Da liberdade da mente de cada um

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Não há barreira, fechadura ou ferrolho que possas impor à liberdade da minha mente.”

A frase da grande escritora Virginia Woolf reflete bem o momento em que está passando uma pequena parte dos profissionais de imprensa de Sergipe que não se curvou aos ditames de quem pensa que pode comprar tudo e a todos, através da famosa estrutura.

Ameaças de todos os tipos estão sendo proferidas nos últimos dias, até mesmo através de emissoras de rádios. A sede de poder de alguns e a certeza da derrota no dia 05 de Outubro estão levando alguns ao completo desespero.

São ações e atos insanos, que beiram ao ridículo. Prejudicando até mesmo a um candidato majoritário que tem graves erros, mas não tem a índole de  perseguição e de ameaças. Porém, o tutor dele, principal responsável pela derrota eleitoral que bate às portas, tenta a tudo custo manipular as pessoas e distorcer a verdade.

Então não há barreira, fechadura ou ferrolho para impor à liberdade da mente de uma pequena parte da imprensa de Sergipe.

Como Luiz Eduardo Costa ressaltou no prefácio do livro do titular deste blog em 2006: são imprescindíveis esses rebeldes, essas rebeldias. E este espaço, assim como em 2006, faz história novamente.

Não tem mais jeito: A casa caiu. A farsa acabou…

Opinião
Este espaço é opinativo, ou seja, o leitor sabe que está lendo a opinião de um jornalista que nunca escondeu sua ideologia política.  A diferença é essa: não escamoteia, não fica falando em imparcialidade, como alguns que dissimulam o tempo todo.

Denúncias crimes eleitorais. Whatsapp: 8172-83-18
A Procuradoria regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) criou um novo canal para recebimento de denúncias da população, um perfil no aplicativo Whatsapp. Através do número (79)  8172-8318, a população poderá enviar denúncias com textos, fotos, vídeos e áudio.

Alerta a Vera (PSTU): Tânia assumiu mandato de deputada federal  como titular
Só um alerta: a propaganda eleitoral de Vera (PSTU), candidata a deputada federal, mente ao dizer na televisão que Sergipe nunca elegeu uma mulher para a Câmara dos Deputados em Brasília. Elegeu sim. Na eleição de 1998, Tânia Soares (PCdoB) acabou ficando na primeira suplência da coligação, mas em 2001 assumiu o mandato em Brasília no lugar de Marcelo Déda que havia sido eleito prefeito de Aracaju. E se assumiu o mandato é porque foi eleita. É bom que a verdade seja dita

Walter Franco: da denúncia do alaranjamento em 2010, para a rede Cabaú em 2014
Lamentável como alguém pode rasgar uma história em tão pouco tempo. Em poucas semanas o empresário e ex-deputado Walter Franco acabou com a democracia no sistema Atalaia de Televisão. Na redação jornalista não aguentam mais a pauta: pau no governo e pau na Prefeitura de Socorro. Um ínfimo buraco é matéria de destaque. Qualquer problema na área da saúde é culpa do governo.

Walter Franco: da denúncia do alaranjamento em 2010, para a rede Cabaú em 2014 II
Em 2010, em editorial a TV Atalaia denunciou o alaranjamento eleitoral e hoje se curva ao mesmo suco de laranja. Fecharam-se as cortinas da democracia na Atalaia. Fecharam-se as cortinas da democracia para Walter Franco. O que ficará para a história é a posição dele em 2014, só porque colocou o filho como candidato a vice-governador. Será que valeu?

Carro de som de capitão Samuel serviu para dizer não a Amorim
E ontem, 24, ex-funcionários da VCA e familiares reuniram-se no auditório da TRT para acompanhar o leilão da antiga garagem da empresa. Um dos lotes, no valor de R$ 6 milhões, foi arrematado. Outro não teve lance.  O detalhe foi que o deputado capitão Samuel levou o carro de som para o local. E o microfone serviu para que os ex-funcionários pedissem para não votar em Amorim, para que Laurinho, não vire senador e fique com imunidade, trancando os processos.

Susana e Angélica: palavras dadas, duas posições
Quando foram eleitas pelos colegas da ALESE, como conselheiras do TCE, as então deputadas Susana Azevedo e Angélica Guimarães deram a palavra que não lançariam ninguém para disputar cadeiras de deputados estaduais. Susana cumpriu a promessa e vem sendo elogiada pelos ex-colegas, já Angélica, lançou o marido e hoje ganhou muitos inimigos que vão esperar as contas delas para aprovação.

Paraquedista sergipano salta com bandeira do Brasil na Academia da Força Aérea
Nas comemorações do 7 de Setembro na Academia da Força Aérea localizada em Pirassununga (SP), o paraquedista sergipano

Aragão, paraquedista de Sergipe teve a honra de saltar com a bandeira do Brasil na AFA em SP.

Marco Antonio Aragão Lobão, um dos mais antigos paraquedistas sergipano, saltou com a bandeira do Brasil. Uma honraria que era apenas para militares. Aragão faz parte hoje da equipe do paraquedista Sabiá um dos melhores do mundo.

Bajulador dos Francos fofoca contra todos
Tem um dublê de puxa-saco e bobo da corte, chamado Henrique Santana, que vive puxando o saco da família Franco, que ontem, 24, espalhava fofoca que um empresário importante, tinha oferecido alguns milhões a um candidato e ele recusado. O assunto já chegou na boca do empresário e o bobo da corte vai ter que sumir por alguns meses.

Pais reclamam de demora da Soraya Resende Turismo
Nos últimos dias o blog vem recebendo e-mails de pais de jovens que foram para uma excursão da empresa Soraya Resende Turismo para Disney e  Nova Iorque em junho e no pacote, teriam direito a um DVD com fotos e vídeos. Foi garantido que seria entregue na festa, realizada há 15 dias e nada. São três meses e alguns pais não entendem tanta demora. Ao todo foram cerca de 150 jovens. O blog recebeu uma cópia do contrato e vai publicar nos próximos dias.

Itabaiana: TCE considera irregular Relatório de Inspeção 2009
A sessão da Segunda Câmara realizada ontem, 24, foi presidida pelo conselheiro Ulices Andrade. Também participaram os conselheiros Carlos Alberto Sobral e Susana Azevedo e o subprocurador Luis Alberto Meneses e foram julgados 26 processos.Carlos Alberto votou pelo provimento parcial do Recurso de Reconsideração impetrado por Marcos Elan Alves de Araújo, prefeito de Malhador; pela irregularidade, com multa de R$ 1 mil, do Relatório de Inspeção da Prefeitura de Itabaiana, referente ao período de janeiro a junho de 2009, de interesse de Luciano Bispo de Lima.

Desespero de alguns candidatos
A vereadora Lucimara Passos (PCdoB), em discurso ontem, 24, na Câmara de Aracaju para lamentou a atitude de alguns candidatos que, na visão da parlamentar, aparentam desespero na reta final do pleito eleitoral deste ano. De acordo com Lucimara, algumas pessoas estão colando adesivos de determinado candidato por cima da imagem do seu adversário.

Exemplo
Na minha casa, por exemplo, hoje pela manhã, pela terceira vez, tive que tirar o adesivo que colaram na placa dos meus candidatos”, disse. A vereadora destacou, ainda, que existe câmera de segurança na sua residência e todas as imagens serão encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Nas imagens aparece a mesma pessoa em todas às vezes, inclusive com o mesmo carro”, assegurou.

Processo
Lucimara ressaltou que esse tipo de atitude mostra o desespero que tem tomado conta de certas candidaturas. “Esse desespero é extremamente prejudicial para o processo eleitoral. De todos os lados vemos ações que vão contra o comportamento daqueles que devem estar disputando a partir de ideias e projetos”, afirmou.

Monte Alegre: I Concurso de Poesia do Colégio Estadual 28 de Janeiro
Estão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições para o I Concurso de Poesia do Colégio Estadual 28 de Janeiro, situado no município de Monte Alegre de Sergipe. O concurso destina-se a todos os estudantes da rede pública ou privada do território nacional e tem como tema "O negro e sua cultura".  As inscrições podem ser realizadas na Biblioteca do próprio colégio.  Maiores informações através do email http://cana_aragao@yahoo.com.br e pelo telefone 9944-3584.  Professor Carlos Alexandre.

Bancários deliberam hoje se aceitam ou não proposta da Fenaban
eguindo as orientações do Comando Nacional dos Bancários, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) está convocando a categoria para assembleia extraordinária que será realizada hoje,  25, às 18h30. Os bancários vão apreciar a contraproposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) relativa às reivindicações econômicas. Em caso de rejeição, poderá ser aprovado o indicativo de greve nacional, por tempo indeterminado, para a próxima semana, dia 30.

Eletricitários fazem manifestação em frente a Energisa hoje, 25
Nos últimos 60 dias, cinco trabalhadores morreram, enquanto desempenhavam suas funções. Dois deles faleceram no mês passado, no município de Monte Alegre, quando executavam um serviço de manutenção na rede elétrica. Os demais faleceram no dia 13 deste mês, após substituição de um poste. A falta de segurança, os constantes acidentes e, consequentemente mortes no setor eletricitário em Sergipe, está deixando a categoria apreensiva. E, em sinal de protesto e alerta, os eletricitários realizarão uma manifestação em frente à sede da Energisa, nesta quinta-feira (25), a partir das 7h.

Reivindicações
Na oportunidade, os trabalhadores também entregarão a pauta de reivindicações para o acordo coletivo deste ano. Em Sergipe, são cerca de mil eletricitários primarizados e uma média de 400 terceirizados. A falta de segurança levou a categoria a incluir no acordo coletivo de trabalho, a cláusula “Afastamento do trabalho”. “Queremos que a empresa forneça os benefícios por um período de dois anos para os trabalhadores que se afastam por doença ou acidente de trabalho”, esclareceu o presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado de Sergipe – Sinergia, Sérgio Alves, destacando que na Energisa, o número de técnicos e engenheiros de segurança, é insuficiente para acompanhar os trabalhadores enquanto desempenham suas funções.

Risco
De acordo com Alves, os eletricitários desenvolvem uma atividade de risco e, atualmente, a empresa vem exigindo metas inalcançáveis, cobrando produtividade.“Essas pressões deixam os trabalhadores doentes e, sobretudo, predispostos a acidentes”, afirmou, acrescentando que em alguns casos, o trabalhador é demitido injustamente e, principalmente no momento em que ele mais precisa, perde os seus benefícios.

Manifestação
O ato reunirá eletricitários que desempenham suas atividades na sede da Energisa e nas agências da empresa, distribuídas no interior do Estado. Participarão da manifestação representantes da Central Única dos Trabalhadores (Cut), Dieese, Advocacia Operária e lideranças sindicais. Na oportunidade, o Grupo Criliber, da Comunidade Maloca, fará apresentação artística.

Petrobras abre processo seletivo para preencher 663 vagas
A Petrobras divulga edital para novo processo seletivo público (PSP-RH 2014.2), com o objetivo de preencher 663 vagas. Do total, 575 vagas são para cargos de nível médio e 88 vagas para cargos de nível superior. As inscrições estarão abertas de 25 de setembro a 20 de outubro e serão realizadas somente pelo site da Fundação Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br/). O valor das inscrições é de R$ 40,00 para cargo de nível médio e R$ 58,00 para nível superior. As provas objetivas estão previstas para acontecer em 07/12/2014.

Flamengo na Fonte Nova. Bate-volta com a FLACAJU
A FLACAJU está organizando um bate volta, para o próximo dia 28: Bahia X Flamengo na Fonte Nova, o 1º lote está sendo

 vendido por R$ 120,00, valor inclui Ônibus executivo com ar, TV LCD, DVD, banheiro, frigobar, cerveja, refrigerante, água e sorteio de brindes,  ingresso não incluso, saída pontualmente as 5:00 hs, do posto BR da Avenida Oviedo Teixeira, pontos de venda Bonaparte Riomar, Academia Beth Medeiros.  Organização Vitor Deda, Thalita Coutinho, Wilson Mendonça e Thiago Andrade. Informações pelos telefones: 9837-7755/9994-6218/9126-5222/9937-6367/9650-0003 e 3042-9620.

Primaveras da vida
A tarde da próxima sexta-feira, 26, será de saudação à primavera, durante a realização de mais um Encontro de Apoio à Vida. A equipe da Clínica Onco Hematos está preparando o evento, que terá como tema "Celebrando as primaveras da vida", e desta vez acontecerá na área de estacionamento da clínica, contando com a participação de pacientes, ex-pacientes e acompanhantes, além da equipe da clínica. Este será o primeiro encontro coordenado pela psicóloga Viviana Aragão, que integra a equipe Onco Hematos. O encontro está agendado para começar às 14h30.

Dia das Crianças
A Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado de Sergipe (Coopanest/Se) e a Sociedade de Anestesiologia de Sergipe (Saese)  
estarão recebendo até o dia 6 de outubro, donativos para mais uma ação de solidariedade, desta vez tendo como alvo o público infantil. Agora contando com o apoio da Unicred, as entidades estarão aceitando donativos de brinquedos, roupas e livros. As doações podem ser entregues na sede da Coopanest, na rua Pacatuba, 254, edifício Paulo Figueiredo, salas 1111/1115. Quem quiser participar pode ligar também para o telefone 3214-1223, que a cooperativa agendará para buscar os donativos.

Novo site da Nassal é uma vitrine
O novo site da Nassal traz uma estratégia inovadora para o mercado sergipano. O lançamento oficial aconteceu em primeira mão para os gestores da empresa, que adotou a estratégia de valorizar bairros e regiões de Aracaju, repetindo a linha de marketing que vem aplicando em revista e nos pontos de venda. O novo site se apresenta como uma verdadeira vitrine, com fotos capturadas pelo expert das lentes, Márcio Dantas. Os melhores ângulos da Atalaia, Farolândia, Luzia, Barra dos Coqueiros e Santa Lúcia foram inseridas na página web, juntamente com um guia sobre as curiosidades e características peculiares de cada localidade.

Novo site da Nassal é uma vitrine II
O conceito inovador em associar a localização aos empreendimentos é um critério que facilita a pesquisa do imóvel por buscadores como o google, bing, dentre outros. O nassalconstrutora.com.br adota conceitos de usabilidade, cujo menu flutuante, acompanha de forma amigável, o internauta. Outra facilidade é a busca por faixas de preço ou tipologia, um tabu quebrado em incorporadoras sergipanas ao informar o valor diretamente no site. Mais uma novidade é que uma equipe de corretores online está sendo preparada para em breve, participar de chats interativos e em tempo real com os internautas interessados em adquirir um Nassal.

Agenda
25 de setembro, quinta-feira. Dia do trânsito e da radiodifusão. Faltam dez dias para o primeiro turno das eleições. O segundo turno será realizado no dia 26 de outubro.
A crise na Ucrânia abala colaboração espacial entre os Estados Unidos e a Rússia. Mesmo com volume morto, seca no Cantareira é recorde. Números da USP: 87 mil e 800 alunos; 17 mil e 600 funcionários; e 6 mil professores. A instituição é mantida pelo governo de São Paulo. As mudanças climáticas ajudam a restaurar a camada de ozônio. Investimento fora do Brasil é caro e requer cuidados extras. Setor da construção civil prevê demissões.

Curtas
DILMA NEGA TER USADO DISCURSO NA ONU PARA FAZER CAMPANHA. /// AÉCIO VÊ CRESCIMENTO NOS TRÊS MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS DO PAÍS: MG, RJ E SP. /// PRESIDENTE DA FIESP DIZ QUE MARINA SILVA É UMA BOA OPÇÃO. /// EIKE E MAIS SETE EXECUTIVOS SÃO DENUNCIADOS. /// NIGÉRIA CONFIRMA QUE LÍDER DO BOKO HARAM ESTÁ MORTO. /// COM 68 PÁGINAS, DELAÇÃO DE PAULO ROBERTO COSTA CHEGA AO FIM.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Recurso
O River do Piauí impetrou recurso junto ao STJD objetivando ocupar a vaga do Remo, de Belém do Pará, nas oitavas de final do campeonato brasileiro da série D, sob a alegação de que a equipe paraense utilizou atleta de forma irregular. Caso obtenha êxito, haverá alterações na tabela do certame promovido pela CBF. Nesse caso, a agremiação piauiense passaria a ser o adversário do Confiança, no próximo domingo. Até ontem à noite, porém, a programação de jogos anunciada pela CBF continua inalterada. Dirigentes do River consideram que o seu recurso será acolhido pela CBF.

Controle e divulgação
Diversas federações já possuem um sistema de controle e de divulgação, totalmente informatizado, que informa com precisão aos clubes os atletas que não estão em condições de jogo. Para a milionária CBF, a implantação de um sistema semelhante poderia evitar uma boa parte dessas ações, que acabam por conturbar o andamento das competições.

Orientação absurda

Cresceu em 150 por cento o número de penalidades máximas assinaladas nos jogos do Campeonato Brasileiro de 2014, após a orientação dada aos árbitros no sentido de marcar penalty todas as vezes em que um jogador tocar a bola com a mão, independentemente de sua intenção. Esse procedimento acaba, na prática, com a distinção entre bola na mão e mão na bola. Há informações seguras de que essa prática não está sendo adotada em outros países. É bastante estranha a decisão da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira. O episódio lembra aquele fazendeiro que, para acabar com o carrapato, matou a vaca.

Série  A-1
A antiga segundona tem seu início marcado para o dia 8 de outubro.

Rádio Jornal
O time de futebol da 540 conquistou o título de campeã do torneio organizado pelo Sindicato dos Radialistas. Derrotou, na final, uma seleção da cidade de Itabaiana. Ivan Tavares, contundido, não pôde atuar contra os colegas serranos.

Vôlei feminino
Em Trieste, na Itália: Brasil 3 X 0 Camarões (25/14, 25/15 e 25/18).

FIFA  critica

Massimo Busacca, chefe de arbitragem da FIFA, declarou que não tem sentido a orientação dada pela CBF aos seus árbitros, no tocante à marcação de toques com a mão. (Comentário nesta coluna). O comandante da arbitragem da FIFA manteve a determinação de há muito em vigor. Ou seja, o árbitro só deve marcar quando ficar comprovada a intenção. É mais uma absolutamente ridícula da CBF. Portanto, a média de penalidades máximas deverá voltar ao normal, doravante. É o que se espera.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AdemarQueiroz  Há felicidade na simplicidade.

www.twitter.com/emanuelcacho  Amigos já estou em casa depois do susto do velho e bom coração. Obrigado pela preces e apoio!!!

www.twitter.com/gildasio2002  Se Maluf pode ser candidato, pra que sustentar um sistema judiciário tão caro para o país? Pra que serve a nossa justiça?

www.twitter.com/palmeriodoria  Enquanto Dilma encontra líderes mundiais na ONU, Marina tenta escapar da patrulha de Malafaia.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  O horário eleitotal gratuito vai custar ao contribuinte 839 milhões e 500 mil reais. É o que a mídia falada vai deixar de pagar em impostos.

NOTA PÚBLICA – Bosco Costa

Hoje (24) cedo estava em Itabaiana visitando meus amigos e conterrâneos. Quando fui surpreendido com a informação de que estava preso em São Paulo. E que uma foto circulava nas redes sociais, comigo sendo detido pela polícia. Achei até engraçado.

Eu explico: estava ontem em viagem retornando para Aracaju, quando no Raio-X do aeroporto a polícia pediu para que eu abrisse minha mala. Procedimento de praxe. Assim fiz, como já por várias vezes, como muitos que viajam de avião. Olharam a minha maleta e confirmaram que estava tudo em ordem.  Agradeceram-me e segui viagem.

Alguém me viu abrindo a mala para os policiais, fotografou no celular e divulgou com uma nota cheia de mentiras e de maldade. Na verdade é muito fácil perceber o que está acontecendo. Eu estou incomodando os poderosos. Uma vez Marcelo Deda disse: “Eles estão aperreados”. Acho que é isso mesmo.

Mas meus amigos, isso não me abala. Sergipe me conhece. Sabe do meu caráter e da minha personalidade. Continuamos na luta por melhores dias para os sergipanos, com a minha campanha a todo vapor. Como já disse, hoje de manhã foi em Itabaiana, mas agora a tarde será em outro município, e até o dia da eleição, visitarei muitos outros amigos sergipanos, como vocês.

Abraços a todos e fiquem com Deus.

DO LEITOR

Na reta final, é hora dos CALOTES.
Do leitor Messias Gonçalves: “Como tudo na vida, todo o inicio são flores. Assim são nos namoros, nas relações sociais e profissionais. E na política não seria diferente. Principalmente quando as coisas começam a desandar. Como o momento é político, vamos então alertar os “inocentes” líderes políticos que lá no início fizeram inúmeros “acordos” com os candidatos ricos. Os poderosos. Aqueles acostumados a gastarem mais do que receberiam se eleitos fossem. O problema é que em muitos casos as coisas não fluem. As campanhas não decolam e para que o prejuízo seja menor, geralmente as parcelas acordadas deixam de serem cumpridas. Ou seja, segundo as noticias de bastidores que nunca terão como provar, quando há os acordos, esses cabos eleitorais recebem cerca de 50% do acordado no ato em que fecham os acordos. E os outros 50% sempre é pago na última semana. Entre quarta e sexta feira. Alguns até desaparecem, desligam os celulares e não são encontrados nos lugares antes frequentados. Teve um até que se utilizou uma vez de envelopes de bancos, que preenchiam ficticiamente quem receberia, depositavam nos cash bancários.  Só que não havia dinheiro. Estavam vazios. Ai ligava para as pessoas nos interior dizendo que já havia depositado, mas, só apareceria nas contas na segunda feira, primeiro dia útil. O problema que desde o primeiro encontro quando foram firmados os acordos, essas “lideranças” começaram a gastar por conta. Claro que não é o valor total. Contratam carros de som, pessoas para segurarem as bandeiras e ai corre o perigo nesse momento de transferirem o calote recebido pelo candidato para esses trabalhadores. Um aviso. Só esperem até esta sexta feira. Caso o seu candidato esteja numa situação não muito boa nas pesquisas, caia fora se não receberem até essa data. Quem avisa amigo é. “

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frases  do Dia
"Quando morre o abnegado, não se extingue a abnegação." Roquette-Pinto, nasceu em 25 de Setembro de 1884 e morreu em 1954.  Médico, professor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários