Déda e o 2º governo

Primeiro de agosto de 2011. Faltam 152 para acabar o ano. O blog vem sendo questionado para avaliar os primeiros sete meses do segundo governo Marcelo Déda (PT).

Não dá para fazer uma comparação com o primeiro governo. É lógico que no primeiro ano, em 2007, foram adotadas medidas não só de contenção, mas de mudança da máquina administrativa. Sem contar com os sérios problemas por conta da falta de certidões negativas para conseguir recursos federais.

Porém um detalhe importante difere os primeiros sete meses do segundo governo para o primeiro: Déda tinha assumido o governo com “sede” e vontade de administrar o Estado. Não só esmagadora parte do eleitorado sergipano tinha esperança no novo governo, como ele próprio, o governador demonstrava disposição para enfrentar os problemas, que foram muitos.

Nos últimos sete meses uma frase ecoa de muitos políticos e assessores próximos do governo: Apatia administrativa. Déda não mostra o mesmo pique inicial, não demonstra a mesma força administrativa e passa a impressão que está disposto a levar o segundo governo no chamado “banho Maria”, fazendo o tradicional “feijão com arroz” e ponto final.
E o que ajuda muito esta análise são os bastidores da política sergipana onde todos dão como certa uma candidatura de Déda ao Senado Federal. E parece que ele desviou o foco da gestão governamental. Neste caso serão nove meses a menos de mandato em 2014.

Mas como dizem que a esperança é a última que morre, quem sabe o blog está errado e o segundo governo de Marcelo Déda deixará marcas positivas na história de Sergipe.

Grave denúncia dos terceirizados do Hospital de Propriá
Servidores terceirizados do Hospital São Vicente de Paula, em Propriá, denunciam que foram convocados em pleno domingo, pela diretora do hospital, de nome Yolete, para em pleno domingo (ontem), às 8hs, participarem de uma reunião casa do ex-prefeito Renato Brandão.

Panfletos contra Paulo Britto
Os servidores que estiveram no local ficaram estarrecidos quando receberam um calhamaço de panfletos políticos assinados por Renato Brandão e o PMDB, para serem distribuídos a população por conta da renuncia do prefeito Paulo Britto nesta segunda-feira, 01.

Será que Déda e o secretário têm conhecimento?
Provas da reunião (inclusive gravação) foram colhidas e serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual como coação aos servidores terceirizados do Hospital. Será que o governador Marcelo Déda concorda com esta prática? E o secretário Antônio Carlos o que acha de tudo isso?

PT: Campo majoritário que endurecer regras para novas filiações
O Campo Majoritário do PT, grupo que agrega as três tendências hegemônicas do partido, pretende propor o endurecimento nas regras para filiação à sigla, hoje, após o segundo dia de seminário na capital paulista.A mudança consta no relatório do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que preside a comissão de revisão do estatuto do partido.

Proposta
A proposta é exigir um número mínimo de participações em reuniões da legenda, além do pagamento anual de uma taxa de contribuição -hoje cobrada de três em três anos.Ontem, após a primeira reunião, arrefeceu a teoria de que o Campo Majoritário irá defender formalmente uma mudança na regra das prévias para escolha de candidatos do PT. (FSP).

Mandato Avaliado
O deputado Federal Rogério Carvalho (PT) reuniu no último sábado, 30, eleitores e militantes da sua base política para realizar uma avaliação dos primeiros seis meses de atuação parlamentar e prestar contas dos compromissos assumidos em campanha.

Qualificação
De acordo com Rogério, o encontro é uma forma de qualificar ainda mais a sua atuação no Congresso Nacional, na medida em que fomenta a participação e o envolvimento dos eleitores nos principais debates em que o deputado sergipano tem participado e se posicionado. Outro objetivo do encontro foi de pautar um planejamento para atuação do deputado no segundo semestre.

Vadinho assume superintendência de Pesca em SE
O sociólogo e professor Genildo Alves Santos, mais conhecido como Vadinho, tomará posse hoje, 1º, como superintendente da Delegacia Regional da Pesca em Sergipe. A solenidade ocorrerá no auditório do Incra, em Aracaju, a partir das 9h.

Experiência
Vadinho é formado em Ciências Sociais, tanto em licenciatura como em bacharelado, e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Nos dois últimos anos, o novo superintendente da Delegacia da Pesca em Sergipe trabalhou para o Governo do Estado, gerenciando o Programa de Combate a Pobreza Rural, o Prosperar. Nesse período o Governo firmou parceria com 320 associações de comunidades rurais, conveniando 150 projetos.

Encontro do PCdoB.
Acontece HOJE, 01, em Aracaju o Encontro Estadual de Militantes do PCdoB, a partir das 18h, no Sindicato dos Bancários de Sergipe. O evento vai reunir a militância, lideranças políticas e dirigentes partidários de vários municípios sergipanos.

Conferências
A intenção é preparar as conferências municipais e a conferência estadual, que terão como tema de debate a construção partidária e as eleições de 2012. Além das lideranças locais, participará do encontro a vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, que é deputada federal por Pernambuco.

Conferências em todos os municípios
A meta é reunir nas conferências, que ocorrerão até o mês de novembro, mais de 5 mil filiados e constituir direções em pelo menos 60 municípios sergipanos. “Estas conferências terão como eixo principal o fortalecimento do partido e a preparação da militância e das lideranças para as eleições de 2012”, ressalta o presidente municipal do PCdoB em Aracaju, Hallison de Sousa.

Servidores de Umbaúba recebem reajuste
O prefeito de Umbaúba, Anderson Farias (PT), o "Professor Anderson", concedeu reajuste salarial de 6% para os servidores públicos municipais. O anúncio foi feito durante assembleia realizada nesta quarta-feira, dia 27, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Plano de Carreira
O adicional, que já vale para a remuneração do mês de julho, beneficia diretamente 450 concursados que recebem acima de um salário mínino e que estavam com defasagem salarial há mais de 12 anos. O evento também serviu para anunciar a criação de uma comissão partidária de discussão do Plano de Carreira dos servidores de Umbaúba.

Benefícios
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Umbaúba (Sindserv), Jossivaldo Alves, fala mais da ação da administração municipal. "Os servidores que recebem salário mínimo recebem reajuste todos os anos e os profissionais do magistério já foram beneficiados com o piso nacional. Agora, vamos tentar recuperar as perdas desses servidores", espera.

Ex-deputado Zé Rivaldo abre o jogo no Sarau
"Quem pratica corrupção tem parte com satanás, aqui tem muitos, pois não aceitarei me coligar com nenhum desses, eu disse, nenhum desses corruptos que mancham a política, quem se sentir ofendido que venha tomar satisfação comigo, aí sim, todos saberão os nomes deles". Dr. Zé Rivaldo (PMN) ex-deputado estadual e candidato a candidato a Prefeito de Aracaju no próximo ano.Veja entrevista com Ludwig Oliveira e Jozailto Lima no "Sarau Entre Amigos" clicando no link:  http://www.youtube.com/watch?v=UIUDjxKZQDo

Convenção dos Representantes Comerciais
O Fórum Permanente dos Representantes Comerciais,fundado em março, 2011, durante convenção da classe em Cuibã (MS), se reunirá dia 5 de agosto em São Paulo na Federação do Comércio local, onde uma extensa pauta será debatida, inerente aos problemas que atingem a categoria, como o Simples Nacional, compra de automóveis com incentivos, entre outros.

Sergipe estará presente
O Sindicato dos Representantes Comerciais de Sergipe estará presente com, Clovis Alcantara, presidente da entidade e  José Raimundo de Souza, vice-presidente da Arecom/SE. Os representantes de Sergipe informam que existe uma possibilidade do quarto encontro da categoria em setembro, ser realizado em Aracaju, no hotel Mercure.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Coloque em primeiro lugar a lealdade e a confiança; não se associe a ninguém que não seja tão bom quanto você, e não hesite em mudar quando estiver se enganado”. Confúcio.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais