Debate foi de alto nível

Quem pensava que o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) iria tremer no debate promovido ontem (02) pela TV Sergipe ficou decepcionado. O comunista abandonou o estilo “Lulinha paz e amor”, usado no confronto verbal promovido pela TV Cidade, e não permitiu que os demais prefeituráveis o fizessem de alvo fácil. Quando foi preciso, falou grosso e não deixou brecha para que Almeida Lima (PMDB) e Mendonça Prado (DEM), principalmente, tirassem vantagem. O elevado nível do debate agradou quem assistiu. Tomara que os argumentos apresentados pelos prefeituráveis tenham contribuído para definir o voto do eleitor indeciso. Agora é aguardar o próximo domingo para que a onça beba água.

Candidatura mantida

O desembargador José Alves Neto concedeu liminar ao candidato a prefeito de Lagarto, José Willame Fraga, o “Lila” (PSDB).
A medida do magistrado derruba a decisão da juíza Suzete Ferrari, que cassou o registro do tucano sob a acusação de abuso do poder econômico e propaganda irregular. “Lila” foi acusado de ter distribuído camisas com o número 45 (que identifica o PSDB) durante o desfile Cívico de 7 de setembro, no povoado Colônia Treze. A defesa alegou, no entanto, que representava os 45 anos de fundação de uma cooperativa da região, que estava sendo homenageada.

Baixa audiência
 

Terminou ontem (02) o horário eleitoral gratuito do primeiro turno, no rádio e na TV, com baixos índices de audiência. Os números do Ibope apontam que a quantidade de aparelhos ligados caiu 17% nas transmissões da tarde. Nas noturnas, 12%. Cientistas políticos consideram que os programas contribuíram pouco para que o eleitor se definisse por esse ou aquele candidato a prefeito.

 

Produção menor

 

O efeito calendário contribuiu para que a produção da indústria caísse 1,3% em agosto (que teve dois dias a menos que o mês anterior), mas já se torna visível que a economia começou a colher taxas mais moderadas de crescimento. O ritmo chinês de algumas categorias da indústria no segundo semestre do ano passado torna a base de comparação elevada demais para grandes saltos daqui para frente. As fábricas mantiveram em agosto o nível de produção nas alturas, mas mesmo assim o IBGE registrou aumento de apenas 2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

Apagando velinhas

 

No dia 5 de outubro de 1988 o País conheceu a democracia através da promulgação da Constituição Federal. Em seu vigésimo aniversário, ela ainda divide a opinião de juristas. O símbolo máximo dos direitos individuais e fundamentais dos cidadãos completa duas décadas em meio a críticas sobre seu conteúdo e eficácia e com 3,7 milhões de normas editadas.

Vice na telinha

Pela primeira vez a foto do candidato a vice-prefeito aparecerá na tela da urna eletrônica. Antes, só era possível ver a foto do candidato a prefeito. O Tribunal Superior Eleitoral aprovou alteração nas informações exibidas pelas urnas eletrônicas que permitiu a inserção da foto do candidato à vice-prefeito. A intenção é informar melhor o eleitor sobre os candidatos em que ele vota. O cidadão votará primeiro para vereador, que é identificado por cinco dígitos. Ele deve conferir o nome e o número do candidato e, em seguida, apertar a tecla [confirma], para garantir seu voto. Para prefeito o eleitor deve digitar os dois números do seu candidato.

Dólar preocupa
 

Com a disparada do dólar, que ontem fechou a R$ 2,02, os consumidores estão fugindo dos pacotes turísticos para o exterior e mudando os planos para passeios em destinos domésticos, que ficaram mais baratos e seguros. Segundo os operadores de turismo, mais do que o patamar atual da moeda americana, a incerteza quanto à cotação no futuro próximo assustou quem tinha planos de viajar para fora do país.
 

Cobertura vacinal

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola registrou em Sergipe um saldo de 636.762 pessoas entre 20 e 39 anos de idade imunizadas. O dado representa uma cobertura vacinal de 92,61%, acima da média nacional de 87,29% e um pouco abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que foi de 95%. Até agora, somente um Estado superou o índice proposto: Santa Catarina, com 95,61% de sua população alvo da campanha já vacinada. No ranking nacional, Sergipe ocupa o quinto lugar. Já entre os Estados do Nordeste, está na terceira colocação, atrás de Alagoas (93,55%) e do Maranhão (93,35%).

Tropas federais

A Justiça Eleitoral aprovou ontem (02) os pedidos de tropas federais para Riachuelo, Japaratuba, Porto da Folha, Riachão do Dantas e Ribeirópolis. O envio de homens do Exército e da Polícia Federal para estes municípios, no entanto, depende do Tribunal Superior Eleitoral, que deve se pronunciar nas próximas horas sobre o assunto. A idéia é garantir a tranqüilidade do pleito que ocorre no próximo domingo. Diferente de anos anteriores, as eleições de 2008 terão grande número de agentes da Polícia Federal e do Exército nas ruas para garantir a tranqüilidade do pleito.

No 1º turno

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), acredita que a eleição de Aracaju termina no primeiro turno com a vitória do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). Segundo o petista, o maior indicador do favoritismo do comunista, além de outros fatores, é a empatia que a criançada de Aracaju estabeleceu com ele. “Meninos e meninas têm uma enorme capacidade de expressar uma simpatia que está oculta nos lares, assim como a de exteriorizar a antipatia dos pais por este ou por aquele candidato”, argumenta Déda.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais