De olho no retrovisor

Tirando um mutirãozinho ali, outro acolá e a assinatura de algumas poucas ordens de serviço, a administração de Aracaju completa três meses sem nada de concreto para festejar. Em vez de arregaçar as mangas e começar a trabalhar, o prefeito João Alves Filho (DEM) e seus auxiliares não se cansam de olhar pelo retrovisor e apontar problemas deixados pelo antecessor Edvaldo Nogueira (PC do B). Enquanto isso, a saúde permanece um caos, o sistema de transporte coletivo segue destroçado, a educação falida e o trânsito um pandemônio. Claro que 90 dias são poucos para mudar a fisionomia da cidade, porém já era tempo de o prefeito iniciar pra valer o projeto administrativo prometido na campanha passada, pois ninguém suporta mais esse choro de leite derramado.

Maioria

O deputado estadual João Daniel (PT) acredita que em breve o governo reconquista a maioria parlamentar na Assembleia. Entrevistado pelo Jornal da Cidade, o petista disse que se o governador Marcelo Déda (PT) “realmente tiver interesse e disposição, acho que conegue”. A questão não é refazer a maioria no Legislativo, mas mantê-la, coisa difícil para um governo que não privilegia o diálogo.

Cartórios

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu um prazo de três meses para que os tribunais de Justiça de Sergipe e de outros 12 estados preparem concursos para o preenchimento das vagas ainda ocupadas provisoriamente nos cartórios privados. Segundo reportagem de O Globo, o não cumprimento da exigência resultará na abertura de processos disciplinares contra os desembargadores responsáveis. Os tribunais devem enviar ao CNJ, no prazo de 15 dias, cópia da publicação da última lista de vacância na titularidade dos cartórios.

Notícia da Gota

Nos tabuleiros de acarajé e nos melhores restaurantes de Salvador, um produto sergipano se destaca: é a Pimenta Gota, produzida pelo Grupo Maratá e que tem na Bahia o seu melhor mercado consumidor. As deliciosas moquecas servidas pela maioria dos restaurantes da capital baiana são apimentadas pela saborosa Gota, que, há muito tempo, desbancou na cidade do Axé as ardidas conservas caseiras de pimenta.

Ditadura

Os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops) poderão ser acessados na internet a partir desta segunda-feira. Ao todo, cerca de 1 milhão de páginas de documentação foram digitalizadas. Além de serem um importante registro histórico, as informações podem ser usadas como ferramenta para que perseguidos políticos consigam comprovar as agressões sofridas durante a ditadura militar.

Cobrança

A CUT promove daqui a pouco no centro de Aracaju uma manifestação pública para cobrar do governo sergipano a criação da Comissão Estadual pelo Direito à Verdade e à Memória. Os manifestantes vão divulgar os estados que já instalaram a comissão visando apurar crimes cometidos durante a ditadura militar. “Sergipe é um dos poucos estados que ainda não instituíram a comissão da verdade”, reclama o sindicalista Roberto Silva.

Rio Sergipe

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Carvalho, garante que a Prefeitura vai construir mesmo um enorme estacionamento sobre a margem do Rio Sergipe. Já era tempo de o secretário municipal do Meio Ambiente, promotor público Eduardo Matos, advertir o prefeito João Alves Filho que a Lei Estadual nº 2.825 proíbe qualquer obra naquele corpo d´água, incluindo as margens e todo o seu leito.

Negócios

O secretário Saumíneo Nascimento, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, fará palestra amanhã sobre ‘oportunidades de negócios para o empresário sergipano’. Será a partir das 12h30, no Hotel Aquários, durante reunião do Fórum Empresarial de Sergipe. Já na próxima sexta-feira, a Associação Comercial promove mais uma edição do ‘Almoço com Negócios’, ouvindo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos Melo.

Fustigada

E o ex-senador Zé Eduardo Dutra (PT), diretor corporativo e de serviços da Petrobras, não perde uma só oportunidade para fustigar os adversários políticos. Agora ele postou no twitter que os economistas do PSDB já lançaram a plataforma do senador Aécio Neves: “Diminuir o emprego e o salário para aumentar o PIB e combater a inflação”. Será possível?

É verdade

Embora haja quem duvide, hoje é 1º de abril, também conhecido como o dia da mentira. Pode acreditar, é verdade!

Do baú político

Natural de Ribeirópolis, o juiz de Direito José Rivaldo Santos ganhou notoriedade quando assumiu o Juizado de Menores de Aracaju. Pessoa simples e afável, ele não criava dificuldades para quem queria consultá-lo e sempre tinha uma palavra de conforto para as mães desesperadas que o procuravam. Na década de 90, conseguiu transferir para outros estados garotos ameaçados de morte pelo tráfico de drogas, após a chacina de quatro meninos acusados de promover arrombamentos em lojas comerciais de Aracaju. O excelente trabalho que realizou à frente do Juizado lhe rendeu dois mandatos de deputado estadual. Logo que assumiu o Juizado de Menores, José Rivaldo provocou uma grande polêmica ao proibir a exposição e venda de um doce chamado bala Xibiu. A indústria tentou convencê-lo que xibiu é o nome dado a pequenos diamantes, porém o magistrado não arredou pé de sua decisão. Resultado: Aracaju passou a ser a única cidade brasileira onde era proibido chupar xibiu.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais