Concursando: Dicas para ser bem-sucedido em concursos

Dando prosseguimento a nossa coluna, apresentaremos hoje algumas dicas importantes para se obter sucesso em concursos públicos em geral. Porque acho que posso falar sobre isto? Porque tenho experiência em reprovar em concursos rsrs. Isso mesmo, são 30 anos fazendo concursos públicos, um dos poucos caminhos neste país, para um aluno de escola pública e família humilde crescer na vida.  Foram mais de 50 concursos públicos, com um pouco mais de uma dezena de aprovações.

Difícil é perder e persistir

Então esta é a primeira dica: prepare-se psicologicamente para falhar. Você provavelmente vai reprovar em muitos concursos ou ficar classificado além do número de vagas disponíveis antes de obter sucesso. Isto ocorre por diversos motivos: a concorrência é grande; tem muita gente preparada e determinada, a prova pode ser bem difícil e há a pressão dos concursos.

Neste último ponto, a visão de que estatisticamente é normal alguém reprovar em um concurso público (porque são poucas vagas e a maioria reprova), ajuda o candidato a trabalhar sua ansiedade e se sentir menos pressionado. Lembre-se: cair 6 vezes, levantar 7! Essa deve ser a mentalidade do concursando – estudar até passar.

Aprenda com seus erros

Outra coisa sobre a reprovação: foi muito comum eu encontrar concursandos nesta caminhada que nem sequer queriam ver o gabarito da prova quando descobriam que fracassaram. Nada mais errado. Devemos aprender com nossos erros para não erramos mais nos próximos concursos.

Disciplina e persistência

Adotada essa visão acima, obviamente vem o ingrediente principal: disciplina e persistência. Deve-se buscar o estudo e o reforço de disciplinas que caem nos concursos que se almejam para não somente reforçar a base de conhecimento, mas também para dominar tais áreas.

A pesquisa de editais de concursos anteriores ou similares aos que se pretende aprovação é fundamental para um planejamento de um cronograma de estudo rígido, com carga horária e assuntos pré-definidos, em que se presa pela qualidade e não somente pela quantidade do estudo.

O estudo deve ser sério e concentrado, limitando-se assim, outras atividades que possam interferir na concentração do candidato, tais como noites perdidas, redes sociais, etc. Isto não significa estudar por 24 horas por dia durante 7 dias por semana. Deve haver o descanso, o lazer, tempo para a família e, como foi no meu caso, sempre, tempo para o trabalho, etc, mas os horários de estudo, estes não podem ser prejudicados.

Nas próximas colunas apresentarei dicas mais específicas sobre concursos e comentaremos também algumas questões importantes sobre o tema.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais