PT/SE com seus vexames vai se desconstruindo, se esfarelando.

                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 11, após as homenagens feitas neste espaço ao aniversário de 64 anos do professor Déda, o blog recebeu diversos telefonemas e mensagens. Não apenas de simpatizantes, ou seja de “Dedistas”, mas também de petistas históricos que militaram muito tempo no partido e hoje estão afastados das reuniões.

O estilo deste espaço nunca foi nem será ameno. É ou não é. É duro quando tem convicção, não tem meio termo para agradar fulano ou beltrano. Ou seja, poderia ser muito mais forte sobre o que vai escrever agora sobre a situação do PT em Sergipe. Déda discutia e convencia com poderosa argumentação.

Ontem, uma liderança petista afastada hoje do partido lembrou dos grandes debates internos: “quem viveu a época Déda e os grandes debates com Rômulo, Ismael, Ana Lúcia, professor Luiz Alberto, Zé Eduardo Dutra, Renatinho, sindicalista Severino, o grande professor Diomedes, Gilvan Melo, Abrahão Crispim e tantos outros e outras, sabe do precipício que é o PT atual.”

Com a morte de Marcelo Déda, em 2013, o PT/SE não acabou, como muitos previam, mas se esfarelou. Sem Déda para dar rumo e voz de unidade nas decisões da sigla, sobrou o fratricídio entre tendências para assumir o comando do partido. O PED, processo de escolha dos mandatários da sigla, sempre foi de muita disputa, mas ganhou escala de animosidade com Rogério.

Em vários momentos de disputas internas Rogério protagonizou cenas lamentáveis com palavrões e empurra-empurra. Desde a morte de Déda e na incessante busca pela autoafirmação de líder, Rogério esticou o pescoço mais do que devia e mostrou a todos que o desafiam que com ele “o buraco é mais em baixo”, como se diz no popular.

Em 2014, por exemplo, Rogério Carvalho enterrou a pré-candidatura de Eliane Aquino ao senado em um doloroso processo para ela, que havia perdido o esposo há apenas 1 ano. Em um ato no Iate Clube nesse ano, uma plateia de mais de 3 mil pessoas assistiu à desistência de Eliane Aquino do processo interno para concorrer ao senado.

As lágrimas de Eliane naquele dia ao discursar tiveram consequência e um recado claro que não se é líder na “na tora”. E quem apelar para a memória, se recordará que Rogério Carvalho foi o candidato do partido ao senado em 2014 e não venceu porque a tendência mais forte da sigla lhe negou o voto nas urnas. A “tratorada” em Eliane teve uma dura resposta para Rogério, acompanhada de um claro aviso: Rogério pode até comandar, mas jamais será o grande líder do PT, como foi Marcelo Déda.

Agora, em 2024, Rogério Carvalho, ao seu jeito de “comandar”, empurrou o nome da esposa, Candisse Carvalho, para uma disputa interna (sem ninguém na disputa) e a tornou pré-candidata do partido para concorrer à eleição para a Prefeitura da capital. Não precisa relembrar 2014 para saber o tamanho da tragédia que se anuncia.

Sem fazer muito esforço de observação, o PT dispõe de nomes com verdadeiro histórico de lutas para representar a sigla em uma disputa tão importante. Dandara, suplente de deputada federal e filha de uma petista raiz, Maria do Céu, é uma delas. Mas há muitas outras mulheres que construíram o PT de baixo de sol e chuva, distribuindo estrelinhas, fazendo a militância formiguinha e fortalecendo o partido para as disputas.

Candisse Carvalho não faz parte dessa história de construção, chegou com a casa feita e se acomodou no aposento mais cômodo. Pode até ler sobre a história do partido e elaborar legendas para postagens em redes sociais, mas falta-lhe o principal para a disputa: ser petista. Não basta apenas a filiação e conhecimento, tem que ter história que convença primeiro os filiados, depois o eleitorado.

E assim, o PT vai se desconstruindo, se esfarelando.

 

“Testemunha ocular da história”: Déda proibiu um “cidadão” petista de subir para visitá-lo em hospital SP   E ontem,11, alguns políticos manifestaram suas homenagens ao professor Déda, pelos 64 anos, se estivessem vivo. Entre eles, um “cidadão” petista que foi proibido por Déda de subir para visitá-lo no hospital, quando estava internado. O blog lembra e tem duas testemunhas oculares da história. O legado de Déda de integridade e de estadista o faz diferenciar eternamente de muitos demagogos individualistas. É preciso separar o joio do trigo. Mateus 13:24–30 durante o Juízo Final, os anjos vão separar os “filhos do maligno” (o “joio”, ou ervas daninhas) dos “filhos do reino” (o trigo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju, enquanto isso em uma das regiões com o IPTU mais caro: água do rio toma conta das ruas, inunda veículos e tudo mais. Quem vai pagar o pato, ou melhor, o IPTU, ou melhor o prejuízo? Só dando uma chance ao candidato do prefeito, já que oito anos foi pouco para resolver o problema…

 Orla de Atalaia: está virando a mais suja do Brasil? Pelo jeito não foi uma ideia passar a orla de Aracaju para a gestão da Prefeitura de Aracaju. As reclamações são muitas e diárias. Alguns locais já estão abandonados. A reclamação dos turistas é enorme, principalmente por conta da falta de manutenção. Até lixeiras são difíceis de encontrar em toda extensão. Já os sergipanos que frequentam o local, principalmente os que praticam atividades físicas, se deparam com sujeiras em todos os locais. Até o principal cartão postal a Prefeitura conseguiu estragar?

Comitê Estadual da Verdade e Justiça Hoje, 12, exibição do filme de Silvio Tendler, “Nas Asas da PAN AM”, no museu da Gente Sergipana governador Marcelo Déda, às 18h. Já na sexta-feira, às 9h, reunião na CUT/SE, para planejamento do ato do dia 1º de Abril, no calçadão da Rua João Pessoa, sobre os 60 anos da ditadura.

 ALA realizará sessão especial em homenagem a Aracaju A Academia de Letras de Aracaju realizará uma Sessão Especial em homenagem ao 169.º ano de fundação da capital sergipana, que contará com a conferência “Uma cidade em ebulição: Belle Époque, cotidiano e modernidade em Aracaju”, a ser proferida pelo professor e historiador Jeferson Augusto da Cruz, presidente regional da Associação Nacional de História (ANPUH-SE). A sessão acontecerá no dia 15 de março de 2024, às 15h, no plenário do Conselho Estadual de Cultura, na Biblioteca Pública Estadual Epifânio Dória.

Ministério Público vai apurar se houve “excesso de contratações desnecessárias” em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”: O Ministério Público de Sergipe, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Lagarto, vai apurar se houve “excesso de contratações desnecessárias” no Município de Lagarto, situação que será objeto de procedimento instaurado pela promotoria. O foco da apuração também inclui a realização de concurso público para preenchimento de cargos vagos, que, segundo a promotoria, estariam sendo ocupados por servidores contratados temporariamente.

895 servidores temporários O objeto da investigação engloba um total de 895 servidores temporários, cujas contratações estão sendo questionadas quanto à sua necessidade e conformidade com a legislação vigente. De acordo com dados obtidos pelo Ministério Público por meio do Portal da Transparência do Município de Lagarto, em consulta realizada em 04/03/2024, o número de contratados temporariamente pelo município era de 1784, representando 41,66% do total de servidores públicos municipais sob esse regime.

Sem planejamento A maioria desses contratados temporariamente integra o Fundo Municipal de Saúde (66,22%) e o Fundo de Assistência Social (65,77%), seguido pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (28,57%) e a Prefeitura de Lagarto (27,50%). A promotoria destaca a necessidade de preservar a continuidade dos serviços essenciais, mas questiona a ausência de planejamento por parte do Município de Lagarto.

Diagnóstico preciso A promotora responsável pela investigação ressalta a importância de o município apresentar um diagnóstico preciso do número de cargos vagos na estrutura administrativa e indicar as medidas efetivas adotadas para preenchê-los com servidores concursados. Além disso, sugere a exoneração de todos os servidores contratados temporariamente e a realização de uma reestruturação administrativa, levando em consideração a realidade atual e a Lei de Responsabilidade Fiscal. A investigação também busca entender como o Município de Lagarto mantém em funcionamento os serviços essenciais após a exoneração de 895 servidores, representando cerca de 21% de seu efetivo total.

Projeto na Alese: vítimas de violência deverão ser informadas previamente se houver relaxamento de medidas contra agressores Com o objetivo assegurar às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar o direito à comunicação prévia quando do relaxamento de medidas, sejam elas de privação de liberdade ou preventiva, aplicadas contra o agressor, tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe o Projeto de Lei nº 64/2023, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB).

Comunicado Segundo o texto, a comunicação deverá ser realizada à vítima, a sua família, e ao seu advogado constituído ou ao defensor público pela autoridade judicial responsável pelo ato que fizer cessar a privação de liberdade ou medida protetiva de urgência, devendo ser realizada por escrito através de meio físico ou eletrônico, sendo realizada em, pelo menos, 10 dias antes de sua execução.

Mecanismo de prevenção Para o deputado, o projeto de lei reforça os mecanismos para prevenir e combater casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, procurando resguardar sua segurança e integridade. “Dentro do que é previsto na Lei Maria da Penha, se permite que o Poder Público e a sociedade civil possam criar mecanismos que fortaleçam o enfrentamento de casos de violência contra mulheres, principalmente num cenário onde casos reincidentes de violência são comuns e quando vivemos num país onde casos de feminicídio subiram quase 50% em um ano, segundo pesquisa da Rede de Observatórios de Segurança”, explicou Cristiano.

Mecanismo de prevenção II Segundo o deputado, também é importante ressaltar que essa lei também surge como uma forma de prevenção. “Por mais que a Lei Maria da Penha defina que há a necessidade de notificação sobre movimentações processuais, é essencial reforçar essa disposição legal, para ampliar a proteção e segurança das mulheres, garantindo que tenham tempo de se preparar frente às mudanças”, concluiu.

CMais Mulher A segunda fase de inscrições, em 2024, do Cartão Mais Inclusão – CMais Mulher está aberta até a próxima sexta-feira, 15. A informação foi confirmada pela secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, que destacou também que o programa faz parte da política de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. O programa já beneficiou mais de 800 mulheres e garante seis parcelas no valor de R$ 500,00 para as vítimas em situação de pobreza e inscritas no CadÚnico. “Já temos mulheres recebendo o benefício e, agora, estamos com mais vagas disponíveis. É importante ressaltar que, além da transferência de renda, acolhemos essa mulher psicossocialmente, disponibilizando ainda capacitação e buscando incluir no mercado de trabalho”, detalha.

Projeto de Alessandro quer impedir espionagem de jornalistas e advogados Um projeto de lei apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB/SE) quer proibir que órgãos e agentes públicos usem ferramentas de monitoramento de celulares e outros aparelhos sem autorização judicial. O projeto também proíbe qualquer tipo de espionagem a jornalistas e advogados no exercício da profissão, ou seja, a interceptação de conversas estritamente vinculadas à atividade profissional.

Lacuna legislativa O objetivo da proposta é preencher uma lacuna legislativa e impedir que pessoas tenham informações privadas acessadas de forma ilegal por órgãos e agentes públicos, civis e militares. A proposta foi elaborada em meio às investigações da Polícia Federal sobre a existência de uma “Abin (Agência Brasileira de Inteligência) paralela”. O texto do parlamentar cria regras sobre monitoramento de dados pessoais.

Prévia determinação judicial De acordo com o texto, a utilização de ferramentas de monitoramento remoto só será admitida com prévia determinação judicial. Do contrário, é considerado crime, com pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. No caso de descumprimento por parte de agente público, civil ou militar, a punição será aplicada em dobro.

Sem espionagem O projeto, contudo, blinda jornalistas e advogados, que não podem ser espionados de forma alguma. Segundo a proposta, “não será admitida a utilização de ferramentas de monitoramento remoto de terminais de comunicações pessoais para obtenção de informações que envolvam jornalistas e advogados, no estrito exercício das respectivas atividades profissionais”.

ADI O projeto foi elaborado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma ação direta de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF) alertando sobre a ausência de atuação normativa do Congresso Nacional na regulação do monitoramento. Na ação, a PGR pediu que seja estabelecido um prazo para que os parlamentares legislem sobre o tema. “Dada a urgência de preencher essa importante lacuna legal, tão bem apontada pela PGR, apresentamos o presente projeto de lei”, explicou Vieira.

Câmara de Aracaju: amanhã, 13, Audiência Pública “Fomento ao Graffiti” Amanhã, 13, o mandato do vereador Professor Bittencourt (PDT) realiza uma Audiência Pública, na Câmara Municipal, às 14h, para discutir a pauta de “Fomento ao Graffiti”. O Programa Municipal de Fomento ao Graffiti é um projeto de autoria de Bittencourt, que foi sancionado recentemente, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e agora, se transformou na lei municipal nº 5.871/2024. A perspectiva é que o evento seja uma oportunidade para a efetividade e regulamentação da lei. Um espaço para o diálogo entre os artistas e órgãos públicos para a construção de possibilidades no cumprimento da lei que já está em vigor.

Sobre a lei O Programa Municipal de Fomento ao Graffiti, tem como finalidade, coordenar e desenvolver atividades que valorizem a arte do Graffiti no município, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico. O projeto também tem como objetivo desenvolver e promover ações como instrumento cultural, de trabalho e empreendedorismo, de forma direta e indireta.

 Doação de sangue: Estácio Sergipe e Hemose promovem mutirão amanhã, 13 O Centro Universitário Estácio de Sergipe e o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizam amanhã, 13, um mutirão de doação solidária de sangue. A atividade é uma iniciativa dos cursos de Enfermagem e Biomedicina e será voltada tanto para alunos e docentes da instituição quanto para o público externo.

Coletas As coletas serão realizadas no período das 8h às 15h, na sede da Estácio Sergipe, localizada na Rua Teixeira de Freitas, 10, Bairro Salgado Filho. Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto, ter mais de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e estar em bom estado de saúde. Os menores de idade devem portar também autorização do responsável.O doador precisa ainda comparecer ao serviço bem alimentado, evitando a ingestão de alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos 2 horas antes.

 Importância da doação O ato de doar sangue é essencial e pode salvar a vida de muitas pessoas. É por meio das doações que os bancos de sangue podem fornecer transfusões sanguíneas a pacientes que enfrentam condições médicas graves ou submetidos a cirurgias complexas. “Estima-se que uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, explica Rita Porto, coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Sergipe.

Importância da doação II O Hemose atende 35 unidades de saúde no estado, na rede pública e privada e conta com cerca de 170 mil pessoas que já doaram sangue pelo menos uma vez. Apesar da alta quantidade de pessoas, estima-se que apenas 1,4% da população brasileira é doadora regular de sangue. “Venham com a gente neste ato de solidariedade!”, convida Rita. “Doar sangue é doar vida”.

No Sergipe rural deste sábado, 16, Moita bonita é o vigésimo terceiro município a receber o Sergipe é aqui, carcinicultores de Socorro investem em soluções sustentáveis para impulsionar a produção de camarão, casal transforma hobby em negócios lucrativos com produção de terrarios e mini jardins, presidente da Emdagro faz balanço positivo das ações de 2023, sábado as 7 horas e reprises no domingo e quarta às 8 horas na TV Aperipê canal 6.

Exposição “O Galo do Augusto Franco e a Cidade de Aracaju”, de 15 a 17 de março, celebra 15 Anos de Inclusão e Cultura Popular A Casa Cultural Careca e Camaradas tem o prazer de anunciar a exposição especial “O Galo do Augusto Franco e a Cidade de Aracaju”, em comemoração aos 15 anos do bloco, que será realizada de 15 a 17 de março. A exposição fotográfica apresentará uma fascinante jornada através da história do Bloco Galo do Augusto Franco e sua profunda ligação com a cidade de Aracaju.

Abertura oficial A abertura oficial da exposição está marcada para às 11h do dia 15 de março, com a entrega do ‘Título de Comprometimento Cultural” as instituições e personalidades que sempre apoiaram o bloco. Durante o evento, será entregue uma carta aberta às autoridades municipais e estaduais, solicitando que o Bloco Galo do Augusto Franco seja oficialmente reconhecido e incluído no calendário turístico como uma prévia carnavalesca da cidade de Aracaju.

Resgate Destacando-se como um dos blocos mais tradicionais da capital sergipana, o Galo do Augusto Franco foi idealizado pelo psicólogo Max Prejuízo e faz parte de um projeto cultural que visa resgatar as tradições dos antigos carnavais. Sem cordas ou abadás, o bloco proporciona acesso livre para todos, promovendo a inclusão e a celebração da cultura popular. A exposição será nos 15/03 (das 11h às 22h), 16 e 17/03 (das 18h às 22h). Local: Av. Canal 5, 378, Conj. Augusto Franco (espaço anexo a Pizzaria Forno di Napoli). Outras informações com Max Prejuízo pelo número 79) 98872-9529.

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 Aracaju Parque Shopping tem dirigentes? De um leitor: “A passagem para pedestres que saem do terminal dos mercados na direção do Shopping não existe. Uma calçada na ponte com um cano da deso e os pedestres disputam com os veículos. Não entendo a falta de interesse por parte dos dirigentes daquele shopping que imagino tem seu público em grande maioria usuários do transporte coletivo e vai ao CEAC que funciona lá”

 

 

Almoço SOMESE, quinta-feira, 14. Participação do conferencista Antônio Neto

 Com o tema “ Motivação e Resiliência, para fazer o que deve ser feito”, o conferencista Antônio Neto, participará do almoço SOMESE na próxima quinta-feira, 14, a partir das 14h, na sede da entidade. O serviço para quem desejar participar:  Valor: R$ 65,00 (Prato principal, refrigerante ou água, vinho, sobremesa e café).Confirmar presença com antecedência através do telefone ou WhatsApp pois o restaurante que nos atende não funciona em nossa sede. Assim para que não haja atraso nos pratos receberemos os pedidos até as 11h da data do almoço. Pedimos a compreensão de todos.: A solicitação do prato, mesmo que o solicitante não compareça, implica em seu pagamento. (79) 98815-0525 /WhatsApp (Confirmar presença).

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/BlogdoNoblat

 “A palavra ‘negociar’ é uma palavra corajosa. Quando percebemos que estamos derrotados e que as coisas não estão a correr bem, é preciso ter a coragem de negociar.” (Papa Francisco, sobre a guerra na Ucrânia)

 www.twitter.com/padregleiber

 “O HOMEM ACREDITOU na Palavra de Jesus e foi embora” (Jo 4,50).

É PRECISO RECENTRALIZAR o Evangelho em nossa espiritualidade.

JESUS É UMA PESSOA e não uma ideia. Precisamos conviver com sua presença e não com sua lembrança. O Evangelho é nossa escola. Eis a nossa salvação!

 www.twitter.com/QuinhoCartum

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“Aquele que pede a Deus o perdão de suas faltas não o obtém senão mudando de comportamento. As boas ações são a melhor prece, porquanto os atos valem mais do que as palavras.” Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a oração mariana dominical da janela do Palácio Apostólico que dá para a Praça São Pedro, o Papa Francisco expressou sua “preocupação e tristeza com a grave crise que afeta o Haiti e os episódios violentos que ocorreram nos últimos dias” e se disse próximo da Igreja e do “querido povo” que vem sofrendo há anos. Aqui toda matéria:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-03/papa-francisco-angelus-haiti-rdc-congo-palestina-israel-ucrania.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais