Curitiba (PR): 100 anos do Paço da Liberdade

Vista do Paço da Liberdade

Tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e nacional, o Paço da Liberdade é um dos prédios ícones da capital paranaense. Em visita a Curitiba (PR), não deixe de visitá-lo. Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, era a sede da antiga Prefeitura de Curitiba, hoje abriga um conjunto de espaços culturais, com um café no andar térreo bastante procurado pelos curitibanos. Em seus 100 anos de história, o Tô no Mundo traz o Paço da Liberdade até você.

Em 1912 o antigo mercado da cidade passa a ser demolido por ocasião da reestruturação do centro de Curitiba e readequação da localidade. Considerado um visionário, o prefeito Cândido Abreu autoriza em 1914 a iniciar ali uma construção que seria a sede do poder municipal com o desejo de que fosse um pedacinho da alma dos curitibanos.

Grades em estilo art nouveau

E foi assim que alicerçou um prédio com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau, com figuras externas desenhadas pelas mãos dos imigrantes italianos, madeira esculpidas por poloneses e partes em ferro oriundos do trabalho espanhol. Até 1969 abrigou a sede municipal, e hoje conta a história de Curitiba sendo o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O projeto de restauração respeitou as características originais do edifício e privilegia o uso público do espaço. Em 29 de março de 2009 a Prefeitura entregou o Paço da Liberdade totalmente revitalizado e hoje é administrado pelo Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio / SESC).

Localizado bem na praça Generoso Marques, centro histórico de Curitiba, o prédio é rodeado por casarões e fica alicerçado onde antes foi um mercado municipal e uma cadeia pública, ou seja, muita história para preservar e contar. Ao lado dele fica um charmoso mercado de flores, bem pertinho da tradicional praça Tiradentes.

Escadaria circular

Visita e história – O prédio de arquitetura eclética, com elementos de art nouveau, é grandioso logo na entrada. Tão logo o visitante chega à frente é recebido por duas grandes colunas esculpidas com dois Hércules, representando os poderes municipais – o Legislativo e o Executivo –, e um nicho existente logo acima com uma figura feminina que representa a cidade de Curitiba.

As grandes e portões em ferro retorcidos dão um tom da art nouveau, enquanto que o estilo neoclássico predomina nas formas desenhadas na parte exterior do prédio.

Ao entrar o visitante se depara com um espaço onde antes acontecia o atendimento público da prefeitura, com duas colunas imponentes de granito. A cor original foi mantida em alguns cômodos como testemunho histórico. O que chama atenção é a escadaria circular de peroba rosa ocupando uma área de 500 metros quadrados, bem como as imensas portas de madeira do Paço.

Sala dos Atos

A antiga Sala de Atos, onde os vereadores se reuniam e aprovavam leis municipais, tem o teto totalmente coberto por pinturas. No alto das paredes, ramos de erva mate esculpidos permeiam quase todo o espaço. Na porta, um pinheiro esculpido em madeira transforma-se em um detalhe à parte. Também nesse andar há uma réplica da sala do prefeito Cândido de Abreu.

Todos os cômodos são ocupados hoje por bibliotecas, salas de leitura, cinemas e projetos sociais do Sesc, um deles concede máquinas fotográficas a estudantes da rede pública, que fotografam o prédio e imediações e todas as sextas acontece exposições.

Caso queira descansar e apreciar um bom café ou mate regional, não titubei em ir até o Café do Paço, localizado no andar térreo. Vale a dica de visita quando estiver de passagem por Curitiba (PR).

Colunas de entrada

Dicas de viagem

  • Para quem gosta de arquitetura e história, no entorno do Paço da Liberdade há casarios do século XIX que merecem ser clicados;

  • O Paço da Liberdade funciona de terça-feira à sexta, das 10h às 21h, sábado das 10h às 18h, domingos e feridos, das 11h às 17h. A entrada é gratuita e pode fotografar todos os compartimentos do prédio.

  • A visita ao Paço da Liberdade pode ser feita por meio de um passeio a pé pelo Centro de Curitiba. Ali próximo ficam a praça Tiradentes, a catedral metropolitana, a Rua da Flores e calçadões. Conheça também o calçadão da Rua XV e a praça General Ozório.

  • Curitiba é uma agradável surpresa para o turista que gosta de apreciar bons restaurantes, parques e museus. A cidade possui bons serviços de transporte, compras do centro, shoppings e um serviço de ônibus de turismo que funciona a contento.

Gastroterapia

Café do Paço
Comidinhas e bom café

Depois de visitar o prédio e suas exposições, dê uma pausa no Café do Paço. Dos tradicionais expressos aos cafés mais refinados, servido em um ambiente histórico bem aconchegante e convidativo, o Café fica no térreo do prédio, com saída para o mercado das Flores. O piano ao lado das mesas de madeira, o balcão e a decoração do café são um convite a viagem ao passado. Também são servidos comidinhas e chás. No fim da tarde, a predominância de executivos faz do café um ponto de encontro da intelectualidade local.

O Café do Paço não funciona às segundas-feiras. De terça a sexta funciona das 11h às 20h30 e sábado e domingo, das 11h às 16h.

Na Bagagem

23ª Festitália 2016

A 23ª Festitália acontece no período de 15 a 24 de julho, na cidade de Blumenau (SC). Considerada a maior festa italiana da cidade e realizada nos mesmos moldes da Oktoberfest, os organizadores garantem que é um momento de provar da gastronomia, de bons vinhos e se emocionar com as tradições italianas.

Orla pôr do Sol – Mosqueiro (SE)

É um passeio agradável, para quem visita Aracaju (SE). Banhado pelo rio Vaza-Barris, a orla atrai cada vez mais no pôr do sol e aos sábados acontece uma ferinha de cultura na localidade.

BNT Mercosul

A bolsa de negócios acontece em Itajaí (SC) no período de 20 a 21 de maio com atividades complementares em Balneário Camboriú e no Parque Beto Carrero Word, onde será realizada a festa de encerramento. A grande novidade deste ano é o Business Center, onde operadoras do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru atenderão fornecedores da indústria turística com foco totalmente voltado para os negócios.

Festival de Turismo de Gramado

O Festival Internacional de Turismo de Gramado (RS), evento concebido e organizado pela empresa Rossi & Zorzanello, terá sua 28ª edição no período de 3 a 6 de novembro de 2016, e já está com as inscrições abertas para o credenciamento dos interessados em participar.

Agentes de viagem e público em geral podem se inscrever pelo site do festival, aba “Participante”, na sessão “Credenciamento”. Até o dia 15 de junho de 2016, os agentes de viagens poderão se inscrever de maneira free. Para o público em geral, as inscrições ocorrem até o dia 15 de junho, com valores especiais para estudantes e profissionais.

Colômbia para brasileiros

Bogotá, Cartagena, San Andrés e Providencia são os destinos mais procurados por brasileiros que visitam cada vez mais as terras colombianas.  A boa gastronomia e a cultura de Bogotá, o patrimônio histórico da cidade de Cartagena das Índias e as águas claras do mar do Caribe em San Andrés e Providencia são os atrativos, aliados a bom custo/benefício.

Fotos: Sílvio Oliveira

Contato: silviooliveira@infonet.com.br

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais