Como a tecnologia ajuda na mobilidade urbana

Nos últimos 10 anos, os aplicativos móveis orientados ao transporte tornaram-se cada vez mais sofisticados, oferecendo maneiras cada vez mais eficazes para os usuários planejarem, encomendarem, compartilharem e pagarem por uma ampla variedade de opções de transporte público.

Como a tecnologia ajuda na mobilidade urbana
Tecnologia e Mobilidade Urbana (Foto: Pixabay)

Em tempos como esse, que temos obras espalhadas pela nossa cidade, apelar para um pouco de tecnologia pode fazer uma diferença enorme na escolha de um trajeto.

Localização de rotas

Entre todos os “aplicativos de mapas”, o Google é o rei. O Google Maps oferece aos usuários opções de planejamento de rotas para dirigir, caminhar, andar de bicicleta, transporte público e reserva de viagens, além de pesquisas de negócios com base na localização que apontarão os postos de gasolina, caixas eletrônicos e restaurantes mais próximos (completo com o horário de funcionamento, comentários de usuários e fotos).

Waze

Embora possua alguns recursos básicos de navegação o aplicativo em si não é nada que você ainda não tenha visto, a grande vantagem do Waze, que vale ressaltar também é propriedade do Google, são os dados armazenados de tráfego provenientes de outras pessoas que fornecem atualizações em tempo real de tráfego devido a obras na cidade ou acidentes, fechamentos de pistas ainda não notados pelo Google Maps, buracos, condições perigosas vias e outras notificações.

Seja em uma cidade bastante movimentada, onde as condições de tráfego podem mudar rapidamente, ou em uma longa distância com aspecto rural, onde um fechamento inesperado de uma rodovia pode representar horas de trânsito parado, o Waze é indispensável.

O que vem a seguir na busca de rotas?

Espere ver a tecnologia de veículo para infraestrutura incorporada aos seus aplicativos de mapeamento favoritos, que incluirão a tecnologia preditiva de semáforo e as velocidades recomendadas para maximizar as luzes verdes. Posso adiantar que um serviço na Austrália já está testando essa tecnologia. Em alguns meses com certeza estaremos vendo tecnologia semelhante nas ruas de Aracaju.

Transporte público

O Google Maps integra dados de transporte local para que os usuários possam ter uma visão geral de suas opções de transporte público, mas não possui um nível de especificidade que é muito necessário para os passageiros não familiarizados com o sistema de transporte público.

Para detalhes completos sobre o trânsito do transporte público temos aplicativos que são recomendados pelo site do Setransp, trata-se do Cittamobi e do aplicativo Meu Ônibus Aracaju, ambos disponíveis para Android e iOS.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais