Déda, irmãos Amorim e 2014

Os últimos meses serviram para mostrar que o governador Marcelo Déda e os irmãos Amorim, Eduardo (senador) e Edvan (empresário) foi fortalecida, independente da ciumeira de alguns  partidos. Déda vê como natural o crescimento da liderança dos irmãos Amorim e demonstra que deseja fazer de tudo para que o bloco que lhe dá sustentação hoje seja preservado não apenas para as eleições 2012, mas também para as eleições 2014.

Porém, em política o que é certo hoje, pode ser uma ruptura amanhã. Como é certa a candidatura de Eduardo Amorim ao governo estadual em 2014, com ou sem o apoio de Marcelo Déda, é correto analisar também que as outras lideranças do bloco, Jackson Barreto e Valadares, dificilmente romperão com o governador por conta das lutas travadas nas últimas eleições, juntos, mesmo antes de ganharam o governo em 2006.

E um detalhe importante: é impossível recolocar no mesmo palanque, como aconteceu em 2006, os irmãos Amorim e o ex-governador João Alves. Não por questões políticas, mas, sobretudo, por questões familiares. Ao contrário do que se pensa, as feridas familiares continuam abertas e sem menor chances de cicatrizarem em pouco tempo (Por exemplo, de novo, ontem,28, o deputado Mendonça Prado voltou a criticar os irmãos Amorim. “É guerra, então vamos a ela”, declarou).

Ou seja, se Déda não aceitar Eduardo Amorim para governador, eles sairiam sozinhos? Teriam cacife para ganhar sozinhos? Claro que não.

Mas até o final Déda lutará pela manutenção da aliança e ficará entre dois caminhos: um, mais fácil, que seria privilegiar seu projeto pessoal de chegar ao Senado Federal sem muitos esforços patrocinando um acordão que pode envergonhar a história política de Sergipe.

E o outro caminho é seguir seu rumo, defendendo a manutenção de um governo sem privilégios pessoais, honrando sua história e seus aliados.

Vocabulário
Alguém já notou que o governador deixou de usar no seu vocabulário algumas palavras tipo, “continuísmo, elites atrasadas, forças conversadoras…” Arrepare, Osmário!

Castelo de Cartas
O deputado Augusto Bezerra, depois de ontem, 28, receberá uma medalha de honra dos delegados de Sergipe. Na sessão onde a delegada Daniele Garcia falou sobre a operação “Castelo de Cartas”, Augusto foi deselegante, quando disse que “você são delegados do governo e não do governador”. Colocou em duvida a independência dos delegados de carreira. Sem contar que ele chamou alguns prefeitos de covarde, que foram convidados para participarem da sessão e não apareceram.

Sem perseguição
E justiça seja feita, depois do concurso para delegado o quadro mudou em Sergipe. Acabaram as perseguições políticas por conta de delegados indicados por lideranças em cada município. Os delegados são independentes e tem o reconhecimento de toda a sociedade sergipana. São homens e mulheres que lutam no dia a dia e que desempenham suas funções com afinco e responsabilidade.

Processo Fubras tramita com agilidade no TJ
Depois que o Ministério Público Estadual encaminhou a Justiça denúncia contra várias pessoas por conta do contrato da Fubras com o governo estadual, o processo encontra-se no TJ e tramita com a agilidade. Encontra-se agora com a célere e competente juíza Elvira Maria de Almeida Silva titular da 18ª Vara Civel. E pelo andar da carruagem não vai demorar muito nas mãos dela.

Agenda política
O governador passou toda manhã de ontem,28 recebendo individualmente alguns parlamentares. Depois almoçou com Jackson Barreto. Já a tarde o governador recebeu os prefeitos Enoque Salvador de Melo (Poço Redondo), Jailton Rocha (Cedro de São João), Antônio Dórea (Poço Verde), Luciano Bispo (Itabaiana), Ivan Leite (Estância), Fábio Henrique (Nossa Senhora do Socorro), e Ricardo Roriz (Santana do São Francisco).

Adierson Monteiro na Executiva Nacional
E o empresário Adierson Monteiro, que até então estava no comando da legenda, deixará seu filho Antônio Monteiro Neto como vice-presidente do partido, para fazer parte da Executiva Nacional."Eu me senti muito honrado com esse convite da cúpula do PSDB, que acredita que podemos somar ainda mais em Brasília, sendo uma renovação no meio, então me coloquei a disposição do partido”, disse.

Amigo pessoal
Adierson ressaltou também que na presidência estadual ficará um amigo pessoal meu e do ex-governador Albano Franco (PSDB), Roberto Góes. “Ele conta com nosso apoio para, junto também com Antônio Neto, continuar com o trabalho de crescimento do PSDB no estado, fazendo bons projetos para os Municípios em 2012", declarou Adierson Monteiro, de Brasília, na companhia de outros tucanos.

Enfim, PSDB e DEM juntos em SE
O PSDB e o DEM finalizaram seus ajustes sobre a aliança em Sergipe, visando, principalmente, as eleições de 2012 em Aracaju. Em nome dessa harmonia, o ex-deputado José Carlos Machado (DEM) foi convidado para integrar o ninho tucano, assumindo o cargo de secretário geral do partido na Comissão Provisória que será presidida pelo ex-deputado Roberto Góes até o final do próximo, após o período eleitoral.

Machado: reorganizar e fortalecer
Já o ex-deputado José Carlos Machado – que assumirá a 1ª secretaria – ressalta que foi convidado a integrar o PSDB de Sergipe a convite da presidência e do senador Aécio Neves (PSDB/MG). A meta é reorganizar e fortalecer o partido para formar uma aliança com o DEM em 2012. Dentre as prioridades estão à disputa pela Prefeitura de Aracaju ao lado do ex-governador João Alves Filho.

CPTur atuando na Orla da Atalaia
Este espaço, por várias vezes, cobrou ação da Cptur na área da orla de Atalaia, onde muita gente faz caminhada e, principalmente, ao final da tarde, jovens insistem em usar drogas no local. Um deles é no fundo do restaurante Cantina D`Italia. Mas a Cptur vem atuando com eficácia. Na terça-feira, 27, deteve três adultos e um adolescentes que estavam consumindo cocaína e maconha na praia de Atalaia. O Ciclopatrulhamento vem ajudando muito nas ações efetivas da Cptur.  Em menos de dois meses já são doze apreensões na área. Que a ação continue, para o bem não só dos sergipanos, mas dos turistas.

Projeto beneficia consumidores aproado em Comissão

O projeto de lei 786/2011 do deputado federal André Moura (PSC) que altera a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, estabelecendo que o prazo de prescrição relativo à cobrança de dívida do consumidor tem início na data de vencimento da dívida foi aprovado ontem,28, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal. A proposta agora seguirá para a apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Legislação clara
O deputado sergipano defende que seja vedada qualquer atualização da data, ou seja, a data de vencimento da dívida é a data inicial para contagem do prazo de prescrição do documento no registro negativo. Segundo André Moura o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma lei clara, moderna, bem escrita e cuja interpretação pelo Poder Judiciário tem sido normalmente afinada com o espírito da lei e a idéia de proteção e defesa do consumidor.

Tarifa de energia: beneficio para entidades filantrópicas
O deputado Rogério Carvalho participou da Reunião Ordinária da Comissão de Seguridade Social e Família da qual é integrante. Entre as votações que aconteceram ontem 28 foi aprovado o Projeto de Lei 1296/97, cujo Rogério é relator. O PL concede desconto na tarifa de energia a Entidades Filantrópicas. Este desconto vale para entidades beneficentes da área de saúde que atendam SUS em percentual de 80%, a crianças e idosos carentes.

Importância
“Tais instituições terão 40% de desconto nas tarifas. Para isso, alteramos a Lei 10.438 para incluir entidades filantrópicas ao lado dos consumidores da Subclasse Residencial Baixa Renda”, explicou o deputado que ressaltou que tais entidades são de fundamental importância para atender a este público vulnerável e, portanto, se faz necessárias ações que viabilizem o funcionamento destas instituições.

Aprovado parecer de Valadares Filho
A Comissão de Defesa do Consumidor, reunida ontem, 28, aprovou o parecer, em forma de substitutivo, do deputado Valadares Filho (PSB), ao Projeto de Lei nº 7.409/2010, que trata da obrigatoriedade das agências de automóveis, novos ou usados, informarem o valor dos tributos e eventuais multas para que o veículo possa circular livremente.O parecer de Valadares Filho foi pela aprovação do Projeto de Lei 7.409/2010.

Direito a informação
Para o deputado, a importância desse projeto é que ele obriga as agências de automóveis deixarem claro para o consumidor, antes de fechar a venda, todas as informações sobre o valor dos tributos que incidem sobre o veículo, a existência de multas e de registros anteriores que limitem ou impeçam sua livre circulação. “Os consumidores têm o direito de saber, antes de fechar qualquer negócio, exatamente qual o valor total que terá que desembolsar”, disse o parlamentar.

Cidade que cresce
O município de Nossa Senhora do Socorro dá claros sinais de desenvolvimento. Prova maior de que a cidade está de vento em popa é a inauguração do Shopping Prêmio que acontece neste sábado, 1. O centro de compras está localizado no Marcos Freire e é uma prova que de a cidade é bem administrada. O Shopping Prêmio vai gerar 1.560 empregos diretos, além de alavancar fortemente a economia local. E principalmente revigorar a auto-estima do povo socorrense. O município de Nossa Senhora do Socorro sempre foi conhecido como cidade dormitório, mas nos últimos anos a demanda por emprego cresceu a cidade já é vista como uma das que mais cresce no Estado.

Audiência pública em Malhador hoje, 29
Distante a 49 km de capital, a prefeitura de Malhador, através da Secretaria Municipal de Finanças realiza audiência pública orçamentária para o orçamento 2012 com objetivo de apresentar e discutir a Proposta da Lei orçamentária para 2012. Além de participar e tomar conhecimento, os munícipes, também discutirá sobre as ações e projetos na lei que estima a receita e fixa as despesas do município para o ano de 2012. A audiência acontece a partir das 9h no auditório da Escola Municipal José Joaquim Pacheco, localizado na Rua Ananias José dos Santos.

Ceinfa realiza festa em homenagem ao Dia do Idoso
O Centro de Integração da Família (CEINFA), realiza uma grande festa em homenagem ao dia do idoso. A instituição tem ao longo dos seus cinco anos de existência, um trabalho conceituado de assistência e acompanhamento de idosos das comunidades da zona norte de Aracaju.

Atividades especiais
Para confraternizar, celebrar e demonstrar a importância que o idoso tem para toda sociedade, o Ceinfa programou atividades especiais, com desfile, atrações culturais e palestra de motivação com o radialista Flávio Foster. O evento será realizado nesta sexta-feira, 30, às 14:30hs, na sede da instituição, à rua Idalicio Soares, bairro Veneza.

Defensor assume como membro de Conselho
O Defensor Público e um dos membros do Núcleo de Execuções Penais da Defensoria Pública do Estado, Anderson Amorim, foi empossado como integrante do Conselho da Comunidade durante solenidade realizada no Auditório do Sebrae. O Conselho fomenta a reinserção do preso na sociedade, melhorando as condições para que o ex-detento e sua família tenham mais acesso às políticas públicas e mais dignidade através de emprego, reduzindo, desta forma, a reincidência no crime.

MP lançará Programa Salve Idoso
Sexta-feira, dia 30 de outubro, acontecerá o lançamento do Programa Salve Idoso -Sistema de Aviso Legal por Violência, Maus Tratos ou Exploração contra a Pessoa Idosa. A solenidade será às 8:30h no auditório do Ministério Público de Sergipe.“O Programa nasceu da necessidade de coibir todas as formas de violência contra a  pessoa idosa, seja de cunho psicológico, físico ou patrimonial”, disse a Promotora de Justiça Dra. Berenice Andrade de Melo.

Palestrantes
Ela acrescentou que, na maioria dos casos, os agressores são pessoas próximas ao idoso, até mesmo familiares. Por tal motivo, as vítimas raramente tomam a iniciativa de anunciar aos órgãos competentes que sofreram violações a seus direitos.Os palestrantes da 1ª Primeira Reunião Ampliada para divulgação do SALVE serão  a Promotora de Justiça do Idoso e Deficientes, Dra. Berenice Andrade de Melo, o Dr. Roberto Gurgel, médico e diretor da Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira que representará a Sociedade Médica de Sergipe e o Dr. Antônio Cláudio Neves, Presidente do Conselho Municipal da  Terceira Idade.

Projetos para audiovisual I
Mais um audacioso projeto está prestes a ser lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ele chama-se Projeto Orlando Vieira e consiste em um pacote de ações que beneficia a área com investimentos que ultrapassam os R$ 150 mil reais. A iniciativa visa desde a exibição de filmes com acesso gratuito até um Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais de Curtas Metragens.

Projetos para audiovisual II
Vale lembrar que ambos os projetos foram construídos em parceria com o Fórum de Audiovisual, o que legitima ainda mais a iniciativa. “Nós da Secult fizemos questão de nos reunir com o Fórum do Audiovisual para apresentar os projetos, discutir pontos importantes e ouvir as sugestões deles. Isso é muito importante e construtivo”, defende gestora de Cultura, Eloísa Galdino.

Teatro Atheneu
A licitação para finalização da obra do Teatro Atheneu foi concluída e até o fim do ano o teatro deve ser reaberto. A obra física que havia sido finalizada aguardava apenas a instalação do equipamento cênico para que o teatro voltasse a funcionar. Graças a um convênio pleiteado pelo Governador Marcelo Déda e pela Secretária de Cultura, Eloísa Galdino, Sergipe recebeu quase R$ 2 milhões do Ministério da Cultura para compra do material, e em breve a população sergipana terá um novo teatro para apresentações culturais e artísticas.

CTB-SE apoia greve dos bancários
"Nada justifica um reajuste de 8%, principalmente, diante do lucro exorbitante que os maiores bancos acumulam a cada ano". Este é o posicionamento de Edival Góes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-SE -, em relação à contraproposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) às reivindicações dos bancários. Para a entidade, o percentual representa um ganho real de apenas 0,56%, nada se comparado aos mais de R$ 27,4 bilhões de lucro que os maiores bancos do país obtiveram somente no primeiro semestre deste ano.

Reivindicações
A categoria reivindica 12,8% de aumento, ou seja, 5% de ganho real mais a inflação, fim da rotatividade, mais contratações, combate ao assédio moral, melhoria no atendimento aos clientes e igualdade de oportunidades. Sem acordo, os bancários rejeitaram a proposta da Fenaban e entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira, 27, em todo o país. A CTB-SE considera justa a paralisação e estará ao lado da categoria dando apoio enquanto perdurar a mobilização. "Os bancários merecem respeito. Esperamos que os banqueiros revejam suas posições e apresentem uma nova proposta que assegure um ganho real decente à categoria", diz Edival.

Portugueses buscam parcerias em Sergipe I
Sergipe poderá em breve intensificar as transações comerciais com Portugal e receber investimentos europeus. Essas possibilidades começaram a ser discutidas por um grupo de sete empresários portugueses que realizam até sexta-feira, 30, uma série de visitas às companhias do Estado.Eles buscam conhecer o mercado sergipano e analisar a aceitação de seus produtos. Caso os resultados sejam satisfatórios, poderão ser firmadas parcerias com empresas locais para a distribuição das mercadorias e serviços e futuramente a realização de investimentos para a fabricação dos itens em solo sergipano.

Portugueses buscam parcerias em Sergipe II
O encontro dos portugueses com os empresários sergipanos faz parte das ações do Projeto de Internacionalização de Empresas desenvolvido pelo Sebrae. Em abril deste ano, a entidade recebeu a visita da diretora da Associação Industrial de Aveiro( Ainda) para identificar possíveis parceiros comerciais. A meta de prospectar negócios também levou o Sebrae e um grupo de empresários a visitar Portugal e Angola em julho.

IIº Simpósio Educação e Comunicação
De 24 a 26 de Outubro de 2011, o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade (GECES) – CNPQ/UNIT do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – PPED, em parceria com o Núcleo de Educação a Distancia (NEAD) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) desta Universidade promovem o IIº Simpósio.LOCAL: Campus Farolândia da Universidade Tiradentes em Aracaju/Sergipe. Mais informações: http://ww3.unit.br/simposiodeeducacao/

“Senhor dos Passos em todos os Passos” exposta em Minas
E o repórter fotográfico Márcio Garcez continua levando Sergipe para o Brasil e o mundo. Desta vez está expondo o

Uma das fotos da exposição de Márcio Garcez.

trabalho “Senhor dos Passos em todos os Passos" – documentação de toda a procissão do Senhor dos Passos em São Cristóvão – no Festival de Fotografia de Juiz de Fora (MG). Quem desejar conhecer o trabalho é só acessar: http://www.acessa.com/cultura/arquivo/producao/2011/09/27-exposicao/

Surfistas sergipanos disputam participação em programa Global
Os surfistas sergipanos Carine Gois e Williyam de Santana estão na final da promoção para participar da terceira  edição do programa “Nas Ondas”, que faz parte do Verão Espetacular 2011/2012 da rede Globo. Depois das inscrições foram selecionados 10 homens e 10 mulheres que concorrem a quatro vagas (duas para cada gênero). A votação popular vai até o dia 8 de outubro. (JC/Kleber Santos)
Quem desejar ajudar os sergipanos é só acessar: http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/nasondas3.html

II Encontro de Botafoguenses – Feijoada
Com uma ótima vendagem de ingressos o – II Encontro de Botafoguenses de Sergipe – será um sucesso total até por que cerca de 70% dos ingressos já foram vendidos, aproveite e vá a uma das lojas "Competir Sport" e adquira o seu.O evento contará com a presença de um ex-atleta já definido, sorteio de brindes e muito mais animação, não perca, terá um público maior que o do ano passado. Qualquer dúvida é só ligar para (79) 9977-3304 e (79) 8866-6572. Clique no link abaixo e veja slide com fotos: http://www.youtube.com/watch?v=VqoAq9-dOvI&feature=related

PELO TWITTER

Saco estourado
www.twitter.com/marciorocha1 Tem gente que reclama demais de tudo. Acho que deve ter hemorróidas do tamanho de bolas de bilhar.

Vontade de vencer
www.twitter.com/Narcizo_Machado Acordei com a certeza, de que a vida só vale a pena, se acreditarmos no q verdadeiramente somos, não no que as pessoas querem fazer de nós!

Não tem outra: racismo herdado dos pais
www.twitter.com/mc_jornalista RACISMO: Numa quadra observo crianças que vão jogar. Uma delas insiste: "O pretinho não". Um menino pobre e preto também queria brincar.

Politicagem paraguaia
www.twitter.com/UsielRios Documento falso é falsidade ideológica, mesmo que seja pra salvar mandato.

Esquecem do próprio umbigo
www.twitter.com/pedrocarregosa Em Aju tem profissionais Kami Kases! Vão para o sacrifício, perdem tudo o que tem para ver o outro ser destruído! Comigo não funciona, viu?

Só você pode mudar de atitude
www.twitter.com/antoniooviedo1 Hoje eu tô meio triste. E infelizmente, ninguém pode fazer nada para mudar esse pensamento. Estou limitado e talvez, até por culpa minha.

Coronelismo moderno
www.twitter.com/FalaSergipe Será que não tem outro jeito de fazer política sem fazer o povo de massa de manobra? Esse é um jeito cafona de fazer política, arcaico.

Do quanto pior, melhor
www.twitter.com/cristiangoes por Oswaldo_Vilela Sergipe tem uma oposição medíocre, vazia, que não estuda, que não lê, que não se prepara, que não é séria, que não propõe…uma tragédia!

Armação ilimitada
www.twitter.com/ahcor_sevla @eugenio_nas Disparo de arma de fogo na Ass Legislativa: ainda bem que ñ foi um PM, senão poderiam dizer que foi tentativa de golpe militar.

E Como disse Douglas, chama a criminalista já!
www.twitter.com/FalaSergipe O Edvan anda dizendo que as digitais de @MendoncaPrado estão no seu birô desde a primeira eleição para vereador

DO LEITOR

Terceirizados da Sefaz exigem respeito
Comentário de Breno “Até quando vai e vale o sofrimento? Como seria se os mais de 300 terceirizados da Sefaz que estão com o retroativo 2010/2011 já homologado em convenção coletiva no valor de aproximadamente R$ 750,00 resolvessem cruzar os braços ou pedissem demissão em massa? Será que estes guerreiros que deveriam ser mais valorizados assim fizessem os serviços ficariam normal ou teria algum problema? O prazo final que foi no mês de julho já se esgotou e pelo jeito vai chegar o final de ano e nada.E o pior o valor a ser pago referente 2011/2012 já está em homoloação e nisso os terceirizados que deveriam receber  R$ 617,00 estão recebendo ainda R$545,00. Será que estes mais de 300 guerreiros estão trabalhando com felicidade.Os terceirizados da Sefaz exigem respeito e consideração logo o serviço e bem prestado porém mau recompensado”.

Denúncia contra programa “Casa Nova, Vida Nova’, em Lourdes
E-mail de Cleovansortenes dos Santos (conhecido por Keto) em nome dos beneficiários: “Nós, beneficiários de um conjunto habitacional do programa “Casa Nova Vida Nova” do Governo Federal, localizado em Nossa Senhora de Lourdes/SE, de acordo com prerrogativas, direitos e deveres previstos na Carta Magna, em relação ao referido conjunto, ora inacabado, faltando ainda à infra-estrutura viária e o saneamento básico, solicitamos a intervenção deste órgão, no sentido de que tais obras sejam fiscalizadas, concluídas e as casas sejam entregues as pessoas inscritas para tal fim, em razão de atender uma das necessidades indispensável à dignidade da pessoa humana, pois já se passaram mais de quatro anos desde o início das obras e, segundo informações do Gerente da Caixa Econômica de Propriá/SE, todo o dinheiro para o projeto já foi liberado, ocasião em que expomos os seguintes motivos:Os imóveis encontram-se deteriorados por vândalos e pela ação da natureza, devido ao abandono; Ocorreram furtos de objetos das casas, a exemplo de portas, pias, vasos sanitários e etc; Falta de vigilância para proteger e evitar o vandalismo nos referidos imóveis; As pessoas inscritas necessitam dos imóveis para morar, pois continuam em situações precárias pagando aluguel e sem condições para arcar com tal despesa; A Caixa Econômica já liberou todo o dinheiro para a realização completa da obra, no entanto, a mesma ainda não foi concluída e falta muita coisa a fazer; O prazo para conclusão da obra está prejudicado, tendo em vista que já se passaram mais 04 (quatro) anos desde o seu início; Por se tratar de casas construídas com dinheiro público, obra realizada através do Programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, as pessoas responsáveis deveriam ter mais zelo e compromisso, observando-se o cumprimento da Lei.Vale ressaltar que no dia 27/04/2011 pessoas que não estão inscritas invadiram o referido conjunto e ainda começaram a negociar as casas trocando-as por aparelho celular e por qualquer objeto de valor insignificante. Porém, através de ordem judicial, as pessoas invasoras já foram desapropriadas e deixaram as casas”.

ARTIGO

Greve incomoda?  –  Meirivone Ferreira de Aragão *

A greve incomoda. E é esse o seu objetivo. Toda relação se constrói e sobrevive na base do respeito mútuo e do diálogo. Mas quando uma das partes se recusa a conversar e quer apenas impor o seu injusto ponto de vista, aproveitando-se das fraquezas da outra, torna-se necessária alguma ação para conduzir as coisas ao seu devido prumo.

No amor, são inúmeras as possibilidades. Na relação de trabalho também, mas este é um terreno onde existe lei regulando os procedimentos e apontando como justo, legal e constitucional a paralisação das atividades pelos trabalhadores como forma de forçar o patrão a retomar o diálogo. Antes dessa conquista se elevar à categoria de direito fundamental, assim assegurado na Constituição Federal de 1988, houve lutas sangrentas com perdas para toda a sociedade. Optou-se pela greve por ser um meio pacífico por excelência, livre exercício do direito de resistência sem armas, convencendo o capital que sem a força produtiva dos trabalhadores ele não sobrevive e, como o sistema teme a morte mais que os humanos, precisa sentar, negociar e ceder. Mas o sistema é ingrato e não se conforma em depender de quem não sabe a diferença de um vinho envelhecido em barris nobres europeus que rega as suas orgias, para o de garrafão que os trabalhadores tomam nas festas familiares, comemorando o nascimento de um filho, um casamento… os valores realmente são diferentes e não ?valem? hoje na balança de quem há muito pouco tempo sequer sabia localizar a Europa no mapa… talvez ainda não saiba… talvez o conhecimento do vinho seja adquirido em manuais… o que importa é ter o poder. E não é da natureza do poder ceder, respeitar, valorizar, ouvir, dialogar.

A greve foi feita e cantada por muitos dos atuais negociadores dos bancos públicos, quando tomavam vinho de garrafão em comemorações de valores familiares, quando sabiam o que é sair de casa para cumprir jornada de trabalho sem hora para terminar e sem o pagamento da jornada extraordinária, quando eram vítimas de assédio moral, quando deviam cumprir metas para receber o salário… no sertão nordestino tem um ditado que diz: ?Quem era Naninha, nem cabelo tinha…? E haja esquecimento!

Por isso o legislador constitucional previu a greve, para incomodar o poder, para incomodar o cidadão que deve se indignar, sim, mas para se juntar ao coro dos que não são ouvidos. O poder, o patrão, já tem a mídia e, por vezes, outros muitos setores a seu favor, não precisa da voz do povo.

Muito sabiamente os bancos procuram a Justiça e buscam os interditos para sufocar essa voz. E muito estupidamente, por vezes, a Justiça se volta contra os trabalhadores e rasga a Constituição. Por outro lado, chega a ser emocionante ler uma decisão que nega uma liminar e reconhece o óbvio, o justo e o bom: o direito de greve deve ser exercido pelos trabalhadores, sem mordaças, sem polícia, como assegurou a Constituição. Aliás, polícia é para quem precisa, já dizia a canção… e os trabalhadores que lutam por condições dignas não são bandidos. Parabéns aos magistrados que decidem com alma e conhecimento jurídico não superficial.

Que em mais um ano de luta, a greve incomode a quem precisa, faça valer a força e a voz dos trabalhadores bancários no país, reabrindo as negociações em bases dignas. Que os Poderes respeitem esse maravilhoso instrumento social acolhido no mundo jurídico, mas muito mais que os bancários entendam que interdito pode abrir porta de agência, mas não obriga a consciência e nem impede a paralisação. Portanto, percam o medo dos interditos, desliguem os celulares e mostrem quem sustenta de verdade o sistema financeiro do país. Boa sorte!

* Meirivone Ferreira de Aragão é advogada e assessora jurídica do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A verdade marcha e nada conseguirá detê-la”.Émile Zola, escritor francês que morreu em 29 de Setembro de 1902.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais