Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Em Capela, 80km de Aracaju, o ex-prefeito Manoel Messias Sukita, e sua filha, Isadora, pré-candidata no município, sofreram uma nova derrota judicial por propaganda eleitoral antecipada. Essa é a sexta decisão desfavorável a Sukita nesta área este ano.
A ação, movida pelo Diretório Municipal do União Brasil, foi acatada pela juíza Dra. Viviane Kaliny Lopes de Souza, responsável pela 5ª Zona Eleitoral. Em sua decisão, proferida no início da tarde da segunda-feira, 22, a magistrada argumentou que tanto Sukita quanto a MEGGA FM promovem propaganda política antecipada, ferindo a Legislação Eleitoral, realizando atos de pré-campanha como pedido de apoio político e a divulgação da pré-candidatura sua ou de terceiro, com a reincidência de fato julgadoanteriormente, com decisão no último dia 10 de junho.
Na decisão desta segunda, além de reafirmar o que fora proferido na decisão anterior, aplica uma nova penalidade. Com isso, tanto Sukita quanto Isadora foram condenados ao pagamento de uma nova multa, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além disso, a magistrada orienta que Isadora, que segue na condição de pré-candidata, se abstenha de atos de propaganda antecipada.
FAKE NEWS
Essa não foi a única decisão recente de Sukita e sua filha. Na última sexta-feira, 19, o ex-prefeito e sua filha foram condenados por veicular a notícia falsa de que, através de um site russo, matéria identificado valores de gastos com combustíveis para pagar a “traquinagem” e custear a campanha do “deputado mais votado do Brasil”, buscando, por meio de um veículo de comunicação e através de fake news, gerar o que se conhece como “propaganda negativa”.
Também é destacado pela magistrada que Sukita e sua filha Isadora, que é pré-candidata no município, buscam criar na opinião pública estados mentais e emocionais negativos em relação à prefeita do município, bem como e a todo o grupo político que integra, se caracterizando como “discurso de ódio”. Nesta decisão, a juíza determinou que Sukita, Isadora e o @PORTAL79NEWS se abstenham de continuar propagando, bem como de produzir atos de propaganda irregular antecipada e negativa, sob multa para cada fake news ou propaganda irregular veiculada por Sukita ou nos novos perfis criados, contas ou canais de mídias sociais, sob multa de igual valor.
Além disso, foi determinada a intervenção da empresa Mega FM, para que, de forma eficaz, impeça que o radialista Manoel Sukita continue a apresentar o programa Jornal da Mega 2ª Edição e/ou de modo eficaz o impeça de continuar propagando fatos inverídicos e utilizando o meio de comunicação social em favor da campanha de sua filha, sob pena de multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada notícia falsa veiculada no programa.
Orçamento A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um importantíssimo instrumento que os cidadãos têm para escolher onde e como será utilizado o dinheiro público. A Secretaria Especial de Planejamento (Seplan) esteve semana passada em Estância, Nossa Senhora da Glória e Capela para ouvir as sugestões dos sergipanos e, segundo o titular da pasta, Julio Filgueira, esta semana os trabalhos prosseguem com mais três escutas: nesta terça, 23, em Itabaiana, na quarta, 24, em Tobias Barreto e, para fechar o ciclo, na quinta, 25, em Aracaju, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Importante a conscientização e o interesse de todos em participar, já que estamos falando do dinheiro público e sobre onde e como aplicá-lo.
Vladimir Carvalho proferirá palestra em Itabaiana E na próxima sexta-feira, 26, o membro das Academias Sergipana e Itabaianense de Letras, Vladimir Souza Carvalho, fará uma palestra na solenidade especial na Câmara Municipal de Itabaiana onde serão comemorados os 51 anos de lançamento do livro-base da história de Itabaiana: Santas Almas de Itabaiana Grande. A partir das 19h30.
Disputa em Canhoba A eleição deste ano no município de Canhoba será disputada palmo-a-palmo, asseguram os observadores políticos. Com a entrada em cena do ex-vereador Edireni Correia do Carmo (PSD) a oposição se fortaleceu nas últimas semanas, conquistou o apoio de 4 dos 9 vereadores da Câmara Municipal e já ameaça a reeleição do atual prefeito Crystophe Divino (UB), um jovem político.
Disputa Canhoba II O ex-vereador Edireni do Carmo exerceu 4 mandatos e é reconhecido na cidade como uma figura popular e de forte expressão política. Suas críticas à atual gestão, principalmente na área da saúde, tem repercutido muito e também gerado desgastes, inquietações e instabilidades na base governista. O ex-vereador Edireni tem o apoio do governador Fábio Mitidieri e do deputado Jeferson Andrade, presidente da Assembleia Legislativa.
Indicador de Desenvolvimento Municipal é apresentado no Tribunal de Contas O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) foi palco para a apresentação do Indicador de Desenvolvimento Municipal ontem, 22. O evento reuniu o Colegiado e servidores no Auditório do Pleno da Corte. A palestra, conduzida pelo conselheiro aposentado do TCE de Minas Gerais (TCE/MG) e vice-presidente de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio, abordou a metodologia para avaliação holística do desenvolvimento, superando a clássica abordagem econômica.
Avanço das gestões Segundo Helvécio, o indicador é uma ferramenta de acompanhamento dos avanços das gestões formada por oito dimensões: sanitária, ambiental, cultural, econômico, democrático, social, energético e institucional. “Cada uma delas tem um peso. É atribuída uma nota em resposta a 112 quesitos e, a partir dessa nota, se tem a avaliação da prefeitura. A ideia é que ao longo do mandato, especialmente o ano que vem, quando os prefeitos eleitos começam seus mandatos, o Tribunal de Contas possa acompanhar essa performance sempre fazendo a comparação do prefeito com ele mesmo. Ou seja, como ele recebeu e como ele vai entregar o desenvolvimento na sua jurisdição”, explica.
Avaliação não substitui o IEGM É importante ressaltar, que o indicador não substitui a avaliação que é feita pelos TCs por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), mas funciona como um complemento, o que, de acordo com Sebastião, foi criado a partir da experiência exitosa que essas entidades têm com o IEGM. O auditor de Controle Externo I e chefe da Assessoria de Planejamento, Marcos Rocha, que foi um dos espectadores da palestra, explica que essa ferramenta de análise se somará à busca pelo monitoramento das políticas públicas. “O que ele trouxe hoje para a gente seria mais uma situação que poderíamos verificar junto aos municípios, de que forma a gente pode auxiliar as políticas públicas locais e, claro, fazer o nosso trabalho de monitoramento dessas políticas”, disse.
Boa política pública A presidente do TCE/SE, Susana Azevedo, que fez a abertura, classificou o evento como enriquecedor, visto que aborda uma temática que é parte da rotina da Corte, enquanto entidade indutora da boa política pública. “A utilização de indicadores é importante porque eles fornecem informações claras e acessíveis, promovem a participação cidadã, visando fortalecer a confiança do público nas instituições. Assim como permite comparações ao longo do tempo e entre diferentes regiões, possibilitando o aprendizado a partir de experiências bem-sucedidas e a replicação de boas práticas”, destacou. A metodologia possui alinhamento internacional com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a tecnologia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
OAB/SE inaugura de forma pioneira sala de acolhimento às vítimas de violência no Fórum de Nossa Senhora do Socorro A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) inaugurou na manhã da última sexta-feira, 19, a ‘Sala de Acolhimento às Vítimas de Violência’, instalada no Fórum Desembargador Artur Oscar de Oliveira Déda, em Nossa Senhora do Socorro. Essa é a primeira sala de acolhimento no país instalada em um fórum pelo sistema OAB.
Protocolo completo “Hoje é um dia muito especial para a advocacia, para o poder Judiciário e para todas as mulheres vítimas de violência. Essa sala é uma realização completa de nosso Protocolo porque trazemos segurança, conforto e o mínimo de esperança para essas vítimas. O combate à violência doméstica é uma luta que normalmente a sociedade veem como sendo das mulheres, mas eu venho aprendendo e entendo que os principais responsáveis por essa virada de chave são os homens, somos nós que precisamos dar o exemplo e fazer a diferença”, ressaltou o presidente da OAB/SE, Danniel Costa.
Homenagem Na oportunidade, o juiz Marcel Maia Montalvão, responsável pela Vara Criminal de Nossa Senhora do Socorro, foi homenageado pela Ordem por conta do importante trabalho de proteção que vem desenvolvendo junto às mulheres vítimas de violência doméstica, que buscam à Justiça. “Os advogados agora têm um lugar para socorrer às mulheres vítimas de violência doméstica. O que a gente ouve na sala de audiência são barbaridades e a mulher acredita, piamente, que ela é o entrave da família. Por isso, eu parabenizo a OAB/SE que possibilitou a sociedade de Nossa Senhora do Socorro dizer que basta de violência, e nós acreditemos que isso vai acontecer”, enfatizou o magistrado.
Agradecimento A juíza Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Jumara Porto Pinheiro, participou da solenidade e destacou que a sala de acolhimento às vítimas é um grande avanço no combate à violência. “Nós meus 18 anos atuando na área criminal eu achei que já tinha visto de tudo, mas eu nunca vi tanta brutalidade como eu tenho visto hoje na Coordenadoria da Mulher, por isso, só tenho a agradecer a OAB/SE por essa sala. A mulher não precisa ser julgada, a mulher vítima de violência precisa de acolhimento e cuidado, e é isso que essa sala representa: acolhimento e cuidado. Se todos nós dermos as mãos, mulheres e homens, eu tenho certeza que a gente vai conseguir mudar a realidade do nosso estado, do nosso país e quem sabe até do mundo”, finalizou.
MPT-SE recebe visita de representantes da UFS O vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosalvo Ferreira Santos, o professor do Departamento de Economia, Luiz Carlos, e a professora do Departamento de Direito, Karina Sposato, estiveram na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), ontem, 2,.
Projetos conjuntos Eles foram recebidos pelo procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas. “A UFS é uma instituição de excelência e temos todo interesse em desenvolver projetos conjuntos. Ao final, o objetivo é o mesmo: propiciar melhoria para a sociedade em relação ao meio ambiente de trabalho, à erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil. Vamos, cada vez mais, estreitar nossos laços em prol de toda a sociedade”, destacou o Márcio Amazonas.
Atividades já desenvolvidas O MPT-SE e a UFS possuem um Termo de Cooperação e já desenvolvem atividades em conjunto, a exemplo de projetos que unem educação e esporte, como os programas “Academia & Futebol” e “Segundo Tempo”, no município de São Cristóvão, além de cursos de capacitação para agentes de Saúde e de combate às endemias. O objetivo é ampliar a parceria e desenvolver atividades em outras áreas. “A UFS, nos seus 56 anos, tem contribuído enormemente para a transformação da realidade social em Sergipe. E o MPT, como órgão federal, comprometido e condicionado com a questão do trabalho, tem um papel decisivo também na construção de uma sociedade que permita aos menos favorecidos o acesso, sobretudo, ao direito com forma de se reconhecer como ser humano. Por isso, estamos criando laços cada vez mais fortes para a construção de um ambiente de ensino, pesquisa e extensão em prol da sociedade sergipana”, finalizou o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira.
Novo Marco Legal da Inovação é sancionado com a participação do Sebrae Sergipe agora tem um Novo Marco Legal de Inovação (n° 267/2024), sancionado na semana passada durante o Seminário de Inovação de Sergipe, com a participação da superintendente do Sebrae Priscila Felizola na cerimônia de abertura. As medidas propostas pelo Novo Marco tratam de desenvolvimento, pesquisa, capacitação científica e tecnológica, além da inovação. Todas essas nuances foram abordadas no Seminário, que ainda lançou editais e traçou a construção de um plano de ação a partir da nova Lei, de forma a envolver entes públicos e privados, com contribuições de instituições como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e o próprio Sebrae.
Diferencial de SE De acordo com Marcus Bezerra, Gerente de Inovação do Sebrae, as mudanças vão possibilitar que as pequenas empresas, especialmente as startups, mantenham-se no estado sem que isso afete seu crescimento. “O nosso estado tem o diferencial por ser inovador e transformador, um pequeno com grande potencial. Torcemos para que toda a construção em torno desse Marco Legal possibilite oportunidades para que as startups não precisem deixar o estado em busca de condições melhores”.
Ações de inovação Em sua apresentação, a superintendente Priscila Felizola salientou as últimas ações do Sebrae Sergipe dentro do contexto da inovação. “O Sebrae não poderia deixar de participar de um momento tão importante quanto este. A inovação é uma das nossas principais bandeiras de atuação e, no último ano, conseguimos grandes avanços nessa área”. A partir deste ponto, Priscila explicou ao público presente sobre a primeira grande mudança para a priorização do tema: a criação de uma unidade exclusiva de inovação, composta por colaboradores capacitados, o que tornou possível “plantar, regar e colher frutos”.
Hospital Primavera irá participar de Congresso Americano com exposição de pôster No período de 28/09 a 02/10, será realizada em Houston, cidade do Texas (EUA), a Reunião Anual do Congresso de Cirurgiões Neurológicos, com o objetivo fornecer educação médica continuada para neurocirurgiões praticantes, residentes de neurocirurgia em treinamento e bolsistas de pós-graduação em neurocirurgia, bem como prestadores de prática avançada, incluindo enfermeiros, assistentes médicos e especialistas clínicos.
Destaque O evento, considerado um dos principais congressos do mundo, irá abranger diversas atividades como palestras e exposições de trabalhos, e o Hospital Primavera será destaque na apresentação de um pôster sobre o procedimento “Implante de bomba de infusão de baclofeno com cateter intraventricular para tratar o “Status Distônico”, que constitui uma emergência pediátrica rara e pode culminar com distúrbios respiratórios, metabólicos e óbitos.
Sucesso O trabalho selecionado é fruto do sucesso de um procedimento cirúrgico realizado no mês de maio, em uma criança de 8 anos de idade, com indicação de um implante de cateter dentro do cérebro, projetado para fornecer doses controladas do medicamento baclofeno diretamente na área afetada do sistema nervoso central. O baclofeno é um agente que atua como um relaxante muscular e é frequentemente utilizado para reduzir a espasticidade e a rigidez muscular em condições como paralisia cerebral, lesões na medula espinhal e esclerose múltipla. O paciente ficou internado por cerca de dois meses na UTI e hoje se recupera em casa.
Procedimento De acordo com o neurocirurgião funcional do Hospital Primavera, Dr. Jorge Donellys, status distônico é uma complicação rara da distonia, no entanto, com mortalidade significativa. O procedimento de implante de bomba eletrônica com cateter intraventricular por estereotaxia foi poucas vezes usado no Brasil, sendo essa a primeira vez no Norte-Nordeste, que teve ótimo resultado no controle dos sintomas do paciente, que conseguiu sair da ventilação mecânica, ter a sedação retirada, melhora dos espasmos musculares quase contínuos, assim como recuperação das funções vitais. “A estrutura da UTI pediátrica, assim como a equipe assistencial, ambas altamente qualificadas, além do suporte em geral do Hospital Primavera, fizeram grande diferença no sucesso na condução desse caso”, enfatizou Dr.Jorge.
Estácio Sergipe abre inscrições para cursos de inverno gratuitos De 24 a 29 de julho, o Centro Universitário Estácio de Sergipe abre as suas portas para uma série de cursos de inverno gratuitos. As inscrições já estão liberadas e as aulas ocorrerão na sede da instituição em Aracaju. “Essa é uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos, aprimorar habilidades e interagir com outros alunos e profissionais”, destaca Ericka Fonseca, Pró-reitora de Graduação e Pós-graduação da instituição.
São mais de 40 atividades gratuitas abertas ao público A programação abrange diversas áreas do conhecimento, refletindo os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Estácio no estado. São mais de 40 atividades totalmente gratuitas e abertas ao público, mediante apenas inscrição prévia e doação de 1kg de alimento não perecível.
Aprendizado e crescimento “Estamos muito empolgados para compartilhar esse momento de aprendizado e crescimento com todos vocês. Os cursos foram cuidadosamente planejados para oferecer conteúdo relevante e de qualidade, em diversas áreas do conhecimento”, reforça a pró-reitora. “Não perca essa chance de se desenvolver academicamente e de contribuir para a nossa comunidade. Esperamos todos vocês para esses dias de muito aprendizado e solidariedade”, acrescenta. Para mais informações sobre a programação completa e para se inscrever, basta acessar: https://abrir.link/CURSOS-DE-INVERNO
9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE
Série quem somos: 3
CAPITÃES
Mais quatro capitães que irão conduzir da nossa NAVE que levará todos os passageiros a UMA VIAGEM PELO MUNDO ESPIRITUAL, na estação 9º CONGRESSO ESPÍRITA DE SERGIPE.
GÊNESIS ROCHA
Licenciado em Teatro e graduado em Psicologia pela UFS, prof. de artes, diretor teatral, ator, sonoplasta e dramaturgo. Atualmente é o Coordenador de Artes da FEES e Coordenador Cultural, Evangelizador e Monitor do curso EADE do Grupo de Apoio Espiritual Irmã Rosália.
LUZI MARY PAIXÃO
É médica, espírita, atualmente vice-presidente do Grupo Espírita Irmão Fêgo, membro da AME-SE.
REGINA MERCADANTE
É criadora de conteúdo, expositora, voluntária do Instituto Espírita de Educação/SP e coordena o Projeto Espiritismo e Mediunidade.
CAROL MEDEIROS
É nascida em lar espírita, diretora multimídia por formação, evangelizadora espírita, produtora cultural, artista plástica, compositora, poetisa, cantora, artista audiovisual e escritora.
EU VOU! E VOCÊ?
“Uma viagem pelo mundo espiritual” é tema do 9º Congresso Espírita de Sergipe de 20 a 22 de setembro de 2024.
Como vim? Onde Estou? Quem Sou? Para onde vou e como vou?
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/9-congresso-espirita-de-sergipe/2322408?referrer=www.google.com Contatos: (79) 3249-2896 | 99999-2167 (whatsapp) / fees.congrese@gmail.com.
Avon amplia portfólio da Base Sérum Tratamake 3 em 1 com lançamento de novos tons A Avon, pioneira em tecnologia e inovação em cosméticos há mais de 138 anos, lança novos tons e amplia o portfólio da sua linha de Base Sérum Avon Tratamake 3 em 1 (R$ 64,90). Agora a base queridinha das brasileiras, além de multifuncional – ou seja, ela não só maquia, mas trata a pele – passa a contar com mais 5 novos tons: 110F, 310F, 410Q, 440NF, 530F, enriquecendo o portfólio para um total de 20 cores, e reforçando o compromisso antirracista da marca que, desde 2021 com a campanha #EssaÉMinhaCor, atua para atender e representar a pele de mulheres brasileiras por meio da maquiagem. Além disso, a Base Sérum Avon Tratamake 3 em 1 também conta com nova embalagem equipada com visor transparente, o que proporciona mais facilidade na hora de encontrar o tom ideal da pele.
Peles sensíveis ou mistas A Base Sérum Tratamake é 3 em 1, pois além de maquiar, ela hidrata, uniformiza o tom e protege a pele com FPS 30. Ela é ideal para peles sensíveis ou mistas, já que atua como um sérum facial que deixa uma aparência mais saudável, macia e sedosa instantaneamente, além de manter a pele e protegida. Com o uso contínuo, ela mantém a pele hidratada, devido sua fórmula enriquecida com ativos como vitamina E, um antioxidante que combate os radicais livres. Ainda, na sua composição, o ácido tiodipropiônico ajuda a uniformizar o tom, enquanto as microesferas de sílica absorvem a oleosidade da pele. Por fim ainda, a Base Sérum Tratamake 3 em 1 proporciona uma cobertura leve a média, cobrindo imperfeições como marcas escuras, avermelhadas e olheiras, para um acabamento natural – ou seja, o resultado disso tudo é uma pele cuidada, até mesmo após retirar a maquiagem. Nos próximos dias, a nova queridinha da Avon estará disponível através do e-commerce (https://www.avon.com.br ) e na Revista da Beleza Avon com a Consultora da Beleza mais próxima de você.
Sobre a Avon: Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com mais de um milhão de Representantes da Beleza Avon. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES
Aracaju: moradores do conjunto Santa Lúcia, Bairro Jabotiana revoltados
De um cidadão nas redes sociais com o vídeo acima: A vergonha da nossa cidade com o prefeito faz de conta em Véspera de eleição. Rua Antônio José dos Santos no Santa Lúcia. Uma vergonha! Um paliativo que não resolve o problema denunciado pela TV Atalaia:
PELO E-MAIL claudionunes@infonet.com.br
PELO TWITTER
Enquanto cada um de nós precisa sempre de um bom sono, o de que sempre precisa o povo é de uma boa vigília.
www.twitter.com/mariozinholago
Meu grande temor é perder as faculdades mentais, aí a vida acaba.
Claro que me cuido, mas o que desejo é lucidez e inteligência.
Posso estar toda enrugada, mas quero os meus neurônios todos funcionando. Porque aí invento a minha vida.
Marieta Severo.
BOMBEIROS DE SERGIPE CONCLUEM UM DOS PRINCIPAIS CURSOS DE SALVAMENTO EM ALTURA DO PAÍS – https://www.espacomilitar.com/2024/07/bombeiros-de-sergipe-concluem-um-dos.html
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“…o instinto. Posso experimentar. Posso. Vou experimentar. Ir. Sem tomar direção, sem saber do caminho. Pé por pé, pé por si. Deixarei que o caminho me escolha. Vamos!…” Guimarães Rosa em São Marcos (Sagarana).