CONSTRUINDO A TEIA SERGIPANA

“Tudo o que acontece com a Terra, acontece com os filhos da Terra. O homem não tece a teia da vida, ele é apenas um fio. Tudo o que faz à teia, faz a si mesmo.”

Chefe Seattle

 

No mês de setembro do próximo ano a Fundação Brasil Criativo irá completar cinco anos de atividades e todos nós que a constituímos temos pensado que comemoração poderemos fazer nesta data. O primeiro passo foi fazer uma auto-avaliação do nosso trabalho, nossos erros que ainda são muitos e nossos acertos que precisam cada vez mais serem ampliados. A outra observação foi com relação aos nossos voluntários, os muitos que começaram, os poucos antigos que continuam e os muitos outros que continuam chegando, graças a Deus. Mais parece um trem: a cada estação alguns descem e outros sobem. E, graças a esse movimento contínuo o processo contínua vivo, na verdade esse é o grande desafio da vida: manter viva a chama.

 

Para muitos membros e amigos esse não é um processo agradável, para nós que vivemos a realidade do dia a dia sabemos que esse é um processo comum, porque fundamentalmente está baseado na nossa educação, no nosso entendimento de ser cidadão. Na realidade muitos que de aproximam de organizações não governamentais querem retornos [muito] rápidos e não têm muita paciência para esperar; infelizmente a teia da vida é traçada com muito cuidado, dedicação, entendimento, flexibilidade, muita persistência e esperança.

 

Um dos maiores produtos da FBC é o Fórum Internacional que é cuidadosamente construído com a finalidade de apresentar os nossos pensamentos, ações e desejos no sentido de conseguirmos atender a nossa visão (1), portanto a credibilidade que conseguimos ao longo desses cinco anos de trabalho intenso deve ser utilizada no sentido de que o mesmo seja um canal de comunicação, expressão e transformação cidadã da sociedade partindo de um grande laboratório de exemplos e experiências vivenciais que acontecem durante a sua realização.

 

Todavia, entendemos que o nosso papel como instituição que dissemina o pensamento criativo é o de também convocar outras empresas, instituições públicas e instituições não governamentais, ou seja o primeiro, segundo e o terceiro setor para nos conhecermos mais de perto e começarmos a traçar a TEIA SERGIPANA, que muito breve poderá estar se ligando a outras teias que estão sendo construídas por cidadão comuns por esse Brasil afora, como por exemplo: a TEIA CAPIXABA, o PACTO DE CUIABÁ, o PACTO DO CEARÁ e outros que estão sendo plantados.

 

Assim sendo, tomando “emprestada” a equação da TEIA CAPIXABA (2) que vai andando a todo vapor, poderemos criar a nossa equação para darmos os primeiros passos para a implementação da nossa TEIA SERGIPANA:



 

Em suma a nossa intenção é ousadamente convocar toda a sociedade, interligando todos os setores (Estado, Município, Empresas Privadas, Terceiro Setor e a Sociedade Cidadã) para que atuando apenas como cidadãos possamos iniciar um processo comum, compartilhado e integrado com o objetivo principal de combinar os mais diferentes talentos e potencialidades dessas áreas para encontrar soluções que possam atender a equação.

 

Entendendo que colaboração [criativa] é um fato provado por um bando de aves, os quais voando juntos numa formação em V, têm o poder de percorrer duas vezes à distância percorrida por um pássaro que voa sozinho. Assim sendo, nos convocamos mutuamente para iniciarmos esse vôo.

 

Portanto, aqueles cidadãos que estiverem interessados em iniciar essa discussão [apartidária], mas principalmente de cunho cidadão poderão entrar em contato com conosco para começarmos esse processo a partir de janeiro/2005.

 

Contamos com você, participe, se envolva, dê a sua opinião e junte-se a nós nessa discussão! Aguardamos você e dessa maneira quem sabe realmente poderemos estar iniciando um 2005 diferente.

 

FELIZ NATAL 2004!

 

UM RADIANTE, FULGURANTE E CHEIO DE DESAFIOS E SUCESSOS PARA 2005!

 

(1) – “Ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas através da construção de uma sociedade justa, feliz, criativa, ética e responsável”.

(2) – Inspirado e adaptado da equação lançada no Fórum de Empreendedorismo Sustentável, realizado em Vitória, ES, nos dias 8 e 9/7/2004.

 

* Fernando Viana é diretor presidente da Fundação Brasil Criativo
presidente@fbcriativo.org.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais