Declaração delegado expõe degradação SSP

0

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo

Ontem, 24, o titular deste espaço ouviu de uma autoridade que nada acontecerá no caso do delegado que provocou o acidente na rodovia Melício Machado e que, segundo testemunhas, estava bêbado.  E que a própria imprensa vai esquecer o caso e não vai cobrar mais nada. Sobrou para quem sofreu o acidente, principalmente a mulher que passou por uma intervenção cirúrgica.

Se depender deste espaço a cobrança continuará. Aliás, o silêncio do secretário Mendonça Prado é assustador. E fere mortalmente a sociedade sergipana.

Já o delegado-geral, Everton Santos, conseguiu aglutinar a revolta da sociedade com a declaração de que o delegado Fábio estava trabalhando e foi autorizado por ele a deixar o local do acidente.

Sem crucificação – E ontem também alguns membros da SSP começaram a usar o discurso de vitimologia para o delegado. Que ele está sendo crucificado e tudo mais. Não! A sociedade só quer que o caso fique na impunidade. Se ele tivesse com o veículo dele e deixasse o local do acidente, era grave, mas com um veículo locado pela SSP, é muito mais grave. É improbidade administrativa. Ou não?

PM não tem culpa – E pelas redes sociais e comentários aqui na Infonet, alguns colocaram a culpa na PM porque não fez bafômetro com o delegado. Como ? Se ele saiu antes de chegar a CPRV? Aliás, a equipe da CPRV está de parabéns porque não cedeu as pressões e cumpriu o que deveria fazer. Com certeza, se o delegado ficasse e estivesse realmente embriagado, como informa as testemunhas ele seria conduzido para a prisão. Seria um Deus nos acuda!

“Traquinagens dos meninos” – Bem escreveu ontem, o jornalista Diogénes Brayner no Fax Aju, apenas um parágrafo: “O delegado geral Everton Santos tem sido uma “mãe”, principalmente para delegados que praticam erros. Carinhoso, compreensivo, Everton comanda o grupo como se todos fossem “uns bons meninos que, de vez em quando, cometem traquinagens”. O policial, principalmente graduado, não tem direito de cometer delitos, por mais insignificantes que sejam, porque é dele a responsabilidade de prender aqueles que os praticam.”

A entrevista do chefe maior, Everton Santos, talvez seja mais grave do que o próprio delito causado pelo delegado infrator. Por mais corporativista que queira ser, foi de uma tremenda falta de respeito para com a sociedade. Em outros tempos, caro Mendonça Prado, o secretário teria uma posição firme. Mas pelo silêncio parece que Mendonça concorda com tudo que Everton Santos disse.

Então fica assim caro leitor: os meninos continuarão fazendo “traquinagens” por conta da degradação da SSP. Tudo com dinheiro público e respaldados pelos chefes de plantão.

De sexta-feira até ontem, cerca de 40 corpos no IML por suspeita de morte violenta
E só um dado: enquanto se preocupam em encobrir o errado, a SSP agoniza. De sexta-feira até ontem, cerca de 40 corpos no IML por suspeita de morte violenta. 23 por arma de fogo. É tempo de paz, mas se mata a tiro demais.

Nota Amase – Legitimidade para representar associados
Em atenção ao conceituado Blog, o presidente da Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe -, juiz Gustavo Plech esclarece que associação acompanha com preocupação a situação de todos os servidores e aposentados do Estado, porém só pode defender os interesses e ingressar na justiça para proteger as garantias constitucionais dos magistrados aposentados, que têm o direito de paridade garantido. “A Amase só tem legitimidade para representar os seus associados aposentados. E os magistrados aposentados têm o direto de receber seus salários junto com os magistrados da ativa”, explica.

Subvenções: contratos com prefeituras serão investigados
Para que não leu matéria da Infonet com toda operação do Departamento Especializado em Crimes Contra a Ordem Tributária e a Administração Pública (Deotap) com prisões de envolvido no esquema das subvenções. Uma excelente matéria: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=180038&pagina=1

Será mesmo? Governo fará auditoria na caixa preta da Deso
E o blog foi informado ontem que o governador Jackson Barreto está disposto a fazer auditorias em várias folhas de pessoal de empresas, autarquias e as maiores secretarias. A SEED terá início agora em dezembro, como já informou Jorge Carvalho. Será mesmo? Será que Jackson terá coragem de abrir a caixa preta da Deso? Tem gente do próprio governo apostando que não. As pressões serão maiores. Jackson fugirá?

É Sempre Assim!
Do advogado Clarkson Moura: "Em São Paulo, tudo acaba em pizza; no Rio, em samba de partido-alto; em Brasília, em chorinho; em Alagoas, em samba de coco; em Pernambuco, em forró; na Bahia, em axé; em Sergipe, em "nada, nada, nada…"

Na EMGETIS ponto eletrônico é exemplo. Jackson deveria adotar em todo o governo
O blog foi informado que o sindicato ligado aos servidores da EMGETIS está revoltado, pasme, caro leitor, porque foi implantado ponto eletrônico que restringe a saída do funcionários já 15 minutos. Ou seja, se passar mais de 15 minutos fora (sem ser à serviço) perde o dia de trabalho. Parabéns Ézio Faro. Quem não quiser, deixe o espaço para outro.

Na EMGETIS ponto eletrônico é exemplo. Jackson deveria adotar em todo o governo II
Tem gente revoltada porque ia pegar o filho na escola no horário do trabalho. É correto? Numa empresa privada iria para onde? Mas, na “mãezona” do serviço público pode tudo. O correto seria que o governador mandasse adotar o sistema de ponto eletrônico e os 15 minutos em todo o governo.

Valadares Filho com Garibalde Mendonça
Os presidentes do diretório estadual e municipal do PSB e PMDB respectivamente Valadares Filho e Garibalde Mendonça tiveram um encontro  ontem, 24, onde conversaram sobre o futuro de Aracaju.

O avião fretado da OAB/SE envergonha a classe
Um texto primoroso que vale à pena ser lido do advogado e jornalista, blogueiro aqui da Infonet, Fausto Leite:https://.infonet.com.br/faustoleite/ler.asp?id=180033

Interligação da Avenida Augusto Franco com Gasoduto
Nesta quarta-feira, 25, o governador Jackson Barreto autoriza o início das obras da interligação da Avenida Augusto Franco com a Avenida Gasoduto, no Conjunto Orlando Dantas (Bairro São Conrado), e todos os seus acessos. O investimento de R$ 40.184.425,70 é fruto da parceria entre os governos estadual e federal, por meio do programa Pró-Transporte, e dará mais fluidez ao trânsito na Avenida Heráclito Rollemberg, melhorando a mobilidade urbana em Aracaju.

14º salário a equipes diretivas das escolas
Nesta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), irá realizar a entrega da gratificação do 14º salário às equipes diretivas que tiveram as metas alcançadas. A solenidade será no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a partir das 8h.

Microcefalia
O bloco parlamentar ‘União e Força’ que tem o senador Eduardo Amorim (PSC) como membro recebeu em sua já tradicional reunião-almoço das terças o ministro da Saúde, Marcelo Castro e o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Na ocasião, eles trataram da construção de uma nova maternidade na capital sergipana e dos 739 casos suspeitos de microcefalia registrados em 160 municípios. Segundo relatório do Ministério da Saúde, Pernambuco registrou (487) casos, Paraíba (96) e Sergipe (54), sendo que (13) em Aracaju.

Depois de muitos anos, Caixa em Sergipe terá superintendente sergipano
O gerente regional da CEF em Sergipe, o sergipano de carreira, Marco Antonio Queiróz, assume na próxima segunda-feira, 30, a superintendência da Caixa. Ele participou da reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, ao lado do assessor da Caixa, Rubens Fuelber, onde debateram com os associados alguns programas e a expectativa para o programa “Minha Casa, Minha Vida 3”, como também as modalidades, principalmente a faixa de 1,5 salário mínimo do Fundo de Arrendamento Residencial  (FAR).

Novo desafio
Na reunião, Marcos Queirôz recebeu os parabéns da diretoria e dos associados da ASEOPP, pelo novo desafio, principalmente no momento atual onde é preciso criatividade e determinação para superar os obstáculos.

Relacionamento
O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, aproveitou para lembrar do relacionamento salutar e proveitoso entre a Caixa e as construtoras, principalmente as pequenas e médias empresas que estão inseridas em vários programas do Governo Federal. “Acredito no fortalecimento deste relacionamento entre as partes com o intuito de beneficiar a sociedade sergipana”, disse.

Homenagem
O novo superintendente da Caixa em Sergipe agradeceu as palavras dos associados e aproveitou para parabenizar o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, pela homenagem recebida na semana passada em Brasília, com a Medalha do Mérito Parlamentar. “Uma homenagem justa e mostra a importância de Sergipe e da luta de Luciano no cenário nacional”, disse.

Mais uma escola em Socorro
Foi inaugurada na tarde de ontem, 24, a nova Escola Major João Teles em Socorro, totalmente reconstruída e ampliada, no Bairro Palestina. “Mais uma escola que nossa gestão entrega com ar-condicionado em todas as salas de aula, para mais conforto dos professores e dos nossos alunos”, disse o prefeito Fábio Henrique.

Cartilha orienta como prevenir incêndio e pânico
Os empreendedores sergipanos terão acesso gratuitamente a Cartilha de Prevenção Contra Incêndio e Pânico em Estabelecimentos Comerciais. A entrega dos dez mil exemplares para classe empresarial será nessa quarta feira, às 10h da manhã na sede do SEBRAE, durante reunião do Conselho Deliberativo da Instituição, que conta com a participação de 15 órgãos de representação empresarial, além de técnicos do  Governo do Estado e Sebrae Nacional.

Pedido classe empresarial
“A cartilha atende solicitação da classe empresarial, por meio da Câmara de  Dirigentes Lojistas de Aracaju e da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe. O material foi produzido pelo Sebrae em parceria com o Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania. A proposta é fortalecer a campanha contra incêndio”, destaca o superintendente do SEBRAE, Emanoel Sobral.

Segurança das pessoas
Trata-se de uma importante iniciativa para orientar a população, especialmente as empresas, sobre regularização de estabelecimento, medidas de prevenção contra incêndio e dicas sobre segurança. A cartilha pretende ainda, estimular praticas de segurança que minimizem propagação de fogo, riscos ao meio ambiente e que venham facilitar possíveis ações do socorro público. Além disso, estará contribuindo para  segurança das pessoas e do patrimônio das empresas.

Campo do Brito Espírita acontece nos dias 28 e 29 deste mês
O Centro Espírita Unidos na Fé, juntamente com a Federação Espírita do Estado de Sergipe (Fees) e as instituições espíritas do Estado, realiza a 5ª edição do Campo do Brito Espírita. O evento acontece nos dias 28 e 29 de novembro, com o tema ´Alegria de viver!´. Participações de: Andreia Moreira (MG), José Lucas (Portuagal), Maíra Magalhães (AM), Rossandro Klinjey (PB), Ariovaldo Filho (RJ), Sílvio Sodré (DF), Ítalo Lima (SE), Edmundo Cezar (PR), Betânia Brasil (SE), Daniela Rocha (SE) e João Moura (SE). O evento acontece no Espaço Chico Xavier, localizado no Ginásio de Esporte Albano Franco, em Campo do Brito. Informações: https://.ceuf.com.br / (79) 99869-7112.

4ª Feijoada do Projeto Estrelas do Mar
Está chegando mais uma edição da Feijoada do Projeto Estrelas do Mar que tem sido um grande sucesso a cada ano. Será dia 28

 de novembro a partir das 12, no bar e restaurante Solarium na praia de Aruana. O projeto filantrópico Estrelas do Mar ensina a prática de  bodyboarding e vem transformando a vida de dezenas de crianças e adolescentes com deficiência. Hoje atende a 85 deficientes e mais 20 crianças e adolescentes sem deficiência que participam e ajudam na inclusão e socialização.
Adquira, em breve, o seu ingresso no valor de R$25,00, com os voluntários ou nos Pontos de vendas no cartaz ao lado. Mais informações:https://www.facebook.com/estrelasdomar/

Novembro Azul
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer José Alencar (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele (não – melanoma) e o é o sexto mais comum  no mundo, representando 10%  de todos os cânceres que atingem a população masculina. O Hapvida alerta que as consultas regulares e exames são essenciais para descoberta precoce.

Banese e Banese Card realizam mutirão de renegociação de dívidas em Aracaju
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o cartão de crédito Banese Card estão promovendo mais um mutirão de renegociação de dívidas dos seus clientes em Aracaju. A campanha, denominada de “Acordo Certo”, vem sendo realizada na loja do Banese Card localizada na Avenida Barão de Maruim, 400, no horário das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, e será encerrada no próximo sábado, 28, quando o atendimento acontecerá no horário das 8h às 12h.

“Acordo certo”
Iniciada na segunda-feira da semana passada, dia 16, a campanha “Acordo Certo” faz parte das ações de recuperação de crédito desenvolvidas pelo Banese e pelo Banese Card em 2015. Segundo os organizadores do evento, até esta terça-feira, 24, mais de 2 mil pessoas foram atendidas e mais de 1,2 mil acordos foram fechados no Banese Card da Avenida Barão de Maruim. “As pessoas que estiverem com débitos em atraso junto ao Banese ou ao Banese Card não devem perder esta oportunidade de negociação, porque os descontos que estamos dando são muito bons”, afirma o coordenador da Área de Recuperação de Crédito do Banese, Gustavo Messias de Novaes.

Encontro dos ex-alunos do Salesiano. Evento filantrópico para ajudar Oratório
Com o intuito de arrecadar recursos para  o prédio do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora (que precisa de uma reforma, após

 passar um tempo cedido ao estado através de convênio), em frente ao Colégio Salesiano e de saudosas lembranças para todos ex-alunos será realizado no próximo dia 28, às 16h, o Encontro dos Ex-alunos do Salesiano no oratório.  O show será com a banda Água Viva e custa apenas R$ 25,00. Ingressos na Paróquia, no Colégio e com alguns ex-alunos Voluntários. Um deles, que está na organização, é o professor Mário Jorge Cruz, um profissional respeitado e de credibilidade na sociedade. Pode ligar: 3214-2589 – Paróquia/99191-1928 – Pe. Alfredo/98824-5523 – Mário Jorge.O evento é totalmente filantrópico para ajudar na reforma de várias áreas do oratório para que ele possa voltar a atuar com a Missão de formar Jovens carentes da sociedade, transformando-os em Bons Cristãos e Honestos Cidadãos, conforme Dom Bosco pregava. Mário Jorge explica  que a direção do oratório está reconstruindo e criando alternativas para que o mesmo possa se manter e caminhar com as próprias pernas. Já foram realizados os contatos para a Formação Profissionalizante em parceria com outras Instituições assim como a utilização de Estagiários da Universidade Tiradentes. “Porém, só podemos iniciar em 2016 se tivermos a mínima condição necessária de funcionamento”, explica.

Desafio para os ex-alunos
“Portanto, nós, enquanto ex-alunos, temos esse desafio a ser conquistado. Engaje-se nessa Campanha, reúna os Colegas da sua época, divulgue nas redes sociais e incentive a participação no Evento do dia 28 de novembro. Será uma oportunidade ímpar em poder reencontrar os Colegas de outrora ratificando as nossas amizades e ampliando-as”, disse Mário. Você que é ex-aluno, como o titular deste espaço, não custa ajudar a uma ação filantrópica de verdade que será um grande momento de confraternização.

Réveillon Calles Bar de Tapas na Orla de Atalaia
O Calles Bar de Tapas vai realizar uma festa de Réveillon muito especial,  com o tema “Mexicano”, a virada do ano promete ser

 bem animada.Além da diversidade da carta de cervejas e do ambiente privilegiado para assistir a solta de fogos. A música ficará por conta da DJ Kaska.

Existem dois tipos de reserva
Restaurante – andar superior:Buffet completo com entradas, prato principal sobremesa e champanhe.R$ 300,00 por pessoa – mesa para 04;Pub – andar inferior:Buffet de petiscos mexicanos e 01 drink a escolha.R$ 220,00 por pessoa.As reservas devem ser feitas pelo telefone do Calles ou do Gerente (79) 3025-2725 ou 9672-5726.O pagamento deve ser antecipado.Até 30 de novembro pode-se parcelar em 2x no cartão.

Volta da Farolândia
Numa realização da Academia Vidativa e um percurso de 5km, a Volta da Farolândia terá premiação de medalhas para todos os

participantes, camisa, kit nutricional, além de brindes e um grande aulão de zumba no encerramento. O evento acontecerá dia 29/11, um domingo, com saída às 7h da praça da feira, na Avenida Canal 4, do conjunto Augusto Franco As inscrições custam R$40,00 e estão abertas até o dia 25/11, na Academia Vidativa, localizada à Rua D1, n°5, conjunto Augusto Franco ou pelo site https://.centraldacorrida.com.br/volta_da_farolandia   . Outras informações pelos números de telefone 79)99870-8622/98804-2719.

Entrega hoje o Jardins de Londres
A Norcon Rossi entrega mais uma grande obra em Aracaju nesta quarta-feira, 25. O empreendimento residencial Jardins de Londres foi erguido na região do Jardim Europa, bairro Jardins e será inaugurado nesta noite com a presença de clientes, convidados, da imprensa e parceiros do projeto. Haverá uma assembleia de instalação de condomínio seguida por um coquetel de inauguração, onde os presentes poderão visitar um apartamento e a área de lazer completa, equipada e decorada pela construtora. Situado na Alameda Espanha, na frente da Avenida Oviêdo Teixeira, os apartamentos das torres Hyde Park, St. James Park e Green Park, dispõem de 106, 111 e 123 m² de área privativa. Com paisagismo inspirado nos famosos parques londrinos, o inovador projeto é a quarta entrega da construtora em 2015, que já soma mais de 1.200 apartamentos construídos em 4 anos de atuação.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Ainda no pique dos Dez Mandamentos, Record promove demissão semelhante ao êxodo do povo hebreu.

www.twitter.com/UsielRios  53 Se essa questão das subvenções da ALESE vingar mesmo, haverá uma renovação drástica no legislativo sergipano, com menos de 1 ano de mandato.

www.twitter.com/braynerr  Amigo. O PT não pode justificar seus erros citando os do PSDB. A proposta do PT sempre foi mais honesta.

www.twitter.com/alanbarretoso  Achacar é um verbo na língua portuguesa que pode significar o ato de extorquir, provocar desconforto ou desagrado a alguém.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Crise? Onde? Em Salvador as reservas para o réveillon chegam a 100% em alguns estabelecimentos hoteleiros.

DO LEITOR

Mancha no rio Sergipe. OAB/SE precisa entrar nesta luta!
E-mail de uma leitor: “Um colega, hoje pela manhã, ao sobrevoar o braço do rio Sergipe que margeia a Av. Beira Mar no calçadão

 da praia 13 de julho teve o desprazer de registrar esta triste imagem e me encaminhou esta foto.Em pleno século XXI termos que presenciar tamanho descaramento do poder público do meu estado. Sugiro que de modo sutil ou indireto a OAB tome a iniciativa de processar o poder ora estabelecido.”
     
Aparecida possui quase 8% das crianças fora da escola
E-mail recebido: “Um projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) cujo objetivo é avaliar o perfil das crianças e adolescentes em idade escolar que estão foras das salas de aula revela um dado preocupante: mais de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. Os grupos mais atingidos pela exclusão são as crianças de 4 e 5 anos, com idade para freqüentar a pré-escola, e os adolescentes de 15 a 17 anos, que deveriam estar no ensino médio.
Em Nossa Senhora Aparecida, os estudos apontaram que 7.4% das crianças e adolescentes não freqüentam o ambiente escolar. A pesquisa revela ainda que a maioria são do sexo masculino, 75% vivem na zona rural e vivem com um renda mensal de pouco mais de meio salário mínimo.
Entre os município da região, Aparecida aparece em situação semelhante à cidades como Frei Paulo, mas com índices piores em relação a Ribeirópolis (6,1), São Miguel do Aleixo (5,7), Carira (6,7), Moita Bonita (6,4), Pedra Mole (5,9) e Pinhão (5,9).
Recentemente, em entrevistas, a Prefeita Vera Souza (PMDB), que também é professora, confirmou existir escolas multiseriadas na Rede Municipal de Ensino, aquelas em que um professor é responsável por ministrar aula a alunos de séries diferentes num mesmo recinto. Este fenômeno, reprovado por organização e estudiosos da Educação, pode ser um dos fatores que apontam a evasão.
Mesmo possuindo um corpo docente qualificado e capacitado, a falta de investimentos por parte do poder público municipal na captação de recursos pedagógicos e material didático que proporcione mais possibilidades na relação ensino-aprendizagem dos alunos, também compromete a Educação em Aparecida.Para saber mais detalhes acesse o link http://zip.net/bvsrqp   e caso queria comparar a situação de sua cidade acesse http://zip.net/brsq4m . Veja o relatório completo clicando em http://zip.net/brsq3R .”

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Sergipeprevidência

Estado contribui com 43,06% para aposentados do poder judiciário –De janeiro a outubro, foram direcionados R$ 31.067.844,67 para a folha de aposentados do poder judiciário

O Sergipeprevidência vem a público esclarecer as declarações constantemente emitidas na Imprensa local pela Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), onde se afirma que “o Poder Judiciário é avitário, pois os descontos da Previdência e a contribuição patronal dão para pagar aos magistrados aposentados e ainda sobra”.

No momento, o Poder Judiciário possui 802 beneficiários, sendo 462 aposentados e 340 pensionistas Para o mês de outubro, o Sergipeprevidência totalizou uma folha bruta de pagamento de R$8.033.028,18, frente a uma arrecadação de R$4.573.614,27, gerando a necessidade de um aporte de R$ 3.459.413,91 por parte do Tesouro sergipano.

Os dados demonstram que o recolhimento equivale apenas a 56,94% do valor total. Diante do cenário, o Estado entra com 43,06% para o complemento do restante. De janeiro a outubro de 2015, o comportamento do acúmulo da receita foi de R$ 46.610.617,39. Já as despesas com aposentados e pensionistas do citado poder é de R$ 77.678.462,06, constituindo uma diferença de R$ 31.067.844,67.

Para esclarecer todas as dúvidas existentes, foi realizada a discriminação de gastos referentes às contribuições previdenciárias da magistratura: Receita – R$1.267.907,90; Despesas (aposentadorias e pensões) – R$2.088.831,30; Déficit mensal – R$820.923,41. Mesmo com a inclusão hipotética do Funprev, o resultado continua mantendo o desequilíbrio financeiro: Déficit – R$ – 820.923,41; Receita (Funprev) – R$ 341.748,71; Déficit mensal – R$ 479.174,70; Resultado (déficit mensal) R$6.229.271,10; Resultado (déficit anual) R$ 10.672.004,33.

É importante ressaltar que o atual sistema previdenciário brasileiro não permite trabalhar com segregação (antigas caixas de previdências) por categoria profissional. As informações divulgadas pela Amase se equivocam quando contabilizam a soma dos recursos arrecadados para os fundos previdenciários (Funprev e Finanprev), o que não é possível acontecer em obediência à Lei Federal 9.717/98 e à Lei Complementar 113/2005.

Os dados e informações desta nota estão à disposição no site do Sergipeprevidência, através do Portal da Transparência, conforme determina a Lei de Acesso à Informação.

NOTA PÚBLICA – Amase

A Amase – Associação dos Magistrados de Sergipe – no exercício pleno de suas atribuições legais e institucionais, vem, através do seu presidente abaixo signatário, lamentar, com profunda tristeza, a nota emitida pelo SERGIPE PREVIDÊNCIA, na qual induz a sociedade sergipana em erro, quando afirma que as declarações da Entidade não correspondem a realidade, no que toca a situação avitária quanto a Contribuição Previdência dos membros do Judiciário.

Caberia ao Instituto, antes de qualquer pronunciamento, buscar saber em qual contexto as declarações foram prestadas. Assim tivesse se portado, com a devida cautela e prudência, perceberia que em todos os pronunciamentos na imprensa escrita, falada ou televisada, a AMASE sempre se referiu apenas aos números atinentes aos MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO, logo não incluem em seus cálculos os servidores e pensionistas, por questões de base jurídica, ainda que lamente a situação que esses vivenciam, por conta de um sistema que, ao longo dos anos, foi efetivamente mal gerido, e hoje expõe ao constrangimento todos que por longos e longos anos contribuíram com seu suor, visando um aposentadoria tranquila e sem sobressaltos.

Os dados utilizados constam do PROJETO APOSENTAÇÃO SUSTENTÁVEL, de autoria da Magistratura Sergipana, e os cálculos se baseiam em informações fornecidas pelo setor competente do TJ/SE e outras provenientes do próprio Sergipe Previdência. O projeto referenciado, além de outras considerações, sem adentrar na destinação dos recursos, seja FINANPREV ou FUNPREV, demonstra,  em simples cálculo,  que o que se arrecada com as contribuições dos aposentados membros do Poder, somando-se aos membros do Poder em atividade e a contribuição patronal, são suficientes para o custeio de nossos 46 magistrados aposentados, isso pela mera contribuição mensal, sem considerar anos e anos de contribuições passadas.

A AMASE é instituição séria e que goza de credibilidade conquistada pela adoção de posição firmes, justas e equilibradas, não apenas em defesa de seus associados, mas em prol de toda a sociedade sergipana, a exemplo do recente e lamentável episódio dos saques em depósitos judiciais e da vitoriosa luta pelo fim das incorporações de cargos, pelo que é merecedora do respeito de todas as Instituições.

Dessa forma, ficam devidamente esclarecidos os fatos, à fim de que a sociedade tenha direito a uma informação verdadeira e honesta,  acerca da questão posta.

Aracaju, 25 de novembro de 2015

Gustavo Adolfo Plech Pereira
Presidente da AMASE

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Os magistrados devem ser como as leis, que castigam com equidade e não com ira.” Félix Lope de Vega, dramaturgo e poeta espanhol, nasceu em 25 de Novembro de  1562 e morreu em 1635.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários