Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Será que Aracaju vai virar sucursal para alguns clãs políticos do interior do Estado que resolveram ampliar suas bases eleitorais?
Na última eleição municipal, 2020, o folclórico ex-vereador de Itabaiana, Vardo da Lotérica se aposentou e conseguiu eleger um filho para sucedê-lo na Câmara de Itabaiana, Breno de Vardo e de quebra elegeu o neto Sávio de Vardo da Lotérica vereador em Aracaju. Porém, no ano passado Sávio teve o mandato cassado porque o PSC (partido que ele foi eleito), por fraude à cota de gênero.
Porém, parece que a “surpresa” da eleição de Sávio em Aracaju, sem ter nenhuma ação na capital, fez com que alguns outros clãs avaliem que Aracaju é terra de ninguém onde o eleitorado é fácil de ser “manuseado” bastando contato com algumas “lideranças”.
Agora, o clã Maravilha, que é comandado por Humberto, prefeito de Umbaúba que faz uma gestão desastrosa e tem o irmão, Pato Maravilha, como deputado estadual resolveu lançar outro irmão, de nome Maurício candidato a vereador em Aracaju. Os “Maravilhas” tem outro irmão candidato a prefeito de Santa Luzia, de nome Marcinho e tem outro parente em Cristinápolis.
Péssimo gestor e vídeo dizendo “chega, Aracaju não aguenta uma chuva”. Oposição fez vídeo depois mostrando que Umbaúba é a mesma coisa com o irmão dele.
Para os aracajuanos, o Mauricio Maravilha que será candidato a vereador em Aracaju foi secretário de Obras em Umbaúba e devido a péssima gestão, dele e do irmão, resolveu morar em Aracaju.
Maurício, apostando no desconhecimento do eleitorado, gravou um vídeo alertando que as chuvas não são culpa de São Pedro e sim da gestão de Aracaju. A oposição em Umbaúba, para desmascará-lo fez uma extensão do vídeo mostrando que em Umbaúba quando chove a situação é caótica também. Ou seja, na gestão do irmão e padrinho político dele, Humberto Maravilha.
O blog vai ficar de olho nestes “novos velhos” candidatos que estão vindo do interior pensando que o eleitorado é burro. Aliás, o blog já recebeu a informação de algumas “lideranças” que andam com pastas embaixo do braço prometido transferência de mil votos para cima em bairros da periferia.
Outro detalhe: a Procuradoria Eleitoral já está de olho e ninguém tome como surpresa se “algumas” lideranças começarem a ver o sol nascer quadrado antes da eleição em Aracaju.
Aracaju: Conta só “para nós” Narcizo. Quem foi o político com mandato que esteve na sede da Câmara ameaçando alguns vereadores? Tudo por conta da cooptação de “lideranças” Do jornalista Narcizo Machado ontem: “O fato ocorreu na semana passada. Um político com mandato, que tem interesse direto na disputa por uma vaga para a Câmara de Vereadores de Aracaju, esteve na sede do parlamento municipal e ameaçou vereadores. Acostumado, talvez, com uma política coronelista de sua cidade, ele pediu aos vereadores uma “convivência respeitosa” nas eleições, exigindo que nenhum deles ousasse buscar lideranças comunitárias que já estivessem fechadas com a campanha que ele coordena. Com arrogância, dizem alguns vereadores, o cabra corajoso solicitou ainda a troca de informações de lideranças já fechadas para, segundo ele, evitar a tentativa de um entrar na base do outro.”
Parque da Sementeira: Gestão Edvaldo prioriza o cimento em detrimento das árvores e da natureza “Uma ideia de Jerico: a Prefeitura encimentou a metade do Parque da Sementeira que, por lei, é uma reserva ambiental”. O desabafo do médico sanitarista e ex-vereador por Aracaju nas redes sociais tem sentido. O prefeito Edvaldo – que já cortou centenas de árvores nas Avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco – agora resolveu colocar cimento em diversas partes do Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Sementeira.
Órgãos públicos serão transferidos e carros proibidos Após a publicação, Samarone informou na mesma rede social que recebeu um telefonema do prefeito Edvaldo Nogueira informando que os órgãos públicos localizados no Parque serão transferidos como também será vedada a circulação de veículos. Faltou informar se vai plantar mais árvores e acabar com essa mania de cimentar um parque deveria ser um jardim botânico, no mínimo.
Era para ser os pulmões de Aracaju E não são só as quadras de esportes não, em diversos locais o cimento vem sendo colocado no lugar da grama. Árvores que é bom nada! Aliás, numa gestão onde a pasta do meio ambiente é moeda de troca política o que esperar? O parque, criado na gestão de Heráclito Rolemberg como prefeito era para ser os pulmões de Aracaju com muitas árvores e plantas.
Trabalho de Marcio Macedo e do ministério de Minas e Energia garantem fornecimento de gás , de graça, para cozinhas comunitárias no Rio Grande do Sul A solidariedade da população brasileira para atenuar o drama vivido pelo povo gaúcho passa, além das milhares de doações, pelo trabalho incansável de 197 cozinhas comunitárias no Rio Grande do Sul que produzem refeições para os atingidos pela catástrofe climática no estado. Todas essas cozinhas terão o gás de cozinha que necessitarem, gratuitamente por 90 dias, para continuar o trabalho.
Pedido O compromisso foi firmado ontem, 14 de maio, pelo presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo – Sindigás, Sérgio Bandeira de Mello. Ele participou de reunião convocada pelos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Alexandre Silveira, de Minas e Energia. Também fez parte da reunião, no Palácio do Planalto, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, Edegar Pretto.
Porta a porta A entrega do gás vai ser feita pelas distribuidoras gaúchas, que terão uma lista com os dados das cozinhas e endereço de cada unidade que esteja cumprindo a função de garantir alimentação para as famílias afetadas pelas enchentes. “Fazemos questão de entregar porta a porta, uma vez que há uma legislação específica sobre o transporte e entrega de gás e com que já estamos acostumados”, disse o presidente do SINDIGÁS.
9 mil botijões para cozinhas comunitárias O sindicato estima que devem ser entregues, no período de três meses, pelo menos 9 mil botijões de gás para as cozinhas comunitárias em todo o Rio Grande do Sul. O ministro sergipano, Márcio Macêdo, agradeceu a ação dos distribuidores de gás e afirmou que “essa é uma ação muito significativa. Algumas cozinhas já estavam quase encerrando a produção pela escassez do gás. Com esse atendimento, vamos garantir que não falte alimento para as pessoas atendidas por essas cozinhas”. A voz do sertão O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade, está cobrando mais investimentos do novo PAC do governo federal no sertão de Sergipe. E faz essa cobrança ao ministro-chefe da Secretaria da Presidência da Republica, Márcio Macedo. “Todos os municípios sergipanos devem ser atendidos, mas os sertanejos devem estar entre as prioridades” – acentua o parlamentar que nasceu em Lourdes e conhece muito bem as carências sociais, as dificuldades administrativas e financeiras dos municípios do sertão sergipano.
A voz do sertão II Para Jeferson Andrade, o governo do presidente Lula tem sido um bom parceiro do governador Fábio Mitidieri de Sergipe na concretização de políticas de desenvolvimento do estado. “O ministro Márcio é um sergipano sempre atento aos interesses do nosso estado e, portanto, tenho certeza que ele trabalhará ainda mais junto ao governo Lula para ampliar as ações do PAC, em todo o nosso estado e especialmente nessa região tão carente de serviços públicos que é o sertão de Sergipe” – disse Jeferson.
2ª dia Missão Consórcio Nordeste A comitiva sergipana, liderada pelo governador Fábio Mitidieri, segue participando da Missão Internacional do Consórcio Nordeste à União Europeia. Durante o 2º dia, a equipe do Governo de Sergipe, participou ativamente da World Hydrogen Summit & Exhibition, em Rotterdam, Holanda. A feira internacional se destaca como a maior do mundo, destinada ao estudo, produção e comercialização de hidrogênio, reunindo líderes e especialistas globais para discutir soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro energético.
Parcerias Durante a manhã, Mitidieri participou de reuniões estratégicas, consolidando parcerias e alianças em prol do desenvolvimento socioambiental de Sergipe. Uma delas foi com o Grupo Linde, empresa já atuante no Brasil no setor de gases e sustentabilidade. O encontro visou fortalecer laços de cooperação para impulsionar iniciativas voltadas ao progresso sustentável do estado. A presença ativa da comitiva sergipana neste evento internacional demonstra o comprometimento do estado em explorar novas parcerias estratégicas em prol do progresso econômico e social, alinhado aos princípios da sustentabilidade e da cooperação internacional.
Compromisso socioambiental O governador também esteve presente na assinatura do termo de compromisso entre a empresa Green Energy, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e a Eletrobras, marcando uma nova etapa no projeto de produção de amônia verde no estado piauiense. “Esse acordo evidencia o compromisso das partes envolvidas com a promoção de práticas sustentáveis e a busca por soluções inovadoras para o setor energético”, disse Fábio.
Apex O governador Mitidieri reforçou o compromisso do Nordeste brasileiro com a transição energética, destacando o potencial do hidrogênio verde como uma energia do futuro e também agradeceu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) pelo convite feito aos governadores do Consórcio Nordeste para tratar de um tema tão atual como sustentabilidade, hidrogênio verde e as políticas públicas pra esse segmento. “Estamos aqui buscando parceiros, investimentos para impulsionar o desenvolvimento socioambiental da nossa Região. O Nordeste tem potencial de liderar a transição energética e, dessa forma, conseguiremos gerar ainda mais empregos e renda para a população, garantindo um futuro sustentável através do hidrogênio verde.”
Bruxelas e Berlim Nesta quarta, 14, as delegações do Consórcio Nordeste seguem para Bruxelas e Berlim, onde se reúnem com integrantes da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente-executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič. Lá, debaterão pautas ambientais de relevância para o Nordeste e o Brasil, como o hidrogênio verde e o Fundo Caatinga.
Título de cidadania Luciana Déda Hoje, 15, às no Plenário da será realizada a Sessão Especial de entrega de Título de Cidadania Sergipana a advogada e ex-presidente da Fundação de Saúde Parreiras Horta- Lacen, Luciana Cândida Déda Chagas de Melo. A autoria é do deputado Luciano Bispo (PSD).Luciana Cândida Déda, nasceu em Simão Dias e é graduada em Direito pela UNIT, possuindo um largo histórico na atuação da advocacia Civil e Trabalhista.
Lançamento pré-candidatura E o União Brasil fará o lançamento oficial da pré-candidatura a Prefeita de Aracaju, Yandra Moura, na próxima sexta-feira, 17, no Colégio Bom Pastor no Bairro 18 do Forte.
Violência contra a mulher Foi assinado ontem pelo governador em exercício, Zezinho Sobral, e pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto, um Termo de Cooperação, que visa incluir o combate à violência contra a mulher no currículo da Educação Básica. A ação, segundo o governador, visa fortalecer as ações preventivas no combate à violência contra mulher, a fim de orientar crianças e jovens sergipanos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Nitinho quer carteira de identificação para orientar socorro aos diabéticos em Aracaju Nitinho Vitale, deputado federal e vereador de Aracaju licenciado, atuou na Câmara Municipal de Aracaju e atua na Câmara Federal em defesa dos direitos dos portadores do Diabetes Mellitus tipo I e II. Na Câmara de Aracaju, Nitinho é autor do Projeto de Lei Ordinária n° 13/2024 que cria a a carteira de identificação do paciente portador do Diabetes Mellitus no município de Aracaju.
Socorro imediato Com a aprovação do PL, Nitinho pretende agilizar o socorro imediato aos diabéticos em episódios de maus-estares súbitos, em decorrência da desregulação da glicose no sangue, como na ocorrência de hipoglicemia e/ou da hiperglicemia, seus sintomas e sequelas. “Em situações de desmaios e inconsciência do diabético, é fundamental que o socorro seja orientado por documento oficial com indicação médica e confiável para evitar erros”, esclarece o parlamentar. O PL determina que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Saúde, emita a carteira de identificação do diabético, onde constem informações sobre o diagnóstico preciso, laudos e indicações médicas; e prescrições medicamentosas permanentes, orientando o atendimento assertivo ao paciente em situações de urgência e emergência.
Empenho aprovação direito portador Diabetes Mellitus Como deputado federal em exercício, Nitinho tem se empenhado pela aprovação do PL n° 2687/2022, que equipara o direito do portador do Diabetes Mellitus tipo I ao das Pessoas Portadoras de Deficiência (PCDs).
Alese torna público Edital da Revista de Informação Legislativa 2024 A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria Geral da Mesa Diretora (Alese/SGM) anunciou nesta terça-feira, 14 de maio, o lançamento do edital da Revista de Informação Legislativa (RIL/Alese) com foco na submissão de artigos- edição 2024. A iniciativa tem por finalidade divulgar artigos científicos inéditos reunindo temas relevantes em face do Poder Legislativo e Políticas Públicas de interesse da população sergipana.
Edital disponível O novo periódico integra as ações definidas pelo Conselho Editorial da Editora da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (CE/Alese Editora) e o acesso para o Edital está disponível na página oficial ( al.se.leg.br/ril ). A revista será anual e o prazo para submissão dos artigos acontece no período de 03 de junho a 30 de agosto. As normas de publicação, procedimentos de avaliação e outras informações seguem reunidas na página oficial.
Protagonismo O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade, destaca o protagonismo e a contribuição na análise de diversos temas. “Trata-se de mais um compromisso do Poder Legislativo no fomento do conhecimento permitindo ainda, análises e discussões de grandes temas que serão apresentados para a sociedade”, enfatizou.
Interação com ambiente acadêmico De acordo com o secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, a RIL enaltece a interação do Poder Público com o ambiente acadêmico. “Pela primeira vez, a Alese produz e divulga um periódico de caráter acadêmico com pautas que somam com os trabalhos e debates da Casa Legislativa. As expectativas são as melhores e acreditamos em produções de alto nível que farão parte da história da Alese e poderão contribuir com o desenvolvimento de Sergipe”, concluiu.
Estações meteorológicas A instalação das estações meteorológicas em 40 municípios sergipanos foi finalizada ontem, 14. A iniciativa do Governo do Estado tem o intuito de monitoramento e gerenciamento em tempo real de situações de riscos, e a emissão, sempre que necessário, de alertas à população sobre a possibilidade de eventos extremos. Agora, a empresa prestadora dos serviços realizará a calibração, e, posteriormente, uma capacitação para os profissionais da Defesa Civil. “Em breve, será disponibilizado gratuitamente um aplicativo para aparelhos Android e IOS, e após a realização de um cadastro, qualquer cidadão ficará informado sobre as variações climáticas monitoradas por essas estações espalhadas no estado”, disse o superintendente da Defesa Civil, Luciano Queiroz.
Evento gratuito e aberto ao público em Aracaju vai celebrar a Luta Antimanicomial Amanhã, 16, das 13h00 às 17h00 acontecerá o I Festival Cultural Equilíbrio, totalmente gratuito e aberto ao público. O evento tem como objetivo celebrar a Luta Antimanicomial, um movimento que faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade e a viver em sociedade.
Programação A ação acontecerá na Associação de Moradores Sol Nascente JK, que fica localizada na Avenida Farmacêutica Cezartina Régis, 335, no Bairro Jabotiana. A programação conta com música ao vivo, vivência arteterapêutica, apresentação teatral e musical e relançamento do livro “Os pensamentos de Ivan”, escrito pelo Sr. Ivan Pinto que tem a esquizofrenia como aliada à sua arte de escrever.
Novas práticas No mês de maio, a saúde mental celebra o Dia da Luta Antimanicomial, que acontece nacionalmente no sábado, dia 18. Esse movimento lembra sobre as mobilizações sociais que resultaram no fechamento dos manicômios, na formalização de novas legislações de proteção e garantia dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, e no redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental com a implementação de novas práticas de cuidado e acolhimento em liberdade.
Referência “Diante disso, a Equilíbrio Clínica Dia, pioneira em Sergipe e referência no cuidado arte afetivo e humanizado, oferecido às pessoas em sofrimento psíquico, realiza o I Festival Cultural Equilíbrio, visando celebrar o direito fundamental à liberdade, à vida em sociedade e ao cuidado humanizado, criativo, emancipatório e afetivo, que tem a arte como estratégia de intervenção para o bem viver. Além de fortalecer os vínculos familiares e promover a integração sóciocomunitária”, afirma Laíra Rolim, psicóloga da Equilíbrio Clínica Dia e uma das componentes da equipe de organização da ação.
Apresentações artísticas O evento destaca o protagonismo dos pacientes da Equilíbrio Clínica Dia. “Eles farão apresentações artísticas (musicais e teatrais) estreladas por eles e co-criadas junto à nossa equipe de oficineiros; possibilitando expressões humanas em múltiplas dimensões de linguagens, sentidos e afetações. Além disso, haverá um momento arteterapêutico, o “Palco Aberto” a toda comunidade que também queira se apresentar. Teremos também a apresentação do espetáculo ‘Paciência’, e o relançamento do livro ‘Os pensamentos de Ivan’, escrito pelo Sr. Ivan Pinto, o nosso Poeta do Amor, que tem a esquizofrenia como aliada à sua arte de escrever”, finaliza a psicóloga.
Reconhecimento O ProjetarSE, núcleo de assessoria técnica que visa aprimorar o planejamento e desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e engenharia nas gestões municipais de Sergipe, recebeu o Prêmio InovaCidade 2024 na terça-feira, 14. O prêmio foi idealizado pelo Instituto Smart City Business America, em reconhecimento aos projetos e iniciativas com impactos positivos e mensuráveis na sociedade. O ProjetarSE é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE).
Reconhecimento II “O ProjetarSE ganha esse prêmio de inovação porque, desde o início, entendeu o desafio de garantir projetos mais eficientes, evitando o desperdício de recursos públicos, o que é muito comum nas cidades brasileiras em geral. Trabalhamos pautados no tripé pessoas, processos e tecnologia. Isso é inovador no setor público, que muito orgulha Sergipe, por se destacar mais uma vez em eventos nacionais que tratam sobre cidades inteligentes”, afirmou a coordenadora do ProjetarSE, Shirley Dantas.
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
OPINIÃO Por Clarkson Moura
— 15 DE MAIO —
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
“Em formação cultural, sou genicamente ligado à UFS. Logo, se a ofenderem, ofendem-me; se a louvarem, louvam-me.”
Clarkson Moura
PRÉVIA E AZADA CONSIDERAÇÃO
Apesar da curta memória ou da trivial amnésia coletiva, espera-se não haver um, unzinho serpipano que não se recorde ou não tenha tomado conhecimento das infundadas e afrontosas declarações do ex-ministro da Casa Civil, Onys Lorenzoni, em 1° de maio de 2019 — Dia Mundial do Trabalho — em entrevista à GloboNews. Mediante essas equivocadas e injuriosas afirmações, “Sua Sapiência”, ao ser questionado, pelos entrevistadores, sobre o deliberado, improcedente, malicioso e impactante corte de verbas nos já combalidos orçamentos das universidades públicas — ostentando ele, plena, total e irrestrita ignorância da realidade da Educação Superior do Sistema Federal de Ensino e, em particular, da modelar efetividade finalística da Universidade Federal de Sergipe (o que tem sido regra para os perleúdos e oniscientes “ex-mulistros” do recém-findo desgoverno federal), chegou ao dislate de pretextar a UFS como convincente e péssimo exemplo de negativa relação custo—benefício, comparando-a, inapropriadamente, com uma não menos exitosa universidade particular, também, do nosso Estado, a Universidade Tirandentes – Unit.
A propósito, eis extrato da descabida e insultuosa argumentação do dr. “Onyx Fênix”, consoante texto de 2/5/2019, de autoria de Fernando Araújo, da “F5 News”, reproduzido “ipsis litteris:
“Na fala dele [Onys Lorenzoni], a UFS possui 30 mil alunos, 1.500 profissionais com doutorado em tempo integral, mas não tem nenhum curso de mestrado e doutorado com nota máxima do MEC – e receberia R$ 980 milhões em repasses por ano. Já a Unit, ainda conforme o ministro, com 28 mil estudantes e 250 doutores, possui quatro cursos de mestrado e quatro de doutorado com notas 5 e custos menores – R$ 310 milhões de orçamento anual.”
Como não poderia ser diferente, o episódio teve tonitruante e efervescente repercussão, quer na Comunidade Acadêmica da UFS, quer nos meios políticos do Estado, quer na Sociedade Sergipana como um todo. Tanto foi assim que, no dia seguinte, em 2/5/2019, alguns docentes da UFS, entre eles, Marcelo Ennes e Antônio Samarone não deixaram por menos: fizeram azados e contundentes desagravos nas redes sociais. Na mesma data, a Reitoria da Instituição, por seu turno, emitiu nota oficial rechaçando a abominável e despropositada afronta, resenhando e cotejando os verdadeiros fatos e dados, bem como dirimindo eventuais dúvidas sobre o invejável desempenho da Entidade representada, irresponsavel e publicamente ofendida na sua objetiva reputação institucional. Simultaneamente, o coetâneo vereador aracajuano, Hélber Batalha, e o então deputado federal Fábio Henrique subiram às respectivas tribunas parlamentares e, em alto e bom som, refutaram, à altura, as assertivas levianas e ofensivas do desinformado e temerário ex-ministro-chefe da Casa Civil. Na mesma pegada, o modesto autor deste escrito, enquanto ex-aluno e perene beneficiário da UFS, externei minha repulsa pelo meu perfil no Facebook, comentando postagens do médico Antônio Samarone e do ex-deputado Fábio Henrique.
Aliás, conhecedor e admirador que sou da linha editorial e do estilo webjornalístico deste bem-avaliado Blog, bem como de seu culto, corajoso, bem-informado “factótum”, personificado pelo exímio jornalista e exitoso literato, que és — o qual, seja dito, já atingiu a maioridade, ou seja, 18 anos de desempenho “a serviço da verdade e da justiça”, consoante destaca o próprio lema — não me remanesce a mais tênue dúvida de que tal veículo midiático-digital, à simile de poucos congêneres e de alguns meios de comunicação convencionais, sediados neste Estado, haja compartilhado, em tempo, a cruzada midiática na intransigente, imediata e equânime defesa da UFS nesse lamentável e inusitado acontecimento.
De mais a mais, para se ter uma ideia das notórias magnitudes didático-científica, técnico-cultural e socioassistencial da Universidade Federal de Sergipe, basta ressaltar, de bom lembrete, que, há pouco tempo, no ranque de desempenho — “The Impact Rankings 2022” — criteriosamente organizado pela “Times Higher Education”, credenciada entidade britânica, a UFS figurou entre as 25 instituições de ensino superior com melhor performance educacional no Brasil, cabendo-lhe o 5° lugar no “ranking” das melhores universidades brasileiras da atualidade. Acrescente-se que o mencionado ranque, em sua 4.ª edição, abrangeu 1406 universidades de 16 países e respectivas regiões. Para a salutar e incontida altivez de nós, sergipanos, na região Nordeste, a UFS se colocou entre as quatro primeiras.
Se não bastassem essas significativas performances, de acordo com o “ranking” da renomada Universidade de Stanford, da Califórnia, EUA, a UFS teve, à época, seis nomes entre os cientistas mais influentes em todo o Mundo.
UM BREVE PREITO DE VERAZ GRATIDÃO
Conquanto não seja — nem pretenda ou tenha cogitado sê-lo — um exemplar de personalidade, notável, intelectual, colunável, “VIP” etc. ou coisa que os valha, ouso reconhecer-me, sem exagero e figura de linguagem, premiado e, por conseguinte, perenemente grato à exitosa, benfeitora e paradigmática UFS.
Assim, esse pioneiro templo-mor educacional da Sergipanidade e eu, inato, simples, finito, autêntico, declarado e juramentado diletante do saber, mantemos, “saecula saeculorum”, um íntimo, indelével e correlativo caso amoroso entre nós — uma espécie de cumplicidade afetiva correspondida.
Nesse diapasão, considero-me um atemporal e confesso educando do contínuo corpo discente desse público espaço didático-multidisciplinar da “Atenas Sergipense” (Aracaju).
Desvencilhado da ilusória vaidade de pretender aparecer, mas, antes, comprometido com o imprescindível dever de revelar a verdade; ouso ressaltar que, por esse consagrado e quinquagenário centro gerador e irradiador dos saberes humanístico, científico, tecnológico, artístico etc., em carne e osso, tive o prazer e a felicidade, sinceramente incontidos e grantificantes, de haver passado — diga-se de bom alvitre e sem falsa modéstia, de forma marcante e perceptível — durante a segunda metade dos anos 70, até o final do decênio de 80, do sec. XX.
Portanto, não hesito em sustentar, em voz alta, por um absoluto imperativo de sincera gratidão, que a UFS faz parte de minha preciosa vida, sobretudo, imaterial, haja vista ter-me propiciado a suficiente evolução dos meus bastantes atributos intelectuais e do meu satisfatorio acervo cognitivo-cultural. Em outras palavras, ela chega a ser uma extensão de meu Lar.
Oh! quanta saudade sinto dessa fonte de conhecimento e saber.
Sou-te infinitamente grato!
Parabéns! Patrimônio Cultural da brava Gente Sergipana.
Salve! Salve! Santuário Educacional do Ensino Superior de “Sergipe del Pueblo”.
(Por Clarkson Ramos Moura)
PELO TWITTER
Mais dinheiro público sendo gasto diante dos nossos olhos. Encontrei no Diário Oficial de Aracaju um aditivo que eleva de 1 Milhão e 900 mil para quase 2 milhões e 300 mil o valor pago para a empresa responsável pelo estudo da licitação do transporte público.
Esse é um dos artigos mais cobrados da CF/88 em Carreiras Jurídicas, mas poucos chegam até ele.
👉 Art. 225 na CF/88 Grifada – http://cfgrifada.com.br
ONU Brasil
Todos nós gostamos de compartilhar. Mas às vezes compartilhar é prejudicial.
Se pararmos e pensarmos antes de postar, podemos ajudar a romper as correntes de desinformação nas redes sociais.
🔗 https://bit.ly/PrometoPausar_ONU
#PenseAntesDeCompartilhar #PrometoPausar
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Eis a questão: Todos os humanos temos Inteligência, mas poucos de nós a tornam Razão”. Clarkson Moura.
A mensagem começa encorajadora, ao recordar que “Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançando e as forças já declinam, quando os cabelos ficam brancos e a função social diminui, quando a vida se torna menos produtiva e corre o risco de parecer inútil. O Senhor não olha para as aparências (cf. 1 Sam 16, 7),” destaca o Papa no texto. Esse “amor fiel do Senhor”, do “modo como Deus cuida de nós”, continua ele, é revelado em toda Sagrada Escritura e, sobretudo, nos salmos: “aliás, segundo a Bíblia, é sinal de bênção poder envelhecer”. Aqui: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/nonni/documents/20240425-messaggio-nonni-anziani.html