Contemporaneidade do não Coetâneo

Contemporaneidade do não Coetâneo. Esta expressão aplica-se a uma determinada situação em que ocorrem, simultaneamente, dois fatos que têm características totalmente opostas, representando, assim, um verdadeiro paradoxo.
Um grande exemplo aconteceu na África do Sul, nos anos 60 do século passado. Enquanto o médico Christian Barnard realizava o primeiro transplante de coração entre humanos, uma conquista excepcional da Medicina moderna, tribos africanas continuavam praticando o canibalismo. Nos dias de hoje, a política sergipana atravessa um momento que também serve de exemplo a enquadrar-se na expressão sociológica a que o blog se referiu.

Trata-se da posição anacrônica assumida pela oposição ao governo estadual diante da iniciativa do Executivo de pleitear empréstimo junto ao governo federal para a realização de obras públicas cuja efetivação visa à aceleração do desenvolvimento sergipano.

Usando argumentos dos mais disparatados os eminentes parlamentares estaduais que, como quase um todo, deveriam ter uma atuação mais preocupada com a sociedade sergipana ao longo de todo o ano, agindo sob o comando de lideranças inconsequentes, esforçam-se para inscrever seus nomes em um capítulo que ficará, na história, como um dos maiores atentados cometidos pelo Legislativo, na contramão do que se pode chamar de uma postura ética e republicana.

É, sem dúvida, uma atitude que, embora contemporânea, choca-se, frontalmente, com a definição tradicional de política: a arte de construir o bem da comunidade, do povo. Só para lembrar: 17 das unidades federativas já aderiram ao programa do governo central.

Eleições para presidência da Câmara de Aracaju
Depois do resultado da eleição de Aracaju diversos vereadores eleitos anunciaram na imprensa o desejo de disputarem a presidência da Câmara Municipal. Depois que o prefeito eleito, João Alves deu seu recado, curto e objetivo, dizendo que só discute em dezembro todos os candidatos desapareceram da mídia repentinamente.

Apenas duas perguntas
Alguém duvida que João Alves fará o presidente de sua preferência?  Ou melhor, alguém já imaginou João Alves Filho como prefeito refém de alguém?

Amorim e o PT perdem juntos em Montes Claros (MG)
Um dos maiores municípios de Minas Gerais é Montes Claros cuja disputa no 2º turno envolveu os candidatos Paulo Guedes ( deputado PT) e o empresário Ruy Muniz (PRB). Vários colunistas sergipanos publicaram nos últimos dias notas informando que o empresário Edvan Amorim – que atua na região de Montes Claros – estava no município ajudando na campanha do petista Paulo Guedes. Lá venceu Ruy Muniz com 56,15%, com 105 mil votos e Paulo Guedes obteve 82 mil votos.

São Paulo e o Funeral na Globo News
Quem acompanhou a apuração do resultado das eleições no 2º turno ontem pela Globo Nesw percebeu nitidamente que os comentaristas pareciam comparecer a um funeral quando falavam na vitória de Haddad na capital paulista. Todos esqueceram que a cidade representa o terceiro maior orçamento do país ( perde apenas para a União e o Estado de SP) e passaram a analisar derrota de Lula em pequenas cidades e jogando para que o PSB rompa com o PT mesmo Eduardo Campos já ter anunciado que vota na reeleição de Dilma. E para completar ainda “previram” uma briga por cargos na futura administração.

Déda em São Paulo
O governador Marcelo Déda viajou ontem, 28, à tarde para São Paulo, onde se submeterá ao terceiro ciclo de quimioterapia. No twitter postou que a metade dos passageiros no avião era de turistas retornando de Sergipe e também escreveu: “Amigos, embarco para São Paulo para o 3° Ciclo de Quimioterapia. Sei que continuarei contando com o apoio e as orações de todos. Paz&Bem!”

Reunião da bancada dia 7 de novembro
No dia 7 de novembro, às 16 horas, está agendada uma reunião no Senado com a Bancada Federal de Sergipe, composta por 8 deputados federais e 3 senadores, para recebimento das sugestões de emendas que serão apresentadas pelo governo de Sergipe, Prefeitura Municipal de Aracaju,Tribunal Regional Eleitoral, Universidade Federal de Sergipe, Superintendência da Polícia Federal e Ministério Público para o Orçamento da União, exercício/2013.

Novo coordenador
O coordenador da bancada, senador Valadares já comunicou a toda bancada inclusive ao governador em exercício, Jackson Barreto, ao prefeito eleito, João Alves Filho e demais participantes. Depois da apresentação das emendas de bancadas ou individuais será escolhido o novo coordenador da bancada. “Passadas as eleições municipais, temos que esquecer as divergências próprias desse período, sairmos todos do palanque e, juntos, cuidarmos dos interesses de nosso povo, que é o verdadeiro e legítimo destinatário de nossa ação política”, disse o senador Valadares.

Radialista assassinado no estúdio de rádio em Itabaiana
Foi assassinado na noite deste domingo, 28 nos estúdios da emissora de rádio Princesa da Serra, na cidade de Itabaiana, o apresentador Edmilson de Souza, conhecido como Edmilson dos cachinhos.Ele foi alvejado por disparos de arma de fogo dentro da emissora, enquanto trabalhava. Testemunhas informaram que o apresentador teria discutido com um homem que efetuou os tiros.A polícia está no local apurando o crime e a movimentação já é intensa na porta da rádio Princesa da Serra. (Infonet/Aldaci de Souza).

Estudantes lançam manifesto em defesa de seis colegas processados I
Por Eugênio Nascimento (http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=4769):Entidades que atuam na defesa de estudantes universitários e secundaristas de Sergipe divulgaram manifesto conjunto em defesa dos jovens que realizaram ato de protesto e denunciaram o médico José Carlos Pinheiro que está processando criminalmente os jovens Larissa Alves, Jessy Dayane, Tatiane Leal, Viviane Leal, Camila Almeida e Gilson Junior. Recentemente, esses jovens realizaram manifestação pública em Aracaju e denunciaram o médico de ter atuado em benefício da ditatura militar em Sergipe no ano de 1976. Num manifesto assinado por várias entidades, eles dizem lutar contra a criminalização dos seus colegas.

Estudantes lançam manifesto em defesa de seis colegas processados II
A organização “Levante Popular da Juventude” diz no manifesto em que pede apoio à sociedade que “fizemos tal denúncia com base em ata da 85ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Aracaju, realizada no dia 20 de setembro de 1989, em que o então vereador Marcélio Bomfim fala sobre o caso, e também com base nos testemunhos dos militantes e torturados daquele período, que sempre relembram a participação do médico, sendo, portanto, um fato de domínio público”. Irritado com os denunciantes, o médicos levou o caso para a Justiça.

Primeira audiência hoje
Jovens universitários junto com vítimas da ditadura militar, em Sergipe, estiveram reunidos ontem,28, para discutir medidas acerca da comissão da verdade estadual e apoio aos seis estudantes que estão sendo processados criminalmente pelo médico (diretor da maternidade Santa Isabel) José Carlos Pinheiro em virtude das denúncias sobre o seu envolvimento na ditadura militar, caracterizada em Sergipe pela Operação Cajueiro. Inclusive haverá, hoje (segunda-feira, 28/10), a primeira audiência do processo que tramita no segundo Juizado Especial Criminal.

Aberto concurso público da SERGAS
Foi publicado na última sexta-feira, 26, no Diário Oficial do Estado de Sergipe e nos sites da Fundação Carlos Chagas (http://www.concursosfcc.com.br/concursos/segas111/index.html ) e da SERGAS (http://www.sergipegas.com.br/cms/sala-de-imprensa ), o Edital de abertura do 3º Concurso Público da Companhia. As inscrições serão das 10 horas do dia 01/11/2012 às 14 horas do dia 21/11/2012 e a aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 20/01/13.

Hoje, 29, tem documentário na TV Aperipê dedicado a Silvinha Oliveira
Dedicado à memória da jornalista Silvinha de Oliveira a TV Aperipê exibe nesta segunda (dia 29/10), às 18 horas,  o documentário “Cavalhada”, gravado em Canindé do São Francisco e dirigido por Pascoal Maynard.

Professores da rede estadual paralisam dia 31
Na próxima quarta-feira, dia 31, os professores da rede estadual paralisam as atividades e realizam a partir das 8h em frente ao Palácio de Despachos ato público na luta pelo reajuste do piso salarial em 2012. A decisão foi tomada em assembleia realizada nesta sexta no Cotinguiba Esporte Clube.

Proposta
“Os professores não vão desistir dos 22,22%. Nós já apresentamos nossa proposta que foi apoiada pela Assembleia Legislativa. Queremos uma resposta do governador em exercício”, aponta a presidenta do SINTESE, Angela Maria de Melo.

Dia Nacional do Livro no Brasil
Hoje, 29 de Outubro, é o Dia Nacional do Livro no Brasil. “A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens.”. Marquês de Maricá. Quem gosta de ler muito sabe que a frase é verdadeira.

PSB toma lugar do PMDB e do PT e passa a ser o partido com o maior número de capitais
(Do UOL, em São Paulo): Com as vitórias no segundo turno de Roberto Claudio, em Fortaleza, Mauro Mendes, em

Cuiabá, e Mauro Nazif, em Porto Velho, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) passou a ser o partido que governará o maior número de capitais no país, tomando o posto do PMDB e do PT, que empatavam em número de municípios liderados.Os dados consideram o partido do prefeito eleito quando ocorreu a disputa. Se o vice assumiu o posto ou houve troca de partido, essa mudança não foi considerada.

PSB
Além das três cidades nas quais trinfou neste domingo, os socialistas saíram vitoriosos no primeiro turno em Belo Horizonte, com Marcio Lacerda, e Recife, com Geraldo Julio, totalizando cinco capitais.Essas vitórias e a liderança nos núcleos dos Estados conquistados aumentam o cacife do presidente do partido, Eduardo Campos, que passou a ser visto como uma possibilidade para a disputa nacional, em 2014.

PMDB e PT
Já o PMDB, que hoje governa seis capitais –Salvador, Goiânia, Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis–, a partir de 2013 estará no comando apenas na capital fluminense, com Eduardo Paes, reeleito, e em Boa Vista, com Teresa Surita.O PT governará quatro capitais –São Paulo, João Pessoa, Rio Branco e Goiânia– ante as seis atuais –Fortaleza, Vitória, Recife, Porto Velho, Palmas e Rio Branco. Em 2004, o PT era o partido à frente de mais capitais, nove, no total.

PSDB
Se, por um lado, o partido da presidente Dilma perdeu cidades importantes, por outro voltou ao comando da capital paulista, o maior colégio eleitoral do país, após oito anos.O PSDB também governará o mesmo número de capitais que seu maior rival. Com o comando em Maceió, Belém, Manaus e Teresina, manteve-se estável em relação às últimas eleições.

Flagrantes esportivos
Tabela da Copa do Nordeste será divulgada pela CBF amanhã, dia 30 de outubro. A informação foi transmitida à imprensa pelo vice-presidente da FSF, Milton Dantas, integrante da diretoria da Liga do Nordeste. /// Especulações apontam para os clubes Fortaleza e ABC de Natal como adversários, na primeira rodada da competição, dos nossos representantes, Confiança e Itabaiana. /// Elenilson Santos, do São Domingos, confirma presença no campeonato sergipano de 2013. Mas anuncia que seu clube não concorda com a fórmula mais comentada até o momento, que prevê a ausência dos proletários e tricolores do primeiro turno do certame. /// Caso Boca X Boquinhense será julgado amanhã, pelo TJD. /// RUGBY – Essa modalidade registra grande crescimento em todo o país. FUTEBOL AMERICANO – O Sergipe é o pioneiro dentre os clubes sergipanos a apoiar o “football”, ou seja, o futebol americano. O nosso futebol é denominado “soccer”, nos Estados Unidos. /// FSF deve oficializar hoje o “modus operandi” da reunião de Assembleia Geral a realizar-se no dia 31, quarta-feira.

Curtas
Oscar Niemeyer recebe alta após duas semanas de internação. /// Eleições americanas: Obama – 49 e Romney – 46. /// Alemanha discorda de novo perdão da dívida grega. /// FHC prega renovação urgente no PSDB. /// Ciro Gomes elogia Dilma e critica Lula. /// Ex-funcionária de Marcos Valério diz que errou, mas é “do bem”. /// Ney Latorraca é internado no Rio de Janeiro. Mas passa bem. /// Brechas limitam aplicação da ficha limpa na eleição. /// Mercado erótico cresce 20 por cento, estimulado pela classe C. /// Grande centro de tecnologia da informação, Recife é considerada a “Índia brasileira”. /// Kassab quer negociar com Dilma a dívida de São Paulo, que é de 50 bilhões de reais.

DO LEITOR

Carta aberta: Juventude do DEM
E-mail recebido da Juventude Democratas: Com muita honra e satisfação, podemos falar que o Prefeito de Aracaju é um verdadeiro DEMOCRATA e que as soluções de Aracaju há tanto desejadas ficaram agora mais próximas de serem alcançadas   A Juventude Democratas parabeniza não só o Prefeito João Alves como também todos os vereadores eleitos no pleito de 2012 e saúda a todos com votos de uma boa gestão pública com vistas à honra o cargo para o qual foi eleito, pela vontade popular. O sucesso das eleições municipais na capital sergipana nos permite galgar que o eleito para a função de presidente da Câmara dos Vereadores seja um membro do Partido Democratas, tendo em vista que formamos a maior bancada. E a Juventude DEMOCRATAS Sou Jovem, Sou 25 apóia esta causa.Estamos imensamente honrados com o sucesso eleitoral do nosso prefeito João Alves Filho, que saberá indicar e certamente terá o apoio do presidente do poder legislativo. Para que Aracaju tenha um Governo de Verdade”.

FRASES TWITTER

www.twitter.com/FalaSergipe As pessoas julgam uns aos outros para esconder seus próprios defeitos. O rádio tá cheio disso.

www.twitter.com/marciorocha1 Lendo o tal do Caju News (plágio news) que eu nunca tinha ouvido falar. Ê sitezinho vagabundo, viu? Cópias de vários jornalistas.

www.twitter.com/chicoandradef Falando sério.Por que é que não respeitamos nossos semelhantes?Por que é que a lagrima corre tão fria,se o inverno já foi?

www.twitter.com/Gilbertotv  Como não tinha o hábito, descobri que lendo de vez em quando um pouquinho da Bíblia ia me tornando uma pessoa melhor pra viver nesse mundo.

www.twitter.com/MariaMendoncaSE  Senhor, dai-me sempre dessa graça de ir ao Teu encontro e contemplar o Teu Amor em minha vida. Obrigada por tudo, Senhor!

www.twitter.com/AndersonJPT  Achei R$ 2 na rua. Pense na alegria. Mas depois fiquei pensando na tristeza de quem perdeu, pois pode fazer falta. #EaVida

www.twitter.com/ Edson_Bomfim DESAFIO: Se o Palmeiras cair para a segundona, vou ao encontro de tricolor. Se ñ cair, @marciorocha1 vai de verdão. Com a palavra. #REVANCHE

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“A tecnologia é igual a droga, não dá talento a quem não tem.”
Nelson Motta, jornalista, escritor e músico brasileiro, nasceu em 29 de Outubro de 1944.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais