Cusco: Cor, cheiro e sabores peruanos que se completam

Praça das Armas é onde o mundo se encontra

Cusco é inigualavelmente sem cerimônia, ao mesmo tempo que se completa em ritos, tradições, saberes e lendas. O seu patrimônio, o mundo o reconhece como um bem a ser preservado para a humanidade. O seu povo, guardião de tudo isso, é o que a humanidade tem de melhor.

Cidade situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes Peruanos, com população de pouco mais de 300 mil habitantes, Cusco é a capital do departamento e da província de Cuzco, no Peru, mas não se configura somente como uma cidade qualquer que ocupa um espaço político de um mapa ou desenha uma região populacional dentro do globo terrestre. Cusco é muito mais do que geograficamente regional.

Vai além de construções seculares incas, ruínas e sítios arqueológicos, prédios históricos religiosos, e resumi-la a ser somente passagem para conhecer Machu Picchu é uma grande heresia. Por esses motivos já bastaria sê-la um dos destinos mais disputados por turistas da América do Sul. Mas é através do seu povo, verdadeiros tecelões e guardiões dos saberes incas e indígenas, em que as tradições milenares emanam junto aos complexos arquitetônicos da cidade, fazendo de Cusco um espelho reluzente do tempo, da história e da arte.

Pelas ruas de Cusco o domingo é festa

São os cheiros, as cores, os sabores, os costumes, o patrimônio imaterial, que também a transformam em cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, berço e capital do Império Inca, Patrimonial da História Nacional, Capital Turística do Peru, Patrimônio Cultural da Nação e um dos polos gastronômicos mais apreciados da cozinha Neoandina.

Cortada por montanhas de solo árido e clima frio, a 3.400 metros de altitude, não se sabe ao certo a data da sua fundação, mas acredita-se que a mais de 3 mil anos já existia povoamento ali, consagrando-a como a cidade habitada mais antiga da América. Lendas atribuem a sua fundação ao Inca Manco Capac no século XI e XII. Cusco foi considerado o mais importante centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu ou Império Inca. Mitos ou lendas, as paredes de granito dos palácios Inca estão lá, em detalhes dos monumentos ao Deus Sol, da trilogia do Condor, do Puma e da Serpente; das construções em pedra até hoje não desvendadas em sua sistemática aos prédios imponentes que carregam a força dos indígenas e dos espanhóis.

Construções milenares em pedra

É no tecer das cores das mantas, no quéchua do falar, na criação das lhamas, alpacas e vicunhas, no cultivo da variedade de milhos e de batatas, no manipular dos alimentos de rua que os cusquenhos mantém os milenares saberes. É aos domingos quando escolas, organizações não governamentais e governamentais, instituições civis, empresas, sindicatos saem as ruas, religiosamente, para homenagear alguém ou algo, celebrar um acontecimento ou simplesmente hastear a bandeira da cidade. Todos os domingos as ruas de Cusco é uma festa.

Mulheres Quéchua mantém tradição

Por tudo isso, Cusco já se configuraria como um destino bem diferente do que se imagina em folhetos de turismo. Por ter a melhor rede hoteleira do interior do país, por ser lá um infinito convergente de turistas do mundo todo, onde o andarilho divide a mesma praça que o hóspede da rede Marriott Luxury, Cusco é uma cidade de luz própria. Ao anoitecer, as montanhas sobressaltam rodeando a cidade no piscar das luzes e o burburinho dos restaurantes da Praça das Armas falam várias línguas, ao olhar da Catedral Basílica da Virgem Assunção e da Basílica da Mercedes. Nos bairros San Blass e San Francisco, imponentes templos católicos confabulam com imagens sacras e mitos incas em um mesmo altar-mor.

As ruínas do Qoricacha e do Saqsaywaman adormecem aos olhos dos turistas. A Pedra dos 12 Ângulos em suas ruas estreitas dá passagem para o descanso, enquanto que mais uma vez o popular e original não se curvam ao sono e mostram sua face 24h no Mercado Municipal San Pedro de Cusco, onde o vai e vem dos populares e turistas mostram as cores, os cheiros, os sabores e a diversidade dos saberes resguardada pelo seu povo.

E nos mercados também

No mercado de Cusco, as tradições das vestes são tecidas por senhoras em máquinas de costura, enquanto que em barracas coloridas sucos de frutas regionais acompanham as sopas de frango, de quinoa, ceviches e chicha morada sem cerimônia. Cerimônia mesmo se revela ao centro do mercado com as imagens de Nossa Senhora das Mercedes e São Pedro envoltos de oferendas e velas.

Cusco é inigualavelmente sem cerimônia, ao mesmo tempo que se completa em ritos, tradições, saberes e lendas. O seu patrimônio, o mundo o reconhece como um bem a ser preservado para a humanidade. O seu povo, guardião de tudo isso, é o que a humanidade tem de melhor.

Dicas de Viagem

  • Cusco possui uma infinidade de tipos de hospedagem, desde hostel, pousadas, hotéis, hotéis boutiques, conventos e albergues. A maioria deles fica no Centro Histórico e imediações do bairro San Blass.

  • Cusco e seu povo

    Perceba que a rede hoteleira oferece um serviço diferenciado, por conta dos turistas que dormem em Cusco e saem nas primeiras horas do dia para ir a Machu Picchu, como serviço diferenciado de lanche e horário do café da manhã, disponibilidade de kits lanches, disponibilidade de chá da folha de coca 24h ao dia, entre outros serviços.

  • Ruínas do Templo do sol

    A questão do mal da altitude não é lenda. Algumas pessoas sofrem com dor de cabeça, dores abdominais, enjoos, náuseas, calafrios. Outras apenas sofrem com um dos sintomas ou o conjunto deles e outras não sentem nada. A melhor dica é ao chegar em Cusco e descansar um pouco e evitar fazer esforço físico.

  • O chá da folha da erva não é recomendado consumido ao anoitecer e antes de dormir. Há pessoas que apresentam picos de elevação de pressão arterial.

  • A automedicação não é recomendada, mas nas farmácias cusquenhas vendem livremente um composto para o mal da altitude. Consulte os componentes da formula antes de tomá-la.

  • Não deixe de conhecer o mercado São Pedro. O local é onde os moradores fazem suas compras diárias e muitos turistas aproveitam a localidade para conhecer melhor o cotidiano.

  • Mercado de São Pedro

    Nos pontos turísticos de Cusco, vende-se um ticket da Prefeitura Municipal que dar acesso aos principais pontos turísticos, a exemplo de ruinas e igrejas. Todos os principais deles são pagos, por conta disso, o ticket é bem-vindo para quem quer conhecer com detalhes. Há um ticket de acesso a cinco atrações católicas, a exemplo das duas principais basílicas, do arcebispado e da igreja de São Brás.

  • Domingo em Cusco

    O mercado de artesanato da avenida do Sol é uma boa pedida para comprar souvenires e artesanatos. Vale a pena uma pechincha.

  • Cusco também é ponto de partida para vários outros passeios pelo Vale Sagrado. Consulte um agente de viagem na cidade.

Gastroterapia

Mercado de São Pedro

Come-se muito bem no Peru e não é por menos que a culinária peruana tem ganhado adeptos e fãs em todo o mundo. Das comidinhas de rua, aos mercados e restaurantes estrelados, o toque dos ingredientes andinos em Cusco e a ruralidade dos ingredientes fazem da culinária regional bem apreciada e considerada saudável, com toques apimentados e bem temperados de especiarias cultivadas pelos cusquenhos. O milho e a batata estão quase que presentes em todos os pratos. O ceviche é um dos mais procurados, porém, há pratos que não devem ser desprezados, como a tradicional sopa crioula e a batata huancaina.

Mercado de São Pedro

No mercado São Pedro o visitante terá o contato com as comidas diárias do cusquenhos, a exemplo de pescados (truta), mariscos e tipos de ceviches, preparados sem nenhuma cerimônia e servido ali mesmo. Há também uma sopa bem apreciada por moradores, com um pedaço de frango debulhado aos olhos do turista. O caldo de sabor apurado leva ervas e especiarias, a exemplo de alguns tipos de pimentas, como a ají, e ganha partes do frango.

Degustar da Chicha Morada, um suco de milho escuro adocicado faz parte das iguarias locais, além de embalagens vendidas de um torresmo de porco misturado a um grão de milho assado na brasa, como se fosse um amendoim.

Caso queira apreciar da culinária neoandina, base para a cozinha criativa peruana, e que hoje ganha um mundo pelas mãos dos grandes chefes, não deixe de reservar um lugar nos restaurantes da adjacência da praça principal. Pescados, ceviches e sopas são as estrelas do cardápio, porém, não esqueça também da culinária crioula, puxada pelos cortes de carne de vaca, alpaca e o cuy, um roedor bem apreciado na culinária andina, servido grelhado com acompanhamentos.

Caldo de Frango com ervas
Batata Huncaina 
Sopa crioula
Filet de Alpaca
Ceviche de pescado
Comidinhas de rua

Fotos: Silvio Oliveira

Face: @tonomundo

Insta: silviooliveiratonomundo

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais