Conta dos Sete e a eleição da Câmara

Dizem que sete é à conta do mentiroso. Mas esta máxima não vale para o que acontece  nos bastidores da Câmara de Aracaju nestes dias que antecedem a eleição para a Mesa Diretora.  

 

Dos atuais quatro candidatos (Emanuel, Robson, Valdir e Fábio), apenas dois disputarão pra valer a presidência da Casa. O atual presidente Emanuel Nascimento (PT) e Robson Viana, também do PT. Emanuel tem o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira e tenta conquistar o apoio de Déda e uma decisão da Direção Municipal do PT determinando ele como candidato do partido. Já Robson tem o apoio de Jackson Barreto e de empresário Edvan Amorim que, segundo os bastidores, deseja emplacar uma derrota a Edvaldo na capital.

 

E tanto Emanuel Nascimento como Robson Viana contabilizam até o momento sete votos seguros cada um. Emanuel, além do voto dele, tem o apoio de Dr. Emerson (PT), Rosangela (PT), do petista Magal da Pastoral (ou Carla, do PCdoB, se ela deixar a Câmara), Elber Filho (PSB), Danilo Segundo(PSB) e Miriam Ribeiro (PSDB). Já Robson tem  conta com o apoio de Evando Franca (PTB), Simone Goes (PT), Jailton Santana (PSC), Dr. Gonzaga (PMDB), Juvêncio (DEM) e Nitinho (DEM). Ou seja, quem conseguir sair da “Conta do Sete” mais rapidamente será o vitorioso.

 

Ao todo são 19 vereadores. Sobram cinco com votos ainda indefinidos: Valdir (PTdoB), que continua afirmando que é candidato, mas não tem nomes para formar a chapa. Valdir deve pender para Robson Viana, porque o partido é do grupo de Amorim. O vereador Jony, do PRB, que deve se definir esta semana e a bancada do PDT, que conta com os vereadores Fábio Mitidieri, Matos e Ivaldo José. Nos bastidores dizem que Matos tem mais simpatia pela candidatura de Robson, já Ivaldo tem mais simpatia pela candidatura de Emanuel. E Fábio Mitidieri continua mantendo a candidatura, mas assim como Valdir, não terá nomes para formar a chapa. O voto de Fábio, cujo pai, o deputado Luiz Mitidieri é ligado a Albano será um dos mais importantes na eleição da Câmara.

 

Como se vê, pela briga de bastidores, a eleição da Câmara de Aracaju tomou uma importância grande por conta dos interesses eleitorais para 2012. Emanuel, que tinha uma reeleição tranqüila (com uma administração considerada boa) pode ser prejudicado, não por conta dos interesses dos seus colegas do legislativo (que neste caso seria legitimo), mas pela disputa pela Prefeitura de Aracaju em 2012.

 

“Lombada” do bairro Aruana

A “lombada para avião”, (batismo de Márcio Rocha), foi reduzida ontem, 02, pelo DER. Na verdade a “lombada” foi destruída e construída outra, com o tamanho menor e dentro dos padrões conforme a resolução do Contran. Ontem, 02, foram vários comentários de leitores relatando incidentes no local. Ninguém é contra a sinalização, mas dentro de uma realidade para cada local. A “lombada” anterior estava totalmente desproporcional.

 

De parabéns o DER, pelo bom senso

O blog parabeniza o DER, na pessoal do diretor-presidente, Antônio Vasconcelos pelo bom senso. O papel da imprensa, entre outros, é de ajudar a sociedade. Quando a maioria esmagadora está contra o gestor público tem que avaliar suas ações. Foi a vitória do bom senso. E como bem lembrou o leitor Luiz Brandi foi a vitória da opinião pública.

 

Secretariado e outros governos

Tem articulista que faz lobby diariamente para mudar secretários e presidentes de empresa que não aceitaram “as pressões” dele para “contratar” sua empresa para prestação de serviços que na prática, não tem sentido algum. Em outros governos “as pressões” eram aceitas com contratos de R$ 12 mil mensais (em várias empresas e secretarias) e outras coisas. Agora o governador teve que enviar pelo Twitter o recado direto: “tem gente nomeando, mudando e exonerando secretários”. E ele nem sabe. É mole?

 

Acervo de fitas: concluído inquérito

Ontem foi  concluído o inquérito relativo ao caso da Marca Comunicação e Eventos, que vendeu, em 2006, ao governo do  Estado de Sergipe um acervo de fitas em vídeo pelo valor de 1,2 milhão de reais. Somente em março deste ano a Secretaria descobriu a existência dessa compra, e passou a investigar o destino que o material teria recebido. O blog vai, no decorrer dos próximos dias, publicar todos os detalhes do processo.

 

Relatório

Como a empresa não foi localizada no endereço fornecido, nem tampouco seus proprietários, foi aberto um procedimento de apuração cujo relatório final foi enviado, através da Controladoria do Estado, à Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária e Patrimônio Público. É este inquérito que, após ouvir vários dos implicados, foi agora concluído pela Delegada Danielle Soares e enviado à Curadoria do Patrimônio Público do MPE. Caberá ao promotor público decidir pela continuidade da ação judicial.

 

Muitas evidências. Motorista e jardineiro

São muitas as evidências de que a compra foi feita de forma fraudulenta, através de um processo de “inexigibilidade” com sérios indícios de fraude. Os sócios da empresa Marca eram motorista e jardineiro de uma empresa que atendia à Secom na época. Além do valor pago, a recuperação do acervo em fitas gerou orçamentos adicionais para a Secom, de forma que ao final, o governo pagaria mais de dois milhões pelo pacote de imagens, mas ainda não há provas de que esses valores adicionais tenham sido pagos. O ordenador das despesas e como tal, responsável por toda a contratação, foi Flávio Conceição, com autorização pessoal e expressa do então Governador João Alves Filho. É grande a lista de irregularidades apresentadas como resultado do inquérito policial.

 

REFINS para proprietários de veículos inadimplentes

Alguns leitores estão sugerindo que o Detran, junto a Sefaz, viabilize uma espécie de REFINS, para os proprietários de veículos inadimplentes. Além de entrar mais recursos para os cofres do Estado, seria uma oportunidade de resolver as pendências de diversos proprietários de veículos com licenciamento atrasado. Qual será este percentual de inadimplentes em Sergipe?

 

Cadeia para quem desvia água do povo I

O Jornal do Dia publicou uma matéria ontem mostrando que fazendeiros estão desviando água da Deso em Poço Verde. Com isso moradores do povoado São José estão sem água há vários meses. A Deso já acionou a Justiça para inibir as ligações clandestinas feitas por alguns fazendeiros.

 

Cadeia para quem desvia água do povo II

A direção da Deso tem que chamar a polícia neste caso. Não é só a Justiça. É prender em flagrante. É roubo mesmo. Se um ladrão de galinhas vai preso porque um fazendeiro que rouba água da população não pode ser preso? E com provas concretas das ligações clandestinas.

 

Divulgação dos nomes

E tem que divulgar os nomes destes fazendeiros para que a sociedade sergipana tenha conhecimento. Muitas vezes passam de bons moços, freqüentando os melhores ambientes e são, na verdade, ladrões. Ou não? Quem rouba água da população merece outro nome?

 

TwittenEncontro nesta sexta-feira

Deu na coluna Conexão, do CS: Sempre aberto às sugestões, o Chopp 13, foi surpreendido com mais um grande evento, idealizado pelos seguifores do bar no Twitter, Márcio Rocha (@marciorocha1) e Oswaldo Vilela (@Oswaldo_Vilela): é o 1 Twittencontro Aracaju, cujo objetivo é reunir os “twitteiros” da cidade numa noite descontraída com muito bate-papo. O evento será nessa sexta-feira, a partir das 18h. Na entrada, o Chopp 13 vai disponibilizar etiqueta adesiva, caso os usuários queiram se identificar com o nome utilizado no Twitter. A entrada custa R$ 20,00 e é Open Bar (chopp, refrigerante e água). Imperdível!

 

Edson Bomfim preparado para vestir camisa do FLU

Em contato com o jornalista Márcio Rocha o blog foi informado que Edson Bomfim palmeirense de carteirinha – que apostou com ele que um vestiria a camisa do time do outro se o Fluminense não fosse campeão –  já vem se preparando psicologicamente durante toda semana para vestir durante um dia a camisa do Fluminense. Edson ainda tem um “fiozinho” de esperança…

 

Passarelas

É justa a reivindicação do vereador Ivaldo José (PDT) em pedir a construção de passarelas em várias áreas de Aracaju. Porém a população não entende a importância da passarela para salvar vidas. E não usa. O ex-vereador Jorge Araújo foi defensor das passarelas e algumas delas, depois de construídas, foram retiradas porque a população não utilizou.

 

Palácio-Museu Olímpio Campos apresenta programação especial de Natal

Nesta sexta-feira, 3, o Palácio-Museu Olímpio Campos apresenta a programação especial de Natal. A primeira noite vai contar com a apresentação do coral da EMURB seguida pela apresentação do grupo de música antiga Renantique, além da inauguração do presépio natalino do Palácio-Museu e do lançamento da exposição “Iconografias de Nossa Senhora”. Durante o mês de dezembro a Palácio-Museu contará com apresentações de corais todas as sextas-feiras. As festividades terão início sempre as 17h e o Museu terá horário especial, ficando aberto até as 20h.

 

Oferta de lances em leilão da Caixa 

Devido a problemas técnicos ocorridos no sistema de Penhor fica prorrogado para hoje, 3, durante o horário de funcionamento das salas de autoatendimento das agências da Caixa Econômica Federal, o prazo para oferta de lance por partes das pessoas interessadas nos lotes de jóias do leilão iniciado na quinta, 2. Esse prazo vale também para os clientes que têm interesse em renovar as suas operações de Penhor junto à CAIXA referentes às jóias que integram essa licitação.

 

Divulgação na segunda

A divulgação do resultado passou para segunda-feira (6), às 9h, data em que começa a retirada das jóias pelos titulares dos lances vencedores. O cliente arrematador que não dispuser do valor integral do lote na segunda-feira terá que dar um sinal de, no mínimo, 25% do valor ofertado, podendo pagar o restante até às 15h de quarta-feira (8). Neste caso, a retirada das jóias só será feita após o pagamento integral do valor oferecido pelo lote.

 

10 º Feirão de Artesanato da Codevasf I

Será logo mais às 8 horas desta sexta-feira, 3, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, em Aracaju, a abertura do Décimo Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco, que se estenderá até o domingo, 5. Durante a abertura do evento, ocorrerá também a 1.ª Feira de Produtos Agroecológicos do Programa PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), sendo expostos para venda, oportunizando ao público a aquisição de produtos agroecológicos – sem agrotóxico -como tomate, pimentão, alface, cenoura, dentre outras hortaliças.

 

10 º Feirão de Artesanato da Codevasf II

A exposição dos artesãos ribeirinhos funcionará sexta-feira e sábado das 8 às 18h e, no domingo, das 8 até às 17horas, contando com trabalhos feitos de palha, casca de coco, barro, pedra e madeira, além de modelos variados de bordados. Estarão sendo vendidos, também, produtos regionais, como doces típicos e produtos do APL da apicultura (mel de abelha, pólen) e a famosa carne do sol de Cedro, assada.Para a Superintendente Regional da Codevasf, Silvany Yanina Mamlak, o Feirão gera emprego e renda e valoriza as expressões culturais, além de servir como estímulo à produção artesanal, agregando valores ao processo da produção rural, incentivando o espírito comunitário da agricultura familiar, e incrementando o turismo.

 

DO LEITOR

 

ERRATA: Eleições para a Câmara de Arauá

Ao contrário do que foi informado ontem neste espaço (e-mail enviado por um leitor), o vereador Francisco Vilanova, do PSB, não perdeu a disputa para a presidência da Câmara de Arauá. Pelo contrário, o vereador foi eleito 1º secretário – cargo mais importante da Mesa Diretora, depois da presidência – na chapa encabeçada pelo vereador Tavinho. O derrotado foi o vereador Gilvan, que obteve apenas 3 votos, contra 5 dados a Tavinho e uma abstenção.

 

Francisco Vilanova foi o mais votado

Nas eleições municipais o vereador Francisco Vilanova foi o mais votado para a Câmara Municipal tendo uma votação proporcional expressiva sendo um dos mais votados em todo Estado. Ele encontra-se no terceiro mandato, já foi líder do prefeito, sendo uma das mais respeitadas lideranças de Arauá e com participação na imprensa escrita onde publicou diversos artigos no jornal semanário Cinform.

 

Praça Camerino

Do leitor Ricardo dos Santos: “É necessário que a Prefeitura Municipal de Aracaju realize, o mais urgentemente possível, a reforma do piso da Praça Camerino. Quem precisa se locomover por aquele logradouro,  tem enorme dificuldade já que as pedras portuguesas estão soltas e forma grandes buracos. Pessoas idosas ou cadeirantes é desaconselhado ir até esta importante praça do centro de Aracaju”.

 

Sobre a reforma do popular restaurante Padre Pedro

Do leitor Toni Sacramento: “Como bem sabemos o restaurante Padre Pedro encontra-se em reforma a fim de proporcionar maior comodidade aos usuários, sendo providenciado reparo em todas as instalações elétricas e hidrossanitárias, cobertura, piso, revestimento, cozinha e na adaptação de mais um banheiro para pessoas com necessidades especiais. Ocorre que dia destes ao passar pela obra pude perceber que, caso não esteja enganado, que não houvera alteração na altura do piso do estabelecimento, o que nos leva a crê que aquele velho problema de enchente existente naquele cruzamento continuará provocando transtornos para o restaurante, findando tal reforma dando com burros n”água. Será que o engenheiro, arquiteto etc não pensou ou lembrou que não levantar o ponto não resolveria os problemas de enchente do estabelecimento?”

 

 

Quebra molas em rodovias

Do leitor Hugo Rocha: “Caro Cláudio, fato a ser lamentado é saber que as pessoas que cuidam da regularização do trânsito não pensam com a cabeça. Pensam com o bolso ou, algumas vezes, com outra parte não publicável do corpo. Concordo com a instalação e o controle feito pelas lombadas eletrônicas, até nas vezes em que sou flagrado, porém, discordo totalmente desta prática, diga-se em todo o país, da instalação de quebra-molas ou mesmo pequenas barragens assassinas como o caso deste instalado na Aruana, que veio a causar a morte de um motoqueiro. Na rodovia do Sertão, foram instalados alguns quebra-molas de maneira absurda. Existe um próximo a cidade de Poço Redondo, no sentido Canindé/Poço Redondo, que foi instalado logo após uma lombada que, por coincidência, fica exatamente em uma curva. As marcas no asfalto de freiadas bruscas são testemunhas da insensatez de quem projetou e, colocou ali, este quebra-molas. E, como se não bastasse, os avisos ficam após a curva, sendo assim, tal aviso de uma inutilidade gritante. Espero que nunca ocorra algum acidente grave. Os responsáveis pela organização do nosso trânsito, seja pelas ruas das cidades, pelas rodovias estaduais e federais têm que priorizar a vida e nunca a arrecadação. E se prioriza a vida, com avisos, sonorizadores, pintura horizontal, o que quase sempre não ocorre. Infelizmente, a proliferação de lombadas eletrônicas e as instalações de quebra-molas como estes, são testemunhas silenciosas da incompetência e estupidez surda daqueles que pensam que são donos da verdade”.

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“A experiência não é o que acontece com o homem. É o que um homem faz com o que lhe acontece”. Thomas Jefferson, estadista americano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais