Corda no pescoço

O governo de Sergipe vai terminar o atual mandato na zona de risco da Lei de Responsabilidade Fiscal, ultrapassando o teto permitido para gastar com a folha de pessoal, que é de 49% da receita corrente líquida do Estado. Com base em dados do Tesouro Nacional, o jornal O Globo mostra que Sergipe é o quarto do Nordeste onde a situação é mais grave, e cita o atraso dos salários do mês passado. Em busca de um alívio financeiro no segundo mandato, o governador Jackson Barreto (PMDB) acena com medidas duras, tipo a exoneração em massa de comissionados, que acontece a partir de hoje, fusão de secretarias e estatais, Et cetera e tal. A ideia é enxugar a máquina em cerca de R$ 30 milhões mensais, sob pena de começar 2015 sem poder sacar recursos federais por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Seria uma tragédia para quem já está com a corda no pescoço.

João reprovado

Pesquisa do Instituto Dataform publicada nesta segunda-feira mostra que se as eleições municipais fossem hoje o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), não se reelegeria. Entre os entrevistados, apenas 16% disseram que votariam no demista, contra 25,5% que preferem o deputado estadual Adelson Barreto (PTB). Nem precisa dizer que a administração de Alves Filho foi reprovada por 55,3% da população. Para quem mora na capital, o principal problema é a saúde pública municipal.

Um ano sem Déda

Uma missa na Igreja Jesus Ressuscitado, em Aracaju, marcará o 1º ano sem o ex-governador Marcelo Déda. Ele morreu prematuramente no dia 2 de dezembro do ano passado, vítima de um câncer no intestino. O ato religioso será celebrado às 19h de amanhã.

Super Zurêias

O advogado Marcos Prado, do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, testemunhou uma cena inusitada em Aracaju: deparou-se com Batman, Homem-Aranha, Superman e outros menos cotados, todos algemados numa cela comum da delegacia plantonista. Inconformado, o Homem Invisível jurava ter sido denunciado pela própria voz. Será? Os bacanas foram presos numa blitz da Lei Seca quando retornavam, com a cuca cheia de bardal, do famoso baile Odonto Fantasy. Bem feito, pois beber e dirigir é coisa de Mané Zurêia!

Até que enfim

Finalmente apareceu uma voz na Câmara sobre a decisão da Justiça suspendendo a construção de prédios com mais de 12 andares em Aracaju. O vereador Emerson Ferreira (PT) lembra que, quando o projeto alterando a altura máxima dos prédios da capital chegou ao Legislativo, ele alertou sobre a inconstitucionalidade, mas a bancada governista fez ouvidos de mercador. Emerson diz que a OAB agiu acertadamente  ao acionar a Justiça, pois o gabarito das edificações não poderia ter sido alterado sem antes terem sido feitas consultas populares.

Veneno não!

O Dia Mundial do Não-Uso de Agrotóxicos será lembrado em Aracaju por um ato público alertando para as nefastas consequências da utilização de veneno nas plantações. A partir das 8 horas da próxima quarta-feira, manifestantes saem em passeata da praça Fausto Cardoso. Um exemplo desse crime contra a natureza: produtores de mel denunciam que a pulverização dos canaviais com agrotóxico está dizimando as abelhas da zona do Cotinguiba e do Baixo São Francisco. Uma lástima!

Missa de sétimo

Será amanhã, a missa de 7º dia da morte da forrozeira Clemilda. O ato religioso está marcado para as 19h, na Igreja do Conjunto Médice, em Aracaju. Vítima de derrame cerebral, ela morreu quarta-feira passada. Clemilda fez sucesso nacionalmente, tendo comandado durante décadas o programa ‘Forró no Asfalto’, exibido pelas rádios e TV Aperipê.

Novo shopping

Foi inaugurado no último sábado o Shopping Stylo. O novo centro de compras de Aracaju está localizado nas ruas Santa Rosa – área dos mercados centrais – e dispõe de 77 lojas, um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal e praça de alimentação. Com dois pavimentos e acesso também pela rua Apulcro Mota, o novo shopping funciona das 8 às 20h, de segunda a sábado. O empreendimento começa gerando cerca de 200 empregos diretos. Maravilha!

Bacia leiteira

Produtores rurais e lideranças políticas querem transformar Santa Luzia do Itanhy numa bacia leiteira. Pecuaristas e vereadores da região Sul de Sergipe discutiram esta hipótese com o secretário estadual da Agricultura, Francisco Dantas. Santa Luzia produz atualmente cerca de 110 mil litros de leite ao mês e os produtores acreditam ser possível elevar ainda mais este volume com a concessão de incentivos à agricultura familiar. Entusiasmado com a proposta, Chico Dantas prometeu analisar a proposta com a equipe técnica da Secretaria.

Vive mais

A expectativa de vida do brasileiro subiu para 74,9 anos, segundo cálculo do IBGE. No ano passado, a média era de 74,6 anos. A Tábua da Mortalidade 2013 do IBGE mostra a expectativa de vida para todas as idades até os 80 anos. Uma criança de 10 anos de idade, por exemplo, tem a expectativa de viver até os 76,3 anos. Um jovem de 18 anos deve viver, em média, até os 76,6 anos.

Uma “sugesta”

Bem que o Botafogo podia contratar o motorista do ônibus do Vasco, que retornou à elite do futebol. Agora na segunda divisão, o time da estrela solitária vai precisar de quem conheça bem as estradas, pra não se atordoar no caminho e perder o jogo por W.O.  num campinho qualquer desse Brasilzão de meu Deus!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã em 23 de agosto de 1919

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais