Crise faz a Vale demitir

A Companhia Vale do Rio Doce demitiu 1.300 funcionários e pôs outros 5.500 em férias coletivas. A maior parte dos cortes se deu em Minas, mas sindicalistas garantem que as demissões também atingiram Sergipe. Para analistas, a ação indica redução de produção maior do que os 9,5% anunciados – o embarque de minério em Vitória, que já foi de 8 milhões de toneladas/ mês, deve ser de 1 milhão em dezembro. Segundo a companhia, os cortes são uma “adaptação” à demanda menor. É a crise financeira internacional fazendo seus estragos.

Experiência exigida

É grande a preocupação de alguns setores da sociedade com o elevado índice de acidentes automobilísticos. Seguindo essa linha, o Senado aprovou ontem projeto que proíbe motoristas com menos de um ano de habilitação de dirigir em estradas. Quem desrespeitar a norma pode ficar sem a carteira definitiva. O Denatran acha difícil fiscalizar a lei caso ela seja aprovada pela Câmara dos Deputados e sancionada pelo presidente Lula.

Mesa reeleita

Os deputados estaduais reelegeram ontem toda a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. A exceção foi o deputado Valmir Monteiro (PSC) que não disputou a 4ª Secretaria porque se elegeu prefeito de Lagarto e deverá renunciar ao mandato até o próximo dia 31. A escolha foi feita por aclamação, diferente do voto nominal usado em eleições anteriores. A Mesa está composta por Ulices Andrade (presidente), André Moura (primeiro secretário), Angélica Guimarães (vice-presidente), Adelson Barreto (segundo secretário), Conceição Vieira (terceira secretária) e João das Graças (quarto secretário).

Presidente “tampinha”

E na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Daniel Fortes (PSC) foi eleito para presidir a Casa até o próximo dia 31. Ele substitui Sérgio Góes, que deixou o cargo após ter tido o mandato cassado por ter trocado de partido. Após ter sido escolhido, Fortes disse que vai ser o presidente “tampinha”. Ele afirmou que está realizando um sonho, pois apesar de este ser o terceiro mandato, nunca havia presidido o Parlamento.

Mandato minúsculo

 

O primeiro suplente do PL (o partido transformou-se no PR) na eleição de 2004, Jidenal Francisco dos Santos, assumiu ontem o mandato de vereador de Aracaju no lugar de Sérgio Góes. O novo parlamentar aracajuano fica no cargo até o próximo dia 31. Na eleição deste ano, Jidenal Santos ficou como primeiro suplente, obtendo 3.566 votos. A maioria dos vereadores presentes deu as boas-vindas ao novo colega.

 

Perdão de dívidas

 

O presidente Lula (PT) sancionou ontem (03) a Medida Provisória que perdoa dívidas de contribuintes. Serão perdoadas dívidas de no máximo R$ 10 mil. Segundo o governo, os contribuintes começaram com dívidas pequenas e não conseguiram quitar o montante. Daí a visão do Executivo de que é necessário dar o perdão a esses devedores para que regularizem sua situação com a União.

 

Votação adiada

A votação do projeto de Reforma Tributária foi adiada para a primeira quinzena de março de 2009. A oposição vinha insistindo nessa proposta enquanto os aliados do governo queriam a votação ainda este ano. Oposicionistas disseram ontem que o adiamento da decisão deverá agilizar o processo por que votar a matéria com obstrução iria levar muito tempo.

Confraternização

 

No próximo dia 12, às 12h30, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, promoverá um almoço com a imprensa, no loft Sônia Lima. O momento será de confraternização e agradecimento pelo apoio na cobertura dos assuntos relevantes ao interesse público no decorrer do ano de 2008. Além disso, durante o encontro, o prefeito irá apresentar aos presentes um balanço das realizações da Prefeitura de Aracaju.

 

Vestibular

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, alertou ontem os vestibulandos para a necessidade de chegar ao local das provas com uma hora de antecedência, conforme recomenda o manual. Ele disse que isso se faz necessário para evitar perder o direito de acesso aos locais de realização das provas. Josué lembra que o acesso ao campus de São Cristóvão (Rosa Elze) está um tanto dificultado por conta das obras da rodovia João Bebe Água, o que pode contribuir para atrasos.

 

OAB no Agreste

 

Na noite desta quinta-feira (04), a Seccional sergipana da OAB inaugura a sede da entidade Regional Agreste, em Itabaiana. A solenidade de inauguração acontecerá às 19 horas, com a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto. A Regional Agreste da OAB/SE atenderá aos advogados que militam naquela região, especificamente nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana, Malhador, Macambira, Moita Bonita, São Domingos, entre outros, a exemplo de Carira e Ribeirópolis.

 

Lançamento coletivo

 

A Editora da Universidade Federal de Sergipe realiza nesta quinta-feira (04) o lançamento conjunto de 14 livros. Será no hall da Reitoria, campus de São Cristóvão, a partir das 18 horas. Nove livros foram editados graças à parceria da Fundação Oviêdo Teixeira/Norcon com o Programa Editorial da UFS. Outros seis foram apoiados por outras empresas ou instituições. Entre os lançamentos, está “Sempre aos domingos: antologia de textos jornalísticos”, do jornalista, funcionário da UFS e editor do Jornal da Cidade, Marcos Cardoso.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais