Das digitais e a investigação que descobriu a torre da santa

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E não é que o blog está prestes a desvendar um dos maiores escândalos de 2016 em Sergipe! O segredo de Justiça está sendo quebrado, até 

porque, como bem deixou claro a sumula vinculante do STF, o segredo é para os envolvidos e não para a imprensa.

Gleide significa “a que vive próximo à clareira”, “a que vem do espaço luminoso”, “a que habita a senda da floresta”. Em Sergipe Gleide pode significar mais do que isso, pelas investigações pode acabar numa torre sem fim.

Pelo que uma autoridade fiscalizadora descobriu, com o apoio de um importante departamento e documentos federais, as datas de um grande saque em dinheiro, antecederam a um pagamento vultoso pelos caminhos mais caros da história de Sergipe. Sem falar nos contatos telefônicos. O que era oito triplicou.

Tem gente que não aguentará uma nova prisão e não conseguirá um novo habeas corpus. E desde vez não irá sozinho, já que as investigações descobriram como foi aumentado, quem pagou, quem sacou e quem recebeu. As digitais foram descobertas.

Ou faz delação premiada ou vai mofar na cadeia. Tudo isso descoberto por uma devota de Nossa Senhora Aparecida. E desta vez, nem Santa Rita de Cássia, santa das causas impossíveis salvará os pecadores na hora difícil.

Se o estrago não prejudicou 2016, com a descoberta, 2018 dará o troco. O discurso de probidade e honestidade foi pelo ralo.

Documentos – O blog vai esperar agora a documentação da investigação e todos os processos. O antigo e o mais recente para divulgar tudo e todos os nomes, sem exceção. Os sergipanos precisam saber e a imprensa, seja esse espaço, ou outro, tem o dever de divulgar. E fará sob a benção de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Aracaju.

SMTT omissa em Aracaju. Construtora fecha ruas do Bairro Jardins – Veja como uma cidade é refém das construtoras e não tem gestor. O radialista Jailton Santana denunciou que ruas foram fechadas no Bairro Jardins, no fundo do Hospital Primavera, até o Parque da Sementeira. A SMTT disse que as ruas foram bloqueadas pela Norcon, a pedido do órgão, por falta de sinalização. “Alguns edifícios já foram entregues  e os moradores são obrigados a circular por várias ruas , para encontrar uma via de escape”, alertou Jailton. Essa é a Aracaju da gestão privatizada. 

Foto – De um jurista leitor do blog: Essa foto do filho de Almeida (Danilo, publicada ontem) entre o pai (secretário) e Belivaldo (governador em exercício) é comprometedora sob o ângulo jurídico e político.

Adiada entrega – O Ipesaúde anunciou  nas redes sociais que a inauguração do novo Centro Odontológico seria dia 11 de agosto. Mas, por  conta de problemas com prestadoras terceirizadas, que não conseguirão entregar os equipamentos, não há outra alternativa, senão adiar a entrega e o funcionamento do novo prédio.

Apagão de 50 minutos no HUSE: sem geradores e pânico total – Um absurdo! A gestão Almeida Lima entra na história da saúde de Sergipe ao protagonizar um apagão de 50 minutos no HUSE, onde os geradores não aguentaram. Sem geradores , pacientes e acompanhantes passaram momentos de pânico. Muitos pacientes em estado grave. O gerador está horrível, mas Almeida insiste em não comprar um novo. O povo teve que fazer manualmente.                   

https://youtube.com/watch?v=vGp0f8t0Ntw+

Epidemia de diarreia em Sergipe? Quem monitora a qualidade da água? – É preciso que os órgãos fiscalizadores façam um mutirão para monitorar a qualidade da água da Deso. Os hospitais públicos e particulares estão diariamente com dezenas de pacientes com diarreia e dores abdominal. Alguns médicos já suspeitam que não seja uma simples virose, mas uma epidemia por conta da água contaminada.

Água para escovar os dentes e banho – O blog fez a pergunta a um médico, mas muita gente bebe água mineral? E a resposta: Mas você escova os dentes e toma banho com qual água? Da torneia. Será que os constantes problemas nas adutoras causaram uma contaminação da água?
                       
Secretaria de Saúde – É preciso que a secretaria de Saúde atue nesta questão. Aliás, o MP pode pedir um relatório com os prontuários simplificados dos hospitais para constatar a epidemia. O blog espera que os meios de comunicação, principalmente as emissoras de televisão, entrem nesta luta para descobrir a verdade.

Laudo – É preciso que seja realizado um monitoramento e seja divulgado um laudo para a população. Em algumas cidades quando ocorre um surto de doenças diarreicas, normalmente são casos com a presença de coliformes e bactérias como a e.coli e protozoários intestinais, como giárdia e ameba.

Perguntar não ofende – Quem é o secretário de estado que mantém uma cunhada lotada em sua secretaria?

Curiosidade – Muita gente ficou curiosa para saber quem é o arrivista social que ocupa um elevado cargo em comissão na casa civil do Estado, mas que nada faz, a não ser comparecer a eventos sociais para pousar ao lado de autoridades, querendo demonstrar poder e influência. O interessante é que essa pessoa conseguiu em pouco tempo amealhar um patrimônio invejável. Ascender social e economicamente com essa velocidade é tão difícil como escalar o monte Everest.                      

Opção para Câmara dos Deputados – E o jornalista Eugênio Nascimento, do JC, publicou ontem, 20, que o coronel Rocha, da PMSE, vem sendo lembrando para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Uma excelente opção, um homem capacitado e, sobretudo, honrado.

Defesa – leia o que escreveu Eugênio: “…Ele não diz sim e nem não, mas apenas que “poderei pensar nisso, mas ainda é cedo”. Rocha é muito querido na corporação e atua sempre na defesa daqueles que a compõe. Militares dizem que o nome dele se credencia por conta das lutas em prol da PM e do Corpo de Bombeiros pela aprovação do subsídio e promoção por tempo de serviço ocorrida no ano passado. Ele tem 28 anos de corporação.”

Salários – Ontem, 20, o senador Eduardo Amorim (PSDB) concedeu entrevista ao radialista Pereirinha na rádio Fan FM de Carmópolis. Na oportunidade, Eduardo afirmou que seu nome continua à disposição do grupo para candidatura a governo e disse ainda que o Estado está à deriva.

Consciência – O parlamentar lembrou que durante a campanha de 2014 falou apenas a verdade. "Tenho a consciência tranquila. Eu me preparei para ser governador há quatro anos e continuo me preparando. Tudo o que eu falei sobre este governo concretizou-se", disse Eduardo.

Balanço – O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), apresenta a sociedade o balanço das suas ações no primeiro semestre de 2017 com intuito de dar transparência ao seu desempenho parlamentar.

Implantação – “Foi um semestre bastante produtivo, onde destacamos a implantação do aplicativo ‘Lei na Palma da Mão’ e da TV Câmara em sinal aberto, a conquista do terreno para construção da sede própria da Câmara e elaboração do projeto arquitetônico do prédio, a implantação da Escola do Legislativo, dentre muitas outras metas que traçamos para a nossa gestão”.

Concurso público – Como presidente da CMA, o parlamentar está concluindo o organograma da Casa para realizar concurso público em 2018. “Primeiro precisamos concluir o novo organograma administrativo para então realizar concurso público, que desde 1984 não é realizado nesta Casa. Também estamos concluindo os projetos complementares para a construção da nova sede da Câmara Municipal de Aracaju, e ainda ajustando todos os fluxos de informações da Casa, que devem constar no Portal da Transparência”, revelou Nitinho.

Prefeitura Laranjeiras e UFS firmam convênio – Foi assinado ontem, 20, no gabinete do prefeito municipal, um convênio entre a Prefeitura de Laranjeiras e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que tem como objetivo a coordenação e mobilização de meios para promover a Assistência Técnica pública e gratuita às famílias de baixa renda, para o projeto de habitação de interesse social da nossa cidade. Essa parceria é pioneira no Estado de Sergipe.

Evolução na gestão pública – O reitor da UFS, Ângelo Antonielli vê na assinatura do convênio como uma evolução na gestação pública e no 

Convênio Prefeitura de Laranjeiras e UFS, beneficiará famílias de baixa renda. 

crescimento da cidade. Para ele, a aproximação entre a Prefeitura e a Universidade só trará beneficios à cidade. "Estamos criando esta aproximação com o município. Este convênio é de extrema importância para a nossa sociedade", entende.

Responsabilidade – Já o prefeito Paulinho da Varzinhas, na sua fala, ressaltou que é um momento importante de integração, compromisso, articulação e responsabilidade da universidade com a prefeitura municipal. "É uma grande satisfação para mim assinar um convênio que possibilitará um grande impacto social na nossa cidade, ajudando muito mais pessoas", afirmou o prefeito Paulão.

Presenças – Estiveram presentes no evento grande parte do secretariado municipal, a vice prefeita Suely, a primeira dama Dona Marta, o deputado estadual Paulinho Filho, além do diretor do Campus da UFS (Laranjeiras),  professor Gilson Rambell e a pró-reitora de extensão professora Alaíde.

Ilha Men de Sá – O prefeito de Itaporanga, Otávio Sobral, acompanhado do secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Sobral e do secretário de Economia e Finanças, Sérgio Melo, participou de reunião  ontem, 20, com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Adroaldo Bispo, a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alaíde Ermínio de Aguiar Oliveira, e representantes da Associação de Moradores do povoado Ilha Men de Sá, para discutir o Termo de Cooperação Técnica, que visa implantar ações de extensão da UFS na comunidade.

Ações – O prefeito Otávio Sobral falou sobre a importância da reunião e das ações que deverão ser implantadas na comunidade Ilha Men de Sá. “É uma ação muito importante, pois os benefícios que trarão são de ampla relevância para o município, especialmente para o povoado Ilha Men de Sá e adjacências. Os moradores dessa região receberão ações em diversas áreas que valorizarão, ainda mais, aquela região, seja no âmbito do turismo, preservação ambiental, entre outros. Então nós discutimos o Termo de Cooperação hoje e já vamos marcar a solenidade para assinatura deste documento”, afirmou o gestor municipal.

Homenagem em Itabaiana – Será no próximo dia 28 do corrente julho, no salão nobre da Câmara Municipal de Itabaiana, a partir das 19:00 horas em uma sessão solene e aberta ao público. Abrahão Crispim de Souza ocupava a cadeira número 19 da Arcádia cujo patrono é o poeta e cronista José Crispim de Souza, seu pai.

Evento – O necrológio será proferido pelo presidente da academia, Vladimir Souza Carvalho. Outros acadêmicos que conviveram com a vida aventurosa do homenageado, farão uso da palavra. A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição tocará peças clássicas louvando o imortal. Um grupo de teatro apresentará peça com momentos representativos da trajetória guerreira de Abrahão.

Fundos captam – Deu no Valor/Adriana Cotias – Os fundos de investimentos captaram na primeira quinzena de julho R$ 40,495 bilhões, dando continuidade ao bom fluxo observado no setor ao longo do primeiro semestre. No ano, os ingressos já somam R$ 156,774 bilhões. O patrimônio líquido alcançou R$ 3,785 trilhões.

Fundos captam II –  Os fundos de renda fixa seguem na preferência dos investidores neste mês, com captação líquida de R$ 33,668 bilhões, até o dia 14, com a conta do ano em R$ 89,983 bilhões. Os multimercados, por sua vez, captaram R$ 2,219 bilhões em julho, com o total no ano chegando a R$ 43,579 bilhões. Os fundos de previdência também continuam a atrair dinheiro novo, com R$ 1,513 bilhão em julho, e R$ 19,855 bilhões no acumulado de 2017.

Manifestação Euclides Figueiredo – Ontem, 20, Gilmar Carvalho e o repórter Marcos Couto  mostraram na TV Atalaia, casal ameaçado de prisão por sec. Defesa Social de Aracaju, coronel Luis Fernando, porque fazem manifestação na Avenida Euclides Figueiredo. Buracos e fedentina do esgoto. Absurdo!

Descarte irregular de lixo no Tramandaí – A Prefeitura de Aracaju vem intensificando diariamente o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos na cidade. Na tarde desta quinta-feira, 20, uma equipe da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) flagrou funcionários de uma empresa depositando entulhos nas proximidades da área de preservação ambiental Reserva do Tramandaí.

Determinação – O flagrante foi realizado pelo coronel Luís Fernando Silveira, que passava pelo local no momento. "É determinação do prefeito Edvaldo Nogueira que sejamos incisivos e que tenhamos bastante rigor nisso, porque prejudica toda a população. Isso vai se revertendo contra a coletividade e não pode continuar acontecendo. Nós vamos continuar com a Guarda Municipal, com a SMTT, com a Sema, com a Emsurb, coibindo, fiscalizando e autuando toda vez que pegarmos em flagrante", assegura o coronel.

Mulheres – A primeira reunião da Câmara Empresarial das Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Federação do Comércio (Fecomércio) foi marcada pela discussão de um tema importante para a sociedade, nestes tempos em que se tem valorizado o empoderamento feminino, a participação da mulher no mundo empresarial.

Palestra – O tema foi abordado em uma palestra apresentada pela coordenadora da Câmara, Gizelma Lima, que mostrou dados sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, no mercado especializado e na atuação empresarial, mostrando o disparate que há no comparativo com a participação masculina no mundo dos negócios.

Formação – Gizelma destacou que a formação da Câmara se deu num momento importante para o descobrimento do talento feminino na administração empresarial e valorização das iniciativas das mulheres empreendedoras do estado de Sergipe.

Valorização – O presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, lembrou da importância das mulheres no ciclo produtivo e valorizou suas qualidades como gerenciadoras de negócios exitosos.

Zeus – Pérolas seria o nome dessas obras únicas e raras do artista Zeus.  Começou a trabalhar com a arte juntamente com o irmão, ajudando-o a

 esculpir imagens de ex-votos: "Tudo começou com meu irmão, que sofreu um acidente e um pintor (Caã) amigo, acabou levando-o a entalhar.Eu comecei ajudando a lixar as suas peças, mas um dia ele me deu a faquinha e disse para eu cortar uma bola com um pedestal, que era muito fácil, depois riscou a bola e pediu para gastar as laterais, saiu assim uma espécie de bochechas num rosto, aí quando fiz o olho, foi como se o olho ficasse olhando para mim, saltado, acho que a arte entrou assim dentro de mim, como um olho me olhando, então terminei de fazer a cabeça, que era de um ex-voto, conta o artista”, disse quando começou a esculpir suas próprias peças. A galeria M Deposito de Arte, fica na Rua José Ramos da Silva, 317, Galeria Paris Center, 13 de Julho, em Aracaju.

Arrecadação lençóis e agasalhos – O clube de Karate em reunião com seus alunos professores e país decidiram arrecadar lençóis e agasalhos para darmos aos moradores de rua , percebemos q nessa época do ano há um frio e eles não tem como se proteger e daí resolvemos pedir aos amigos e colocar nas redes sociais. Local de acolhimento clube de Karate união endereço avenida visconde de Maracaju anexo ao posto presidente do 18 do forte em frente a praça. Mais informações: 79. 98809-0037.

                                                                                                                                                                                                                                             

PELO TWITTER

www.twitter.com/miltontemer   Colocar um misturador de vozes para bloquear gravações não é confessar que gabinete continua sendo o escritório da quadrilha?

www.twitter.com/sargentoedgard   Fila para comprar maconha no Uruguai, aqui no Brasil vai ter senha.

www.twitter.com/ValadaresPSB  Em respeito ao eleitor partidos deverão 1º debater saídas pra tirar SE da insolvência. Candidaturas ficam pra depois

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

 
Frase do Dia
“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles.” Simone de Beauvoir. Saúde e Paz!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais