Lula:”Depois convenção oficial.” Será q algo ainda pode mudar até lá?

                                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O que era para ser um lançamento da candidatura de Rogério Carvalho, tornou-se na maior frustração já produzida em solo sergipano. Sim, caros leitores, o blog vai detalhar em verso e prosa o que ocorreu no último sábado no centro de convenções de Aracaju. 

 

Primeiro ponto a se destacar é que esse evento era colocado como a grande chance do padrinho do Orçamento Secreto, Rogério Carvalho, viabilizar sua candidatura perante  Lula. 

A assessoria do senador não dormiu durante toda semana, pois como em outros estados, por onde Lula passou, ele sempre avalizou os companheiros afirmando: “Este é o meu candidato e juntos vamos reconstruir este país”, foi assim em Alagoas, Rio Grande do Norte, Minais Gerais, e diversos outros locais onde o líder maior passou. Mas para surpresa de todos, em Sergipe, Lula não afirmou que Rogério é o seu candidato, ou pré-candidato como queiram chamar. O presidenciável, condiciona a candidatura de Rogério, se o alcaide conseguir passar na convenção partidária. O vídeo com o que Lula disse:

 

Ou seja, Lula deixa bem claro: “Depois da convenção oficial”. Será que algo ainda pode mudar até lá? Isso deixou a assessoria do senador à  flor da pele. 

Além do que, durante a semana, o senador convocou a imprensa informando que, no ato, haveria uma surpresa, que seria a indicação da chapa completa com a indicação da vice na chapa, o que também não ocorreu. Então diante disso tudo, se não teve o lançamento de chapa, não temos sequer Rogério confirmado pelo próprio Lula.

Lula estava tão constrangido com pai do Orçamento Secreto, Rogério, que confundiu as palavras ao citar o toma lá, dá cá de Bolsonaro como Orçamento Participativo (ver vídeo abaixo, onde Rogério coçou a cabeça quando Lula falou do orçamento), mas logo lembrou-se e preferiu não se aprofundar no assunto, até porque o voto decisivo para Bolsonaro vencer, partiu do senador petista.


Resta saber os próximos capítulos dessa história, afinal, Rogério será chancelado na convenção? E se for, será que Lula voltará a Sergipe para fazer campanha para o padrinho do Orçamento Secreto? Talvez Lula tenha dado claros sinais à espera que o nome Rogério seja rejeitado em convenção, ou que nem lá chegue, para assim evitar o constrangimento de não passar pelo menor estado do país, mas que pode ser decisivo para uma vitória no primeiro turno contra Bolsonaro, sonho de todos que rodeiam Lula.

PSOL com Lula, não com Rogério O PSOL emitiu nota sobre sua posição no pleito de 2022. Diante da presença de Lula em Sergipe, o partido informou que seguirá o acordo nacional de apoio ao petista, mas que, em Sergipe, não marchará com Rogério Carvalho por discordâncias da política de alianças. A agremiação assegurou que terá nomes na disputa do governo e do Senado. 

Um dia após o outro E um petista histórico lembrou que ao lado do pré-candidato ao governo Rogério Carvalho, tirando fotos estava um antigo “companheiro” que há poucos anos – entre uma cachaça mineira e outras – fazia questão de dizer que o grupo de Déda “era o do PT do Bem”, é o do novo aliado dele era “o PT do mal em Sergipe.” Quem mudou? Ou ele deixou o PT do bem e passou para o PT do mal conforme as palavras dele. “É com você Lombardi. Ai ai ai, ui ui.” 

Alessandro quebrando imagem As redes sociais de Alessandro Vieira (PSDB) tem focado em postagens que registram os momentos de afetividade do pré-candidato com os eleitores sergipanos. É a estratégia de quebrar a imagem sisuda do senador. Diferente dos demais que têm registrado ida aos festejos juninos, Vieira concentra esforços na visita a projetos sociais e em falar de temas como a geração de emprego. 

Por que será? Hoje, 20, completa 19 semanas que o blog aguarda as respostas do questionário enviado ao arcebispo de Aracaju, d. João Costa. Até quando a falta de transparência do arcebispo continuará sendo um mau exemplo para o clero e os leigos e leigas católicos de Sergipe? Aff maria, por que será que o arcebispo não responde? Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/

 Por que será II Qual a dificuldade do arcebispo em responder o porquê da demissão do ecônomo realmente perito em economia e insigne por sua probidade? E por que será que d. João Costa não responde qual o valor e quem recebeu a comissão da venda do colégio arquidiocesano? Será que o novo ecônomo não pode abrir a caixa preta da arquidiocese? Ou vai esperar o mês de julho para uma importante surpresa? É importante que as instituições apliquem a publicidade como preceito geral e o sigilo como exceção.

Muito cuidado O blog alerta a população para que evitem ligar para o celular de um famoso religioso, pois ele tem o mau costume de colocar no viva voz, sem o prévio aviso, o telefonema de quem está do outro lado da linha para que outras pessoas escutem. Todo cuidado é pouco. Ainda bem que foram várias as testemunhas. Numa reunião realizada a semana passada, o religioso fez uma chamada telefônica para uma ilustre autoridade e colocou no viva voz para todos os presentes escutarem. Arrepare, Osmário, um comunicador bateu com a língua nos dentes e o blog ficou sabendo de todos os detalhes. Crendeuspai.

Hoje, 20: TRE-SE, promoverá seminário para jornalistas sobre o processo eleitoral Hoje, 20, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) promoverá o seminário Por dentro das Eleições. O público-alvo são jornalistas sergipanos que atuarão na cobertura do processo eleitoral. Os profissionais de imprensa acompanharão três palestras, que abordarão os seguintes temas: Propaganda Eleitoral, Segurança das Urnas e Estrutura Logística da Eleição em Sergipe. Ao término de cada exposição, os jornalistas poderão fazer perguntas e tirar dúvidas com os especialistas. 

Painéis Leonardo Cervino Martinelli, procurador regional eleitoral em Sergipe, iniciará o seminário tratando de propaganda eleitoral, modalidades de propaganda paga, vedações e alterações trazidas pela Lei n. 14.211/2021 no tocante aos debates, entre outros temas. José Carvalho Peixoto, secretário de tecnologia da informação do TRE-SE, conduzirá o segundo painel. Peixoto explicará o funcionamento das auditorias previstas no processo eleitoral e demonstrará o fluxo dos eventos de preparação/realização das eleições. 

Painéis II Marcelo Gerard Almeida de Andrade, coordenador de planejamento, estratégia e governança do TRE-SE, encerrará o seminário com o tema “Estrutura e Logística da Eleição em Sergipe”. Gerard apresentará dados objetivos, como o número de mesários, de locais de votação, do eleitorado, bem como o plano de segurança e as principais etapas de preparação da eleição. 

O evento será voltado exclusivamente a jornalistas Os profissionais de imprensa interessados em participar deverão apresentar documentação pessoal e comprovante de vacinação. O número de vagas será limitado à capacidade do plenário. Ricardo Augusto Ferreira Ribeiro, assessor de imprensa e comunicação social do TRE-SE, aconselha que os jornalistas estejam no local do evento com pelo menos 30 minutos de antecedência. “O evento terá início pontualmente às 10h. Será transmitido pelo canal oficial do TRE-SE no YouTube. É importante ressaltar que somente os jornalistas que acompanharão o seminário presencialmente poderão dirigir perguntas aos palestrantes”, destacou o assessor. 

Imprensa independente O presidente do TRE-SE, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, disse que “o seminário será uma oportunidade ímpar para que os jornalistas tirem dúvidas relacionadas aos temas debatidos. Uma imprensa forte e independente é fundamental ao fortalecimento da democracia”, pontuou o desembargador. 

Pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira, acompanha festividades O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Laércio Oliveira (PP), continuou prestigiando as festividades de São João pelo interior do Estado. Neste sábado, 18, ele participou do 52° Casamento do Matuto, ao lado do prefeito Dr Mário Lucena, da primeira dama Dra Lidiane Lucena, da pré-candidata a deputada federal, Dra Tatiane de Vavá do Algodão, e aliados políticos. 

Tradição A festa, que movimentou o Povoado Cruz Grande e toda a cidade, foi bastante elogiada pelo deputado, que destacou o trabalho realizado para manter viva a tradição do município. “Pudemos observar a quantidade de pessoas de Aquidabã e de outras cidades que vieram prestigiar essa festa. Isso mostra a importância do evento para a cidade e toda a região. Eu adorei”, disse Laércio. Circulando entre os participantes, Laércio foi bastante cumprimentado. Por lá, ele encontrou o pré-candidato ao Governo, Fábio Mitidieri; os prefeitos Júnior de Amintas (Itabi) e Crystophe Divino (Canhoba); a prefeita Clara Rollemberg (Divina Pastora) e o secretário de Finanças, Matheus Cruz; o ex-prefeito Manoel Arroz (Canhoba); os pré-candidatos a deputado federal Luciano de Menininha e Capitão Samuel; o pré-candidato a deputado estadual, Neto de Batalha; aliados, vereadores e secretários. 

Valorização Reforçando a valorização da cultura sergipana, o deputado Laércio Oliveira também prestigiou a abertura dos festejos juninos em Itaporanga D’ajuda. Ele curtiu a noite ao lado do prefeito Otávio Sobral, da primeira dama, Izabel Sobral, do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Sobral. Também estiveram por lá o pré-candidato a deputado estadual Marcelo Sobral, vereadores e secretários municipais. “Quero parabenizar o prefeito Otavio e toda a sua equipe pela organização. Tive a satisfação de festejar junto com amigos, saboreando comidas típicas e curtindo um bom forró. Tenho muito orgulho dessa cultura tão rica que é o nosso São João, por isso faço questão sempre de participar”, destacou Laércio. 

Japoatã: Fábio Reis assina ordem de serviço para construção de nova praça Mais um município será contemplado com um espaço de lazer para a população. Isso porque o deputado federal Fábio Reis (PSD) assinou a ordem de serviço para início das obras da Praça do Massapê, no Conjunto Albano Franco, localizado na cidade de Japoatã, leste sergipano. 

Emenda A prefeitura recebeu um investimento de R$ 418,3 mil para a execução da obra, que deve durar cerca de oito meses. A verba é proveniente de emenda parlamentar aprovada pelo deputado federal Fábio Reis que aproveitou a solenidade para enaltecer a parceria da prefeitura e do Governo do Estado. “Estamos todos comprometidos a realizar obras como essa, voltadas para o bem estar da população e valorização dos imóveis da região”, declarou o deputado. 

Espaço A ação autorizou a execução do serviço pela empresa Sergipe Empreendimentos e a obra teve início no momento da assinatura do documento. Estiveram presentes no ato o prefeito de Japoatã Cláudio Dionisio, a vice-prefeita Genice Guimarães, secretário municipais e vereadores. Também acompanharam a solenidade os cidadãos e cidadãs que anseiam pela entrega do espaço. Para a moradora do conjunto Albano Franco, Cledinei Santos, a praça é sinônimo de alegria e tranquilidade. “Até hoje o terreno só servia para acumular lixo e, a partir de agora, teremos um lugar limpo para sentar, conversar e para nossas crianças brincarem”, comemorou. 

R$ 5,5 milhões em Japoatã Os investimentos destinados para Japoatã já somam cerca de R$ 5,5 milhões, em um ano e seis meses de parceria entre o deputado federal Fábio Reis e a prefeitura da cidade. O parlamentar ressaltou ainda que, até o dia 2 de julho, será creditado para o município mais meio milhão de reais destinados à saúde, com o objetivo de fomentar e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade de Japoatã. 

A Amase está de casa nova A diretoria da Associação dos Magistrados de Sergipe – Amase – inaugurou a reforma da sede que ganhou novos espaços, uma galeria em homenagem aos ex-presidentes, sala de reunião, recepção, enfim um local confortável para abrigar diretoria, associados e funcionários. A inauguração foi na noite da terça-feira, 14, em mais um ato que marca os 50 anos da associação. A solenidade contou com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Desembargador Edson Ulisses e o presidente do Conselho Encontro Nacional do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, que está participando do II Encontro do Consepre, sediado em Sergipe.

FITERT – Federação dos Radialistas, entrega documento a vice-governadora Luciana Santos (PE) A FITERT – Federação dos Radialistas entregou na manhã deste sábado, dia 18 de junho, uma solicitação à vice-governadora do estado de Pernambuco Luciana Santos, e presidenta nacional do PC do B, o documento solicita a intervenção do partido junto ao STF para agilizar a ADI 5769, de autoria do partido que tramita na tribunal e tem como relator o ministro Luiz Fux. No encontro as presenças dos Radialistas Fernando Cabral e Alex Carvalho representantes da federação e Edival Góes presidente do PC do B em Sergipe.

Agilizar Luciana Santos afirmou que irá fazer todo esforço possível para agilizar o julgamento da ADI ” O nosso partido assumiu o compromisso com os Radialistas brasileiros para reverter esta injustiça que foi cometida no congresso nacional com a mudança da lei que regulamenta a profissão desta importante categoria, entendo que alteração promovida é inconstitucional portanto haveremos de buscar o direito garantido na lei 6.615/78 que regulamenta a profissão dos trabalhadores em empresas de Rádio difusão e televisão no Brasil” afirmou Luciana Santos vice-governadora de Pernambuco.

Defesa Para o coordenador da FITERT é mais um momento de luta em defesa de nossa categoria, “este processo que tramita no STF restaura as conquistas históricas de nossa profissão, este encontro com a vice-governadora Luciana Santos fortalece nossa luta em busca do retorno dos direitos perdidos numa reforma inconstitucional promovida pelo congresso nacional, visando beneficiar os grandes grupos de comunicação do Brasil”. Disse o Radialista Fernando Cabral. 

CVV Aracaju abre inscrições para novos voluntários 2022 O Centro de Valorização da Vida (CVV) Aracaju está com inscrições abertas para o Processo de Seleção de Voluntários 2022. A seleção é composta por um curso que tem o objetivo de capacitar pessoas para serem novos voluntários do CVV, de modo a ampliar o trabalho de prevenção do suicídio e valorização da vida. 

Presencial O curso ocorre de forma presencial após dois anos de pandemia, quando foi realizado apenas de forma on line. “Nosso trabalho tem levado acolhimento a milhares de pessoas, que principalmente nesses tempos de pandemia tem sofrido com a solidão, depressão e perdas de pessoas próximas, mas que também tem recebido por parte de nossos voluntários uma palavra de motivação e esperança”, afirma Erna Barros, coordenadora do CVV em Aracaju. 

Novo processo “Por isso, é com grande satisfação que informamos, após um longo período de espera, que iniciaremos um novo Processo de Seleção de Voluntários do CVV, dessa vez presencial, uma oportunidade de disseminar a filosofia do CVV e principalmente, de aumentar ainda mais essa rede de auxílio tão necessária em nossa sociedade”, complementa ela. O início da seleção será no dia 02/07, quando haverá uma palestra inicial na Faculdade Pio Décimo, no Centro de Aracaju. Segundo os organizadores do processo, será importante reservar os sábados de julho para a conclusão do processo. Para participar basta fazer uma inscrição através do link: https://forms.gle/1zDfnYNL7WPu76ae7

Congresso de Dermatologia Sergipe foi representado no IMCAS World Congress 2022, o 23º Congresso Mundial Anual do IMCAS, em Paris, França. Dra. Suyan Vasconcelos foi a única médica do estado a participar do evento que reuniu especialistas renomados do mundo inteiro para debater os principais temas relacionados à saúde da pele, estética, cirurgia plástica e ciência do envelhecimento. “Sempre venho me atualizar com os melhores profissionais do mundo para levar o que há de mais moderno para Sergipe, fico feliz em implantar protocolos internacionais no nosso estado, contribuir para a evolução da dermatologia em Sergipe é uma missão e uma honra, voltei cheia de novidades de Paris e o público já pode conferir os resultados dessa imersão na Clínica Splendore em Aracaju”, celebra a médica.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

O Tempo e o Custo no combustível

Por Sérgio Augusto, servidor público estadual, bacharel e mestrando em Ciências Contábeis.

Pode parecer título de livro filosófico de escritor existencialista ou obra post mortem do cientista britânico Stephen Hawking, se considerarmos somente “O tempo”. 

Terror dos alunos em graduação, a disciplina Custo é vista como algo que é estudado, porém pouquíssimo aplicado, pois para muitas(os) empresárias(os) o que determina o preço da mercadoria ou serviço é o próprio mercado.

“Por que realizarmos tantos cálculos, se podemos saber o preço da mercadoria ou serviço do meu concorrente e aplicá-lo também nos preços da mercadoria ou serviço na minha empresa?”

Não é nosso objetivo discorrer sobre o “Custo Acadêmico” e a sua importância. E sim, a lógica nefasta do custo e aumento instantâneo do preço do combustível nas bombas que abastecem os nossos carros – ou seja, o aumento atemporal.

Mestre na escrita, o professor Clóvis Luís Padoveze (falecido em 2020), em seu livro “Contabilidade de Custo” (São Paulo: Cengage Learning, 2016, p. 14) esclarece que, aquilo que foi adquirido e colocado em estoque e ainda não consumido na cadeia de produção, está relacionado a Custo.

Simples assim. 

Agora, para o nosso combustível: aqueles milhares de litros adquiridos no passado na empresa distribuidora de combustível e colocados em tanques próprios pelos postos de combustíveis, são para nós o que representa o custo de combustível. Enquanto estocados no tanque, o valor pago ou incorrido, não é despesa, é custo. A composição do seu valor, basicamente, é o que consta na Nota Fiscal do consumidor (postos). 

A capacidade de armazenamento de cada tanque de combustível varia de 10.000 a 30.0000 litros. No nosso caso de análise, usaremos a média aritmética simples de capacidade de armazenamentos, ou seja: 20.000 litros. E ainda mais, só trataremos de combustível tipo gasolina “comum”. 

Mas por que tudo isso: simples, para termos a noção clara e precisa de que na formação do preço daqueles poucos litros de gasolina que diariamente colocamos nos tanques de combustível em nossos carros (e cada vez menos), tem um componente importantíssimo: o custo. 

Demais partes, são: tributos, salários dos frentistas, energia, água… que são gerenciados por empresários, daí, em tese, teríamos preços diferenciados, por menor que sejam as margens de lucros. 

Agora, depois desses conceitos iniciais temos a seguinte pergunta: 

Por que quando é divulgada a autorização de aumento de valor de venda de combustível pela PETROBRAS para as distribuidoras de combustível, os postos de gasolinas aumentam de IMEDIATO o valor unitário por litro de combustível? 

Voltemos aos conceitos. O valor do custo contido nos tanques de combustíveis aumentaram? E por que aumentar o preço de imediato (ou quando não no dia seguinte)? 

Só para dar uma vaga noção de ganho financeiro para aqueles que detenham dinheiro e possam abastecer seus carros um dia antes e com isso acharem que estão ganhando? 

Concordo que vão AUMENTAR os preços, mas somente depois que a empresa comprar mais combustíveis na distribuidora e colocar no tanque. E, desde que o tanque esteja totalmente vazio. Senão, há ainda custo de combustível antigo e mais barato, em relação ao novo combustível. 

Agora uma simples conta: 

Lembram dos 200.000 mil litros? Digamos que o preço de venda atual e sem aumento seja de R$7,30 desses 200.0000, ou seja, a avaliação para efeito de venda hoje seria: R$1.460.000,00. 

Agora, hoje é divulgada a autorização de aumento linear de 5,18% nas refinarias. 

Ou seja, o preço unitário desse combustível, mantidos as demais variáveis sem modificações, passaria para R$7,68 por litro. 

Ainda, aumentando o preço do combustível agora, o “lucro” é de R$0,38 por litro, ou seja, R$75.628, 00, a mais pelos mesmos 200.000 mil litros, sem ter feito nada de novo. 

Assim somos nós, o tempo como variável de “lucro”. 

Aracaju, Sergipe,

19/06/2022

e-mail: p3r1c1a@gmail.com


OPINIÃO

PARADA DO ORGULHO IRIDESCENTE Por Clarkson Moura 

EDIÇÃO 2022

SÃO PAULO – SP

— 19 DE JUNHO DE 2022 —

“SINÔNIMO DE AMOR É AMAR”
Zé Ramalho

“A MELHOR CURA PARA O AMOR É AINDA AQUELE REMÉDIO ETERNO: AMOR RETRIBUÍDO.”
Friedrich Nietzsche

“SI VIS AMARI, AMA!” (Se queres ser amado, ama!)
Sêneca

AMO ESTA DESLUMBRANTE COMUNIDADE HUMANO-ESTELAR 

Consoante já restou provado cientificamente, a orientação sexual e a identidade de gênero não são doenças, distúrbios e distorções psicossociais, senão congênitas propensões psicofisiológico-sensoriais que devem ser protegidas, pelo Mundo afora, pelos agentes políticos, pela legislação, pelas instituições e organizações das sociedades organizadas, em perfeita sinergia com as batalhadoras e progressivas Comunidades da Humanidade, identificadas pela sigla LGBTQIA+, que significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Quoissexual, Intersexos, Assexuais, Agêneros, Polissexuais etc.

Pois bem, todas essas criaturas humanas – independentemente da categoria em que se enquadrem – são titulares de Direitos Humanos.

Sou declarado e juramentado LGBTQIA+ófilo. 

UTERERÊ! 

HURRA! 

PARABÉNS! SUPERCRIATURAS HUMANAS!

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone A luta contra o fascismo é um imperativo moral!

 

 

 






www.twitter.com/frednavarro O Brasil não é só um pesadelo. É um pesadelo que não tem fim. Você pode passar dias e noites dormindo, e o pesadelo lá, não se acaba. Você faz parte dele.

www.twitter.com/hoc111


Bolsonaro nunca foi Presidente da República 

Ele é o Repassador Geral de Culpas da República 

Nada é culpa dele e tudo conspira contra ele 

Será o 1º presidente da história a fazer uma campanha de reeleição como se fosse oposição

Afinal, não tem nada pra mostrar, só pra criticar.

www.twitter.com/ayres_britto BRUNO PEREIRA E DOM PHILLIPS

Por aqui, as folhas de outono estão caindo é de vergonha.

www.twitter.com/pedalmario “Muitas vezes, e digo isso com tristeza, vemos que algumas comunidades religiosas são um verdadeiro inferno, um inferno de inveja, de luta pelo poder. E o amor, onde está?” – Papa Francisco.

 

 





Frase do Dia
“Senso comum num grau incomum é o que o mundo chama de sabedoria.” Samuel Taylor Coleridge.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais