Contra o Carnalita

Sabe-se lá por qual motivo, a Assembleia está empurrando com a barriga a aprovação do projeto que define a divisão do ICMS pela exploração da carnalita para produção de potássio. Essa morosidade pode inviabilizar um investimento em Sergipe de R$ 4 bilhões. Tendo chegado em fevereiro no Legislativo, a matéria segue engavetada, embora os deputados saibam da urgência de sua aprovação. A mineradora só aguarda até o final deste mês a licença da Prefeitura de Capela para a exploração do solo onde será extraída a carnalita, e o prefeito Ezequiel Leite (PR) só a concederá se o projeto definindo o pagamento do ICMS for aprovado. A injustificada demora dos deputados pode inviabilizar o enorme esforço feito pelos sergipanos para concretizar a exploração de potássio, causando prejuízos irreparáveis à economia sergipana.

Sacanagem

A Superintendência Regional do Trabalho precisa fiscalizar e punir rigorosamente a empresa Destak, que vem atrasando seguidamente os salários dos agentes de limpeza lotados em órgãos públicos. Há três meses a prestadora de serviços só paga com atraso de até 20 dias, sem contar que também não entrega no tempo certo os tíquetes refeição e os vales transporte. Até agora, a turma não recebeu o salário de fevereiro, embora os órgãos públicos paguem à Destaque regiamente em dia. Sacanagem, né?

Braços cruzados

Policiais civis estarão de braços cruzados até o meio dia de hoje. Vão permanecer em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão enquanto líderes sindicais da categoria discutem a pauta de reivindicações salariais com o secretário João Augusto Gama. À noite haverá uma assembléia geral para discutir a hipótese de uma greve geral da Polícia Civil.

Abrindo a boca

Para pressionar a Prefeitura de Aracaju a atender suas reivindicações salariais, os dentistas cruzam os braços no próximo dia 20. Aproveitam para realizar uma assembleia visando definir se entram em greve a partir do dia 27 deste mês. Batizando de ‘abrindo a boca’ o movimento dos odontólogos também exige da prefeitura melhores condições de trabalhos. Estão certos!

André perde

O deputado federal André Moura (PSC) não conseguiu suspender a decisão do Juízo de Japaratuba que o condenou por improbidade administrativa. Ontem, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, disse não proceder o argumento do parlamentar de que o juízo da 1ª instância teria usurpado a competência superior, pois ação de improbidade administrativa não é competência do Supremo.

Sem novidade

Não se tomou qualquer decisão durante o jantar do governador Jackson Barreto (PMDB) com o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado federal Valadares Filho – ambos do PSB. Os três trataram sobre as eleições de outubro e a possibilidade de se manter a aliança entre os dois partidos, porém nada de concreto foi tratado, pois o PSB só se define em abril próximo. Até lá, Jackson e os Valadares vão continuar conversando.

Alguém sabe?

Qual é o nome da empresa contratada pela Prefeitura para fazer a manutenção da rede elétrica de Aracaju, já que a Energisa não presta mais este serviço? É que, embora a população esteja pagando a taxa de iluminação pública desde janeiro, a cidade está ficando cada vez mais às escuras. Será que estão cobrando a taxa dos consumidores sem prestar o serviço?

Tá na briga

E a deputada estadual Goretti Reis (DEM) está invocada com quem anda espalhando que ela desistiu de disputar a reeleição. A demista fez até discurso na Assembleia criticando os boatos sobre seu futuro político. Goretti disse que continua disposta a enfrentar as urnas e negou que tivesse se manifestado contra a formação de um chapão para a disputa proporcional: “Não disse isso a ninguém”, afirmou.

Contra reajuste

O recente reajuste de 50% na taxa de estacionamento cobrada pelos shoppings Jardins e Riomar foi duramente criticada pelo vereador aracajuano Lucas Aribé (PSB). Segundo ele, o consumidor que precisa ir a um dos dois centros comerciais se obriga a pagar caro para estacionar o carro. Lucas aproveitou para pedir aos colegas vereadores que prestigiem a sessão especial marcada para amanhã visando marcar a passagem do Dia do Consumidor.

De AM para FM

As primeiras autorizações para migração de emissoras da faixa AM para a FM deverão ser anunciadas em agosto, e a previsão é que até o fim do ano algumas estações comecem a operar nessa faixa. A medida vai revitalizar as rádios AM, permitindo a continuidade da operação dessas emissoras na nova faixa, já que o sinal das estações AM não é acessível em dispositivos como celulares e tablets.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju em 26 de maio de 1936


Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais