Déda e a desconstrução da imagem

A demora do governador Marcelo Déda em tomar algumas decisões vem desgastando a imagem dele perante a sociedade há muito tempo.

Nunca antes, plagiando o presidente Lula, na história de Sergipe um governador do Estado concedeu uma remuneração tão significativa para as policias civil e militar. No caso da Polícia Militar a demora para “bater o martelo” nas negociações fez com que parcela significativa da categoria assimilar que a remuneração concedida fosse uma conquista imposta ao governador Marcelo Déda.

Já para outra categoria, o magistério, no primeiro governo, Marcelo Déda também concedeu ganhos reais através de reivindicações históricas da categoria. Mais uma vez a forma que foi concretizado o benefício passou para a categoria que foi uma vitória fruto da pressão e da luta, sem a reciprocidade do governador.

Agora vem ocorrendo mais um fato que está desconstruindo a imagem do governador Marcelo Déda numa importante obra: a ponte Gilberto Amado que ligará de uma vez o litoral de Sergipe a Bahia e os outros Estados sem passar pela BR-101.
O blog teve a preocupação ontem, 19, de entrar em contato com amigos da região onde a ponte foi construída. Boa parte da população está insatisfeita com o governador por conta da demora para inaugurar a ponte. Tudo porque espera um dia na agenda da presidente Dilma para inaugurar a importante obra.

Também ontem o blog tentou conversar com o engenheiro responsável pela obra, mas não obteve sucesso.  O certo é que a importância da obra está sendo colocada de lado pela demora da inauguração. Os empresários do ramo do turismo de Sergipe, até mesmo aqueles que apostam no sucesso do atual governo, estão revoltados com a demora. Não entendem porque o governo não abre a ponte para passagem e depois faz a inauguração formal.

Enquanto isso os boatos surgem. Uns dizem que falta uma peça. Outros dizem que a construtora não colocou esta peça porque falta a última parcela do pagamento.

O certo é que o Natal está chegando, com ele o Ano Novo e depois janeiro e fevereiro período de alta estação turistica.  E nada de abrir a ponte.

Até quando as grandes ações do governador Marcelo Déda  continuarão desconstruindo a imagem dele por conta da demora em tomar decisões?

Que 2013 chegue e Déda não abra apenas a ponte Gilberto Amado, mas também inaugure uma ponte que possa religar suas ações com os desejos dos sergipanos.

Senadora poderá assumir secretaria em Aracaju
A senadora Maria do Carmo (DEM) poderá assumir a secretaria de Ação Social de Aracaju para ajudar o marido, o prefeito eleito João Alves a administrar a capital. Quando João Alves foi governador, Maria do Carmo já assumiu a pasta da área social. Com a saída de Maria do Senado assume o mandato o primeiro suplente, pastor Virginio Carvalho, um dos líderes da Assembléia de Deus em Sergipe.

Deso
Este espaço, que tanto criticou e cobrou da Deso, soluções para vários problemas, faz Justiça hoje. Estão de parabéns todo o corpo técnico da empresa, a diretoria e a assessoria de comunicação pelo presteza como vem dialogando com a sociedade. Problemas ainda existem e são muitos, mas agora a população não reclama “ao vento”.  As respostas apareceram. O respeito a população é nítido, tanto no retorno das demandas, mas avisando quando problemas aparecem no abastecimento.

Agradecimento aos irmãos de Cristo
O blog reforça o agradecimento dos pais da garota Letícia Azevedo Sarmento, o médico Marco Sarmento e a enfermeira Cristina Azevedo, pela presteza como alguns amigos irmãos de Cristo, cerca de 30, rapidamente doaram sangue O Positivo para a criança que estava necessitando ontem.

Polícia Civil: 2013, tensões à vista …
Algumas "barbeiragens" podem comprometer em muito o trabalho da Polícia Civil em 2013. Cortes do pagamento de horas extras com a imposição do trabalho extraordinário; não pagamento imediato de valores de parte da licença-prêmio com seu ilegal e arbitrário parcelamento; possível não pagamento da gratificação por periculosidade para servidores policiais civis em férias … Essas são algumas das "sarnas" que o governo está procurando para se coçar. É, 2013 promete …

Museu da Gente Sergipana
Fazendo parte das comemorações de um ano do Museu da Gente Sergipana, foi realizada ontem, 19, à noite, uma solenidade com o lançamento do novo site, a apresentação do relatório de atividades e o lançamento do Credi Cultural, uma linha de crédito para o empreendedor cultural sergipano. Na solenidade a presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira e a secretária da Cultura, Eloisa Galdino destacaram mais esta importante ação do governador Déda para fortalecer a cultura de Sergipe. O projeto conta ainda com a parceria do Sebrae, Jucese e Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe (CJE-SE).

Exposição
Foi inaugurada também a exposição “Do Colégio Atheneu Pedro II ao Museu da Gente Sergipana: o Sentido da educação e a poêtica do espaço”. A exposição é um recorte da história de gerações de sergipanos entre professores, alunos e funcionários das muitas instituições sedidas no palacete da Avenida Ivo do Prado inaugurado em 1926.

Natureza pedagógica
“Por ser um espaço público de natureza pedagógica, o Museu da Gente Sergipana perpetua a trajetória educativa do prédio, estimulando o uso e a apropriação dos diferentes saberes, meios de linguagens artísticas e lúdicas, através de processos educacionais inovadores”, explica Ezio Déda, diretor superintendente do Instituto Banese.

Seminário
O avanço econômico de Sergipe nos últimos seis anos e a oportunidade em dinamizar o desenvolvimento do estado através do Proinveste foram temas da abertura do Seminário de Integração Estado-Municípios de Sergipe na manhã de ontem, 19, em um hotel na Orla de Atalaia, e que contou com a presença do governador Marcelo Déda.

Proinveste
Durante a solenidade, Déda apresentou um balanço das atividades econômicas e industriais do Estado ao longo de sua gestão e afirmou que irá reapresentar o Proinveste aos deputados estaduais em janeiro, numa convocação extraordinária da Assembleia Legislativa.

Infraestrutura
Mais uma vez, Marcelo Déda ressaltou a importância do Proinveste para o Estado.  A carta de crédito proveniente do Governo Federal no valor de R$ 727 milhões prevê investimentos nas áreas de educação, saúde, segurança, desenvolvimento da infraestrutura urbana e de transporte, desenvolvimento da infraestrutura produtiva dos perímetros irrigados e distritos industriais e abertura de espaço fiscal, permitindo a amortização de operações de crédito já contratadas, em condições financeiras mais favoráveis.

Missa de 1 Ano – João Victor Vasconcelos Gois, hoje, 20
Será realizada nesta qinta-feira, 20, a missa de um ano de falecimento de João Victor Vasconcelos Gois. Os pais, Hamilton e Sheila Gois convidam a todos amigos e familiares para o ato que será realizado, às 19h, no Santuário Nossa Senhora Menina (Rua Itabaiana, s/n – B. São José. Aracaju / SE).

Carro do MP
Ontem, 19, o titular deste espaço foi pela manhã realizar um exame clinico para renovação da CNH no Centro de Medicina e Psicologia de Trafego de Sergipe (no posto Motinha, ao lado do Detran). E uma surpresa:  por  no mínimo meia hora este jornalista constatou a presença no local do veículo do Ministério Público (placa MP-04 Procuradoria de Justiça – Aracaju – SE), línea preto com o motorista e o ar condicionado ligado. Como o MP é fiscal de tudo e de todos seria bom fazer o dever de casa. Ou não?

Governo questiona no STF norma do Estado relativa às Contas dos Prefeitos
Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4890) ajuizada pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Procuradoria-Geral do Estado – PGE -, questiona dispositivo da Constituição daquele estado que dispensa o parecer do Tribunal de Contas do estado na análise da prestação de contas de prefeitos quando ultrapassado prazo de 180 dias para o envio às câmaras municipais.

Artigo
A ADI questiona o artigo 68, inciso XII, parte final, da Constituição do Estado de Sergipe, com a redação dada pela Emenda Constitucional 11/1996, por entender que houve violação aos artigos 25, 29, 31, parágrafo 1º e 2º, 71, 72 e 75 da Constituição Federal.

Análise
O dispositivo impugnado prevê que cabe à Câmara Municipal analisar as contas dos prefeitos municipais prestadas anualmente, e essa análise deve contar com parecer prévio do Tribunal de Contas, mas também prevê que decorridos os 180 dias sem o envio do parecer, o processo será remetido diretamente às câmaras municipais.

Normas
“A Constituição da República, em seu artigo 75, determina que as normas relativas à fiscalização contábil, financeira e orçamentária estabelecidas no texto constitucional são aplicáveis, no que couber, aos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como aos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios”, afirma a ADI.

Etapa fundamental
Na ação, o governo do estado sustenta que a emissão desse parecer prévio pelo Tribunal de Contas é uma etapa fundamental no processo de controle externo das contas públicas, porque subsidia o Poder Legislativo com elementos técnicos imprescindíveis para a emissão do julgamento das contas do Poder Executivo.

Liminar
O autor da ação pede a concessão de uma medida cautelar com eficácia retroativa, conforme prevê o parágrafo 1º do artigo 11 da Lei 9.868/99 (Lei das ADIs). Segundo argumenta, essa retroatividade é necessária para evitar a proliferação de outras decisões favoráveis a gestores e ex-gestores que tiveram suas contas rejeitadas com base em pareceres já emitidos pelos Tribunais de Contas após o prazo fixado. No mérito, a ação pede a inconstitucionalidade da norma. O relator da ADI é o ministro Marco Aurélio.

Redução de ISS
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju Emmanuel Nascimento, recebeu ontem,19, o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de tecnologia da Informação (Assespro), Roger Dantas Barros e o empresário do setor de tecnologia, Jorge Santana. A reunião teve como principal objetivo pleitear a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) no setor de tecnologia da informação. De acordo com Roger esse pleito já vem sendo feito desde 2008.

Nordeste
Segundo ele na maioria das capitais do Nordeste já praticam a alíquota de dois por cento e em Aracaju a alíquota ainda é de cinco por cento. Mais uma vez Emmanuel Nascimento se mostrou sensibilizado com a questão.  De acordo com ele a Câmara Municipal está aberta a todas as discussões que são importantes para a sociedade aracajuana.

PD Aracaju: desembargado mantém liminar
Em decisão sobre recurso de Agravo de Instrumento interposto pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento (PT), o Desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima indeferiu o pedido de efeito suspensivo mantendo, assim, a liminar concedida pelo juiz da 12ª. Vara Cível de Aracaju, Raphael Silva Reis.

Ação
No dia 5 de dezembro o vereador Bertulino Menezes (PSB) ajuizou ação com pedido de liminar visando a suspensão da tramitação do Projeto de Lei nº 06/2010, que cuida da revisão do Plano Diretor de Aracaju. O juiz da 12ª. Vara Cível da Comarca de Aracaju, Raphael Silva Reis, em 10 de dezembro, acatou ação ajuizada pelo vereador Bertulino contra atos do Presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vereador Emanuel Nascimento, concedendo liminar para a suspensão.No mérito o vereador Bertulino pede ainda que seja declarada a nulidade de toda a votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PDDUS).

Suest/SE realizará seminário para catadores
A Superintendência Estadual da Funasa em Sergipe (Suest/SE), por meio da Seção de Educação em Saúde, realizará o I Seminário sobre Segurança do Trabalho e Medidas de Biossegurança para catadores de materiais recicláveis.O evento será realizado hoje na Sede da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), localizada no Bairro Santa Maria.

Cooperados
O objetivo é sensibilizar os cooperados sobre a importância da segurança no trabalho; medidas de biossegurança; riscos de acidentes trabalhistas em coletores de lixo e, ainda, despertar os cooperados para a relação existente entre saúde e trabalho.

Câmara lança livros
A Câmara Municipal de Aracaju fará na noite de hoje, 20, o lançamento dos livros “Os Camaristas: contribuição a História da Câmara Municipal de Aracaju (1855-2012)” – de autoria dos historiadores e pesquisadores Ester Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento e Jorge Carvalho dos Nascimento -, e a “Lei Orgânica do Município de Aracaju Comentada". A solenidade acontecerá na Galeria de Arte Álvaro Santos, na praça Olímpio Campos, às 18h30.

Lista
Os Camaristas lista todos os vereadores que já passaram pela Câmara e os presidentes ao longo desses quase 160 anos de existência. Já a Lei Orgânica Comentada é uma obra jurídica que visa facilitar o trabalho dos que atuam na área de direito, ligados ao setor público.

Programação Boteco Português
O Boteco Português está de portas abertas para as confraternizações de final de ano. Traga a turma pro boteco e curta a boa música de Flávio Help na quinta-feira, Franklin Lima e Eloi Filho na sexta-feira e no sábado o dicionário musical fica por conta de Aurélio e Eloi Filho. O Boteco funciona de terça a quinta a partir das 18h, mas em virtude do feriado Natalino, terça-feira, 25/12, o bar não funcionará. Endereço: Rua João Ouro, 61, Sol Nascente.

Futebol
Duas situações no mínimo estranhas têm suscitado opiniões controvertidas neste final de ano. Uma delas, a do desportista Joaquim Feitosa, que é presidente do América de Propriá e, ao mesmo tempo, diretor de futebol do Sergipe. Por ser absolutamente inusitado esse fato sem precedentes, não há, salvo prova em contrário, qualquer dispositivo legal que o impeça. Esta, porém, não é a posição da FSF, entidade presidida por Carivaldo de Souza. A segunda, porém, é, claramente, um desrespeito à legislação vigente. Trata-se do item aprovado pelos clubes profissionais da série A-1, que dispensa, expressamente, os treinadores de futebol de possuírem registro no CREFI, que vem a ser o Conselho Regional de Educação Física. O presidente desse órgão é o professor Gilson Dória, que também é diretor do Departamento Técnico da FSF. O acordo aprovado pelos clubes fere a lei que regulamenta o exercício dessa atividade. Um impasse, então, surge: como poderá o presidente do órgão fiscalizador (CREFI) fazer vistas grossas para esse absurdo inominável? Só há dois desfechos possíveis: 1. O acordo é anulado. 2. A FSF mantém o “acordo” e perde o seu eficiente diretor. A manutenção simultânea (do acordo e do diretor) está fora de qualquer cogitação. Se é que ainda resta um pouco de coerência por parte daqueles que exercem cargos importantes em nosso esporte. /// Dirigentes desportivos recebem homenagem do COB – (Comitê Olímpico Brasileiro). São eles: Manoel Luiz Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Handebol e Luciene Resende, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica. /// Sem dúvida, um reconhecimento pelo trabalho de ambos em prol do desenvolvimento do esporte brasileiro. /// Os atletas Arthur Zanneti (ginástica) e Sheilla (vôlei) foram os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2012. /// Grêmio contrata o goleiro DIDA. /// Fluminense tenta a volta do meia CONCA, campeão brasileiro em 2010 pelo clube tricolor. /// O Confiança realizará amistoso no próximo sábado, às 15,30 horas, no Sabino Ribeiro. O adversário será o CSA, de Maceió. /// Já o Itabaiana vai enfrentar, em amistoso, o Fluminense de Feira de Santana, no dia 29 de dezembro, no Presidente Médici.

Curtas
GURGEL pede ao STF prisão imediata de condenados do mensalão. /// IPI de carros e eletrodoméstcos subirá em 2013. /// Governo anuncia redução de impostos e espera baixa nos preços. /// KÁTIA ABREU poderá assumir ministério. /// CONGRESSO adia para 2013 votação de vetos presidenciais. /// MANTEGA confirma aumento do preço da gasolina no próximo ano. /// Protesto leva milhares à PRAÇA DE MAIO, em BUENOS AIRES. /// OBAMA encarrega vice-presidente de elaborar controle de armas. /// Pela segunda vez, presidente americano é eleito “personalidade do ano” pela revista TIME. /// ROSEMARY terá de comparecer em juízo a cada 15 dias. /// DÉDA confirma que enviará o PROINVESTE novamente à Assembléia. /// Novo chefe da Casa Civil, SÍLVIO SANTOS, inicia trabalho junto aos deputados estaduais. /// NILSON LIMA critica o envio de vários projetos pelo prefeito Edvaldo Nogueira no finalzinho de seu mandato.

PELO TWITTER

www.twitter.com/lulafalcao O mundo já acabou. A gente é que continua insistindo.

www.twitter.com/georgelemos1986 Hoje nos somos como ovos. Mas você não pode se contentar em ser um ovo comum, ainda que decente. Ou sua casca se rompe ou você apodrecera."

www.twitter.com/capsamuel Infelizmente o Cinform quando citou minha fala usou apenas a maldade,trato com respeito a imprensa mês neste caso fui desrespeitado.

www.twitter.com/osertaoeaqui Com a conspiração golpista da Globo, Veja,Folha, STF, Estadãoparece que se vive em uma censura permanente, em uma ditadura que não terminou.

www.twitter.com/krica_menezes Integridade é ter coerência entre pensamento, sentimento e comportamento. Ou seja, é falar o que você pensa e fazer o que você fala.

ARTIGO

Mãos amigas. Olhos e ouvidos carentes    Por Gilson Sousa

Não se nega e muito menos se despreza o valor que tem uma ação social como a exaustivamente divulgada gincana ‘Mãos amigas’, da TV Sergipe. Uma atitude que merece o aplauso da sociedade e principalmente das entidades beneficiadas com as significativas arrecadações.

No entanto, há uma questão que precisa ser repensada: a superexposição do projeto em detrimento do bom jornalismo diário em Sergipe, mesmo que seja o factual, como costuma fazer a referida emissora.

Nota-se que pelo menos durante dois ou três meses do ano o noticiário é abarrotado de informações sobre a gincana e a mobilização das equipes. Já houve casos, inclusive, em que uma determinada empresa só faria uma expressiva doação se ganhasse destaque numa reportagem. Ou seja, nessa ocorrência a tal solidariedade aparece cheia de segundas intenções.
É importante dizer que de acordo com as regras do bom jornalismo, o interesse coletivo deve sempre prevalecer sobre os demais. E mesmo sendo a gincana ‘Mãos amigas’ um fator de interesse social, não representa jamais uma coletividade. É um ato segmentado. Não encontra eco em muitos ambientes da sociedade, justamente porque busca somente louvaminhar o próprio umbigo, o que não é uma atitude sensata.

E está correto o poeta Walace Sales quando aponta que “quem olha somente para o próprio umbigo, não enxerga o que vem pela frente”. E no jornalismo precisamos enxergar cada vez mais longe, sem chances para os devaneios caseiros. Portanto, em fatos como esse é quase sempre necessário dizer que o preciosismo é inimigo de morte da credibilidade.

A própria Rede Globo, maior emissora de televisão aberta no Brasil, peca com esse tipo de coisa, mas nem tanto assim. A superexposição do seu ‘Criança Esperança’, por exemplo, é bem mais comedida, apesar da dimensão e repercussão do fato em território nacional. Mas nota-se, por lá, que nada disso interfere acintosamente nos telejornais. Jamais.

Vejo que para preservar o telespectador sergipano e o bom desempenho da função pública, a emissora deve sim repensar o tamanho da fatia do bolo oferecido à gincana em sua programação telejornalística. Ainda mais quando se trata de uma empresa de comunicação tão engessada, como acontece com as filiadas à Rede Globo.

A propósito, exemplo claro disso tudo que estou narrando foi a pífia cobertura in loco da rebelião ocorrida no presídio de Nossa Senhora da Glória, no domingo passado. Sequer o veículo com os equipamentos para transmissão ao vivo foi enviado ao município, e isso justamente porque estava a serviço das festividades de encerramento do Mãos amigas em Aracaju na segunda. Não pode.

Certamente essa é uma forma equivocada de fazer telejornal, na opinião de muita gente. O povo quer notícia. E o povo percebe a ausência de notícias. Com uma cobertura tão abrangente da gincana, os fatos do dia-a-dia ficam em segundo plano. E isso não está correto.

A TV Sergipe, creio, conta com vários profissionais qualificados e capazes de realizar um trabalho bem melhor no campo da informação. Seja na área social, cultural, esportiva, política, enfim… Pena constatar que as mãos amigas para a solidariedade resultem nos olhos e ouvidos carentes de notícias que realmente importem.

*jornalista profissional e licenciado em Letras Gilson Sousa Silva (gilson.sousa@ig.com.br)

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Toda hora pode ser a hora única para quem sabe viver." Gilberto Amado.(Gilberto de Lima Azevedo Souza Ferreira Amado de Faria) sergipano de Estância, nasceu em 7 de maio de 1887 e morreu em 27 de agosto de 1969. advogado, jurisconsulto, escritor (membro da ABL) polígrafo, diplomata (não de carreira, mas indicado por ser político influente), jornalista e político brasileiro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais