SOS SMTT AJU: Campanha Informativa de verdade para faixas e ciclistas

                                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Só pedindo a intervenção do Ministério Público Estadual para a SMTT de Aracaju realmente realizar uma campanha ampla – com apoio de outros órgãos, como o Detran – para conscientizar os motoristas e também os ciclistas.

As faixas de pedestres raramente são respeitadas. E quando o motorista é consciente, precisa ligar o pisca alerta, já que os outros motoristas não respeitam e muitas vezes o que para o veículo, vê na outra faixa o motorista passando sem respeitar o direito do pedestre. Quando não, não esperam nem mesmo o pedestre atravessar toda faixa e já vão saindo. O pedestre tem que correr para não ser atropelado.

A impressão de quem circula em Aracaju é que aumentaram o número de faixas de pedestres. Ótimo, mas é preciso uma campanha mais permanente de conscientização do motorista. Quem já foi para o exterior, principalmente na Europa, sabe que lá o pedestre pisa na faixa sem problemas. A educação é outra. Ninguém desrespeita a faixa de pedestres. Aliás, em algumas cidades, quando o pedestre não respeita a faixa pode até ser multado. Veja o nível de conscientização.

Ciclistas

Sobre os ciclistas, é necessário uma campanha também. Parece que muitos não entendem que têm que trafegarem respeitando a mão da via. Há locais, onde os motoristas precisam olhar apenas para um lado onde não tem semáforo, que muitas vezes são surpreendidos com ciclistas vindo do outro lado na contramão. E os ciclistas precisam entender também que a faixa de pedestre é do pedestre. Ou seja, para usá-la precisam descer da bicicleta. Simples assim!

MPE, por favor, peça à SMTT uma campanha informativa de verdade, não essas de meia-sola que ela realiza nas portas de escolas ou quando vão inaugurar alguma reforma, como no caso dos corredores.

É preciso mais! É preciso que todos os motoristas entendam que é preciso respeitar a faixa de pedestre.

 

 

PF investiga desvio de verbas públicas em Aquidabã  A Polícia Federal deflagrou  ontem, 09, a Operação Cerro Corá, com objetivo de investigar possível organização criminosa atuando junto ao município de Aquidabã, no ano de 2022. A ação contou com a participação de 20 policiais federais. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão naquele município contra gestores municipais. Foram apreendidos celulares dos investigados, documentos e computadores.

Fraudes A investigação possui relação direta com a “Operação Palude”, cuja terceira fase fora deflagrada na quarta-feira (8/11). No presente caso, as ações investigativas estão centradas em possíveis fraudes envolvendo a contratação de empresa de fachada, responsável por fornecer “máquinas pesadas” ao município de Aquidabã, bem como o pagamento de vantagens indevidas a gestores municipais.

Suspeita A contratação suspeita envolve recursos do próprio município, em valores que superam R$ 1 milhão. Os envolvidos poderão responder pela prática de crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

 

Desembargador O promotor público Etélio Prado Júnior poderá ser nomeado nos próximos dias para o cargo de Desembargador, pelo governador Fábio Mitidieri. A sua nomeação seria consequência do fato de ter sido o mais votado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça, mas também por possuir um currículo respeitável e, sobretudo, por conquistar – ele mesmo – com mérito e caráter a admiração do próprio governador. Nesse estágio do processo, o governador do estado é o fator decisivo para a escolha.

Desembargador II Depois da escolha do representante do MP virá a escolha do representante da OAB. A nova vaga de desembargador no TJ só será aberta no início de 2024. Mas nos bastidores a disputa já começou. Tem candidato novo ganhando admiração dos colegas e musculatura eleitoral e tem, também, candidato que parecia imbatível perdendo densidade por conta de projetos paralelos e pessoais de alguns parceiros. Fogo no parque. Pode estar vindo aí chapa-única para um projeto sucessório como compensação pela viabilização de um projeto aleatório. Um inesperado e confuso fuzuê à vista.

Diálogo As conciliações em torno do futuro da Deso já começaram. O governador Fábio Mitidieri se reuniu na quinta-feira, 9, com representantes da direção da companhia e com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan).

Comissão No encontro, foi deliberada a formação de uma comissão para determinar o quantitativo de profissionais necessário para o processo de transição, quando for realizada a concessão parcial do sistema de saneamento básico do estado. A ideia, que segue um direcionamento do BNDES, é de que a captação e tratamento da água em Sergipe continuem sendo feitos pela Deso, enquanto a distribuição seja repassada à iniciativa privada.

Nova Sede do Ipesaúde em Estância Nesta sexta-feira, 10, às 9h, será realizada a inauguração da nova unidade do Ipesaúde em Estância. Estrategicamente localizada no Shopping Guanabara, no centro, a sede é moderna e foi projetada visando a funcionalidade, o conforto em cada setor e garantindo acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência. Com a expansão da unidade e a inclusão de novos serviços, é esperado que a média de atendimentos aumente de 780 para 2.000 atendimentos por mês. A sede representa mais um marco da gestão, demonstrando o compromisso contínuo em melhorar a prestação de serviços de saúde aos beneficiários.

Susana Azevedo é eleita presidente do TCE/SE De forma unânime, a conselheira Susana Azevedo foi eleita ontem, 9, em sessão do Pleno, para presidir o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) no biênio 2024/2025. Atual presidente, o conselheiro Flávio Conceição também foi eleito para a nova Mesa Diretora, agora como vice-presidente; já o conselheiro Luis Alberto Meneses ocupará o cargo de corregedor-geral.

Confiança do colegiado Ao discursar, a futura presidente afirmou que retribuirá a confiança do colegiado “com muito trabalho em prol do engrandecimento desta Casa e do aprimoramento dos serviços aqui prestados”. Susana também convidou o conselheiro José Carlos Felizola para dirigir a Escola de Contas (Ecojan) pelos próximos dois anos, bem como a conselheira Angélica Guimarães para conduzir a Ouvidoria da Corte.

Uma década “Próxima de completar uma década desde o meu ingresso nesta Casa, sinto-me extremamente preparada para assumir a nobre função de presidi-la. Durante esse período tenho me dedicado diuturnamente ao exercício das minhas funções junto ao colegiado, além de buscar conhecer de perto as melhores experiências desenvolvidas pelo Sistema Tribunais de Contas. Estou segura de que podemos implementar algumas delas e também ser referência para os demais”, afirmou a presidente eleita.

Presidente da Alese, Jeferson Andrade, destaca eleição de Susana O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, cumprimentou, não só no nome dele, mas de todos deputados e deputadas, a futura presidente do TCE/SE como também os demais membros da nova Mesa Diretora, com votos de uma nova gestão bem sucedida para todos.

Representatividade da mulher “Na presidência do Tribunal de Contas, Suzana Azevedo valoriza ainda mais a representatividade social da mulher e dignifica a própria Corte de Contas por sua história pessoal, seu currículo, suas posições firmes em defesa da eficiência, da transparência, legalidade e moralidade como bases essenciais do serviço público”, destacou Jeferson Andrade.

 Prefeitura de Lagarto gasta meio milhão de reais com ornamentação natalina Deu no site “O Bolo é Grande”: “De acordo com documento de empenho, a Prefeitura de Lagarto está gastando meio milhão de reais da cultura (Secretaria Municipal de Cultura) com a ornamentação natalina do município. O gasto exorbitante chamou atenção porque enquanto esse valor está sendo retirado dos cofres do município, a prefeitura está pagando o salário dos servidores atrasado, constante falta de medicação nos postos, deficiência nos serviços de saúde, falta de vigia em escola, entre outros problemas.”

Transparência E conclui a matéria: “Outra questão, é que não há transparência do projeto de ornamentação, apontando quais localidades receberam as luzes e enfeites. A empresa LumiBrasil serviços de iluminação é a responsável pela instalação que está gerando crítica e indignação da população. Reconhecendo a importância da ornamentação que traz para a cidade o clima de natal e tratando-se de um fenômeno tradicional da cidade, o questionamento da população é se a ornamentação não deve ser feita de forma mais econômica.”

Vereadora professora Sonia Meire realiza Audiência Pública, na segunda-feira,13, em homenagem aos 50 do hip-hop Na próxima segunda-feira, 13, a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) irá realizar Audiência Pública em homenagem ao cinquentenário de nascimento do hip-hop no mundo. A audiência terá início às 14h, será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e terá como tema o “Dia mundial do hip-hop: fortalecimento da cultura hip-hop enquanto patrimônio cultural do município de Aracaju”.

Visibilidade De acordo com a vereadora do PSOL, a Audiência Pública da próxima segunda representará mais um espaço de visibilidade do hip-hop. “O objetivo da audiência é ampliar a articulação parlamentar com coletivos e artistas do hip-hop de Aracaju e com participação popular, além de avançarmos rumo a políticas públicas na defesa e valorização da cultura hip-hop”, afirmou a professora Sonia Meire.

 Presenças Para compor a mesa da Audiência Pública, foram convidados: o Rapper NG Lampião da Rima; o GT Hip-Hop de Sergipe, Cultura da Periferia; a Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop; a Nação Hip-Hop Brasil; a Associação Sergipana de Hip-Hop “Aliados pelo Verso”; o rapper Soma MC; a breaking Diana Ferreira; e o artista e grafiteiro Dexter Yoran Rayckard, do Grupo Resistência Periférica.

 Movimento de resistência  O hip-hop é um movimento de resistência, com importante função social e cultural, para nossa cidade. Representa a cultura urbana, periférica, jovem e das comunidades de Aracaju. O ano de 2023 tem sido um marco na luta pelo avanço institucional no reconhecimento do hip-hop enquanto Patrimônio Cultural Nacional e também em diversos estados e municípios, demarcando a visibilidade de seu papel cultural, social, educacional, anti-racista e de inclusão social.

Projeto A vereadora professora Sonia Meire já protocolou o PL n° 314/2023, que visa reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural e imaterial do município de Aracaju. Outros PL’s dizem respeito à criação da Frente Parlamentar em Defesa do hip-hop em Aracaju e à inserção do breaking no Programa de Auxílio Atleta, visando a sua inclusão como esporte olímpico nas Olimpíadas de 2024.

 Audiência pública sobre desafios da causa animal. Dia 21 Os problemas e desafios de protetoras e protetores dos animais serão temas de debate no dia 21 de novembro, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Aracaju. As dificuldades das instituições também serão discutidas. A sugestão da sessão especial foi do vereador Ricardo Marques (Cidadania), um dos parlamentares mais preocupados com a causa.A audiência será aberta ao público. Foram convidados também representantes de órgãos públicos que protegem e cuidam dos animais.

Projetos O vereador Ricardo Marques já aprovou dois projetos relacionados à causa animal. Um deles cria o ”Selo Amigo dos Animais”, para empresas que têm iniciativas na defesa e proteção dos animais na cidade de Aracaju. O vereador também destinou emenda impositiva em prol de uma instituição que cuida de animais de rua.

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo.” Provérbios 22:8.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais