Cortejado para vice de Amorim e Emerson, Valadares Filho é novidade para o governo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Embora o deputado federal Valadares Filho, PSB, insista em informar que trabalha à reeleição como deputado federal, o nome dele vem sendo 

novidade nas últimas pesquisas, que o incluíram na disputa para o governo. Ele não só supera os senadores Amorim e Valadares, na oposição, como também os candidatos da situação.

Na coluna Cinformando, do semanário Cinform desta semana, o jornalista Anderson Christian, com o título “Nome para a história”, e respaldado nos percentuais do Dataform lembra que se Valadares Filho for candidato, o senador Valadares, ex-governador, poderá sair da política com o nome na história, como o governador Augusto Franco, que viu em 1994 o filho, Albano Franco, ser governador de Sergipe.

Ontem, 28, por exemplo, numa mesa de um cafezinho num dos shoppings um jornalista conceituado disse que soube de conversas de lideranças do PSB com duas lideranças da Rede. Dela surgiu o convite para Valadares Filho ser o candidato a vice de Dr. Emerson e com a garantia de uma das vagas para o senador Valadares, se assim ele desejar.

Já os aliados da oposição não escondem que a chapa dos sonhos é Eduardo Amorim para o governo, tendo como vice Valadares Filho.

O que eles e quase ninguém é que Valadares Filho aparecerem de forma consolidada para disputar o governo e já estejam especulando chapas de todos os tipos para a disputa.

É verdade que é muito cedo, e que o quadro nacional influenciará nas decisões estaduais, mas a novidade Valadares Filho para o governo fortalece a oposição e pode abrir um leque de alianças até agora não pensadas, inclusive atraindo partidos que hoje apoiam o governo estadual.

Canindé: genro de Almeida assume candidatura, vai como representante do sogro em evento e diz que portas dos hospitais de Glória e HUSE estão abertas para demandas que ele resolve tudo  Agora Jackson Barreto mostrou realmente que entregou o governo. Depois de dizer que o genro de Almeida não seria candidato a deputado estadual em plena solenidade do governo, o genro, Breno Silveira, foi a solenidade em  

Breno Silveira o segundo da esquerda para a direita na solenidade de ontem em Canindé onde pediu apoio a vereadores e lideranças. 

Canindé ontem, 28, representando o sogro e  conversando com lideranças e vereadores ofereceu assistência a eles.

Demandas em Glória e HUSE Um dos vereadores disse que Breno Silveira não fez questão de esconder nada, que é candidato a deputado estadual e em determinado momento disse que as portas dos hospitais de Glória e HUSE estão abertas que eles (os vereadores) mandassem as demandas que ele (Breno) resolve tudo.

Rebelião na Alese à vista Ontem, 28, o blog recebeu uma ligação de um deputado que estava em Canindé e disse que ele e os demais colegas vão exigir que Jackson e Belivaldo tomem providências. Ou Breno não é candidato ou Almeida deixe a secretaria. Têm queixas de várias lideranças que estão sendo “convidadas” a apoiarem Breno Silveira. 

Armação ilimitada para Rogério E não é que aquela liderança que está desesperada porque está vendo o sonho de 2018 ir para o fundo do poço, jogou Rogério Carvalho numa armadilha? Para a sociedade Rogério foi o responsável, mas entre os aliados, inclusive os envolvidos a armadilha já foi descoberta. Usaram Rogério para dá um recado ao PRB. E a armação ilimitada só fez piorar a situação desesperadora da liderança que morre de medo de ver Rogério disputando o Senado…

Autoridade bate na mesa para prefeito nomear filho E no mês passado, cansado de esperar que o filho fosse nomeado para uma prefeitura importante uma autoridade fiscalizadora em audiência com o prefeito bateu na mesa e disse que o secretário de Governo estava com a nomeação na mesa dele há várias semanas e nem o atendia por telefone. De imediato o prefeito ligou para o secretário e mandou que o ofício fosse enviado para ele. Assinou na hora. Agora a autoridade fiscalizadora dará apenas alguns conselhos quando o gestor precisar. É Sergipe, É Del Rey!

“Troca-troca” no Samu revolta categoria E o secretário Almeida Lima, em dez meses no comando da saúde estadual há poucas semanas mudou o comando do Samu pela segunda vez. E ontem, 28, o boato é que mudaria de novo. E algumas lideranças sindicais já têm um dossiê sobre o possível novo nomeado. Vai sobrar para quem? Para o conivente governador.

Ribeirópolis: Interdição de matadouro gera prejuízo  A deputada estadual Maria Mendonça (PP) solidarizou-se com os trabalhadores do matadouro público da cidade de Ribeirópolis, cujo espaço deve ser interditado por determinação judicial em um prazo de 20 dias. A parlamentar lamentou o “dano social” que a medida acarretará considerando o número de pessoas que ficarão desempregadas.

Soluções Segundo a parlamentar, embora a interdição pleiteada pelo Ministério Público vise melhorar as condições de funcionamento do estabelecimento, é preciso “buscar soluções dialogando com as quase 80 famílias que vão perder sua única fonte de renda com o fechamento do matadouro”.

Investimento de R$ 1 milhão De acordo com Maria Mendonça, as adequações sanitárias sugeridas pelo Ministério Público dependem de um investimento da monta de R$ 1 milhão, valor do qual a Prefeitura não dispõe nesse momento, por isso, ela apelou pela intervenção do Governo.

Pendências “Esperamos que o governador Jackson Barreto se sensibilize com a situação desses pais de família e busque meios para ajudar o Município a sanar as pendências a fim de que eles não fiquem desamparados”, afirmou a parlamentar, em aparte ao colega Georgeo Passos, na Assembleia Legislativa.                                                                                                                                                                                                      

A base do poste está bastante corroída. 

Poste pode cair no Bairro Grageru. Energisa já foi alertada A foto ao lado é de um poste com a base quase toda corroída na Avenida Pedro Valadares, em frente a academia nova, no Bairro Grageru, entre as ruas Gumercindo Bessa e Lourival Chagas.  A Energisa já foi avisada pela  recepção da academia.

Loteamento abandonado no Bairro Arauna Moradores do loteamento Jatiuca, no Bairro Aruana, reclamam que o local está totalmente abandonado pelo poder público com suas galerias de águas pluviais totalmente destruídas, mesmo com diversas solicitações em aberto, desde a administração passada. A atual não fez nada também.

Coronel Rocha não acredita na candidatura de Mendonça ao governo Deu no Sergipnet: O pré-candidato a deputado federal Coronel Henrique Alves Rocha disse em entrevista ao Jornal da Tarde da Educadora AM, na segunda-feira (28), que não acredita na candidatura de Mendonça Prado ao Governo. "De repente estava no Governo e construiu uma terceira via, eu não acredito nesta construção, está parecendo que vão se juntar no final, é um discurso parecido", afirma Rocha.

Pacto com o erro Rocha diz que votou no atual governador, mas que não possui pacto com o erro. "Estou entendendo que esta gestão atual não está atendendo aos anseios do povo, então parti para um partido ou um segmento político que possa efetivamente responder estes anseios da população".

Nome Às vésperas de ir para reserva, o oficial é tido por bombeiros, PM’s e empresários como nome de peso para disputa de uma cadeira na Câmara Federal pelo Rede Sustentabilidade. Ele carrega o legado de 30 anos na PM, sendo 27 destes atuando no estado de Sergipe e 03 na Paraíba.

Filiação Como militar da ativa o Coronel Rocha ainda não pode se filiar a nenhuma sigla partidária. A Constituição Federal, determina que o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos, para disputar uma eleição deve, primeiramente, ser escolhido em convenção partidária. A partir dessa data, é considerado filiado ao partido. Neste caso, Rocha integra o projeto político do REDE.

Itabaiana: programação natalina O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, em companhia de Rose Chagas, diretora de Cultura do município, de secretários e de vereadores municipais, anunciou, em uma entrevista coletiva, a programação natalina da cidade, que começa no dia 2 de dezembro e se estende até o dia 23 do mesmo mês.Entre as atrações anunciadas pelo prefeito, está iluminação natalina, concerto com a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, apresentação do coral dos jovens da Assembleia de Deus e shows com artistas da terra.

Salários servidores Valmir também aproveitou a imprensa para divulgar a data dos pagamentos dos salários dos servidores e também a data da inauguração do novo matadouro da cidade e da obra do Terminal Rodoviário. “Tenho fé em Deus de pagar o décimo terceiro salário e o salário de dezembro até o dia 22. Também quero dar de presente para a população a inauguração de duas importantes obras para o município, a inauguração da reforma do terminal Rodoviário, no dia 16 de dezembro, e, no dia seguinte, dia 17, a inauguração do Matadouro”, adiantou Valmir.

Praça no Bairro Jardins  Quem passa pela Avenida Dr. José Machado de Souza, localizada no Bairro Jardins, próximo ao shopping da região, observa alguns transtornos na localidade, devido a um canteiro sem estrutura e de pavimentação com falhas, onde existiam placas de concreto que foram utilizadas para a cobertura de um canal.

Circulação e segurança Após ouvir diversas queixas dos moradores da região em relação a essa problemática, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) protocolou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), indicação que visa melhorias para a área.“Além de fazer uma recuperação do espaço, deixando-o mais bonito com um paisagismo adequado, a criação deste jardim irá proporcionar não só aos moradores, mas, também para quem frequenta o bairro, melhores condições de circulação, favorecendo a segurança e a comodidade da população, que corre risco de acidentes neste ponto”, destaca Juvêncio Oliveira.

Nossos representantes no Rio  Nesta quarta-feira (29), quatro jornalistas daqui de Sergipe desembarcam no Rio de Janeiro. O radialista Barroso Guimarães (Rádio Jornal) e os repórteres Aline Aragão (TV Atalaia), Carla Suzanne e Rafael Carvalho (TV Sergipe) foram selecionados nas categorias Rádio e telejornalismo, entre os dez melhores do país, no Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, da Fenacor. A premiação terá como palco o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Premiação em Sergipe Eles também foram premiados, na última semana, no III Prêmio Sincor-SE de Jornalismo, promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe. A festa aconteceu em Aracaju, no espaço de eventos Titanium. Ao todo, foram 13 profissionais premiados nas categorias: impresso, web jornalismo, rádio, telejornalismo e universitário. Este ano, mais de 40 reportagens foram inscritas pelos jornalistas, radialistas e estudantes da área.

Academia Maruinense de Letras e Artes será instalada amanhã,30 Na quinta-feira, 30, às 19h, na sala de reuniões do Gabinete de Leitura do município de Maruim, será instalada a Academia Maruinense de Letras e Artes (AMLA), que tem como objetivo, fomentar a cultura local, através do incentivo à leitura e difusão das artes. Na solenidade de instalação, também ocorrerá a cerimônia de posse dos membros fundadores efetivos, honorários, beneméritos e correspondentes.

Sonho Segundo o historiador Adailton Andrade, a fundação da Academia concretiza um sonho dos maruinenses. “A professora Lúcia Marques manifestava, há muito tempo, o interesse em criar uma academia no município. Sabíamos que não seria fácil, mas, conseguimos somar forças de pessoas que já estavam envolvidas na criação de academias pelo interior”, afirmou.

Doze acadêmicos  “Neste primeiro momento, serão empossados doze acadêmicos, porém a academia pretende empossar novos membros até completar o quadro de 40 sócios efetivos. A AMLA contará com o auxílio do Movimento Cultural, que pretende assegurar espaço aos que não possuem produção literária, mas que integram, reconhecidamente pela sociedade, o corpo cultural do município de Maruim”, completou o professor

É amanhã, 30, a instalação da Academia Maruinense de Letras e Artes 

 Adailton Andrade.

Na noite do dia 30 de novembro, serão empossados como membros efetivos: Adailton Andrade (Patrono da cadeira: Joel Aguiar), Hefraim Vieira Andrade (Otto Schramm), Janyne Rossana Barbosa Feitosa Costa (Maria Izabel Barreto), Cléa Maria Brandão de Santana (Aureliano Rosa Queiroz), Ermerson Porto Santos (Florência Silva Pereira), Luiz Eduardo Bittencourt da Silva (Thomaz Rodrigues da Cruz), Maria Lúcia Marques Cruz e Silva (Adalberto Cruz), Joelma Ferreira Martins Santos (Josilda de Mello Dantas), Carlos Pina de Assis (João Gomes de Melo), Guilherme da Costa Nascimento (Deodato Maia), Maria das Graças Monteiro (Paulo Costa) e Everardo de Sena (Abdias Batista e Silva) e Albano do Prado Pimentel Franco (Gonçalo Rollemberg do Prado). No quadro de membros honorários, estarão: Jouberto Uchôa de Mendonça (Patrono: Alberto Deodato), Salete Nascimento (Afonso de Medeiros Chaves), José Anderson Nascimento (Luiz Antônio Barreto), Dênio Azevedo (João Pereira Barreto), João Gomes Cardoso Barreto (Josias Vieira Dantas) e Domingos Pascoal, que será o presidente de honra da AMLA.

Presidência Na presidência da Academia Maruinense de Letras e Artes, estará a professora e historiadora, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva. A vice-presidência será ocupada pelo historiador Adailton Andrade e a primeira secretaria ficará com acadêmico Hefraim Vieira Andrade.
Mais informações: http://www.maruim.se.gov.br/noticia-464.html

Microempresas em Canindé de São Francisco O Banco do Nordeste promove, nesta sexta-feira (1º), a palestra "Renegociação de Dívidas Rurais e Oportunidades para Microempresas". O evento vai apresentar os benefícios da Lei 13.340 e da Resolução 4.591 – destinadas a produtores rurais, além de destacar novidades no crédito para micro e pequenas empresas (MPEs).

Operações A Lei 13.340 vale para operações contratadas no Banco do Nordeste até dezembro de 2011 e deve beneficiar mais de 35 mil agricultores em Sergipe, que têm direito a quatro anos de carência e descontos de até 95%. A palestra também vai explicar a Resolução 4.591 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que contempla dívidas contratadas até 2016, em locais onde foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública em função da estiagem.

Informações E os microempresários vão receber informações úteis sobre linhas de crédito para comércio, indústria e serviços. Entre as novidades, estão produtos como o Cartão BNB, o Giro BNB Digital e a Solicitação de Crédito via Internet.

Congresso de Geriatria Os geriatras da Clínica de Geriatria Integrada Espaço Ativo, Renato Prudente e Juliana Santana participaram de 24 a 26 de novembro da II Conferência Aché e Geriatria – Juntos pela longevidade, no Rio de Janeiro. O evento reuniu médicos especialistas em geriatria de todo o Brasil,  tratando do envelhecimento da população sob um novo olhar, além de promover o debate e atualização científica sobre o envelhecer ativamente, e como lidar com as doenças que acometem o idoso. Mais aprendizado para melhorar a qualidade de vida dos idosos!                           

Dia 16 de dezembro, Lungão 2017

Vem aí o evento esportivo mais diferente do Brasil. O Lungão 53km. É uma corrida na qual uma pessoa vai fazer o desafio de correr 53 km para pagar uma promessa e os participantes vão agregando no decorrer do percurso terminando todos juntos numa grande confraternização.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Como diria o poeta “ou ou ou, nada mudou…” Depois de muito ‘oba oba’ sobre a suposta venda de parte da TV Sergipe para o Grupo Integração, de Minas, com direito a despedida e choro sentido, o que vemos é um roteiro bem clichê, que se fosse um filme, poderia ter o sugestivo título: A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM. É isso aí, Albano Franco continua dando as cartas, como presidente da ‘TV Globo sergipana’. Mas parece que não será por muito tempo, pois vem novidades por aí, ao menos é o que temos ouvido via ‘rádio corredor’. As noticias são de que as ações pertencentes a ex-governador Albano, serão transferidas (vendidas) para a sobrinha Carolina Franco.

Mas nem tudo são flores… Ainda segundo a ‘rádio corredor’, a ‘nova direção’ pretende enxugar ainda mais o já reduzido quadro de funcionários da emissora, demitindo todos os motoristas da empresa GLOBAL e passando a condução das viaturas para os repórteres, produtores e cinegrafistas.

Audiência nas alturas...A audiência da ‘rádio corredor’ está tão alta que o barulho desceu a colina de e chegou ao número 937 da Avenida João Ribeiro. A informação que temos é a de que o Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de Rádio e TV (o sindicato dos Radialistas), preocupado com os crescentes rumores, já encaminhou email solicitando reunião urgente com o presidente do grupo TV e FM Sergipe, Albano Franco, para esclarecer esse “completo absurdo” (sic), além de tentar resolver de maneira amigável, outras irregularidades denunciadas que estaria acontecendo no ambiente de trabalho do canal global. Vamos aguardar ‘cenas dos próximos capítulos’,

Fala-se em renovação, mas… Pelo zap: “senhor jornalista já percebeu que tem pré-candidato ao Senado que fala em necessidade de renovação, mas quando concede entrevista parece mais um candidato a historiador e não a senador. Fala de todo mundo e não apresenta uma proposta para apresentar no Senado.”

Telha: carro locado sem plotagem usado para laser no Bairro Santa Maria em Aracaju Pelo zap Carro locado a Prefeitura  Municipal  de Telha sem a devida plotagem e nesse último domingo, 26 foi usado para fins pessoais em um jogo no Bairro Santa Maria em Aracaju. Gasolina e carro usados do povo para fins pessoais.O vídeo foi no local da festa de confraternização

PELO TWITTER

www.twitter.com/deb10saldanha Bem sério: já não tenho mais estômago, fígado, intestino nada mais.. coração tá se indo também… O que me consola é que o Planeta vai acabar!!!

www.twitter.com/helo_gomyde É sempre bom ver as teorias conspiratórias pra entender o nível de criatividade das pessoas.

www.twitter.com/Frednavarro A banalidade saiu de moda e cedeu lugar à frivolidade do mal. O linchamento pelas redes sociais faz parte da novidade.

www.twitter.com/joaocorrrea Queijo cabra francesa encontrada na cela de Cabral no Rio custa R$ 300,00 o kg. Enquanto isso no Rio e no Brasil gente morre de fome , crianças comem bolacha seca com água na merenda escolar . #políticoladrãoégenocida

www.twitter.com/ISMARVIANA Não há como exigir que alguém em situação extrema de pobreza exerça com independência a livre manifestação do pensamento. Eis uma das razões pelas quais defendo que os órgãos de controle, como indutores de políticas públicas, são essenciais à manutenção do Estado de Direito.

ARTIGO

O movimento “Outsiders” em Sergipe por Uilliam Pinheiro*                            

A cada pesquisa de intenção de voto que surge na imprensa, seja para Presidente do Brasil, Governador do Estado de Sergipe, Senador ou mesmo para Deputados Federais e Estaduais, o que mais impressiona é o percentual de votos nulos, brancos e de indecisos que muitas vezes superam a soma de intenção de votos de todos os candidatos listados na pesquisa. É uma demonstração clara que a população já cansou da atual classe política.

E esse cenário não é exclusividade de Sergipe, verdade seja dita, ocorre em todo o Brasil e até mesmo no mundo. Dado esse cenário de descrédito com a classe política vem à tona os chamados “outsides”, que numa tradução literal significa “de fora do sistema”, são os candidatos ditos de fora do sistema político. Nesse contexto inclui empresários, profissionais liberais, professores universitários e cidadãos que buscam contribuir para uma mudança nas práticas políticas e principalmente na gestão pública atual.

Esse movimento tem ganhado destaque após as vitórias eleitorais de Donald Trump nos Estados Unidos, e principalmente, de Emanuel Macron na França. No Brasil, os destaques foram às eleições de João Dória em São Paulo e a do mineiro Alexandre Kalil para a Prefeitura de Belo Horizonte. Kitty Lima (REDE) foi uma surpresa na eleição de 2016 em Aracaju e se encaixa bem no conceito de ”outsider”. Ventilam-se para 2018 os nomes do apresentador Luciano Huck e do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa para concorrer a Presidência da República nesse perfil.

Quando chegamos a Sergipe del Rey, o que mais vemos é muitos políticos carimbados querendo vestir-se como o “novo da política”, porém com práticas antigas e dispostos a unir-se com as velhas raposas da política. Já outros políticos possuem a coerência no que falam e no que praticam o que se tornar “novo” dado que a prática habitual da velha política é prometer o céu e oferecer o inferno. Entretanto em Sergipe não apareceu um “outsider” que venha a ser uma esperança para a população pode respirar um nome de fora da classe política.

Os nomes que mais sobressai como outsiders até o momento em Sergipe e tem ganhado destaque nas pesquisas são do Delegado da polícia civil Alessandro Vieira, do médico cardiologista André Sotero e do Coronel da Polícia Militar Henrique Rocha, contudo no cenário de disputa de vaga para Assembleia Legislativa e Câmara Federal respectivamente.

Após a passagem do saudoso Governador Marcelo Déda, Sergipe carece de uma nova liderança que entusiasme a população sergipana e faça o cidadão estufa o peito e dizer nesse candidato eu voto com orgulho.

* Graduado em Economia (UFS)
Graduando em Historia

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“O futuro sempre está começando agora.” Mark Strand, poeta e escritor estadunidense, Morreu em 29 de Novembro de 2014 (n. 1934).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais