Sindipetro AL/SE: ex-dirigente expressa insatisfação com a direção

           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O ex-dirigente do Sindipetro, Mário Cezar Lopes de Oliveira, divulgou uma carta expressando sua insatisfação com a direção do Sindipetro AL/SE.

A Carta foi divulgada no boletim “Casa de Ferreiro – Espeto de Pau”, do Sindicato dos Trabalhadores em Sindicatos, Federações, Confederações, Associações, Centrais Sindicais, órgãos classistas e entidades afins do Estado de Sergipe (Sintes/SE). Nela, ele alega que a diretoria se afastou dos princípios da luta operária e toma decisões sem consultar as bases. O autor expressa seu apoio aos funcionários do Sindicato e pede mudanças na direção sindical.

Além de destacar algumas divergências, como a priorização do Sindipetro na construção partidária em detrimento da luta na base, ele ressalta que um grupo teria assumido hegemonia na direção sindical, influenciado por interesses externos de um agrupamento político, o que provocou a saída de colegas importantes na luta.

O autor também menciona que houve conflitos entre os funcionários que não concordaram com a mudança de direção e a própria direção sindical. As greves dos trabalhadores teriam ocorrido devido ao desinteresse da direção em dialogar. O autor critica a demissão de uma companheira trabalhadora histórica do sindicato sem a devida consulta às bases, argumentando que essa ação vai contra os ideais da organização da classe trabalhadora. Ele defende que os funcionários sindicais são trabalhadores da categoria e não da direção. O print da publicação ao lado.

Obs: o blog está à disposição da direção do Sindipetro AL/SE para os devidos esclarecimentos sobre o que foi publicado.

 

Será sepultado hoje o corpo do radialista e publicitário Pedro Rocha Com problemas relacionados ao coração faleceu ontem,8, o radialista e publicitário Pedro Rocha, que atuou em várias áreas da comunicação em Sergipe.  O velório está sendo realizado no velatório Osaf e o corpo será sepultado hoje, 9, às 10h,  no cemitério de Itaporanga D`Ajuda.

 Poço Redondo, com maior área territorial do estado, município necessita de uma atenção especial do governo e da Defesa Civil E o blog foi informado que os vereadores do município de Poço Redondo recentemente solicitaram ao governo do Estado, através da Defesa Civil, uma atenção especial com o envio de carros pipas. Poço Redondo tem uma área territorial de 1.232,59 quilometros quadrados. Uma área quase toda semiárida onde a água não chega em alguns locais há mais de um ano. O Exército tem um contrato com alguns caminhões, mas é muito pouco para a extensa área. Será que o governador Fábio Mitidieri já tem ciência desta necessidade urgente?

Atenção Prefeitura de Aracaju, através da SMTT/Emurb: buraqueira na Avenida Tancredo Neves vai provocar um grave acidente  E a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT e da Emurb, precisa urgentemente fazer uma operação tapa buraco na Avenida Tancredo Neves, principalmente no trecho entre a Faculdade Pio Décimo e o supermercado Mercantil.  São diversos buracos enormes, muitos deles há mais de um mês, segundo denúncia um motorista no vídeo abaixo:

ABIH-SE e Prefeitura divulgam Aracaju em Porto Alegre e Caxias do Sul Divulgar o potencial turístico da capital sergipana para agentes de viagem nos municípios de Porto Alegre/RS e Caxias do Sul/RS. Esse é o objetivo de mais uma edição do roadshow “Viva Aracaju”, uma ação realizada através da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seccional Sergipe (ABIH/SE), Prefeitura de Aracaju e a Operadora Cativa.

Atrativos Na noite de ontem, 8, os agentes de viagem de Porto Alegre tiveram acesso a um vasto material promocional do destino Aracaju, incluindo a exibição de um vídeo com vários atrativos não só na capital, mas também em todo o estado. Para quem participou do encontro, essa foi uma oportunidade única para conhecer melhor a cidade e assim ofertar o destino para os seus clientes.

Verdadeiro paraíso “Muito bom ter essa oportunidade de conhecer um pouco mais esse cartão postal e todas as suas novidades. Aracaju é um verdadeiro paraíso, com praia, litoral, verão e sol, tudo de bom para oferecer aos nossos clientes”, destacou o agente de viagens, Anderson Moreira.

Roteiro imperdível O agente de viagens, Ferré Almeida, que já conhece Sergipe, ficou entusiasmado com esse novo encontro e as novidades apresentadas. Pra ele, atrativos como a Orla de Atalaia, o centro de artesanato, os mercados municipais, junto com a culinária e a tradição do forró fazem da capital e do estado um roteiro imperdível. “Aracaju e Sergipe são tudo de bom. E o brasileiro tem que conhecer Sergipe, porque o Brasil sem Sergipe não será o Brasil”, disse.

Melhor momento Segundo o presidente da ABIH-SE, Antonio Carlos Franco, o estado vive seu melhor momento no turismo, e parte desse resultado se deve às ações do Viva Aracaju que, esse ano, já capacitou mais de 1.400 agentes de viagens em várias cidades do país. “A média de ocupação da rede hoteleira este ano cresceu em relação a 2022, o que é excelente para todo o turismo, movimentando uma cadeia formada por vários setores, incrementando nossa economia, gerando empregos e renda. Nossa hotelaria já está preparada para o verão e temos muito a ganhar com todas as ações de divulgação e atrativos que já estão sendo preparados para o melhor período do ano”, frisou. Hoje, 9, o road show acontece em Caxias do Sul.

 Nova diretoria da Adepol/SE é eleita para triênio 2024-2026 Ontem, 08 de novembro, os membros da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol/SE) foram às urnas para elegerem a próxima diretoria. A chapa única, denominada ‘Um Salto para o Futuro’, foi eleita com um total de 117 votos e administrará a associação pelos próximos três anos (2024-2026). Houve 54 abstenções e nenhum voto branco ou nulo.

Delegada Renata Aboim será a segunda mulher a assumir a posição de presidente Em sua primeira declaração como presidente eleita, a Delegada Renata Aboim expressou sua gratidão pela confiança depositada pelos membros da Associação. “Estamos cientes da responsabilidade que carregamos como representantes desta chapa e estamos comprometidos em trabalhar incansavelmente em prol dos interesses e direitos de todos os nossos membros”, afirmou. A futura gestão da Associação promete abordar questões fundamentais que afetam a categoria, incluindo melhorias nas condições de trabalho, negociações salariais justas e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

Processo eleitoral  O processo eleitoral foi marcado por uma participação ativa dos membros da entidade, demonstrando seu compromisso com a democracia. A comissão eleitoral expressou sua gratidão a todos os que participaram, destacando a importância de uma base envolvida e ativa.

Processo eleitoral II A presidente da Comissão Eleitoral, Delegada Josefa Valéria, reforçou que a eleição da nova diretoria da Adepol para o triênio 2024/2026 transcorreu de forma tranquila durante todo dia. “Apesar de termos apenas uma chapa concorrendo, foi muito grande o número de delegados associados que compareceram para exercer o direito ao voto. O clima foi de esperança e confiança na competência e capacidade da presidente eleita, Dra Renata Aboim, na luta pelos pleitos da categoria. Renata já tem um nome consolidado na Polícia Civil, é referência no enfrentamento à violência doméstica e sexual contra a mulher e não tenho dúvida de que terá êxito no desempenho como presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe”, diz.

 FPE Em pronunciamento ontem, 8, o governador Fábio Mitidieri cobrou a normalização dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Segundo o chefe do Executivo estadual, Sergipe vem perdendo recursos federais, apesar de ser o sexto estado do país em arrecadação estadual. “Política pública sem orçamento é só discurso político”, frisou. A afirmação ocorreu diante da secretária Nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino; do secretário Nacional da Assistência Social, André Quintão; e de Larissa Carvalho, representante do Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro Márcio Macedo. O encontro ocorreu por ocasião da 15° Conferência Estadual de Assistência Social, realizada nos dias 8 e 9 de novembro, em Aracaju.

Assistência O Governo do Estado enviará à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei que busca estabelecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas) no estado. A medida, que satisfaz a uma luta histórica dos movimentos sociais em Sergipe, foi anunciada pelo governador Fábio Mitidieri e pela secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania e primeira-dama, Érica Mitidieri. A declaração ocorreu durante a abertura da 15° Conferência Estadual da Assistência Social, realizada em Aracaju nos dias 8 e 9 de novembro.

 FAMES conclama apoio dos parlamentares para aprovação do PLN 40/2023 Dada a importância da aprovação do PLN 40/2023, para que os recursos de compensações do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do adiantamento dos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sejam repassados aos municípios, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) conclama o apoio dos parlamentares para a aprovação do Projeto, que deve acontecer ainda nesta semana.

 Sessão conjunta O presidente da FAMES, Alan Andrelino, ressalta que após a sanção da Lei Complementar 201/2023, a Presidência da República assinou a Mensagem Modificativa 547/2023 ao PLN 40/2023, e embora sancionada, os repasses só ocorrerão efetivamente somente após a aprovação do Projeto pelo Congresso Nacional. Desta forma, a Federação pede o apoio dos parlamentares para que seja realizada ainda nesta semana a sessão conjunta do Congresso Nacional para a aprovação do PLN 40/2023.

Efetivação “A luta da nossa pauta municipalista para que os recursos das compensações do FPM e do ICMS sejam repassados ainda não acabou. Nós, gestores, esperamos ansiosamente para que os repasses sejam efetivados, pois os municípios precisam dos repasses para garantir os serviços públicos em plena funcionalidade”, declarou o presidente.

Jucese comemora 126 anos com o melhor tempo de abertura de empresas do Brasil A Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), completou nesta quarta-feira, 8, 126 anos de serviços prestados à sociedade sergipana com grandes avanços e conquistas. Ao longo dos últimos meses, a Jucese aperfeiçoou e implantou serviços e canais de comunicação aos seus usuários, resultando em maior agilidade e segurança nas tramitações de processos, e o mais importante, contribuindo com a simplificação e desburocratização do registro empresarial para melhoria do ambiente de negócios no estado.

Números expressivos O resultado desse empenho são os números expressivos no registro mercantil. A Jucese atingiu suas metas e durante todo o ano liderou o ranking nacional de agilidade na abertura de empresas. Foram abertas mais de 4.600 empresas em Sergipe até outubro de 2023, com o tempo médio de 6 horas para a constituição. Se comparado ao mesmo período do ano passado, onde foram abertas 4.220 empresas, é possível analisar uma crescente nas constituições empresariais.

Inovações As inovações, como o registro automático e assinatura eletrônica de documentos, também contribuíram para esses resultados. Em 2022, o tempo médio total para abertura de uma empresa foi de 13 horas, reduzido para menos da metade em 2023.

 Atuação Além do papel de formalizar a constituição, alteração, dissolução e extinção de empresas, a Juntas Comerciais concedem a matrícula de leiloeiros, tradutores públicos, intérpretes comerciais, entre outros ofícios tradicionais. As instituições centenárias têm assumido a liderança na modernização do ambiente de negócios do país. Ao tornar a abertura de empresas cada vez mais célere, com tramitação inteiramente online dos registros mercantis, as Juntas contribuem com a atração de investimentos.

 Ineditismo O ano de 2023 também marca a primeira vez que uma mulher assumiu a presidência da Jucese, estando à frente da gestão do órgão de registro mercantil do estado.

No programa Sergipe Rural desse sábado,11, tem os detalhes do ‘Sergipe é Aqui’ que aconteceu em Campo do Brito e a campanha estadual para imunização de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Você também acompanha a pesquisa do Observatório de Sergipe sobre o milho e a colheita do grão que foi afetado pela estiagem em Carira. Assista pela Aperipê TV, 7h, ou pelo canal do Youtube do programa: https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE

Congresso Sergipano de Fisioterapia e Empreendedorismo ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro Nos dias 10 e 11 de novembro deste ano, o estado de Sergipe será palco de um evento inovador que promete revolucionar a mentalidade empreendedora na área da Saúde. O I Congresso Sergipano de Fisioterapia e Empreendedorismo promoverá mudanças na forma como os profissionais da saúde encaram os negócios no setor. O evento será no Quality Hotel em dois turnos. O Congresso tem como objetivo central desbloquear medos e barreiras que muitas vezes impedem o crescimento e a prosperidade dos profissionais da saúde. O setor da saúde, embora fundamental, muitas vezes carece de uma abordagem empreendedora, e o evento busca preencher essa lacuna.

Palestrantes O evento trará 15 palestrantes de todas as regiões do Brasil, cada um com um histórico de sucesso notável em suas respectivas áreas. Eles compartilharão seus cases de sucesso e estratégias inovadoras, fornecendo insights valiosos para os participantes. Os temas abordados incluirão empreendedorismo na saúde, alta performance, estratégia em gestão, como captar clientes e muito mais.

Profissionais da saúde “Embora o evento tenha sua base na fisioterapia, ele está aberto a todos os profissionais da saúde interessados em aprender e aplicar princípios empreendedores em suas áreas de atuação. Isso inclui médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, e outros”, informa a fisioterapeuta e uma das organizadoras do evento, Roberta Barbosa.

 Destaques do Evento ‘Elimine seus medos para alcançar o sucesso profissional’ Um dos destaques do congresso é um workshop dedicado a ajudar os participantes a superar seus medos e inseguranças em relação ao empreendedorismo na área da saúde. Este workshop ministrado pela Dra. Daniela Campos  é uma oportunidade única de desenvolver habilidades essenciais para o sucesso nos negócios em saúde.

Marco na história Este evento promete ser um marco na história da saúde em Sergipe, capacitando os profissionais da área a transformar seus conhecimentos e habilidades em negócios prósperos. Se você é um profissional da saúde ou simplesmente tem interesse em empreendedorismo na área da saúde, não perca a oportunidade de participar deste congresso e fazer parte da mudança que está ocorrendo em Sergipe.Confira aqui toda a programação : www.upgradecapacita.com.br  Ingressos: Você pode ter acesso ao ingresso Prime presencial pelo link https://www.asaas.com/c/326351920944 , ao ingresso Standard pelo link https://www.asaas.com/c/974995869904  ou ao ingresso On-line pelo link https://www.asaas.com/c/517227472295  

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

SOLIDARIEDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vítima de trombose, teve que amputar a perna e precisa de ajuda. A senhora Lucivalda, moradora de Estância, passa por momentos difíceis e tem dois filhos, além da despesa com o aluguel do imóvel onde mora. Quem puder ajudar PIX no print acima.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 OPINIÃO

 Um Escritor Analfabeto. Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

 A indústria editorial em Sergipe passa por um surto de prosperidade. Nunca se publicou tantos livros, mais de duzentos nos últimos noventa dias. Só em Itabaiana, setenta.

 O poeta e psicanalista Adelino Graça, já pediu que não lhe convidem mais para lançamentos. Eu cheguei a ir a sete lançamentos numa noite.

 A crítica literária é coisa do passado. Em Sergipe, o último crítico consistente faleceu antes da Covid.

 O inusitado foi o lançamento do primeiro livro de Zé de Sobó, intitulado “Sinais dos Tempo”. O novo escritor, José da Silva Santos (Zé de Sobó), 37 anos, natural do Batula, nunca pôs os pés numa escola. É analfabeto de pai e mãe.

 O mundo já conhecia compositores surdos (Beethoven); cantores gagos (Nelson Gonçalves); escultores sem braços (Aleijadinho em Ouro Preto), mas escritor analfabeto esse é o primeiro. Eita povo inteligente.

 Zé de Sobó já foi convidado para o programa de Pascoal, na Aperipê.

 Os Departamentos de letras das universidades entraram em pânico: pode ser o fim das letras. Um doutor em informática simplificou: bobagem, um bom aplicativo transforma a fala em escrita, e ainda faz a correção ortográfica.

 Os espíritas acreditam que Zé de Sobó é um médium e está apenas psicografando.

 Outra hipótese: Zé Sobó ja nasceu com o chip da inteligencia artificial embutido no fiofó. Tudo é possível.

 Se o sujeito que recebe o dr. Fritz pode curar; por que o que incorpora um escritor não pode escrever? Já um amigo jornalista foi irônico: grande novidade, o que mais existe é escritor analfabeto. Eu não sei explicar.

 A verdade é que Zé de Sobó adorou a novidade e já pensa em se tornar um escritor profissional. Finalmente, surgiu uma oportunidade em deixar o cabo da enxada.

 Na Era da pós verdade, nada mais natural que a pós literatura. A escrita já deu a sua contribuição a cultura. A pós escrita promete queimar as gramáticas. Um aborrecimento a menos.

 Na 6ª Bienal de Itabaiana (15,16,17 de dezembro), Zé de Sobó está preparando o lançamento de um livro de poesia. A novidade é aguardada com ansiedade, pela legião de poetas sergipanos, já consagrados.

PELO TWITTER

  www.twitter.com/frednavarro

 No Nordeste, esta é a palavra do ano nas redes sociais. (no perfil http://dicionario.do.nordeste  no Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/padregleiber

 A melhor edição do livro IMITAÇÃO DE CRISTO é o próprio Evangelho. Fico me perguntando por que o Jesus dos Evangelhos assusta tanto alguns cristãos. Tão divino e tão humano que é, não se deixa subornar por nenhuma religião, é sempre manso e humilde, justo e misericordioso.

 www.twitter.com/diegodacosta

 O que está acontecendo com a humanidade?

www.twitter.com/BlogClaudioNun

 A Arquidiocese de Maceió (AL) ganhará um grande arcebispo nomeado hoje pelo Papa Francisco. Dom Beto Breis é hoje bispo em Juazeiro da Bahia. Um genuíno franciscano no papel e na vida. Em: https://www.cnbb.org.br/dom-carlos-alberto-breis-pereira-arcebispo-coadjutor-maceio/

 

 

 

 

 

 

 www.twitter.com/ThalesBrandao

 Estamos enfrentando um cenário de miopia no empreendedorismo, no qual muitas pessoas acreditam que os gerentes de mídias sociais, responsáveis por criar posts e Reels, são, de fato, profissionais de marketing. O marketing é muito mais amplo do que apenas manter um feed organizado.

www.twitter.com/brenogaribalde

 Golaço!

O governo federal sancionou a lei 14.720, que declara o FORRÓ como Manifestação Cultural Nacional do Brasil. E só lembrando: Sergipe é o país do forró! 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Sou responsável por mim mesmo e por todos, e crio uma certa imagem do homem que eu escolho: escolhendo a mim, escolho o homem.” Jean-Paul Sartre, filósofo françes em ‘O existencialismo é um humanismo’.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Papa Francisco pediu, mais uma vez, na Audiência Geral da quarta-feira (08/11), para rezar pelos povos que sofrem com a guerra. Não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia e pensemos nos povos palestino e israelense. Que o Senhor nos conduza a uma paz justa. Há muito sofrimento. Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-11/papa-audiencia-geral-apelos-paz-palestina-israel-ucrania.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais