Turista fala que mercado é mais organizado que um shopping de Aracaju

                                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
              “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Grupo de turistas, provavelmente atraídos para Sergipe pela realização do Pré-Caju, em visita a área de artesanato do mercado central, fez um comentário em voz alta, demonstrando que a análise do turista sobre o local visitado é muito mais profunda do que imaginamos. Na frente de uma das barracas de produtos artesanais, um jornalista sergipano presenciou um diálogo interessante.

Um grupo de turistas conversavam sobre as coisas e lugares que estavam visitando, um senhor que também aparentava ser turista, perguntou para uma das mulheres: “Vocês são de que lugar?”, e uma delas respondeu que era soteropolitana. O senhor então prosseguiu: “O que a senhora mais gostou nas visitas que fez? Resposta:

“Gostei muito da orla, na Bahia já temos algo bem parecido, gostei do museu da gente sergipana, gostei de uma igreja que tem numa colina de Santo Antônio. Mas o que me assustou foi ver pela primeira vez na minha vida, um “mercado” ser mais organizado que um shopping. Esse shopping aí vizinho está em estado deplorável, parece um lugar sem dono”. Falou isso apontando para o lado do Aracaju Parque Shopping.

O titular deste espaço não tem frequentado o Aracaju Parque Shopping, mas há um consenso de que esse espaço de compras e lazer tem uma administração deficitária, e certamente que na condição de secretário de turismo, o proprietário, se é que não já vendeu o empreendimento, deve adotar providências para recuperar a imagem do local.

 

Ajustes no Pré-Caju E os leitores continuam enviando pedidos para ajusts no próximo Pré-Caju. Ontem, 6, o blog publicou reclamações de moradores da região próximo ao estacionamento da orla onde ficaram os trios elétricos que, desde a quarta-feira a tarde, começaram a “passar o som”, mesmo só saindo no sábado, já que na sexta-feira a festa foi só no camarote AJU.

Enorme camarote preto em frente aos Arcos da Orla Péssima ideia de colocar um camarote  bem em frente aos arcos da Orla. Se foi para agradar algum veículo da imprensa o certo é que os turistas que chegam gostam de tirar fotos. Além de destoar e tirar a beleza do principal cartão postal da orla. Fica a dica.

 

Transporte público no sábado O sistema de transporte para quem foi trabalhar, principalmente nas linhas para a Zona de Expansão, como Santa Maria e Mosqueiro foi uma tragédia no sábado logo cedo. Algo desumano com pessoas empilhadas, muitas delas queriam retornar para suas residências e trabalharam até a madrugada em hotéis, bares e restaurantes.

 

Aliado de Hilda Ribeiro ameaça colegas de grupo: “Amarro eles no engate de carro” Deu no site “O Bolo é Grande”: “Uma ameaça declarada em grupo fechado no WhatsApp expõe a agressividade de mais um aliado da prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro. Segundo o ameaçador: “É só me autorizar que eu amarro eles no engate do carro e saio puxando”. O “aviso” surgiu após comentários no grupo de que alguém estaria fornecendo informações para os adversários políticos.

Aliado de Hilda Ribeiro ameaça colegas de grupo: “Amarro eles no engate de carro” II E conclui a matéria: A declaração espantou até mesmo os colegas do agrupamento. Contudo, não é novidade que os aliados da atual gestão intimidem seus desafetos. Recentemente, Vilanio do Treze, vereador da base de Hilda e seu marido, o deputado Gustinho Ribeiro, chegou a proferir ofensas na Câmara Municipal de Lagarto, contra o ex-prefeito Valmir Monteiro: “Quero ver se você é mais homem que eu para me tirar da Câmara”. Enquanto as ameaças acontecem, Hilda e Gustinho permanecem em silêncio.

 

 

 

Em conversa preliminar, Câmara de Aracaju recebe representantes de categorias do transporte e da SMTT para discutir sobre regulamentação Ontem, 6, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede) e os vereadores Sargento Byron (Republicanos), Breno Garibalde (União Brasil), Eduardo Lima (Republicamos) e Cícero do Santa Maria (Podemos) receberam representantes do transporte complementar, grupos de taxistas, transporte público, transporte por aplicativo e a Superintendência Municipal do Transporte Público (SMTT).

Conversa preliminar “Realizamos uma conversa preliminar com diversos agentes envolvidos no transporte para alinharmos questões ligadas à realização de Audiência Pública sobre a regulamentação”, destacou o presidente. Ricardo pontuou que, apesar de existirem alguns comentários de que a Câmara Municipal se precipitou ao realizar uma votação que altera a lei orgânica para regulamentar o transporte complementar, o que ocorreu se enquadra dentro da Lei Federal 12.587/12, a qual institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Anseios “Estamos aqui diariamente para atender os anseios da sociedade. O esforço que estamos fazendo ao realizar essa reunião mostra que a Câmara quer dialogar e encontrar um ponto de equilíbrio para esse problema. Não dá mais para essas pessoas terem seus carros apreendidos e serem consideradas como clandestinas.”, conclui Ricardo.

Audiência Pública dia 22 de novembro O superintendente da SMTT também participou da reunião e apresentou um contexto geral da situação do transporte público em Aracaju. “Não podemos trazer uma solução isolada e sim, pensar em elementos integrados. Precisamos considerar os pontos, como a idade dos veículos e as regras que precisam ser seguidas”, completou. Por meio dessa reunião, ficou acordado entre as categorias, a realização de uma Audiência Pública, no dia 22 de novembro, às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju.

Agenda ambiental Inserido na agenda ambiental, Sergipe receberá entre os dias 19 e 24 de novembro, o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e o 1º Fórum Latino-Americano da Água. A expectativa é que os eventos, que têm apoio do Governo de Sergipe, reúnam mais de três mil pessoas, de cerca de 20 países, envolvendo mais de 14 mil participantes em atividades externas promovidas pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), com o apoio do Governo e entidades parceiras. Será a oportunidade de promover o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade, reunindo os mais diversos segmentos, como autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão.

Diretor da ANP em Sergipe Nesta terça-feira, 7, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), recebe o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Cláudio Jorge Souza, para uma visita ao Hub de Gás de Sergipe. As visitas serão feitas a Eneva, maior operadora privada de gás natural do país, ao canteiro de obras da Transportadora Associada de Gás (TAG), onde está sendo realizada a obra do gasoduto, e à Unigel Sergipe, em Laranjeiras.

Sealba Show 2024: estimativa é que o evento atraia cerca de 45 mil pessoas Já se aproxima a 3ª edição do Sealba que acontece entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro de 2024 no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana. De acordo com os organizadores, estima-se que mais de 45 mil pessoas, dentre expositores, produtores rurais, autoridades, técnicos e profissionais dos mais variados âmbitos participem da feira e busquem hospedagens em Itabaiana e cidades circunvizinhas.

Maior vitrine O Sealba Show já é considerado a maior vitrine do agronegócio da região Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia) e o 3º maior da região Nordeste em volume de negócios. Para esta edição, segundo os organizadores, a planta do evento foi ampliada para 70 mil m², o que possibilitará maior comodidade para os expositores e visitantes. Além disso, o evento contará com uma praça de alimentação ampliada, dois restaurantes centrais, e estacionamentos maiores.

Aquecimento da economia O Prefeito Adailton Sousa destacou a importância do Sealba Show para a economia local. “Na verdade, a gente tem um levantamento muito importante aqui no nosso município. O Sealba Show contribui com o aquecimento da economia, movimenta o comércio, gera empregos e o setor do Agro fica contemplado, também, com os negócios que são feitos durante o próprio Sealba”, ressaltou Adailton.

Dimensão cada vez maior “A cada edição o evento ganha uma dimensão ainda maior, seja no quantitativo de dias, bem como no horário diferenciado, que atende aos anseios de expositores e visitantes, que terão das 10h às 20h, um período abrangente para aproveitar todo o potencial deste grande encontro do Agro”, explica o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral. O Sealba Show é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabaiana.

Ipesaúde realiza mutirão Check-up Azul para os beneficiários amanhã, 8 Amanhã, 8, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizará uma grande mobilização em prol da saúde do homem, promovendo o mutirão Check-up Azul, com foco na conscientização e prevenção do câncer de próstata. Serão oferecidos serviços de verificação da pressão arterial, dosagem da glicemia, avaliação do IMC, atualização da carteira vacinal, orientações nutricionais, orientações de enfermagem, agenda especial para ultrassonografia urológica e exame de PSA livre total na rede credenciada. Além disso, haverá consultas com urologistas durante todo o dia. As senhas para a ação serão distribuídas das 7h às 9h e das 13 às 14h, na sede do Instituto, localizada na Rua Campos, 177, no bairro São José, em Aracaju.

Ações de prevenção A diretora de Promoção à Saúde do Ipesaúde, Priscila Kitawara, adianta que as ações de prevenção serão realizadas durante todo o mês de novembro em todas as unidades do Instituto, como forma de conscientizar sobre a doença, que é o segundo câncer mais comum entre os homens. “No dia 8, daremos o pontapé inicial da campanha com o mutirão do Check-up Azul aqui na sede, e queremos convidar nossos beneficiários, principalmente aqueles que não costumam visitar o médico com frequência, a comparecerem e realizarem suas consultas. É importante que os beneficiários tragam seus exames mais recentes de ultrassom e PSA, caso possuam. Eles já sairão daqui com suas consultas de retorno marcadas, para que possam trazer os resultados para o retorno das consultas durante o mês”, enfatiza Kitawara.

Foco da campanha O urologista Carlos Alberto Paes Silveira enfatiza a importância de os homens cuidarem da sua saúde durante o Novembro Azul. Ele destaca que o câncer de próstata é um dos principais focos da campanha, sendo o segundo câncer que mais mata os homens. Além disso, muitas vezes, essa doença não apresenta sintomas evidentes em seus estágios iniciais, o que a torna ainda mais perigosa. “O mês de novembro é um lembrete para que os homens realizem exames de rotina, consultem seus médicos regularmente e estejam atentos a qualquer sinal de problemas de saúde. No dia 8, estaremos aqui aguardando os beneficiários.”, convida.

Importância de cuidar da saúde O médico e presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, ressalta que o Novembro Azul não se limita apenas ao câncer de próstata, mas é uma oportunidade para os homens se conscientizarem sobre a importância de cuidar de sua saúde de forma geral, independentemente da idade. Ele encoraja todos os homens a participarem das ações promovidas durante este período e a se preocuparem com seu bem-estar ao longo de todo o ano. “O Novembro Azul é uma chance de os homens assumirem o controle de sua saúde, procurarem cuidados médicos preventivos e, assim, contribuírem para uma vida mais saudável e longeva. É um mês dedicado a conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde do homem e sua participação em ações como esta que estamos preparando”, ressalta.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 ESPECIAL – SOLIDARIEDADE

QUARTETO EM SI 

 Desde o início da pandemia, quatro profissionais ligados à área do Direito, aqui identificados por seus respectivos pseudônimos, Centurião André, Alberto Faieiro, Zen Nordestino, e Jorge Luz, resolveram abraçar uma causa que serve de exemplo para todos nós.

 Todos, praticantes da Doutrina Espírita. Uma curiosidade: cada um, de naturalidade diferente. Pela ordem: alagoano, baiano, cearense e sergipano.

 O grupo resolveu se autodenominar de “QUARTETO EM SI”, reunindo-se todas às segundas-feiras, virtualmente, às 20h30min, cujo objeto é o estudo das obras da Codificação Espírita, assinadas pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail e que sob o pseudônimo de Allan Kardec notabilizou-se como o codificador do espiritismo.

 Atualmente o grupo estuda O Livro dos Espíritos mediante a análise e discussão de questões sociojurídicas.

 O quarteto também abraça uma causa voltada para a reforma da Creche Jardim do Senhor, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro – SE, arrecadando recursos financeiros e materiais, contando para isso, com uma legião de pessoas voltadas para ajudar o próximo.

 Distribuição de cestas básicas para famílias carentes, é uma outra empreitada louvável, que igualmente, conta com a participação de abnegadas pessoas voltadas para o bem comum dos necessitados, momento em que estes ouvem o Evangelho, seguindo os ensinamentos de Marcos 16:15 “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.

 O quarteto em si, nas palavras de Centurião André, lembra o que dizia Chico Xavier: “Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo”; Jorge Luz, acrescenta que “a exemplo do juazeiro, esse grupo viceja mesmo diante das dificuldades surgidas”; Alberto Faieiro, complementa: “o quarteto é uma família espiritual de seres afins, que se apoiam, se ajudam e se inspiram um no outro no curso da evolução, em busca de uma alegria e um propósito comum a todos”; E Zen Nordestino finaliza: “a nossa determinação de hoje é o sucesso de amanhã”. 

Obs.  do blog: o grupo prefere o anonimato porque o maior objetivo é ajudar ao próximo.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 NOTA DE REPÚDIO

 CUT repudia apoio do governo Fabio Mitidieri ao genocídio praticado por Israel contra povo palestino

 Mais cedo nesta segunda, dia 06, nos deparamos com a bandeira de Israel hasteada em frente ao Palácio dos Despachos, em Aracaju, sede do Poder Executivo.

 O mesmo Israel que já matou mais de 3 mil crianças palestinas, o mesmo Israel que há mais de sete décadas promove o genocídio do povo Palestino.

 Na última sexta, dia 03, a CUT Sergipe se somou a dezenas de entidades sergipanas em um ato pelo cessar fogo na região, um protesto de denúncia contra o genocídio e de solidariedade ao povo Palestino.

 Ver o hasteamento desta bandeira pelo governo de Sergipe nos diz que a gestão de Fabio Mitidieri apoia o massacre aos palestinos e consequentemente o genocídio de um povo e isso, a Central Única dos Trabalhadores e seus sindicatos filiados repudiam de forma veemente.

 Na luta pela paz, contra o bombardeio de hospitais e assassinato de crianças, mulheres, idosos, população civil da Palestina, o último sábado, dia 4 de novembro, data instituída como o Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, foi marcado por manifestações em mais de 100 cidades em todo o mundo.

 Enquanto isso, em resposta ao grito pelo cessar fogo, assistimos a uma escalada de violência para intimidar líderes religiosos que se manifestam contra o genocídio do povo palestino.

 É neste momento em que se fortalece a luta pelo cessar fogo na Faixa de Gaza que vemos Israel dificultando a saída de brasileiros que estão na Palestina.

 Por toda a dor e desumanidade que uma guerra traz, pelos assassinatos, pelas vidas e famílias destruídas, repudiamos a decisão política do governador de Sergipe Fábio Mitidieri de hastear a bandeira de Israel manifestando assim o apoio a um massacre cruel e desumano da população civil sofrida da Palestina.

 Portanto, exigimos uma reparação do governo Fábio Mitidieri ao povo palestino e também ao conjunto da população sergipana por essa ação tão aviltante a todos, todas e todes que lutam pelo princípio do direito à vida de todos os povos.

PELO TWITTER

 www.twitter.com/TIME

 TIME’s new cover: The horror of Gaza https://ti.me/3QMNyV6

 Nova capa da TIME: O horror de Gaza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ww.twitter.com/LSabatella  

 Bombardeio à ambulâncias, escolas , hospitais. Fósforo branco sobre à população, bloqueio de nascentes, acesso a comida , medicamentos, luz, ajuda humanitária. Gaza é o Campo de Concentração, a Câmara de Gás, o Apartheid, a condenação perpétua de uma nação.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.” Provérbio Chinês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais