Consumidor espera encontrar marca em 3,4 mídias sociais

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Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Google Plus, Pinterest, Youtube. As opções são, realmente, muitas. Mas de quantas mídias sociais a sua empresa deveria participar, a fim de obter os melhores resultados? É preciso estar em todas elas? Basta focar numa única plataforma?

No post da semana passada, relevamos alguns mitos do cenário digital e apresentamos oito super dicas do que não fazer nas mídias sociais. Para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos na área – e direcionar estrategicamente algumas decisões –, vamos dedicar a publicação de hoje aos indicadores da The Social Lifecycle, pesquisa norte-americana que analisa a relação entre o consumidor e as marcas neste universo.

Para chegar aos resultados, foram entrevistadas 569 pessoas, sendo que a publicação foi a levada a público no último trimestre de 2014. Abaixo, seguem três recortes que trazem dados interessantes e até curiosos para os gestores de mídias sociais:

1) O consumidor espera que a marca esteja em 3,4 mídias diferentes
Junto a esta média – e como já era de se esperar –, Facebook e Twitter foram apontados como as plataformas favoritas. Nada menos que 84% dos internautas esperam encontrar uma página da empresa na primeira plataforma, enquanto 64% gostariam de encontrá-la na segunda. O Youtube ficou em terceiro colocado, seguido, respectivamente, pelo Google Plus, Pinterest e LinkedIn.

2) Instagram e Pinterest atraem mais mulheres
Quase metade das entrevistadas incluiu estas duas mídias sociais entre as opções nas quais esperam encontrar as marcas. Este percentual, na verdade, acaba sendo condizente com o próprio perfil dos usuários destas duas plataformas. Para se ter ideia, por exemplo, 80% dos internautas que utilizavam o Pinterest, em 2012, eram mulheres.

3) Expectativa é uma coisa; seguir é outra complemente diferente
Outro ponto interessante revelado pela pesquisa foi a lacuna existente entre a expectativa do consumidor e o engajamento do mesmo nas mídias sociais. Lembra dos 64% de entrevistados que esperam encontrar as empresas no Twitter? Pois saiba que apenas 31% deles afirmaram utilizar o microblog para seguir, de fato, as marcas das quais gostam. E esta foi uma situação recorrente em 100% das mídias analisadas (listadas no início deste post). Em todos os casos, houve uma redução de 35% a 65% na quantidade de pessoas que pretendem seguir uma determinada marca (mesmo gostando dela), em relação àquelas que, mesmo sem segui-la, esperam que ela marque presença nas mídias sociais. A média apontada, inclusive, foi de que o consumidor só segue uma marca em 1,6 mídia. Ou seja: gostaria que a sua empresa estivesse em mais de 3, mas irá acompanhá-la em apenas uma.

E então? Achou estas informações relevantes? Na próxima semana, falaremos ainda mais sobre o fascinante universo das mídias sociais. Um abraço e até lá!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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