PT: CNB rechaça nota PT/AJU e diz que plenária não foi deliberativa

                       Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

A Nota do CNB

 No sábado, dia 28 de outubro de 2023, o Partido dos Trabalhadores realizou a Plenária Municipal de Aracaju, em observância às resoluções do Diretório Nacional, responsáveis pela convocação do PEDex (Processo de Eleição Direta Extraordinária). As resoluções atendem à necessidade de, em todo o país, fortalecimento das Direções Municipais, ampliação da organização, capilaridade e busca de mecanismos para permitir maior organicidade aos filiados e filiadas do Partido dos Trabalhadores. Baseados nessas premissas, os Diretórios com Comissão Provisória ou Organizadora, ou ainda que não lançaram candidaturas na disputa eleitoral de 2020, entre outros critérios, sob a coordenação da Comissão Executiva Estadual do PT, participaram do PEDex 2023. Assim como outros municípios do Brasil, Aracaju, por decisão política, realizou uma Plenária não deliberativa.

 As intervenções giraram em torno da análise de conjuntura, nacional, estadual e municipal dada a necessidade de preparar uma candidatura do PT para disputar a eleição municipal, elegendo prefeito, vereadores e vereadoras. Contando com as presenças do Senador Rogério Carvalho, do Deputado Federal João Daniel, da ex-Deputada Ana Lúcia, do vereador Camilo Daniel, de quadros políticos e de setores da militância petista, na impossibilidade da presença do Ministro Marcio Macedo, Cássio Murilo o representou bem como à coordenação geral do campo político do Ministro, a CNB.

 A Plenária teve caráter de elaboração e debate político, pois, seguindo a orientação do DN do PT, não teve o poder para deliberar sobre candidaturas ou a tática e a política de alianças do partido para as eleições de 2024, que serão decididas em cada município nos Encontros Municipais, seguindo um calendário definido em Resolução do Diretório Nacional e deliberado pelas Instâncias do partido nos municípios e pelas instâncias da Federação Brasil da Esperança(PT, PCdoB e PV), portanto, não houve nenhuma deliberação política.

 Aracaju, 28 de outubro de 2023.

Coordenação da CNB Aracaju, tendência interna do PT.

 

Pedreira em Sergipe gera mais de 600 empregos diretos e indiretos Localizada no município de Campo do Brito, na Zona Rural, na divisa com o município de Itabaiana, a Pedreira Souza e Oliveira Ltda, com 20 anos de fundada, é hoje a responsável por 70% da brita utilizada pelas grandes construtoras em Sergipe.

 Logística da pedreira Na última sexta-feira, 27,  a convite da empresa, o governador Fábio Mitidieri, que estava na região, fez uma visita onde pode constatar toda estrutura e a qualidade técnica do serviço utilizado, com uma produção realizada com equipamentos modernos para atender a demanda do mercado. O governador disse que não conhecia toda a logística de uma pedreira e achou formidável a forma como toda estrutura funciona. “Parabéns aos proprietários e o mais importante é a geração de empregos para a região, com 120 empregos diretos e cerca  de 500 indiretos.

 Projetos e apoios São empresas e atividades de fomento da economia como estas que precisam de projetos e apoios para alavancar mais ainda o desenvolvimento de Sergipe, gerando mais empregos e renda. O blog está aberto para divulgar mais empresas que fazem a sua parte e muitas vezes os sergipanos não têm conhecimento. Sergipe tem uma população criativa, brisa e trabalhadora. Em cada região tem gente fazendo a sua parte!

Turismo e Aracaju Parque Shopping um balaio errado Sergipe, um estado conhecido por sua rica história e belas paisagens, tem enfrentado desafios no setor de turismo e infraestrutura comercial. A Secretaria de Estado do Turismo e o Aracaju Parque Shopping têm sido alvos da ineficiência na administração. Por que será?

 Turismo nas sombras O turismo em Sergipe, por muito tempo, tem estado nas sombras, emergindo na mídia apenas quando empreendedores individuais conseguem criar eventos de destaque, um exemplo positivo é o Pré-Caju. Este cenário se deve, em parte, à aparente falta de ação da SeTur, que não tem sido capaz de promover a região de forma eficaz.

A conexão entre a secretaria e o Aracaju Parque Shopping, que também enfrenta problemas, é evidente, pois ambos estão sob a mesma administração O Aracaju Parque Shopping, um prédio imponente que tinha potencial para prosperar, enfrenta sérios problemas de infraestrutura. Infiltrações, tetos danificados, banheiros em condições desagradáveis e uma distribuição de lojas e boxes questionáveis são apenas alguns dos fatos que afetam a má experiência dos visitantes. A falta de planejamento na disposição das lojas torna-o menos convidativo e funcional, com lojas como Americanas e Lê Biscuit isoladas de maneira pouco estratégica.

SE tem história neste segmento O que se sabe é que nem apelando para a tática de incentivo, liberando os aluguéis e cobrando apenas condomínio tem atraído empreendedores por não se identificarem com o modelo ofertado nada sergipano. Sergipe, tem história neste segmento, basta ver o sucesso da rede de shoppings administrada pelo grupo do tabaréu nascido na Serra do Machado em Ribeirópolis.

 

Em áudio, Jornalista Luiz Eduardo Costa – ao relatar desabamento de telhado em escola de Canindé do São Francisco no fim de semana (não tinha aula)-  diz que atual prefeito de fato, Weldo Mariano (PT) é como um bonequinho “Mané Gostoso” não faz nada e quem manda é o candidato derrotado Kaká Andrade que comanda áreas estratégias da Prefeitura, inclusive a educação. O áudio:

 

Vídeo acima mostra telhado que desabou na Escola Maria Preta, no assentamento Gulter, povoado Curituba, no município de Canindé do São Francisco.

Júlio Rochadel e a esposa Denize Figueiredo

Lançamento da 16ª Edição da Revista Advogados Mais uma vez o lançamento Revista Advogados (16ª Edição)  reuniu, não só o mundo jurídico de Sergipe, mas também diversos segmentos da sociedade sergipana. Foi na última quinta-feira, 26, no espaço Volvo Stark, em Aracaju, onde a edição impressa da revista foi muito elogiada não só pela qualidade gráfica, mas pelos assuntos diversificados do mundo jurídico. Os convidados ainda tiveram a oportunidade de ouvir o saxofonista  Kleber e logo depois, a genialidade da cantora Raquel Diniz.

 Revista Advogados é cada vez mais diversa O título do editorial desta nova edição casa perfeitamente com a revista. Clóvis Munaretto, Publisher da revista, no editorial que a capa desta edição trouxe na capa um assunto que passa longe da tecnicidade e da rigidez dos códigos e das leis que permeiam o Direito. “Tendo como personagem central o advogado Júlio Rochadel Moreira, no auge de seus 50 anos de idade recém-completados e dos 22 anos de carreira jurídica, o tema abordado fluiu em torno da arte, uma das grandes paixões desse manauara com coração sergipano. O amor à arte, aliás, está estampado nas paredes do Rochadel Advocacia. Basta ir à recepção com pé-direito duplo e ver a amostra de tirar o fôlego que recepciona todos. Em inúmeros ambientes do escritório, o advogado fez surgir galerias de arte, onde principalmente artistas sergipanos são enaltecidos pela história, talento e beleza que produzem”, revelou.

Clóvis Munaretto, Júlio Rochadel e Carlos Pinna Júnior.

 Outras abordagem No editorial, Clóvis  destaca que a Revista Advogados aborda assuntos mais leves ao longo das páginas, mostrando para o leitor que nem só de  leis vive um advogado ou uma advogada. Prova disso são as colunas “Vida & Privacidade”, que, nesta edição, mostra as preferências da jovem jurista Aline Alves Farias; “Enologia”, que discorre sobre o vinho do Porto; “Turismo”, que apresenta Paris sob o olhar de uma jornalista viajante; o “Fórum Social”, com lançamentos, festas e eventos que promovem congraçamento; e por aí vai.

 Assuntos técnicos Claro que assuntos mais técnicos são abordados. E, nesse sentido, esta 16ª edição está abarrotada de artigos assinados por alguns dos mais respeitados profissionais do Direito de Sergipe, a exemplo de Eduardo Ribeiro. O “Contraponto”, por sua vez, traz jovens advogados que debatem dialeticamente sobre um assunto atual e, muitas vezes, polêmico. Nesta publicação, o tema em discussão foi “Aplicação dos efeitos da prescrição tributária no âmbito da persecução penal em casos de crimes tributários previstos na Lei nº 8.137/90”. Vai dar o que falar. Tem também a  matéria  “História”, com o relato sobre Adolfo Ávila Lima, procurador geral do Estado nos idos de 1935; tudo sobre o que aconteceu na XI Conferência da Advocacia de Sergipe nos dias 20 e 21 de setembro; Cristiano Zanin como novo ministro do STF; “Registrando”, que conta as novidades sobre o universo jurídico no Brasil; e muito mais. 

 

Será que vem? O ex-deputado estadual parece que está disposto a retornar a disputa pela Alese, comenta-se em boca miúdo que Guimarães irá lançar a vereador de Aracaju o sobrinho Otávio Guimarães, buscando assim, fazer uma nova base para seu retorno. Após seu afastamento, provisório, em terras de Itabaianinha, o mesmo apostará suas forças em Aracaju! Quem viver verás….. e vem formando uma chapa forte de vereadores pelo PL.

A banca do Careca está de volta Coluna Primeira Mão/Por Eugênio Nascimento No dia 1º de dezembro, quando completa 28 anos da morte de Gervásio dos Santos, a Banca do Careca será reaberta no mesmo ponto de sempre, na praça Olímpio Campos,  ao lado da Catedral Metropolitana de Aracaju (SE). Originalmente aberta no início da década de 1970, a banca  foi um importante passo de Careca (apelido de Gervásio), que, depois de ser preso por várias vezes em consequência de sua ação  política de esquerda (era militante do PCB), passou a vender jornais nas ruas de Aracaju e chegou a ter esse ponto fixo, onde reunia amigos/clientes. O velho militante do partidão morreu em 1995 e a banca foi desativada durante a pandemia de covid. Agora,  já na condição de patrimônio cultura de Aracaju, está de volta sob o comando do neto Carlos Max, ex-vereador e militante dos movimentos políticos e culturais. O ato de reabertura acontecerá às 17h  (1º de dezembro) no velho e querido espaço.

 Nilson Socorro faz um registro importante E o jornalista e professor Nilson Socorro, lembrou que quando estudante da UFS, frequentou a Banca do Careca quando foi instalada no chamado canteiro do Bar do Meio da Rua, no início da Avenida Carlos Firpo, no centro de Aracaju. E ele frequentou o espaço na década de 70 por volta dos ano 1975, ao lado do jornalista Antônio Vieira e o Careca sempre batia papo com eles. “Tomei o conhecimento da operação Cajueiro ali na banca do Careca”, recordou. E ainda na década de 70, a banca passou para ao lado da Catedral Metropolitana.

 Hoje, 30: Evento gratuito busca disseminar conhecimentos científicos e práticas avançadas na área da estética Hoje, 30, o Centro Universitário Estácio de Sergipe, por meio da Liga Acadêmica de Estética de Sergipe (LAES), promove a 4ª Jornada Científica de Estética Avançada, evento aberto ao público e voltado principalmente para os profissionais que trabalham na área da Estética. A atividade, que contará com programação durante o dia inteiro, reunirá profissionais, pesquisadores e estudantes interessados em estética, promovendo um intercâmbio de ideias, técnicas e descobertas científicas.

Compreensão e troca de conhecimentos “A jornada proporcionará um espaço para disseminação e atualização de conhecimentos científicos e práticas avançadas na área da estética”, explica uma das organizadoras do evento Raphaella Ingrid, coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Estácio Sergipe. “Através dessa jornada, os ouvintes poderão ter a compreensão aprofundada de temáticas abordadas na programação, além da troca de conhecimentos entre os participantes e a exposição a diferentes abordagens e técnicas de estética que contribuirão para o aprimoramento profissional e para o desenvolvimento de novas práticas e produtos”, complementa.

Atividades Durante os turnos da manhã e tarde, os participantes terão acesso a atividades de divulgação científica, além de oficinas e minicursos. Já ao final do dia, a programação da Jornada contará também com a participação de egressos do curso de Estética e Cosmética da Estácio Sergipe, durante o 2º Café com Egressos. “Esse tipo de encontro promove a conexão entre ex alunos e os estudantes atualmente matriculados. Através do café com os egressos, teremos um debate sobre networking e oportunidades de carreira, com orientação, feedback, motivação e inspiração”, explica Raphaella.

 Atividades II  As atividades do dia se encerram com uma palestra com o convidado Lula Barros, pioneiro no uso das redes sociais para difusão da Estética Facial e referência nacional no assunto de Harmonização Facial. Inscrições, mais detalhes e a programação completa do evento podem ser acessados em: https://www.sympla.com.br/evento/iv-jornada-de-estetica-avancada-e-ii-encontro-com-egressos/2219259

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Afilhada da Rede Bandeirante (SP) Rádio Liberdade 100,3 FM de Aracaju terá programação especial em novembro

 A Rádio Liberdade 100,3 FM de Aracaju -Se, afiliada a Rede Bandeirante de São Paulo,vem se notabilizando, em pautar temas que retrata a desigualdade racial e a prática de racismo em sua grande de programação, no mês de novembro como já vem acontecendo nesses últimos 7 (sete) anos, terá uma vasta programação especial, com especialistas, professores, políticos e membros do movimento negro e de religiosidade de matriz africana, para discutir, debater e interagir no Programa Liberdade Mia das 7h às 10h,apresentação Raimundo Morais, com participação dos ouvintes.

 Presenças confirmadas: 

– Professor Dr. Fernando Aguiar;

– Vereador de Aracaju e Professor Antônio Bittencourt;

– Professor Ilzver de Matos ;

– Coordenador Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU), Carlos Augusto;

– Ex- atleta e atual técnico de futebol, Sérgio Soares;

– Ex- jogador e escritor, Mário Aranha;

– Promotor de Justiça, Luis Fausto Valois, entre outros.

Fiquem ligados, 79 3302-0033/ 9 8877-8263.

 

OPINIÃO 

Por Clarkson Moura

ULTRADIREITA TEM A VER COM BAIXO QI

— PUBLICAÇÃO NA REVISTA “SCIENCE” —

ESTUDO CIENTÍFICO DA CONCEITUADÍSSIMA UNIVERSIDADE DE HARVARD, EM BOSTON, MASSACHUSETTS, EUA, PROVOU QUE AS PESSOAS PORTADORAS DE “QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA” (QI) BAIXO TÊM 99% DE PROBABILIDADE DE SER DE “EXTREMA-DIREITA” NA POSTURA POLÍTICO-IDEOLÓGICA.

EIS, ADIANTE, AMOSTRA REPRESENTATIVA E CONFIRMATIVA DO CRITERIOSO E CONCLUSIVO ACHADO CIENTÍFICO.

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 ESPECIAL

 Pagamento do adicional de periculosidade para servidores da segurança em Sergipe começa neste mês

 A luta incansável da categoria pelo direito inspirou policiais de todo o país.

 Dirigentes da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) celebram o início do pagamento do adicional de periculosidade a partir deste mês. Esse direito, conquistado após anos de débito e uma longa luta, começa a ser implementado.

 O benefício contemplará mais de 12 mil pessoas vinculadas à Polícia Civil, à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar. Deste total, 7.528 são servidores em atividade, enquanto 4.558 são inativos. O projeto de lei aprovado em maio estabeleceu o percentual inaugural de 5% e a base de cálculo de acordo com a posição nas carreiras.

 O presidente da Adepol/SE, Isaque Cangussu, lembra que esta é a primeira etapa da regulamentação e que a expectativa é que até o fim de 2026 o percentual chegue a 30%, o que representará, nesse médio prazo, um avanço bastante significativo na remuneração dos profissionais da segurança pública no Estado. Ele enaltece o compromisso do Governo com a categoria. “O governador Fábio Mitidieri reconheceu os riscos enfrentados por esses servidores, o que justifica a retribuição específica por esse ônus extra. Já no primeiro ano de seu mandato, ele restabelece o direito e reafirma que durante os quatro anos escalonará o índice até atingir o percentual correto e esperado, que é de 30%. Por isso, o momento é de gratidão e de renovação do voto de confiança”.

 Movimento Polícia Unida

 O Movimento Polícia Unida ganhou destaque em todo o país devido à união de nove sindicatos e associações que representavam policiais civis, militares e bombeiros do Estado de Sergipe, juntos em defesa do restabelecimento do direito ao adicional de periculosidade. Foram quase dois anos de conversas, reuniões, manifestações e atos. Fazendo valer o compromisso assumido durante a campanha do ano passado, o Governo do Estado encaminhou projeto de recriação do adicional de periculosidade à Assembleia Legislativa em maio deste ano. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos Deputados Estaduais e posteriormente sancionado pelo Governador do Estado, passando a ser lei.

 O Movimento Polícia Unida foi composto por duas entidades ligadas aos policiais civis: a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) e o Sindicato dos Policiais de Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE); e por sete associações ligadas aos policiais e bombeiros militares: a Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise), a Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas (Asmirp), a União da Categoria Associada do Estado de Sergipe (Única/SE), a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe (Aspra/SE), a Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep), a Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese) e a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe (ACS/SE).

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“E quem me ofende, humilhando, pisando, pensando que eu vou aturar, tô me guardando para quando o carnaval chegar.” Chico Buarque.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais