De quem é a responsabilidade? SE e AJU no topo da violência do país

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Não basta dizer que Sergipe é o estado mais violento do país, tem que mostrar. Aliás, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública – 11ª Edição do 

Anuário Brasileiro – mostrou ontem ao vivo, pela Rede Globo a que ponto chegou-se no Estado que já foi o mais pacato do país.

A total falta de harmonia entre as secretarias, a falta de políticas públicas de segurança que congregue ações integradas de todas as pastas deste governo, foi e é responsável por este triste título conquistado por Sergipe, o estado mais violento do Brasil.

Como se não bastasse o título entre os estados, Aracaju ficou também com o título da capital mais violenta do Brasil. Com os anteriores já pode pedir música no Fantástico. Mas quem pedirá? Nessa hora o pai da criança não aparece, todos fogem.

Será é difícil entender que algo não funciona? Quem assumirá a responsabilidade dessa situação vexatória?

Os dados de 2016: Aracaju com um índice de 66,7 crimes violentos letais intencionais – CVLI (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio) por 100 mil habitantes, quando a média nacional entre as capitais é de 29,7 CVLI por mil habitantes. Sergipe com um índice de 64,0 CVLI por 100 mil habitantes contra 29,9 de média nacional entre os estados.

Dados sobre homicídios por Samarone, fonte Blog do historiador José de Almeida Bispo: “Em 1979, início do governo de Augusto Franco, ocorreram 55 homicídios em Sergipe; em 2016, passamos para estratosférica cifra de 1400 pessoas assassinadas por ano. O que nos levou a essa condição de “guerra”? Como ocorreu essa evolução? Em 2006, final do terceiro governo de João Alves, ocorreram 584 homicídios. É duro constatar que foi durante o governo das mudanças (Déda/Jackson), que a taxa de homicídio explodiu. Em 2013, final do governo Déda, Sergipe chegou a 965 homicídios. Com Jackson Barreto, só no ano passado, 1449 pessoas foram assassinadas. Nos tornamos o Estado mais violento do país.”

Funaro acusa líder do governo Temer e irmão de Geddel de se beneficiarem de esquema de Cunha com FGTS Também saiu na imprensa nacional, como no Extra/Globo: https://extra.globo.com/noticias/brasil/funaro-acusa-lider-do-governo-temer-irmao-de-geddel-de-se-beneficiarem-de-esquema-de-cunha-com-fgts-22010409.html

Veja o vídeo onde André Moura foi acusado mais uma vez na delação de Lúcio Funaro na sexta-feira, 27 André Moura é acusado mais uma vez durante o novo depoimento de Lúcio Funaro que aconteceu na sexta (2710)  de receber propina no esquema de desvio do FGTS. Veja o Vídeo onde é revelada a participação do deputado em mais um esquema de corrupção:

É Brincadeira! Só falta o Ciosp pedir para o cidadão prender os ladrões quando liga para o 190 Não é à toa que a insegurança em Sergipe tem índices alarmantes. Um bom exemplo é o 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Não adianta você ligar e pedir para realizar revistas e batidas em alguns locais. Tem que ter as características dos ladrões.

Roubos nas linhas de ônibus entre Siriri e Dores Moradores de alguns municípios estão cansados de pedirem pelo 190 que a policia faça blitzs e revistas nos ônibus que circulam entre a rodovia entre Siriri e Dores. São assaltos constantes, mas no 190, quem atende pede as características dos suspeitos. Ou seja, é muito para a polícia realizar batidas e revistas nos ônibus. Dá uma canseira e eles não ganham para isso não é mesmo? Ou ganham?

Candidato a deputado estadual Em entrevista a um portal de Itabaiana, o delegado Alessandro Vieira disse que seu nome está colocado à disposição da REDE para concorrer ao cargo eletivo de deputado estadual. E que a REDE terá candidatura majoritária para o Governo.. Para ele, o único que representa o novo em Sergipe é Dr. Emerson, pela coerência entre o que fala e o que faz.

Projeto de recuperação de dependentes químicos vem recebendo adesões E o deputado capitão Samuel iniciará as atividades do projeto “Batalhão da Restauração”, no próximo dia 01 de dezembro, em um sitio em São Cristovão. O projeto será realizado por uma ONG, com o acompanhamento do MPE, como curador e o apoio de algumas instituições. O juiz da Comarca de São Cristovão, Manoel Costa Neto, que é um abnegado da causa e tem uma ação em Riachão do Dantas, já se colocou como voluntário da ONG. O prefeito de São Cristovão, Marcos Santana, também já se prontificou em ajudar dentro dos limites que for possível.

Ampla pesquisa O deputado capitão Samuel explicou que o Centro de Recuperação deverá ajudar em toda plenitude 300 dependentes químicos, mas iniciará com 30 para acompanhar paulatinamente a implantação da doutrina. “Visitamos vários projetos pelo país e copiamos o que há de melhor”, disse o parlamentar, afirmando que o apoio de pessoas abnegadas como o juiz Manoel Costa Neto mostra que o projeto está iniciando no caminho certo.

Cursos e profissionais Segundo o parlamentar o projeto terá profissionais de várias áreas como psicólogo, psiquiatra, técnico em enfermagem e pedagogos para os diversos cursos, como agricultura, plantação de mudas, fabricação de gelo, entre outros. “Faremos tudo para que esse projeto não só dê certo, mas sirva de modelo para que outros também surjam em Sergipe”, disse o capitão Samuel.

Mandados de segurança contra Almeida Lima e Zezinho Sobral O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, ingressou na Justiça com mandados de segurança contra os secretários de Estado José Almeida Lima, da Secretaria de Saúde, e José Macedo Sobral, o Zezinho Sobral, da Secretaria da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos. Georgeo explica que já enviou mais de 100 ofícios para secretarias e que poucas foram as respostas recebidas.

Sem respostas O anúncio foi feito ontem, 30, em discurso proferido durante o grande expediente da sessão plenária. Georgeo justificou que tomou tal medida por não receber respostas para reiterados ofícios solicitando informações das secretarias. “São informações públicas e que deveriam ser disponibilizadas para que o nosso gabinete faça a devida fiscalização”, argumentou.

Cursos  da Univesp para Sergipe  Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Química e Pedagogia. Esses são alguns dos cursos que poderão ser feitos a distância pelos sergipanos, na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Cursos  da Univesp para Sergipe  II Essa oportunidade está sendo negociada pelo deputado Valadares Filho (PSB) com o vice-governador de São Paulo, Márcio França, que é também Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.A Univesp é uma universidade pública, que atua em Educação a Distância (EaD), com cursos altamente qualificados.

Curso gratuito Para que os sergipanos possam se beneficiar dessa oportunidade será necessário que os municípios ou outras instituições assinem convênios com a Unvesp. E para os alunos, bastará inscreverem-se no vestibular, único momento em que é cobrada uma taxa. Mas todo o curso é inteiramente gratuito.

Altamente intensivo Segundo Valadares Filho, o funcionamento da Univesp é, ao mesmo tempo, simples e altamente intensivo em tecnologia: “Fiquei sabendo que a Univesp combina, por exemplo, internet e TV digital, com as metodologias presenciais de aprendizagem. E estas são realizadas nos polos. Por isso é necessário o convênio: para que nossos alunos tenham acesso ao atendimento presencial”, esclarece Valadares Filho.

Sindifisco retoma luta por reposição salarial O Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) está convocando a categoria para retomar a campanha pela reposição inflacionária salarial. O assunto será tema da assembleia a ser realizada amanhã, terça-feira (31), às 15h30.

Mobilizações Para o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza, a permanência da negativa do governo estadual à reivindicação não se sustenta.  “No primeiro semestre de 2017, uma série de mobilizações unificadas de sindicatos de servidores públicos conseguiram retomar o diálogo com o governo estadual na expectativa de encontrar uma alternativa para reverter a situação da falta de reajuste inflacionários dos salários, que se arrasta há quatro anos. Porém, o governo não avançou no diálogo”, afirma Pedroza.  

Solução para o problema “Até agora, o governo estadual não demostra efetivo interesse em solucionar o problema.  Continua alegando incapacidade financeira para atender as reivindicações e ao mesmo tempo age sem transparência administrativa, porque apesar de ter se comprometido com os sindicatos, não abre as contas públicas. Sequer convocou a Comissão de Trabalho que deveria apresentar os números à sociedade”, afirma Pedroza.

Camada asfáltica é colocada na Interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto Os serviços do futuro e moderno corredor viário da capital sergipana avançam consideravelmente a cada dia. Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), a interligação das Avenidas Rio de Janeiro está recebendo a primeira camada de asfalto.

Céleres De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a tendência é que os trabalhos se tornem céleres com o passar dos dias. “Estamos aplicando a primeira camada de asfalto, cuja espessura é de 4 centímetros em um dos lados da via no trecho entre o início da Avenida Gasoduto e a cabeceira da ponte sobre o Rio Poxim, correspondente a 260 metros de extensão”, disse.

Passeio Segundo Valmor, uma vez concluído esse serviço, será iniciada a construção do passeio e implantação do meio-fio. “Porém, paralelo à aplicação da camada de asfalto, no outro lado da via está sendo executada a imprimação para que em breve ela também receba o asfalto”, explica.

Natal Iluminado A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), assinaram ontem, 30, convênio, para realização do “Natal Iluminado” no Centro de Aracaju.A assinatura do convênio se deu no Centro Administrativo da PMA, quando o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, firmaram o compromisso da parceria que levará uma decoração especial para o período natalino no Centro Comercial de Aracaju.

Decoração O projeto, orçado em R$ 250 mil, foi assinado pelo presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira e o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira. Toda despesa será custeada pela Fecomércio, que comprará os equipamentos e aparato necessários para decorar a Praça Fausto Cardoso e o Centro Comercial.

Pórticos e totens Além da iluminação decorativa, o projeto também prevê a construção de pórticos e totens decorativos, que serão distribuídos em vários pontos da cidade, da praça Fausto Cardoso, até os Mercados Municipais. A decoração especial será instalada durante os próximos quatro anos, até o ano de 2020, no período entre 01 de novembro e 06 de janeiro.

Socorro: prefeitura encerra Outubro Rosa com mais de 3 mil atendimentos Após realizar intensas e importantes ações preventivas ao câncer de mama durante todo mês, a Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), encerrou, na manhã desta segunda-feira, 30, a Campanha do Outubro Rosa, com um grande mutirão de ações executado no Centro de Especialidades do Fernando Collor. Durante o mês, mais de 3.000 atendimentos foram realizados a fim de prevenir o câncer de mama no município.

Áreas “Realizamos as ações em várias Unidades de Saúde, Caps, Centros de Especialidades, e hoje estamos encerrando o mês com um grande evento. Somente aqui, mais de 500 pessoas foram atendidas. Além dos testes rápidos, exames citológicos, palestras e informações sobre saúde bucal, estamos encaminhando todas as pacientes, acima de 40 anos, para realizarem ultrassonografias mamárias e mamografias”, disse a  coordenadora da média e alta complexidade, Larissa Fonseca.

Itabaiana: cinco obras inauguradas A população do Povoado Caraíbas, em Itabaiana, presenciou, na manhã do último domingo, 29, a chegada do progresso. A gestão municipal de Valmir de Francisquinho inaugurou, de uma só vez e com recursos totalmente do município, 5 obras que beneficiarão a população local.

As cinco obras: a construção da Praça José Carlito do Nascimento (Carlito Caraibeiro), reforma do Posto de Saúde José de Mendonça (Zoel), reforma e ampliação da Escola Municipal Pedro Alves de Menezes, construção da Lavanderia Pública Terezinha Santos Silva e o Sistema de Abastecimento de Água.

III Encontro de Gestores Públicos de Sergipe O prefeito de Boquim Eraldo de Andrade, acompanhado do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jonas Vidal, e do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luiz da Decon, participou ontem, 30, do III Encontro de Gestores Públicos 2017, realizado pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), em parceria com o líder do Governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, que contou com a presença da direção e corpo técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Verbas do FNDE O evento, que aconteceu no Delmar Hotel em Aracaju, teve como principal objetivo tratar sobre convênios e liberação de verbas do FNDE. Além disso, a programação incluiu oficinas, palestras sobre os programas que o FNDE oferece e atendimento técnico por empresas de consultoria. Na oportunidade os presentes foram atualizados pelo presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Assistência técnica “Importante para conhecer melhor e tirar algumas dúvidas sobre os projetos voltados à Educação e ter à disposição assistência técnica especializada. Além disso, essa aproximação dos municípios com a União é fundamental para trocar ideias, debater a situação atual e saber o que podemos fazer para elevar os índices de educação em nosso município”, disse o prefeito de Boquim ao destacar a importância do encontro.

Funcaju realiza 1º Prêmio Mário Jorge de Poesia Um dos maiores ícones da poesia sergipana ganha uma justa homenagem.  A Prefeitura de 

Inscrições até o dia 11 de novembro.

Aracaju e a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) lançam o Prêmio Mário Jorge de Poesia, um reconhecimento à obra do poeta e a criação de um espaço para incentivar e fomentar a arte da poesia entre os aracajuanos. O prêmio terá como temática os poemas de Mário Jorge de Menezes Vieira, considerado um dos maiores poetas contemporâneo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de novembro através do link http://www.mapa.cultura.aracaju.se.gov.br.

Coroação de Nossa Senhora Para marcar o encerramento do Ano Nacional Mariano, momento especial da comunidade católica, o Colégio do Salvador realizou, em ação de graças, mais uma tradicional cerimônia de Coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céus, no dia 27.

Cerimônia  O Ano Mariano teve seu início em outubro de 2016 e se encerra em outubro de 2017. Para prestigiar a Mãe Maria, a quadra da escola recebeu familiares, alunos e professores para contemplar a cerimônia, realizada pelas alunas do 2º ano do Ensino Fundamental. A primeira coroação de 2017 aconteceu em maio, no mês de Maria.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                                                                                                            

João de Barro retornou ao Parque da Sementeira. Foto: Antônio Samarone

Aracaju  O joão-de-barro. Foto e texto Antônio Samarone: “O jornalista Luiz Eduardo Costa registrou recentemente a volta dos pássaros ao Parque da Sementeira. Pura verdade! Canário da terra, galo de campina (cabeça), carcará, coruja, periquito, casaca de couro, fogo-pagou, quero-quero. Dessa vez foi um joão de barro fazendo a sua morada (foto). O que se constata é que a recuperação da natureza não depende do homem, basta que ele não atrapalhe. Meu receio é a que a casa que eles estão construindo com tanto esforço, seja destruída por um corno qualquer.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/BonifacioCartun  Já parou pra pensar se tudo o que nos foi ensinado até agora não passar de uma grande mentira?

www.twitter.com/higorfb  Em pleno século XXI pessoas ocupam cargos ou funções não pela qualificação, mas pelo grau de bajulação.                                                                                                                                                                   

Reveillon Iate 2018. 

www.twitter.com/FalaSergipe  Os números sobre a violência no Brasil divulgados pela imprensa nem de longe se compara com os números da safadeza politica. Dúvida?

www.twitter.com/anterogreco  Não quero que concordem com minhas opiniões; seria absurdo exigir isso. Mas não quero que mandem na minha conta. Não mando na de ninguém…

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“O que os olhos vêem e os ouvidos ouvem, a mente acredita.”Harry Houdini, ilusionista húngaro, Morreu em 31 de Outubro de 1926 (n. 1874).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais