Consenso quase impossível

0

As lideranças que comandam o governo estadual e a Prefeitura de Aracaju procuram desesperadamente um nome de consenso para disputar a eleição deste ano.

Na verdade, a busca deste nome, não é muito bem vista por algumas lideranças do PT se o escolhido for de outro partido. Ou seja, o consenso é bom, mas só se beneficiar o PT.

E cada vez mais as lideranças analisam a nova conjuntura política em Sergipe e a possibilidade do grupo dos irmãos Amorim apoiar o ex-governador João Alves indicando o candidato a vice.

E as lideranças da situação querem agora um candidato experiente. Primeiro arquitetaram o nome de Jackson Barreto, atual vice-governador que já manifestou seu desejo de ser candidato ao governo em 2014. Segundo pesquisas para consumo próprio Jackson no embate com João Alves polarizaria a eleição.

Com a negativa de Jackson Barreto arquitetam agora a candidatura do senador Valadares. Será que ele deseja mesmo? É bom lembrar que na eleição de 2000 ele foi candidato a prefeito disputando com Almeida Lima e Déda, que venceu no 1º turno.
Enquanto isso os pré-candidatos Rogério Carvalho, Ana Lúcia (ambos do PT) e Valadares Filho e Adelson Barreto (ambos do PSB), estão com suas pré-candidaturas de “molho”.

Toda essa “engenharia” política não é uma preocupação com as eleições de ano, mas com 2014.

Todos sonhando com as eleições 2014, mas esquecem que tem que passar pelo pesadelo das eleições 2012.

PT lança pré-candidatura de João Rivaldo em Porto da Folha
O PT de Porto da Folha lançou a pré-candidatura de João Rivaldo Lima para a sucessão do Prefeito Manuel de Rosinha. O ato aconteceu ontem, 11,  no auditório da AMITER. Estavam presentes o Deputado Estadual João Daniel, o presidente do Diretório Municipal de Aracaju Usiel Rios, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, secretários municipais, representantes da comunidade dos Índios Xocó, pré-candidatos a vereador e lideranças de outras agremiações partidárias. A pré-candidatura do presidente do Diretório Municipal de Porto da Folha foi legitimada por toda a militância local.

Histórico
João Rivaldo Lima fundou o PT em Porto da Folha e foi eleito primeiro vereador do partido no município. Foi secretário de Administração, Obras e Agricultura na gestão do Prefeito Manoel de Rosinha. Além disso, foi fundador da Associação de Lagoa do Rancho, fundador da Federação das Associações do Município de Porto da Folha (FEACOM), com mais de 70 associações filiadas.

ONG´s suspensas pela CGU
O blog foi informado que a CGE adotara providencias junto a CGU, para obter copia dos processos que declararam a inidoneidade e a suspensão das 164 Ong's de contratar com a União, de modo que os efeitos dessas penalidades possam ser aplicados, também, pelo Governo de Sergipe.

Providências
Pela ação, a CGE expedira Ofícios para o conjunto de Órgãos e Entidades do Gov/se recomendando que sejam adotadas providencias para a suspensão temporária dos eventuais processos de contratação com quaisquer das Entidades declaradas inidoneas e suspensas pela CGU.

Penalidades
Além disso, a CGE adotará providencias, junto a Seplag, para o registro das penalidades aplicadas pela CGU no CADFIMP (Cadastro de Fornecedores Impedidos de Contratar com a Adm Publica) do governo de Sergipe.

Arena Poliesportiva de Canindé  será referência em SE
No último sábado, 9, a noite foi inaugurada em Canindé do São Francisco a Arena Poliesportiva radialista Carlos Magalhães. Com capacidade para três mil lugares o ginásio tem marcação para várias modalidades e toda estrutura de primeira qualidade. O Ginásio foi construído com recursos do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal.

Homenagem a Carlos Magalhães
Por várias vezes o blog já deixou claro que é contra a colocação de nomes de políticos que estão com mandato ou ainda na vida pública em prédios públicos, mas entende que pessoas que marcam a vida de uma cidade ou Estado merecem ser homenageadas em vida. Foi assim com o estádio Wellington Elias, em Socorro, por iniciativa do prefeito Fábio Henrique e no último final de semana a Arena Carlos Magalhães. Não se pode falar no futebol sergipano nas últimas décadas sem citar o nome de Magá, como ele gosta de ser chamado.  O blog sugeriu a muito tempo que o governo do Estado construísse uma estatua para Zé Peixe, na balaustrada da rua da Frente, mas a insensibilidade do governo é maior.

Homenagem justa
Foi uma justa e bela homenagem do prefeito Orlando Andrade e toda sua equipe a um profissional que tem um legado construído em defesa do futebol sergipano. Aliás, a solenidade foi concorrida e bonita, contando com a presença de todo o secretariado do município, prefeitos da região, familiares e amigos de Carlos Magalhães, o senador Eduardo Amorim, o deputado Jeferson Andrade e o secretário de Esportes, Maurício Pimentel representando o governo estadual.

Canindé: uma cidade de paz e hospitaleira
O titular deste espaço esteve em Canindé no final de semana depois de muitos anos. Percebeu a mudança não só nas ruas da cidade, mas também no semblante da população. Se antes Canindé estava nas páginas policiais dos jornais, principalmente pelos crimes políticos, hoje a realidade é outra. A paz e a hospitalidade podem ser percebidas numa simples volta pela cidade.

Comércio e moradores
Não só o comércio cresceu por conta do turismo e o incentivo a agricultura, mas também a qualidade de vida dos moradores. Há sete anos Canindé só tinha 8 casas com andar. Hoje são quase 200.  Nos últimos anos o prefeito Orlando Andrade já realizou cerca de 170 obras. Um número nunca visto no município. É por isso que a aceitação da administração é de cerca de 80%. Orlando ainda não decidiu quem será o seu candidato, mas com certeza vai construir uma chapa com pessoas de seu grupo político. Afinal, estará em jogo o seu nome.

Outra homenagem
Ao finalizar a inauguração da arena o prefeito Orlando Andrade foi surpreendido com um grande bolo de aniversário. Ele aniversariou no último dia 7, mas estava em São Paulo em tratamento médico. Ficou emocionado quando todo os presentes cantaram o “parabéns pra você”. E algumas alunas cantaram ainda sua música vitoriosa.

Prefeito que não deixou de ser gente
E o trabalho e a popularidade de Orlando Andrade se resume em uma frase que foi dita com maestria pelo ator e comunicador Pierre Feitosa, presente a solenidade: Orlandinho é prefeito há sete anos e não deixou de ser gente”. É a pura verdade.

Estância: PT tem pré-candidato e rejeita aliança com Ivan Leite e Magno
No último sábado 10, os delegados do PT de Estância definiram o nome do Vereador Artur com o pré candidato a prefeito da sigla para as eleições de 2012. Foi decidido não fazer coligação com o candidato apresentado pelo Prefeito Ivan Leite do PSD e com Carlos Magno do DEM.Ainda aprovaram um documento em apoio à decisão do Governador Marcelo Déda no episódio da eleição da mesa da Assembléia Legislativa."Estância merece receber um governo de esquerda, é uma cidade importante para o Estado, com pessoas esclarecidas, que anseiam por mudanças e nós vamos trazê-las", afirmou o pré candidato.

Duplicação da BR-101 em Sergipe I
Da superintendente do DNIT em Sergipe, Otávio Soares sobre nota do Blog do dia 10/03/2012,  "Esqueceram" de mostrar aos ministros o trecho criticos…..tenho a observar o que segue:1) Não foi uma "visita" dos Ministros, mas sim uma inspeção de trabalho, onde após a visita a máquina pavimentadora em Itaporanga da Ajuda, única com capacidade de avanço de 1.200 m por dia no Brasil, e por essa questão escolhida para local de visita a obra,  seguiu-se uma reunião de trabalho com a presença de todos os representantes das 11 empresas ou consórcios envolvidos no empreendimento,bem como do Exécito Brasileiro , responsável pela execução do lote 2, que vai da ponte do rio Sergipe ( Km 77,3), ao Km 40 ( Capela ).

Duplicação da BR-101 em Sergipe II
2) Cito especificamente o lote sob responsabilidade do Exército, pois entendo que quando o Sr. se refere a ….. "Esqueceram" de levar os ministros no trecho de Aracaju a Propriá, onde a obra está a passos de tartaruga, com poucos trabalhadores. Este é o Brasil e o povo que se…, acredito que se refira ao andamento desse lote especificamente, já que o lote 1 que vai de Capela ( Km 40 ) a Propriá, ao encargo do consórcio EGESA/EMSA,  encontra-se com boa execução física, com todo trecho atacado, e aproximadamente 20 Km de base de concreto já executado.

Duplicação da BR-101 em Sergipe III
3) Na reunião de trabalho supracitada, foi apresentado aos Srs. Ministros, por este Superintendente do DNIT/SE, o andamento detalhado de cada lote do empreendimento,inclusive o lote 2 sob responsabilidade do Exército,  e discutidas e apresentadas ações visando incrementar o andamento da obra. Acreditando ter esclarecido  as lacunas  contidas na sua nota, coloco-me a sua disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais sobre a obra de duplicação da BR-101/SE.

Jozailto lançará mais um livro
Na próxima quarta-feira, 14, o jornalista e poeta Jozailto Lima lança mais um livro de poemas. Será a partir das 19h no Museu da Gente Sergipana e em como título “Viagem na Argila”.

Concurso em Rosário do Catete. Cadê o MP?
Diversos aprovados no concurso da Prefeitura de Rosário do Catete esperam a convocação há mais de um ano. A Prefeitura silencia e o Ministério Público Estadual está sendo acionado para cobrar da Prefeitura na Justiça.

Concurso do Senado X Amante de Kennedy
Ontem, 10, foi realizado em todo país o concurso para consultor legislativo do Senado Federal, com salário de R$ 23 mil. Chamou a atenção uma questão de conhecimentos gerais da prova questionava qual a alternativa da amante do presidente Kennedy ter sido demitida do governo. Detalhe: um caso que não teve causou um impeachment e não ficou na história dos EUA.

Transplante de rim
O filho do ex-prefeito Souza, de Areia Branca, Mateus, 15 anos, depois de um mês e meio em São Paulo se submeteu ontem, 09, a um transplante de rim.Ao lado do pai e da mãe, a vereadora de Areia Branca, Acácia Souza, Mateus agora ficará num período de recuperação p/ depois retornar as atividades normais.Além dos familiares e amigos Mateus conta também com a torcida e a solidariedade dos colegas do Colégio Salvador. Onde em breve retornará as aulas.

Junta em General I
O presidente da Câmara de General Maynard, Gilmar Francelino, o "Tó" (PSD), denunciou que a Junta Militar, responsável pela emissão da carteira de reservista, deve fechar suas portas no município por falta de um computador, uma impressora e de um servidor, uma vez que a funcionária responsável está de licença-maternidade e não foi substituída. A reclamação foi feita durante a sessão do Legislativo e foi reforçada pelo vereador Rodrigo Sobral (PSD).

Junta em General II
Sobral contou que recentemente teve que levar dois jovens para Carmópolis para tirar a reservista e que lá o funcionário disse que estava emitindo mais carteiras para General que para o próprio município de Carmópolis, e que sua cota mensal já havia sido alcançada, impedindo que ele emitisse mais documentos. "Inclusive ele informou que os jovens de General teriam de procurar Propriá se quisessem a reservista. É mais um problema causado pelo prefeito Evangelista para o povo de General.

Operação Policial Militar em Boquim
A Polícia Militar de Sergipe, através da 1ª Cia/6º BPM, com sede em Boquim, realizou no último sábado, 9, uma operação policial no município de Boquim/SE, com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo na feira municipal, a qual ocorre todos os sábados.

Trânsito fiscalizado
A Operação, comandada pelo Cap Márcio Roberto, contou com o apoio de outras companhias especializadas como a CPRv, que fiscalizou o trânsito nas rodovias Boquim/Pedrinhas e Boquim/Estância, o apoio também do GETAM e da CPTran, os quais realizaram abordagens às motocicletas no centro da cidade.

Resultado
O resultado desta blitz foi a apreensão de 08 motocicletas, 02 automóveis por estarem com licenciamentos vencidos que foram encaminhados par ao depósito do Detran, confecção de 22 autos de infração, sendo 12 autos por estarem conduzindo veículo sem CNH, 8 autos por estarem com o licenciamento vencidos, 1 por não portar o documento obrigatório e outro por o veículo estar sem o selo da placa.

Ações continuarão
Participaram da Operação 20 Policiais Militares. Mais ações deste tipo serão desencadeadas constantemente também nos municípios de Salgado e Pedrinhas a fim de coibir práticas delitivas em desrespeito às normas do Código de Transito.

Sem capacete
Neste final de semana o blog presenciou dezenas de motociclistas circulando nas rodovias estaduais e até na BR-235, sem capacete. É preciso uma fiscalização permanente para reduzir os acidentes e o número de vitimas. Lamentavelmente quando se faz uma operação como a de Boquim no outro dia tem político criticando e pedindo para que o governo deixe prá lá. Esquecem que deveriam defender a vida em primeiro lugar.

 Patrões e empregados do comércio fecham acordo I
Representantes dos empregados e dos comerciantes chegaram a um acordo hoje sobre os novos pisos salariais da categoria. As negociações entre as partes duraram mais de três horas, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, com a participação do mediador da SRTE, Nilson Barreto Socorro. A reunião chegou a ser suspensa temporariamente duas vezes pela representação patronal para a negociação em separado.

Patrões e empregados do comércio fecham acordo II
Ficou acordado que a partir de 1º de março o piso I para o comerciário não especializado passa para R$ 630,00 e o piso II para o comerciário especializado passa para R$ 647,00. O acordo também prevê que na folha salarial a ser paga no mês de março será consignado para os trabalhadores que ganham o piso I, o abono de R$ 36,00 e para os que ganham o piso II, o abano de R$ 55,00 em compensação do não pagamento do reajuste nos meses de janeiro e fevereiro.Quanto aos feriados, fica autorizado à abertura dos estabelecimentos no dia 17 de Março em Aracaju ( aniversário da capital) e 21 de Abril (Tiradentes) em todo o estado, mas a concessão é apenas para as entidades sindicais que assinaram o aditivo. O presidente do Sindicato dos Lojistas, Gilson Figueredo, e o presidente do Sindicato de Concessionárias de Veículos, Antônio Valença Rollemberg Neto, não quiseram assinar o acordo portanto, essas empresas estão impedidas de abrirem nos feriados (ambos sábado) negociados.

Patrões e empregados do comércio fecham acordo III
Nos feriados , os trabalhadores receberão a gratificação de R$ 25,00 a ser paga após o expediente, além do dia trabalhado e o adicional de 100% do valor da hora extra. Os empregados também receberão vale-transporte e refeição concedidos pela empresa. “Depois de várias tentativas, muitos embates, chegamos a um consenso sabendo que não era o desejado, mas que efetivamente é um saldo positivo no bolso do trabalhador. Lamentamos a posição do Sindicato dos Lojistas e do Sindicato das Concessionárias de Veículos que ficaram de fora do acordo ”, avaliou o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe, Ronildo Almeida.

CARTA ABERTA AO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ARACAJU

Caro(a)s companheiro(a)s,

No ano de 2008 tive a imensa honra de, por aclamação, ser o nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores  para representá-lo como candidato à Vice-Prefeito na chapa vitoriosa da reeleição do Prefeito Edvaldo Nogueira. Eleitos, trabalhamos juntos para darmos continuidade ao exitoso trabalho iniciado em 2001 pelo companheiro Marcelo Déda na Prefeitura de nossa cidade, que pelo trabalho empreendido em nossa gestão, conquistou o titulo de Capital Brasileira da qualidade de vida. Durante este mandato, atuei não somente na condição de Vice-Prefeito, mas como Secretário Municipal de Planejamento e Secretário Municipal de Saúde. Neste sentido, tenho a convicção de ter dado o melhor de mim para corresponder as expectativas depositadas pelos valorosos companheiros.

Sempre disse que, só valeria a pena a ocupação de um cargo público se este servisse como instrumento para fazer avançar a luta dos trabalhadores. Continuo acreditando nisso. Minha experiência mostra que estando no governo não mudei de lado. Dialoguei, ouvi demandas, respeitei a luta e, no limite das minhas prerrogativas, me posicionei em defesa das reivindicações históricas dos trabalhadores. Minha boa relação com os sindicatos e os movimentos sociais são os exemplos e as provas que ofereço ao meu partido como cumprimento da minha missão.

Justamente por acreditar reunir as condições necessárias para administrar a nossa cidade, e por melhor representar a continuidade do nosso projeto, coloquei  meu nome à disposição do Partido para participar do processo de escolha do nosso candidato no pleito que se aproxima, pleito este que mais uma vez levará a população a avaliar o nosso compromisso com a cidade de Aracaju. Durante este periodo trabalhei para conquistar o consenso em torno do meu nome, e a maior unidade possivel do nosso Partido e da nossa coligação para a díficil campanha eleitoral que se aproxima.

É preciso ter plena clareza de que estará em jogo nestas eleições, não só a nossa Administração Municipal, mas também a necessidade de defender os governos Dilma e Déda em um contexto de candidaturas postas de outros partidos, e diminuição de nossa aliança de 2008 e 2010. Na condição de Presidente Estadual do PT, tenho a consciência que neste momento, preciso guardar meus esforços para reposicionar nosso partido nas eleições municipais no interior do Estado e  ajudar o companheiro Governador Marcelo Déda a dialogar com os Partidos aliados e reconstruir nossa base de sustentação na Assembléia Legislativa.

Diante deste cenário, por não ter conseguido alcançar o consenso que julgamos necessário para enfrentarmos esta batalha, retiro a minha pré-candidatura ao processo de Prévias do PT, em comum acordo com os companheiros que me apoiaram neste processo. É o gesto que fazemos para ajudarmos na busca da unidade partidária.

Reafirmo meu compromisso com o meu Partido. Continuarei trabalhando, honrando e defendendo a continuidade do nosso projeto político com o nome que o nosso Partido escolher para a disputa eleitoral. Muito obrigado.     
                                                  
Aracaju, 12 de Março de 2012 –                                                      Silvio Santos

DO LEITOR

Centralização do SAMU
De Lécio Max: “Sobre a extinção do SAMU Aracaju e sua incorporação pelo SAMU Estadual não sou contra a idéia de centralizar tudo numa única Central controlada pelo Estado. O problema, Claudio Nunes, é acreditar que isso vai melhorar o atendimento a população que deve ser a prioridade do SAMU.A realidade é que o SAMU Estadual enfrenta dificuldades extremas que vão desde a falta de um simples copo descartável até a falta de equipamentos e viaturas. Fica difícil acreditar que serão construídas 4 bases em Aracaju e a ampliação do número de viaturas quando hoje (dia 9 de março de 2012) das 14 Unidade de Suporte Avançado, a popular UTI móvel, apenas 4 funcionaram durante o dia. Torna-se ainda mais difícil acreditar quando a população de Laranjeiras está a 6 meses sem viatura, a de Carira há 5 meses, outras viaturas de municípios como: Pinhão, Neopolis, Aquidabã e Poço Redondo constantemente quebradas.Não estou mencionando nem as questões trabalhistas, então fica impossível acreditar que o SAMU Estadual que não consegue resolver seus próprios problemas tenha condições de absolver o SAMU Aracaju”

Obras na BR-101
Do leitor Kleder Oliveira de Melo: “Peço-lhe um minuto do seu espaço, para chamar atenção sobre a seguinte situação:Todos bem sabemos que as obras de duplicação da BR – 101 em Sergipe se arrastam há anos, mais está acontecendo algo de grave e que precisam ser tomadas algumas providências com relação aos acidentes de transito provocados pela má sinalização dos trechos da respectiva rodovia que esta em obras. Este final de semana estive viajando, mais precisamente pelo trecho da BR – 101 Norte, com destino ao Município de Cedro de São João – SE. Lá o trevo de acesso está totalmente destruído, e com péssima sinalização. A mais ou menos uns vintes dias, ocorreu um trágico acidente pelo simples fato do trevo de acesso a respectiva cidade está mal sinalizado, e pessimamente iluminado, o que antes existia de forma satisfatória. Ontem mesmo ao me dirigir a Cedro me deparei com dois PARE-SIGA na rodovia, o primeiro nas proximidades do entroncamento do Município de São Francisco, já o segundo está nas proximidades do entroncamento de Cedro. Posso afirmar com toda convicção que não fui atingido por pouco (colisão traseira) no dia de hoje ao retornar para Aracaju – SE, pois além da precária situação da sinalização, ainda contamos com a IMPRUDÊNCIA de diversos motoristas que não respeitam o pouco da sinalização existente, vindo assim, a provocar trágicos acidentes que levam a morte de diversos cidadãos. Desta forma, venho solicitar o seu apoio na divulgação desta mensagem, com intuito de que as autoridades competentes (DNIT, PRF, MPF, TCU, CGU) possam fiscalizar de forma ferrenha o desenvolvimento dos trabalhos dos consórcios responsáveis pelos serviços de duplicação da rodovia, exigindo deles uma boa sinalização, agilidade nos serviços, e adequação rodoviária onde por acaso não exista e que está prejudicando bastante a população, como é o caso do entroncamento de Cedro de São João – SE”.

Sindicalista denúncia irregularidades em prova física de concurso
E-mail de Ney Lucio dos Santos, Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju: “As provas estão sendo realizadas na Unit (farolândia), quem foi incentivar seus parentes ou amigos na realização das provas, tomou como surpresa a vedação da entrada na instituição, é a primeira vez que não consigo acompanhar a realização de uma prova física em um concurso realizado em Aracaju. Além de vedar o apoio de pessoas próximas aos candidatos, a prefeitura também cerceou o direito de fiscalização, pois quem está fazendo as provas não tem como identificar se todos os candidatos cumpriram os requisitos do Edital.Outro fato absurdo foi à cobrança excessiva na prova de Flexão de Barra, o mínimo movimento com as pernas o candidato já tinha sua execução anulada, isso é cobrança para um Atleta Olímpico.Depois de se esforçarem tanto para serem aprovados em uma prova escrita mal elaborada, os aprovados continuam sofrendo com a desorganização e falta de bom censo da Prefeitura e da Instituição realizadora da prova física, quais serão as próximas armadilhas que eles terão de enfrentar para ocupar um cargo de Guarda Municipal.Outra situação no mínimo estranha foi à utilização da Guarda Municipal para fazer a segurança patrimonial da Unit, enquanto a população e o patrimônio público Municipal sofrem com a falta de proteção, uma Instituição privada recebe reforço especial de segurança.Estamos à disposição de todos para impetrarmos ação judicial visando à anulação destes atos nocivos aos direitos dos candidatos e da sociedade Aracajuana”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
"A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero”.Victor Hugo

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários