Provicianismo, inveja e mudança de contexto

                                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O ato do 1º de maio é historicamente convocado, organizado e comandado pelas centrais sindicais. Não é o Governo Federal, muito menos o Ministro quem organiza.

E com o Presidente Lula o Ministro Márcio Macedo fala com frequência sobre diversos assuntos, inclusive conversaram sobre esse. Claramente estão pegando a fala de Lula e mudando de contexto. A verdade é que cada um corta o pedaço que lhe cabe e aquele que deseja, sem explicar contexto, motivo ou circunstância.

Logo após a sua fala, o ministro é chamado novamente. O presidente Lula fala sobre o G20 Social, que é histórico e será coordenado pelo Ministério da Secretaria-Geral da Presidência. veja o vídeo abaixo.

Como o blog sempre diz em Sergipe del Rey alguns políticos atrasados ainda vivem no tempo do provincianismo e da inveja. Não aceitam que Márcio Macedo seja uma pessoa de confiança do presidente Lula e, principalmente, que ele tenha um papel importante, como o comando do G20 Social, destacado ontem pelo presidente.

O contexto correto é esse, o resto é doentio, inveja e algo que nem Freud explicaria, nem mesmo com internação.

 

Grandes reportagens – AndersonsBlog –  O nome da festa é Lagarto Folia. Mas pode chamar também de Lagarto Economia Aquecida ou Lagarto Emprego e Renda ou Lagarto Segura. Entenda! Deu no AndersonsBlog: No último final de semana, na cidade de Lagarto, um evento festivo chamou a atenção de todo o estado. Tratou-se do Lagarto Folia. Três dias de festa na avenida João Alves Filho e na região dos mercados do município com grandes atrações nacionais e locais. E AnderSonsBlog resolveu fazer uma cobertura diferenciada sobre o evento, a começar pelo horário da nossa reportagem: durante a tarde, muito antes da primeira atração musical iniciar a festa, lá fomos nós para conversar com quem, de fato, fez a festa, que são aquelas pessoas que trabalham, ‘organizam o movimento’, como diria o poeta, em mais uma edição do GRANDES REPORTAGENS.

 Economia aquecida Com recursos conquistados pelo deputado federal Fábio Reis (PSD) de cerca de R$ 3 milhões, o evento foi realizado pela Fundação de Cultura Aperipê (Funcap). E o mais importante é que se tratou de um evento festivo que buscou alavancar a economia local em celebração ao aniversário de Lagarto, com diversos pais e mães de família tirando o sustento durante os dias de festa.

Cerca de 400 ambulantes e 100 barracas Caso de Maria Amélia, moradora de Lagarto, que cadastrou o seu isopor para a venda de cerveja, refrigerante e água mineral. “Já trabalhei com outras coisas, já tinha vendido cerveja em festa, parei e depois voltei. Já são 12 anos vendendo e tirando o sustento daqui”, afirmou a vendedora.E o que afirma Maria Amélia é basicamente o que aconteceu com todos os demais vendedores. E olha que não foram poucos, não! Cerca de 400 ambulantes com seus isopores participaram do evento, além de quase 100 barracas, entre coquetéis, drinks e churrasquinhos.

Gratuidade para os ambulantes O deputado Fábio Reis explicou como se deu o cadastro dos vendedores e das vendedoras junto a organização do evento. “Primeiro demos prioridade para as pessoas de Lagarto. Depois abrimos para os outros municípios. E tudo gratuito, para que a população possa faturar e sustentar suas famílias”, disse Fábio.

Nenhuma taxa de participação Mas para além das boas vendas, o que acaba marcando também a cada pessoa que trabalhou vendendo num evento do porte de um Lagarto Folia é a maneira como a organização do evento os tratou. E o depoimento da simão-diense Ana Thelma é bastante revelador. “Nós estamos ganhando bem aqui primeiro porque não foi cobrada taxa de participação e nem estão cobrando a taxa de energia”, destacou a vendedora de coquetéis da barraca Martha & Thelma, uma das mais animadas durante os três dias de festa. Vale à pena conferir toda matéria aqui.

Workshop sobre Doenças Inflamatórias Intestinais será realizado em Aracaju Maio é o mês da conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais. Em Sergipe, a ADIISE, associação presidida por Claudia Lima, está promovendo o III Workshop ‘Vivendo bem’, mesmo que a pessoa conviva com a doença inflamatória intestinal. O evento será realizado no dia 08 de maio de 2024, às 12h, no Hospital Universitário, em Aracaju.

Palestras Na programação, palestras com as médicas Ana Carolina Lisboa e Marta Brenner (convidada especial), o médico Marcel Andrade, a enfermeira Diana Morais, a farmacêutica Celina Santos Almeida, o professor de educação física Mateus Oliveira, além dos pacientes Jéssica e Carlinhos.

Como participar O evento será aberto a estudantes, profissionais e pacientes que desejam conhecer um pouco mais do que são as chamadas DII’s, e de como manter uma vida praticamente normal, mesmo sendo portador de uma doença inflamatória intestinal. As inscrições para o Workshop podem ser feitas gratuitamente através do link no Bio do Instagram: https://www.instagram.com/lacig_ufs/?hl=de&img_index=1

 CONIVALES oferece exames de diagnóstico por imagem gratuitamente para os municípios consorciados e conveniados O presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (CONIVALES), o prefeito de Amparo do São Francisco, Franklin Freire, anunciou, durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada na terça-feira, 30, a gratuidade de exames por diagnóstico de imagem, ofertados aos municípios consorciados e conveniados. Entre as principais pautas, o anúncio sobre a oferta de exames foi proferido no encontro que reuniu prefeitos e secretários municipais representantes dos municípios consorciados e conveniados.

Parceria O presidente explicou que os exames serão ofertados através da parceria entre o consórcio e o Hospital de Amor, em Lagarto, viabilizados por emendas parlamentares. “Graças a essas emendas parlamentares destinadas através da ex-senadora Maria do Carmo, do senador Alessandro Vieira e do então deputado Fábio Mitidieri, atual governador, firmamos a parceria com o Hospital do Amor”, esclareceu. De acordo com Franklin, a parceria garante aos municípios que integram o consórcio, a oferta de exames de raio-x, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia, a partir de maio, até o ano de 2026, sem custos para as gestões.

Trâmites necessários Entusiasmado com a conquista, o superintendente do consórcio, Marcos Barroso, informou que na próxima semana será marcada uma reunião com os secretários municipais de Saúde para esclarecer os trâmites necessários para as marcações dos exames. Além disso, Barroso ressaltou que o CONIVALES possui uma rede credenciada em crescimento, atualmente com 38 instituições de saúde, entre laboratórios, hospitais e clínicas espalhadas em 15 municípios de Sergipe. Essa rede oferece a marcação de diversos exames e consultas com especialidades médicas.

“Eu não tenho lembranças de quem nos deu tanta atenção”, diz babalorixá em roda de conversa promovida pela deputada Linda Brasil Durante todo o mês de abril, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) realizou uma vasta programação com a temática do “Abril Verde” em alusão ao combate ao racismo religioso e à intolerância religiosa. Além da sessão especial, rodas de conversas, debates, programação cultural, reunião sobre a violação dos direitos humanos, a deputada visitou vários terreiros de religiões de matrizes africanas para ouvir as necessidades.

Participação social A deputada destaca que a participação social é uma premissa da sua mandata e que os povos de terreiros são responsáveis por guardar os cuidados, os saberes tradicionais e que é fundamental que as políticas públicas sejam pensadas de maneira coletiva, trazendo essas cidadãs e cidadãos para o centro do debate. “Eu estou fazendo questão de visitar os terreiros, pois se trata de centros religiosos, mas também de centro de cuidados, de saberes tradicionais, de entendimento e acolhimento das complexidades da sociedade, de comunidades, famílias, então, precisamos entender as demandas do povo de santo para que possamos pensar em políticas públicas inclusivas e efetivas”, afirmou a parlamentar.

Representação  O Babalorixá Juracy Júnior, agradeceu a presença da deputada e afirmou que se sente representado pela parlamentar. “Eu me sinto representado desde que a senhora chegou à Câmara de Vereadores e acho muito importante receber a senhora aqui, porque nós temos muitas histórias de lutas que se convergem. O que a senhora está fazendo é histórico. Eu não tenho lembranças de quem nos deu tanta atenção”, afirmou o líder religioso.

 Objetivo é visitar todos os terreiros de Sergipe As visitas iniciaram pelo terreiro Filhos de Obá, primeiro terreiro do estado de Sergipe, fundado no século XVIII e que tornou-se Patrimônio Histórico Estadual desde 1988. Na sequência, a deputada visitou o Nzo Águas da Penha, terreiro de candomblé de nação Angola, que tem regência Mamet’u de Monaciledomim.

Emoção “Estou muito emocionada com essa programação e quero continuar visitando as casas de axé em Sergipe, pois os povos de terreiros são guardiões da tradição, mas também são os que mais sofrem violações de direitos devido ao racismo e à intolerância religiosa e cada terreiro tem as suas necessidades, as suas particularidades, e nós precisamos escutar suas demandas a fim de construirmos políticas públicas que atendam, mas também que desmistifiquem tantos preconceitos, estigmas, discriminações enfrentadas por essas religiões”, afirmou a deputada.

Discussão fundamental Para a Yalorixá Sônia Oliveira, que abriu as portas do seu terreiro para discutir os terreiros nos espaços urbanos, é fundamental se pensar as violências provocadas, sobretudo pelo Estado, aos povos de terreiros. “É preciso fazer pensar sobre essa perspectiva, inclusive, da busca ativa do direito de existência, permanência, pensando no surgimento dos terreiros nas cidades. Pensar na resistência que os terreiros precisam resistir a esse aspecto da teoria da prosperidade, que nos colocam que somos nocivos, que a gente incomoda, que a gente faz barulho. Se a gente pensa na rotina de uma casa, quem faz culto de segunda a segunda são outras denominações religiosas. Nós temos um calendário anual de festividades públicas e são essas festividades que são alvo de ataque”, afirmou a Yalorixá.

Lei estadual A rodada de visitas também incluiu a ida ao Abassá São Jorge, terreiro que fica localizado no bairro América, e está sob a liderança de Mãe Marizete, a mais velha das yalorixás de Sergipe, e finalizou no Abassá Odé Cirambô, instalado na Barra dos Coqueiros. As ações fazem parte da programação do Abril Verde – Mês de Combate ao Racismo Religioso e à Intolerância Religiosa, fruto da Lei de n°9.404, de autoria da deputada Linda Brasil, que também cria o Selo de Combate ao Racismo Religioso e à Intolerância Religiosa.

 Guardiões da tradição “Estou muito emocionada com essa programação e vou continuar visitando as casas de axé em Sergipe, pois os povos de terreiros são guardiões da tradição, mas também são os que mais sofrem violações de direitos devido ao racismo e à intolerância religiosa e cada terreiro tem as suas necessidades, as suas particularidades, e nós precisamos escutar suas demandas a fim de construirmos políticas públicas que atendam, mas também que desmistifiquem tantos preconceitos, estigmas, discriminações enfrentadas por essas religiões”, afirmou a deputada.

Juliana Cardoso agrega pré-candidatos e apoiadores em encontro político em Umbaúba No último final de semana, a pré-candidata à prefeitura de Umbaúba, Juliana Cardoso (Republicanos), reuniu um considerável número de lideranças e pré-candidatos a vereador durante o encontro do diretório municipal do seu partido. O evento, que contou com a presença de centenas de convidados, serviu como confirmar os nomes de Juliana e Raimundo da ARV, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Apoio Dentre os apoiadores destacados estavam os vereadores do município: Gutto Prado, Júnior de Bené, Celene Silveira, Cirilo da Matinha, Professor Moisés e Gilson Pintor. Também prestigiou o evento o ex-prefeito da cidade, Benedito Barreto, que anteriormente havia manifestado seu apoio à pré-candidatura de Juliana.

Compromisso Durante o encontro, Juliana enfatizou sua determinação em disputar o pleito municipal como representante do Partido Republicanos. “Com o coração repleto de esperança e um compromisso inabalável com o bem-estar de cada indivíduo, coloco meu nome à disposição como pré-candidata à prefeitura de Umbaúba. Estou ciente dos desafios que enfrentaremos e da urgência de novas ideias e soluções duradouras. No entanto, com o apoio da comunidade, de meus amigos e de minha família, sinto-me preparada para liderar esta jornada rumo a um futuro mais promissor para todos”, declarou Juliana Cardoso.

9º Congresso Espírita de Sergipe – Uma Viagem pelo Mundo Espiritual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de Setembro no Teatro Tobias Barreto. Uma viagem pelo Mundo Espiritual numa promoção da Federação Espírita de Sergipe. Aqui toda programação e inscrições:     https://www.congrese.com/

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/ayres_britto

 A Vida é assim: de um lado, os cisnes a se nutrir cada vez mais do elegante porte do silêncio; de outro, os papagaios a se fartar na adiposa carne do blá-blá-blá.

www.twitter.com/Ancelmocom

‘O Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, será enredo da Unidos de Lucas em 2025

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/BlogClaudioNun

 Exposição Brasileira da raça Santa Inês em Lagarto (Sergipe), sucesso total: 39 expositores,  522 animais e a participação de 7 estados. Aqui: 

https://x.com/BlogClaudioNun/status/1785745142193758240

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  Frase do Dia

“Quando te sentires na encruzilhada dos conflitos e das angústias, sem saber como proceder, busca o deserto, e, no silêncio, Jesus te acercará, orientando-te com segurança.” Espírito de Joanna de Ângelis, por Divaldo Franco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais