinge hospitais e maternidades públicas e privadas em todo território sergipano.

Orientações “Sabemos que a orientação médica, de socorristas ou dos bombeiros através de telefone, embora já existente e realizada de forma corriqueira, pode não ser eficiente em muitos casos, tendo em vista a emergência da situação. Por isso, as orientações devem ser repassadas antes mesmo da alta do recém-nascido”, explica o deputado estadual.

Recomendação Ainda segundo o autor do projeto, há uma recomendação para a fixação de cartazes contendo informações em local visível e de fácil acesso nos hospitais e maternidades, bem como a disponibilização de materiais gráficos para distribuição aos pais dos recém-nascidos. Segundo dados do SUS, entre 2009 e 2023, o número de mortes por engasgos notificados em crianças com faixa etária de 0-9 anos, no Brasil, foi de 2.193 óbitos. Do total de mortes, 72% foram de bebês menores de um ano e 21,6% de crianças de um a quatro anos.

Ferramentas Diante de tais informações, pode-se concluir que uma das principais ferramentas para prevenção de óbitos é o treinamento de pais e/ou responsáveis para prestar os primeiros socorros diante de ocorrência de engasgamento e aspiração de corpo estranho, leite materno ou até mesmo com a própria saliva. “Tenho certeza que uma vez aprovada nossa iniciativa, podemos evitar a morte súbita de muitos recém-nascidos”, acredita Neto Batalha.

Monitor da Violência Sergipe foi o estado que mais reduziu mortes violentas no Brasil. Segundo o Monitor da Violência do G1, entre 2022 e 2023, Sergipe reduziu em 22,6% as mortes decorrentes de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de óbito. A redução no estado foi muito maior do que a registrada nacionalmente, que foi de 4%. Os dados, divulgados pelo G1 nesta terça-feira, 12, confirmam o levantamento apresentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgado em fevereiro deste ano. No levantamento do MJSP, a redução também foi superior a 22%. No mapeamento do MJSP, a média nacional de redução também foi de 4%.

Escola do Legislativo de Aracaju cria série sobre os 169 anos da capital sergipana No dia 17 de março, Aracaju completa 169 anos e, para homenagear a “pequena notável”, a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju, produziu uma série intitulada “Aracaju, 169 anos”, dividida em sete episódios.

Planejamento De acordo com a coordenadora da Escola do Legislativo, Irla Suelem, a proposta surgiu a partir do planejamento estratégico para as mídias sociais pelo assessor de comunicação, Lucas Oliver. “A cada mês, a Escola traz uma atividade que envolve mídias sociais e, desta vez, o mês de março ganhou duas produções maravilhosas: a primeira sobre o Dia Internacional da Mulher e, a segunda, sobre o aniversário da nossa cidade”, destaca.

Pertencimento Para o assessor de comunicação e idealizador do projeto, Lucas Oliver, a série une a história da mudança da capital com os pontos turísticos que embelezam Aracaju. “O meu objetivo é contar a nossa história para a geração da internet e criar um sentimento de pertencimento, além de passear por pontos turísticos e contar a história deles. O morador nascido em Aracaju precisa conhecer sua origem. Passar pelos pontos turísticos e não saber quem foram os homenageados com os nomes das praças ou não saber sobre as praias ou parques, com certeza, ele não conhece a história da sua família, do seu povo, da sua rua”, explica.

Quatro episódios “Quando apresentei o projeto, a diretoria da Escola do Legislativo, por unanimidade, aprovou e eu trouxe meus equipamentos de iluminação, gravação, microfone e convidei os entrevistados. O professor Amâncio Cardoso é referência e não podíamos deixar de convidá-lo para essa obra. Dividimos em quatro episódios, o escritor Amâncio contando a história da mudança da capital e após esses primeiros episódios vamos visitar alguns pontos turísticos e falar sobre eles com a guia Sheila Oliveira, que vai falar sobre os mercados municipais e com o Carlos Viana, professor de história, que vai nos apresentar o Museu da Gente Sergipana. Além de outros pontos turísticos que estão por vir”, faz suspense o idealizador da websérie e jornalista, Lucas Oliver.

 Qualidade A jornalista e professora de português, Elis Oliveira, parabeniza a unidade escolar pela iniciativa de produzir um documentário sobre Aracaju. “Fiquei impressionada com a qualidade e com a ideia de produzirem um documentário para as redes sociais sobre Aracaju. 17 de março é um marco importante para o desenvolvimento da nossa querida cidade. Parabéns a todos os envolvidos e que esta iniciativa inspire outros temas e outros órgãos”, finaliza a professora de português e jornalista Elis Oliveira. Os interessados podem conferir os episódios I e II pelo Instagram da Escola do Legislativo: https://www.instagram.com/escoladolegislativocma/

Mistura de samba e sertanejo marcará edição do Sarauzin na AABB dia 23 de março O Sarauzin XXIX, o primeiro de 2024, será marcado pela mistura de dois dos ritmos mais queridos no país: o samba e o sertanejo. Baladinha conceito do Clube, a festa ocorrerá no dia 23 de março, na AABB de Aracaju, a partir das 15h, sob o comanda da Roda de Samba do Clube e com participações de artistas especiais.

8 horas Com patrocínio oficial do Banese Card, a edição XXIX traz o verde como cor oficial da festa. Padrão Clube, o evento terá oito horas de muita diversão e de experiências incríveis. No repertório, clássicos e hits atuais dos dois ritmos em uma seleção que promete encantar e envolver o público. Nos vocais da Roda de Samba, já estão confirmados Igor Barboza, Matheus Andrade, Geo e Guilherme Oliveira. Entre as participações especiais estão Teca Monteiro, Roberto Sare, Beto Salles, Luís Fernando, Pedro Henrique, Matheus Maya e Fellipe Mariano.

Ingressos Os ingressos do Sarauzin XXIX estão à venda na Houze da Bázico, localizada na Praça Assis Chateaubriand, nº 183, bairro Salgado Filho, e também  no site Bilheteria Digital. Também é possível fazer a aquisição dos ingressos por meio dos comissários oficiais do evento. Outras informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram @sarauzinn e também por meio do telefone (79) 99975 1218 (WhatsApp).

 PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Por Clarkson Ramos Moura 

SEIS ANOS DE NÃO REVELAÇÃO

DA MOTIVAÇÃO E MANDANTE

HOJE, FAZ SEIS ANOS DA EXECUÇÃO SUMÁRIA E TRUCULENTA DESSA GUERREIRA-MÁRTIR E DE SEU MOTORISTA, ANDERSON GOMES.

E NADICA DE NADA!

 

 

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/braynerr

Alô gente!! Estou me recuperando bem e muito em breve estaremos juntos aqui no X , nas redes sociais e na coluna. Aliás, tinha um furo importante que seria divulgado nesta terça-feira mas, não foi divulgado em razão problema de saúde. Aguardem.

www.twitter.com/JoseRollemberg

Bom dia. No Correio de Sergipe de hoje, 12.03.2024, anotações sobre o julgamento pela Suprema Corte dos Estados Unidos do caso “Trump versus Anderson”, divulgado na semana passada. Link para a versão web: https://ajn1.com.br/type_blogs/presidentes-tribunais-e-insurreicoes/    #pazebem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/diegodacosta

 Sergipe vive um tempo interessante em relação ao Gás Natural sim! Só que precisa abrir o leque para Comércio, Serviços e Turismo. Sergipe é focado em Turismo, Comércio e Serviços! Debater estes segmentos é fundamental!

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

 

Frase do Dia

“O paraíso deve ser assim: descansar numa rede por toda a eternidade.” Jorge Amado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do III Congresso Latino-americano intitulado “Vulnerabilidade e Abuso: Rumo a uma visão mais ampla de prevenção” que teve início nesta terça-feira (12/03), em Cidade do Panamá, e prossegue até quinta-feira, 14. O congresso é promovido pela Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, pelo Centro de Pesquisa e Formação Interdisciplinar para a Proteção dos Menores (CEPROME), pelo Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) e pela Arquidiocese do Panamá.O Papa confia ao Senhor os trabalhos do congresso a fim de que se possa “continuar avançando na erradicação da chaga dos abusos em todos os âmbitos da sociedade”. Aqui toda matéria; https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-03/papa-francisco-mensagem-congresso-latino-americano-abuso.html

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais