Da sergipanidade e a busca na prática por um SE melhor

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A sergipanidade é algo muito mais que a valorização da história, dos símbolos e da cultura sergipana. Passa também pela construção de um 

Ricardo Sennes e Chieko Aoki (foto: Paulo Freitas/Glamurama)

conceito de luta constante pelo desenvolvimento do Estado em prol de um futuro promissor, principalmente para os jovens sergipanos.

Na sexta-feira, 27, no Radisson Hotel, em Aracaju foi realizado o “Meeting Sergipe – Enfrentado os cenários de 2018”. Não foi apenas mais um evento. Foi uma demonstração que a classe empresarial de Sergipe está preocupada não só com o cenário econômico do país que afeta o Estado, mas também de buscar conhecimentos de dados e de alternativas para superar o atual momento.

O  jovem professor Victor Rollemberg, do curso G8, superou todas as expectativas na organização do evento. A empresária nipo-brasileira, fundadora e presidente da Rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki que faz palestras por todo país por várias vezes elogiou a organização do meeting. Chieko, com toda simplicidade passou uma mensagem motivadora,mostrando exemplos de superação e o poder da influência em todos os segmentos.

Já Ricardo Sennes, Sócio-diretor da Prospectiva, fez uma exposição do cenário econômico e político e, com dados concretos, mostrou que ao contrário do que se pensa, boa parte da população brasileira teve conquistas que ainda estão consolidadas e que, a perspectiva de crescimento, principalmente por conta dos dados econômicos, como a redução da taxa Selic vai obriga a migração de investimentos para o setor produtivo em pouco espaço de tempo.No cenário político, também através de dados, Ricardo Sennes mostrou que quase a totalidade dos partidos que apoiam Temer hoje apoiavam o governo Temer. Ele traçou também alguns cenários para 2018. 

Entre os presentes, o reitor da Unit, Jouberto Uchôa, um homem que há vários anos levantou a bandeira da necessidade do sergipano incorporar o sentimento de sergipanidade em defesa dos interesses maiores do Estado.

Quis o destino, que outro educador, um jovem professor, com uma visão empresarial de sucesso, Victo Rollemberg desse essa alegria a Uchôa na prática. Certamente ao ver a “nata” empresarial do Estado ávida em busca de alternativas, não só para suas empresas, mas para ajudar a Sergipe retomar seu desenvolvimento, o semeador Uchôa deve ter comemorado que a semente deu frutos.

E como alguém já escreveu “educar é semear com sabedoria.” Então, está chegando o tempo de colher os frutos da luta pela sergipanidade.   

Deputado pego com pelicula escura no vidro dianteiro. A lei é igual para todos. 

Deputado Adelson Filho pego em blitz com película escura no vidro dianteiro. “Carteirada” não funcionou E o deputado estadual Adelson Barreto Filho, tentou dar uma carteirada na última sexta-feira, 27, quando foi parado em  uma blit e estava com a película escura no carro no vidro dianteiro. Tentou dá aquela velha carteirada, mas o cabo cumpriu com suas obrigações e pediram que a película fosse retirada. O deputado ainda foi pedir ao tenente. De nada adiantou. De parabéns o cabo, o tenente e todos os PMs da operação. Todos são iguais perante a lei. Aliás, o deputado deveria ser o primeiro a querer cumprir a lei.      

Inspeção da Justiça Federal na Zona de Expansão foi positiva Os diretores do COMBAZE (Conselho das Associações de Moradores dos Bairros 

Diversos representantes de órgãos participaram da inspeção na Zona de Expansão

Aeroporto e Zona de Expansão De Aracaju) acompanharam a inspeção judicial federal que foi realizada na amanhã da sexta-feira, 27, em algumas áreas da Zona de Expansão de Aracaju. A diretoria avaliou como muito postiva a inspeção. Agora, a diretoria do COMBAZE vai formular um relatório e anexar aos autos do processo, registrando ponto a ponto tudo o que foi discutido na inspeção.

Aterro sanitário em Japoatã Na próxima quarta-feira, dia 01 de novembro, às 15h00, na sede da Comarca de Cedro de São João, o juiz de Direito Glauber Rebouças se reúne com o Ministério Público, os prefeitos do Baixo São Francisco, representantes do Estado e iniciativa privada, para tratar do projeto de construção de um aterro sanitário em Japoatã, que irá beneficiar toda a região.

Governadores querem Sistema Único de Segurança Pública com criação de um fundo Reunidos na sexta-feira, 25, em Rio Branco (AC), governadores de todo o país debateram segurança e controle das fronteiras. Na carta do Acre, os governadores querem a instituição do Sistema Nacional de Segurança Pública, com a criação de um fundo e um pacto de união institucional urgente para a segurança pública em todo país.

Integração Em seu discurso, Jackson Barreto pontuou a necessidade de uma política nacional integrada para conter o tráfico de drogas e de armas. “Estou aqui buscando soluções para os maiores problemas do meu estado: o tráfico de drogas e armas. O Brasil não produz armas e drogas e somos, hoje, grandes consumidores. A segurança hoje está enxugando gelo, porque temos grandes apreensões de drogas, mas não conseguimos conter o tráfico. O que espero do Encontro, uma feliz ideia de Tião Viana, é que o governo federal assuma sua responsabilidade com as fronteiras do Brasil. Precisamos, também, criar um fundo de segurança, com a participação de todos os estados”, disse.

Bairro 17 de Março: Conselho de Segurança fará grande reunião com gestores para debater problemas No próximo dia 31 de outubro, terça-

Representantes do conselho do Bairro 17 de Março organizam reunião para debater demandas da comunidade

feira, a partir das 18h30, no auditório da praça da II etapa do Bairro 17 de Março (ao lado do Bairro Santa Maria), será realizada uma grande reunião coordenada pelo Conselho Comunitário de Segurança para debater os diversos problemas e demandas da localidade.

Principais demandas Segundo a presidente do Conselho, Marta Andrade, foram enviados ofícios para diversos órgãos do município de Aracaju, como Emsurb, Emurb, Seplog, SMTT, Guarda Municipal Sejesp e também os Correios. O prefeito de Aracaju também foi convidado, mas ainda não confirmou presença. A ideia, segundo Marta é sair com pontos definidos das principais demandas. “Com uma somação de esforços podemos minimizar a situação de todo o bairro”, explica Marta.

Justiça gratuita negada a Usina Agro Industrial Campo Lindo E o Tribunal de Justiça de Sergipe, através da 1ª Camâra Civel, indeferiu ontem, 27, o pedido de Justiça gratuita solicitado pela Usina Agro Industrial Campo Lindo, de Nossa Senhora das Dores, através de agravo instrumento.

Lei dos táxis acessíveis em Aracaju entra em vigor Preocupado com a acessibilidade de toda a diversidade humana em Aracaju, o vereador Lucas Aribé (PSB) apresentou o Projeto de Lei 20/2016 que estabelece a adaptação de veículo prestador de serviço de táxi para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Publicado no último dia 3 de outubro no Diário Oficial do Município, o PL se torna a Lei 4.928.

Atendimento Com a finalidade de atender às exigências individuais ou coletivas de deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos, sem caráter de exclusividade, a ideia é instruir os taxistas que queiram adaptar seus veículos para atender este público, tendo o serviço regulamentado pelo Município.

Missão  Para o vereador Lucas Aribé, a Lei reforça sua missão enquanto representante do povo. “Infelizmente, precisamos de quatro anos para aprovar algo que é realidade em diversas capitais do Brasil há muitos anos. Com essa Lei, Aracaju em breve corrigirá uma grande injustiça com as pessoas com deficiência física, pois elas não têm direito nem oportunidade de utilizar o serviço de taxi”, avalia.

Encontro de crianças A Convenção Nacional das Autoridades Eclesiásticas do Brasil – CNAEB, promove nesse sábado, 28, o 1º Encontro de

Crianças cristãs participarão hoje de encontro patrocinado pela CNAEB.

 Crianças Cristãs da CNAEB no conjunto Parque dos Faróis em Nossa Senhora do Socorro/SE a partir das 16h.  O presidente nacional da CNAEB, professor Renilson Souza convida a todas as famílias para levarem suas crianças para o evento.

Governo inicia pagamento de servidores nesta terça, 31 O governo do Estado inicia o pagamento de servidores, referente ao mês de outubro, na terça-feira, 31. Recebem nesta data professores lotados em escolas e servidores do Sergipe Previdência, Segrase e Ipesaúde.O calendário dos demais servidores será divulgado posteriormente.

Hotel Sesc Atalaia será inaugurado dia 30 de novembro O presidente da Fecomercio/SE, Laércio Oliveira, esteve no Rio de Janeiro onde se reuniu com a direção nacional do Sesc para definir os últimos detalhes da inauguração do hotel Sesc Atalaia, que acontecerá no dia 30 de novembro. A partir desse novo empreendimento, Sergipe entra na rota do turismo social, uma atividade democrática fundamental para lazer e formação cultural do cidadão.

Solidariedade aos estudantes universitários de Capela O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), vê com surpresa e lamenta os recentes incidentes registrados entre os estudantes universitários e servidores terceirizados que prestam serviços para o município. Ezequiel tomou conhecimento de registros de trocas de insultos e até de ameaças de agressões.

Obrigação de servir “Nós entendemos que a administração pública tem o compromisso e a obrigação no servir à coletividade, respeitando suas posições, suas individualidades. Uma jovem estudante universitária se desentendeu com o motorista do ônibus da prefeitura, que já é um velho conhecido dos jovens da cidade, e simplesmente foi deixada em Aracaju. Isso é um absurdo!”, pontua o ex-prefeito.

Comunicação a prefeitura Ezequiel Leite lembra que a jovem moradora só não ficou abandonada na capital porque outro motorista, que transporta alunos de outro roteiro, teve a sensibilidade de busca-la e reconduzi-la até Capela.O ex-prefeito fala também baseado em um áudio que vazou da discussão entre o motorista e a aluna. “Se a aluna cometeu algum erro, este deve ser comunicado à Prefeitura para que as providências sejam tomadas e não o condutor simplesmente decidir por deixar a jovem em Aracaju”.

Denúncia na Delegacia da Mulher A informação é que a família da jovem estudante de Capela veio à Aracaju para oficializar a denúncia na Delegacia da Mulher.“Vai e vem e, infelizmente, Capela volta a ser um caso de polícia. É lamentável o que acontece no nosso município e eu quero prestar minha solidariedade a família da jovem em questão e a todos os estudantes universitários que sentiram seus direitos cerceados pela truculência de algumas pessoas”, completou Ezequiel.

Programação Neurolinguística é tema de curso em Aracaju Programação Neurolinguística- excelência pessoal e profissional  -vivenciando as técnicas da PNL. É nessa esteira que a coach e especialista em desenvolvimento e alta performance, Carla Teles, vai comandar o workshop de PNL, nos próximos dias 17 e 18 de novembro, das 8h às 18h, na Universidade Tiradentes.

Técnicas da PNL  “O nosso intuito é apresentar técnicas da PNL que buscam melhorar o desempenho dos indivíduos no trabalho e na vida pessoal, tendo como base a busca do autoconhecimento e de mudança de hábitos”, explicou a palestrante, que é convidada da Norhal Brasil Consultoria, Treinamentos e Eventos.

Níveis excelentes “Ao dominar as técnicas da PNL, é possível alcançar melhores resultados em todas as áreas da vida e, assim atingir níveis excelentes”, explicou a diretora da Norhal Brasil, Mônica Magalhães, responsável pela organização do evento. Ela acrescentou que o curso pode ser feito por todos aqueles que buscam maximizar seu nível de desempenho e excelência em diferentes áreas de atuação.Mais informações através dos telefones (79) 99135 0771/ 991335909 ou pelo email: http://norhalbrasil@gmail.com

Empreendedores participam de missão para o Peru O Sebrae está organizando uma Missão Técnica Internacional com destino a Feira Mistura, realizada de 26 de outubro a 5 de novembro na cidade de Lima – Peru. Estarão participando 14 empresários do Polo Gastronômico Sergipe.

Objetivo  “O foco desta missão é conhecer e participar da 10 ª Edição do MISTURA 2017. Trata-se de um dos principais eventos gastronômicos do Mundo, conhecido como a maior Feira Gastronômica da América Latina”, destaca a analista Bianca Faria.

Cadeia produtiva A feira reúne os mais importantes atores da cadeia produtiva da gastronomia das diversas regiões do Peru, como pequenos agricultores, pescadores, donos de restaurantes, chefs populares, produtores de cacau-chocolate, vinho, pisco, queijo, café e muito mais.

CEAC do Riomar vai fechar para reforma Neste ano, o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Shopping Riomar só funcionará até próxima segunda-feira, 30. O atendimento ficará suspenso temporariamente devido à reforma que será realizada no seu local de funcionamento pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Prazo De acordo com o superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão da Seplag, Rodrigo Farias, a obra será iniciada no dia 01 de novembro, com previsão de conclusão para janeiro de 2018.“Até lá todos os atendimentos serão realizados normalmente nas demais unidades do Ceac (Rodoviária Nova e Rua do Turista) ou nas sedes dos órgãos parceiros”, disse Rodrigo, afirmando que durante esse período, o número de servidores e senhas serão ampliados para atender a nova demanda.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Associação Hospitalar de Sergipe

A Associação Hospitalar de Sergipe, responsável pela administração do Hospital São João de Deus, em Laranjeiras, vem a público negar a falta de medicamentos seu estoque. Não procedem boatos nas redes sociais e informações em alguns setores da imprensa, de que estaria havendo a falta de remédios na unidade hospitalar. Pelo contrário. Todos os pacientes estão sendo atendidos  e medicados de acordo com o diagnóstico do tratamento. A direção lamenta essa rede de boataria, apenas com o intuito de desestabilizar um trabalho sério e eficente que vem sendo realizado pela Associação à frente do Hospital São João de Deus.

Kariny Souza Pinheiro – Diretora Geral do Hospital e Maternidade São João de Deus

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                                                              

Praça abandonada em povoado de Poço Verde 

Descaso em Poço Verde Pelo zap: “A foto em anexo é da praça da agricultura no povoado São José, aqui em Poço Verde. Veja que o mato está tomando conta e a prefeitura não diz nada sobre a limpeza do local.”

DO BLOG ESPAÇO MILITAR – Será mera coincidência? Por que quem é escalado para as Retaes, quando há operação sem pagamento da gratificação, geralmente fica de fora?

Um fato vem intrigando os policiais militares e o blog Espaço Militar não sabe se é "mera coincidência", mas o fato chama a atenção.Os policiais miltaires que são escalados para serviços que recebam RETAEs, geralmente não são escalados para operações que não recebam tal gratificação, por qual motivo? Não aparece, por exemplo, ninguém do Comando, Subcomando, CPMC e PM-4.Prova do que estamos a alegar, é a escala 161 para uma "Operação Bloqueio" por parte da PMSE, onde não foi observado nenhum dos policiais militares que geralmente constam das escalas com pagamentos de RETAEs.É por esta e por outras, que a assessoria jurídica da AMESE, através do Dr. Márlio Damasceno, em parceria com o deputado estadual Gilmar Carvalho, contando com os valiosos préstimos do Ministério Público Estadual, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. João Rodrigues Neto, estão na luta para democratizar as escalas e pagamentos das RETAEs, com realização de cadastro e devida fiscalização por parte do MPE, da AMESE e dos próprios policiais e bombeiros militares, com toda publicidade feita em BGO, evitando-se assim privilégios.

PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                  

L

www.twitter.com/Damiao_FLN  "Bicho-carpinteiro". Eis um bom apelido para o prefeito Doria. Assim se denominavam, nas antigas, as pessoas que não paravam em seus lugares

www.twitter.com/braynerr  Gilmar Mendes perdeu a confiança da própria Justiça para julgar crimes praticados por autoridades que são do seu convívio.

www.twitter.com/chico_pinheiro  Para certo tipo de homem, certas “excelências“, bandido é sempre o outro, de preferência pobre e negro.

www.twitter.com/Frednavarro O problema da direita e da esquerda é o povo. Sem ele, elas se fuzilariam numa boa.

CARTA PÚBLICA – Articulação de Esquerda em defesa da deputada Ana Lúcia

Excelentíssimo Governador,

No último dia 26/10/2017, mais uma vez, do alto do atribulado cargo de governador do estado, o senhor fez uso dos microfones para hostilizar a deputada estadual professora Ana Lúcia, de modo infundado e inaceitavelmente raivoso para um homem com tantos anos de vida pública.

Lamentamos especialmente que tal comportamento tenha se manifestado, e assim dividido a página de nossos jornais do dia, com a informação de que as escolas públicas de Sergipe, onde mais da metade dos educadores já presenciou alguma forma de agressão, se colocam entre as mais violentas do país, segundo pesquisa do respeitado INEP. Na mesma data em que tomávamos conhecimento de que nosso estado ostenta o pior índice de leitura entre estudantes de oito anos, segundo Agência Nacional de Alfabetização. Beira o trágico que, naquele mesmo dia, o senhor governador tenha feito uso da imprensa para atacar… uma professora.

Não podemos deixar de situar essa incongruência no marco de toda sua trajetória política. A impermanência de suas posições é largamente conhecida pelos sergipanos. Ao censurar publicamente e comparar-se a uma mulher que dedicou toda a vida à construção de um projeto partidário, o Partido dos Trabalhadores, difícil esquecer que o senhor já foi filiado, entre idas e vindas, ao PMDB, ao PDT, PSB, PMN e ao PTB. Que o seu percurso político é pródigo em alianças as mais diversas, com representantes de forças políticas as mais variadas, sempre na perspectiva de disputas meramente eleitorais. O oportunismo é mesmo o inimigo natural da coerência política e, para o senhor, os fins sempre pareceram justificar os meios.

Desmerecer Ana Lúcia como alguém que não participou da redemocratização do país é, antes de mais nada, falsear a realidade da história de vida de uma mulher que precocemente conheceu a realidade da repressão, nas visitas a seu irmão Mário Jorge, preso pela ditadura civil-militar nas dependências do 28º BC. E acrescente-se: já há muito que a aura de “opositor à ditadura” deixou de possuir o condão de certificar o caráter de um homem público, o que é atestado nesses dias nebulosos por nomes como o de José Serra e Aloysio Nunes, para não citar seus companheiros de partido Renan Calheiros, Jader Barbalho ou Michel Temer, entre tantos outros notórios “opositores”, hoje convertidos em inimigos das causas populares.

Por isso, entendemos também o desconhecimento do senhor sobre a possibilidade de um partido político constituir-se com base na democracia interna, como o PT, que abriga em suas fileiras diferentes tendências de pensamento, em contraste com a concepção burocrática e centralizadora que marcou a formação de toda uma antiga geração de militantes.

Apesar de nos parecer incrivelmente pueril para um governador de estado arvorar-se “amigo de Lula antes de Ana Lúcia”, não podemos deixar de afirmar que, enquanto Ana Lúcia, Marcelo Deda e Lula dedicavam-se a construir uma alternativa política popular, o senhor tratava de compor alianças com os setores mais reacionários da oligarquia sergipana. Já basta, senhor governador, de forcejar para confundir-se com a figura de nosso saudoso governador petista, de tentar capitalizar politicamente com o que nunca lhe caracterizou: uma posição clara, coerente e “de partido”.

Ao afirmar que “nunca viu Ana Lúcia em sua campanha” o senhor demonstra grande ingratidão, ao desmerecer, descredenciar e negar o trabalho de centenas de militantes aguerridos que, referenciados na tendência Articulação de Esquerda, sempre em estrito respeito à decisão partidária, não mediram esforços para promover sua candidatura, empenhando sua dedicação, mas também o seu nome para defender a sua eleição.

De qualquer forma, para identificar nossa participação, talvez seja necessário que o senhor observe com mais atenção os populares que acorrem a seus comícios e atos de campanha. Nunca priorizamos aparecer nas festas e nas fotos ao lado de quem, na verdade, trama contra os interesses da maioria. Repudiamos o conchavo. Somos militantes e, em sua campanha ao governo do estado, estivemos onde sempre estamos: em meio ao povo.

O senhor, e não podemos dizer que isso nos surpreende, parece identificar na ocupação de cargos a única forma de participação política. A sindicalista Ana Lúcia honrou, com a coerência que parece faltar-lhe, quinze anos de mandato na ALESE. Um mandato a serviço de sua categoria e dos setores populares, em uma extensão de sua militância social. O seu desprendimento aos cargos e títulos é agora confirmado pela opção de não disputar mais um pleito. Continuará, porém, se dedicando ao ativismo como educadora.

Apelamos, finalmente, ao seu senso. Não se guie pela vaidade, pelo apego aos cargos e pelo ódio. Na vida pública, isso só pode conduzir a um caminho: o afastamento da realidade e do povo. Cumpra seu papel. Resguarde nossas escolas da violência e da precarização; assegure o acesso à saúde; amplie as oportunidades para a nossa gente. Proteja cada sergipano que, assim como nós, o elegeu com as melhores expectativas. Ainda é tempo.

E, como homem público, não se exaspere tanto com críticas e nem se assuste com vaias de reprovação. Como consignou Maquiavel, “todos os Estados bem governados e todos os príncipes inteligentes tiveram o cuidado de não reduzir o povo ao descontentamento”.

Saudações (sempre respeitosas).

DIREÇÃO ESTADUAL DA ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA

ARTIGO

Juventude que ousa lutar por Nicolas Antunes*

Nesta quarta-feira, 26 de outubro de 2017, a aguerrida Juventude do Partido dos Trabalhadores de Sergipe, realizou escracho em repúdio ao titulo de cidadão sergipano entregue “equivocadamente” pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe ao então Prefeito de São Paulo, João Doria. Foi com bravura, que essa juventude de luta, demonstrou todo o descontentamento de um povo batalhador, que é o povo sergipano.

Uma vez que o titulo de cidadão sergipano, é uma grande honraria para aqueles e aquelas que de forma direta, colocando a mão na massa, como si 

diz por aqui, vieram a contribuir com essa terra, ajudando no seu desenvolvimento.

Muitas vezes é deixado de homenagear quem realmente de direito deva ser homenageado, mas preferem homenagear o prefeito de São Paulo, o mesmo que mandou jogar jato de agua nos moradores de rua da capital paulistana, mando remover barracas e molhando seus pertences, isso numa temperatura de 7,9 graus célsius(Aterrorizante!). Sem contar a sua proposta de dar “cereais” feitos com resto de comida para a população mais carente daquele município. Sr. Doria o povo quer comer, a principio parece até uma ideia legal, mas é preciso ver que esses “alimentos” não têm nutrientes necessários para uma alimentação saudável que é digna do ser humano.

As pessoas merecem comida, nosso prato é arroz, feijão, macarrão e carne, ração aqui não, talvez sirva para os animais, mas para ser humano não.
Contudo é importante ressaltar que o mesmo, não contribuiu de forma alguma com o Estado de Sergipe, muito menos com nosso povo e com nossos ideais, deixando ainda mais cômico de a entrega de tal título pela Alese.

Lembrem sempre que Sergipe é de luta, por aqui, queremos justiça social, uma sociedade mais justa e digna, sendo nossas honrarias ofertadas e entregue para aqueles e aquelas que de fato às mereçam!

*Secretário Adjunto da JPT/Aracaju

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Sempre considerei as ações dos homens como as melhores intérpretes dos seus pensamentos.” John Locke, filósofo inglês, Morreu em 28 de Outubro de 1704 (n. 1632).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais