Déda, JB e um vácuo no poder

Apesar de alguns setores da imprensa sergipana noticiarem que o governador em exercício, Jackson Barreto (PMDB) tem a determinação do governador licenciado Marcelo Déda (PT) para promover as mudanças que desejar no governo estadual, o comentário nos bastidores é outra história.

Não há qualquer tipo de divergência ou desconfiança por parte do governador com o seu vice, mas por não ter ainda o diagnostico dos três primeiros tratamentos de quimioterapia, Marcelo Déda ainda não decidiu se vai priorizar a recuperação de sua saúde ou alternar o tratamento com a administração do Estado.

Muitos amigos e familiares entendem que neste momento que Marcelo Déda deve ter como foco prioritário a recuperação da saúde dele e dedicação total com o tratamento. O estresse normal de um governo – principalmente no momento atual – não é benéfico para quem precisa de total repouso para total recuperação.

O atual impasse com o Legislativo nada mais é do que fruto do excesso de republicanismo do governador Marcelo Déda. Quando teve uma maioria folgada não soube, habilmente, tratar os deputados transformando-os de aliados momentâneos para correligionários políticos de verdade.

Chegou o momento de Marcelo Déda mostrar se realmente é um homem sagaz. Um político com um vasto conhecimento, mas que não consegue colocar em prática o seu saber.

O sábio tem a consciência de que nos momentos mais difíceis, onde o tempo é curto, quem pensa muito perde o caminho da oportunidade.

O governo estadual vive um vácuo de poder sem precedentes.  Jackson é governador, mas não tem “sinal verde” para implementar o seu ritmo de governo. Já Déda, está “afastado”, mas continua tocando o governo também. Ou seja, Jackson prefere apenas tocar o governo com a mesma música de Déda, mesmo sabendo que é necessário trocar não só a música, mas  o ritmo e uma parte do conjunto que está fora do compasso.

O ano de 2013 está chegando e o tempo urge para quem deseja participar efetivamente das eleições 2014, não apenas como coadjuvante.

Chegou o momento de agir, de audácia, coragem e desapego.   

Na Bahia
A convite do governador Jacques Wagner, Marcelo Déda foi de São Paulo direto para Bahia onde passou o final de semana. Ao retornar ontem a Aracaju ele postou no twitter: “Já em Aracaju, depois de ter recebido a hospitalidade e o carinho de Jacques e Fátima, em Salvador. Obrigado, queridos amigos!”

Escola de Esportes do bairro Santos Dumont 
O blog já elogiou a implantação da Escola de Esportes no bairro Santa Maria. Uma verdadeira obra de inclusão social pelo esporte através do governo estadual, numa parceria de várias pastas, entre elas a Secretaria de Esportes, e da Ação Social e a de infraestrutura que construiu a obra.

Escola de Esportes do bairro Santos Dumont  II
O blog recebeu no final de semana e-mail de um leitor do bairro Santos Dumont informando que a Escola de Esportes que estava sendo construída no bairro Santos Dumont está paralisada há seis meses. Um absurdo! Qual a prioridade do atual governo? Com  a palavra os secretários Maurício Pimentel (SEEL) e Valmor Barbosa (SEINFRA).
                                                                                                                                                                                                                                                              
Proinveste – Estão acreditando no esquecimento do povo
Pelo jeito os deputados que não querem aprovar o Proinveste estão acreditando no esquecimento do povo em 2014. É brincadeira colocar a disputa eleitoral acima dos interesses da comunidade. O deputado Gilson Andrade  pediu vista. Depois outro do grupo.   Num país sério muita gente teria vergonha de sair de casa, mas é o Brasil, onde a demagogia prevalece sempre.

Recursos próprios

A imprensa já divulgou por várias vezes que o tratamento de saúde do governador Marcelo Déda em São Paulo é custeado pelo plano de saúde dele e com recursos próprios  e dos familiares nos exames que não são cobertos pelo plano. Na semana passada um ouvinte do programa de Gilmar Carvalho fez duras criticas dizendo que o governo estadual está pagando as despesas. O ouvinte pode não saber, mas Gilmar Carvalho está careca de saber que as despesas não são pagas pelo erário. Mas ele fez questão de não informar ao ouvinte. Fica a reflexão para o leitor.

Seminário Nacional ações afirmativas, Direitos Humanos e Cidadania
A PROEST, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e o PAAF-UFS, Programa de Ações Afirmativas, convidam a todos e todas para participar do I Seminário Nacional Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Democracia, com o tema "Ações Afirmativas e Universidade: Panorama, Desafios e Perspectivas", nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2012, na Cidade Universitária Prof. Aloisio de Campos, no Campus São Cristóvão. O evento tem como objetivo discutir as Políticas de Ações Afirmativas no contexto das universidades brasileiras. Inscrições gratuitas no local com certificação de 20 horas.

Trânsito
Contando com a conivência das autoridades às quais compete a fiscalização do setor, empresários transformam alguns locais da cidade em ponto de exposição das propagandas de seus produtos. Para isso, utilizam-se de veículos, geralmente caminhões tipo baú. Como exemplos,  a Avenida Beira Mar, ao lado de um pódio da Federação Sergipana de Remo e o estacionamento da praça de esportes do Jardim Esperança, bem defronte à confluência da Tancredo Neves com a artéria recentemente aberta para desvio do tráfego em razão da construção de um novo viaduto. Já existiu um terceiro ponto, perto do Parque dos Cajueiros, ao lado do bar Última Sessão. Este último, porém, não tem sido utilizado, nos últimos dias.

Trânsito II
Ultrapassar pela direita é falta grave. Mas essa prática condenável, porque é perigosa, está se tornando rotina, em Aracaju. Os principais protagonistas desse absurdo são os motoqueiros, que também praticam o chamado zigue-zague. Será que adianta apelar para a SMTT/DETRAN/CPRV?

Caratecas de Sergipe treinam duro para disputar mundial no Chile
Sob a coordenação do professor Yoacan Jocelis caratecas de Sergipe estão treinando  duro para o Campeonato Mundial de Artes Marciais Escolares que será disputado no período de 10 a 17 de Nombro na cidade de Puerto Monte, no Chile.  São atletas dos colégios Salesiano, Arquidiciocesano, IDFG e Ronald Bruce.

Caratecas de Sergipe treinam duro para disputar mundial no Chile II
A equipe: Yonara Yasmim (Salesiano); Yara Yane (Salesiano); Fernanda Louise (Arquidiocesano); Letícia Danielly Souza (Salesiano); Larissa Rayanne Alves dos Santos (Aquidiocesano); Danilo Jeferson de Brito Melo (Arquidiocesano); Keven Diogo Vieira de Oliveira (Arquidiocesano); Sayonara da Conceição Araújo (Arquidiocesano); Wallison (IDFG); Tarciane (Ronald Bruce); Kevin Oliveira da Silva (Arquidiocesano); Luigi Oliveira da Silva (Arquidiocesano) e Evila Maria de Oliveira Santos (Arquidiocesano).

Trivela Aracaju
O cantor Durval Lelys – e toda trupe da banda Asa de Águia – aporta sua Trivela, no dia 10 de novembro, na praça de eventos da orla de Atalaia, em Aracaju. Conhecido pela sua irreverência, Durval preparou um repertório misto de músicas inéditas e antigos sucessos para apresentar aos milhares de fãs, que aguardam o evento com muita expectativa.

Atrações
Além do axé musica da banda Asa de Águia, também vai garantir os agitos da festa a banda de forró Garota Safada. A abertura dos portões do evento, assinado pelo Augustu`s Produções, será às 16h e o início dos shows às 17h. Ingressos/ camisas de pista e camarote à venda na Central do Pré-Caju, no Shopping Riomar. Associe-se ao bloco Cerveja & Coco para o Pré-Caju 2013 e ganhe ingresso de camarote para festa. Promoção limitada.

“Radioca” estreia na programação da Aperipê FM
Com a constate proposta de difundir a educação, cultura e jornalismo cidadão, estréia segunda-feira, 5, das 9h à 10h da noite, na Aperipê FM, o programa Radioca, uma produção da Rádio Educadora da Bahia, retransmitido em Sergipe em parceria com a Fundação Aperipê.

Programa semanal
Radioca é um programa de rádio semanal, todas às segundas-feiras, focado na nova música brasileira, aquela fora da grande mídia, que vive a margem de rádios e tvs, que em sua grande parte é taxada e sobrevive como independente. A nova música brasileira de fato, sem fronteiras, preconceitos, movimentos e bastante criativa. O programa se propõe a mostrar essa nova geração da nossa música em suas várias vertentes, rock, jazz, samba, frevo, eletrônica etc, com foco em seus artistas e em toda sua cadeia produtiva, com discussão sobre o mercado e seus rumos.

Produção
O programa, idealizado, produzido e apresentado por Luciano Matos, Beto Barreto e Ronei Jorge, traz lançamentos de CDs, quadros especiais, entrevistas, reportagens, informações e claro, muita música.O programa Rede Local, que é veiculado às segundas- feiras, será transferido para os sábados 9h à 10h da noite.

Semana do Aposentado do BB
Como ocorre todos os anos, no mês de novembro, as entidades representativas do funcionalismo do Banco do Brasil unem esforços para realizar a Semana do Aposentado, evento consagrado aos aposentados e pensionistas do BB. Amanhã, 06.11, acontecerá a abertura da IX edição, com uma palestra a ser proferida no auditório da SUPER/BB, pelo renomado intelectual JORGE CARVALHO DO NASCIMENTO. Professor, jornalista, escritor, pesquisador e historiador, JORGE CARVALHO abordará o tema “Imprensa e Cultura”. Atualmente, o palestrante exerce o cargo de diretor-presidente da SEGRASE – Serviços Gráficos de Sergipe (Imprensa Oficial do Estado). Após a palestra, será servido o tradicional Café da Manhã. A abertura da Semana do Aposentado está prevista para as 8 horas.

Resumo da programação
Além da abertura, já enfocada, a programação elaborada constará de: 07.11 – quarta-feira – sessão de cinema, no Sindicato dos Bancários, às 15 horas. Será exibido o filme “A COMUNIDADE”. 08.11 – quinta-feira, às 19 horas – Missa em Ação de Graças – Paróquia São Domingos Sávio. 09.11 – Sexta-feira, às 7 horas – Manhã de Lazer, na AABB Aracaju.

Encerramento
O encerramento da Semana do Aposentado dar-se-á no sábado, 10.11, às 12 horas. Serão homenageados CAMILLO CALAZANS DE MAGALHÃES, grande benemérito da AABB Aracaju, falecido em fevereiro deste ano, e os três aposentados do BB em Sergipe mais antigos. São eles: JOSÉ OSWALD SOUZA NUNES, JOÃO RAULITO RIBEIRO NUNES e WALTER DINIZ BITTENCOURT. Após a solenidade, acontecerá um almoço de confraternização.

Entidades
As entidades promotoras são AABB ARACAJU, AAFBB, AFABB, ANABB e SINDICATO DOS BANCÁRIOS, contando com o apoio do BB e da CASSI.

Flagrantes esportivos
Conhecidas as quatro equipes da série A-2 que disputarão o cruzamento olímpico que apontará as duas agremiações promovidas à série A, em 2013. Estanciano, Dorense, América e Boca Junior. /// O Manchester City anuncia que pretende contratar o craque brasileiro Neymar, do Santos e da seleção brasileira. /// Fluminense empata com o São Paulo, no Morumbi, por 1 a 1 e mantém a liderança do campeonato brasileiro da série A. Os artilheiros da partida foram Luiz Fabiano e Fred. /// Pela tabela da Copa do Nordeste, já divulgada oficialmente pela CBF, o Confiança vai estrear no dia 20 de janeiro, no Batistão, contra o Fortaleza. /// Enquanto isso, o Itabaiana terá pela frente o ABC de Natal, com o jogo sendo realizado na capital potiguar. /// Dirigentes do tricolor estão insatisfeitos com a tabela organizada pela CBF. Acontece que seus três primeiros compromissos em casa serão realizados em dia de semana: quarta-feira. /// O regulamento da Copa do Nordeste prevê que a competição terá, inicialmente, quatro grupos formados por quatro equipes. As duas melhores de cada grupo passam para a fase seguinte da competição. Na terceira fase, o sistema será o famoso mata-mata, com jogos de ida e volta. As finais serão disputadas nos dias 10 e 17 de março. COMENTÁRIO – Desacostumado, há muito tempo, a assistir a bons espetáculos, espera-se que o torcedor sergipano prestigie os jogos da Copa do Nordeste, quando teremos em nossa capital o que há de melhor no futebol de nossa região. O Confiança está se preparando a contento, para realizar uma boa campanha. Já o Itabaiana, nem tanto. SELEÇÃO BRASILEIRA – O Brasil vai enfrentar a Colômbia, no próximo dia 14, nos Estados Unidos. FRED e LUIZ FABIANO – Em entrevista concedida ao jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, o técnico Mano Menezes disse que tanto Fred quanto Luiz Fabiano têm chances de convocação para a seleção nacional.

Curtas
Julgamento de Rita Lee será na próxima quinta-feira. /// ENEM contou com mais de 5 milhões de participantes. /// Zezinho Guimarães retorna ao Conselho do SEBRAE. /// PSB vai analisar voto da deputada Maria Mendonça na eleição para o Tribunal de Contas. /// OBAMA assume a liderança nas pesquisas. Pleito para presidente dos Estados Unidos será amanhã. /// Furacão/tempestade fez muitos estragos na costa leste dos EUA. /// LULA orienta petistas no sentido de evitar choques com o PSB. /// Aécio Neves é a bola da vez da oposição, mas pretende defender teses progressistas. /// Parlamentares do PT insatisfeitos com acordo que devolve a presidência da Câmara ao PMDB. /// O SENADO vai continuar sendo comandado pelos peemedebistas. /// Serra está cotado para presidente do PSDB. /// FHC volta a criticar os tucanos. O partido precisa renovar-se. Declara o ex-presidente da República. /// Marina Silva sonha com terceira via em 2014. /// Vereadores correm para aprovar o que falta do Plano Diretor. /// Já o Estatuto do Servidor Público Municipal parece que vai ficar, mesmo, para 2013. /// Francisco Gualberto poderá deixar a liderança do governo na Assembléia Legislativa. /// Ministro Joaquim Barbosa participará da solenidade de encerramento do Encontro Nacional do Judiciário, amanhã, em Aracaju. /// UNIT concede título de DOUTOR HONORIS CAUSA ao ministro sergipano Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto. /// Belivaldo Chagas aguarda decisão da Justiça quanto ao mandado de segurança impetrado relativamente à eleição para o TCE. /// Proibição dos táxis-lotação baseia-se em falta de licitação. E os ônibus? Há, aí, uma grande incoerência. /// Augusto Bezerra defende instauração de CPI para a saúde.

PELO TWITTER

www.twitter.com/rosangeladoria  Num país como o Brasil, eleição deveria ser num dia e posse no outro. Se há maus gestores, três meses pode ser um caos para a população!

www.twitter.com/WilliamFonseca  Passado, Presente e Futuro, são apenas convenções da mente humana para conseguirmos viver socialmente.

www.twitter.com/ JornValeriaLima  A humanidade é desumana, mas ainda temos chance, o Sol nasce pra todos. BEM VINDO NOVEMBRO.

www.twitter.com/cleoness  As vitórias buscam os vencedores. Mas, os vencedores sempre nascem de grandes vitórias!

www.twitter.com/PedroASMenezes  Ate quando os sergipanos ficarão reféns de certos políticos e radialistas? São chantagens e mentiras diárias através de concessões publicas.

www.twitter.com/frednavarro  Shakespeare falava mal da Inglaterra. Dante, da Itália. Goethe, da Alemanha. Os grandes sabem criticar. Os pequenos, só aplaudir.

ARTIGO

CNJ e a mudança de cara. É preciso um conselho para os TC`s

O poder judiciário continua alimentando suas mazelas, oriundas de um comportamento corporativista e de uma cultura burguesa de servir ao sistema a qualquer custo. A um custo que sempre foi muito alto.
A sociedade brasileira, e aí se inclui também os pobres, sempre sustentou com seus impostos um poder que fez e faz questão de ostentar riqueza, uma riqueza afrontosa, com juízes recebendo altíssimos salários, com portentosos prédios onde o uso exagerado de granito e blindex sempre foram destacados. Veículos de último modelo, gabinetes luxuosos e refrigerados, tudo isso para ter um “poder” que sempre se mostrou distante das classes menos abastadas ou como é dito popularmente, um “poder” no qual a pobreza nunca teve acesso.

O poder judiciário sempre teve uma imagem amedrontadora, até estando coberto de razão, um pobre treme de medo em ter que sentar-se diante de um juiz, não por outro qualquer aspecto, mas pela certeza de que a justiça ali praticada, dificilmente será em seu favor.
Quantas pessoas ordeiras e honestas não já foram sentenciadas injustamente, em razão ter enfrentado nos tribunais, acusações inverídicas de um rico, promovidas por influentes e caríssimos advogados. Tudo isso sob a aquiescência de um poder que se estabeleceu para proteger o sistema e atuar em favor da elite. Aqui não pretendemos sequer citar a venda de sentenças e outras aberrações.
Mas o país vive em constante transformação, porque a democracia tem teimado em se estabelecer entre nós, custe o que custar, e no bojo dessa democracia ainda capenga, surgiu um fato que tem contribuído bastante para devolver à sociedade, a esperança de ver um poder judiciário atuando em benefício da população de forma indiscriminada, ou se isso não for possível, que ao menos sejam punidos os corruptores dessa finalidade.
Esse fato que restitui a  esperança de todos  atende pelo nome de CNJ, Conselho Nacional de Justiça.
Criação de um Conselho para controlar ação dos Tribunais de Contas – Aproveitando que Aracaju sediará a partir de hoje, 05, o VI Encontro Nacional, no qual serão discutidas as prioridades específicas de trabalho e a fixação de metas a serem alcançadas pelos tribunais, encaminho como sugestão, que seja discutida a possibilidade de se criar algo no país que possa controlar a ação nefasta de alguns Tribunais de Contas, que abandonaram a condição de órgão auxiliar do Poder Legislativo, e se transformaram num quarto “Poder”, com estruturas caríssimas, cargos vitalícios e a prática insaciável do antigo “nepotismo direto”, que hoje passou para a categoria de “nepotismo cruzado”, beneficiando parentes e agregados.
Exemplo – Esses Tribunais de Contas têm atuação questionável, apenas para exemplificar, há mais de trinta anos que o sistema de transporte coletivo funciona de forma clandestina, sem licitação, e sem medo do tribunal de Contas, diga-se de passagem, numa clandestinidade oficial, na qual existe o recolhimento de taxas municipais e uma relação harmoniosa com a municipalidade, enfrentando ao longo do tempo denúncias de que a clandestinidade sobrevivia em troca do financiamento de campanhas eleitorais.
O curioso é que em mais de trinta anos, não apareceu ninguém que exigisse de verdade, que fosse promovida a licitação, nem mesmo o Tribunal de Contas, visto que trinta anos é tempo de sobra para se elaborar um edital. Ou não?
Na contramão da cidadania – O fato é que em alguns Estados os Tribunais de Contas ainda insistem em atuar na contramão da cidadania, servindo de cabide de emprego para políticos em final de carreira e atuando de forma conivente com gestores irresponsáveis e inescrupulosos.
Que venha o CNT- Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, e se possível que antes disso venha o cumprimento à constituição para que os cargos de conselheiro, (cargo público) sejam preenchidos pela via do concurso público, assim como são preenchidos os cargos de juízes, ou em última hipótese que seja rasgada a nossa Constituição Cidadã, como era denominada pelo saudoso Ulisses Guimarães.

ARTIGO

É preciso chamar o feito a ordem – Messias Gonçalves

No Brasil, graças a Deus e a muitos que sacrificaram as suas vidas, vivemos no regime democrático, republicano e presidencialista. Onde os poderes, executivo, legislativo e judiciário, convivem independentemente e harmônicos entre si. Os nossos representantes nos poderes são escolhidos em disputas através de eleições diretas, para os cargos de presidente e vice-presidente da república, governadores e vice-governadores, para o executivo, senadores, deputados federais, estaduais e vereadores para os legislativos, federal, estaduais e municipais.
Já para o judiciário, são escolhidos indiretamente, salvo juízes e promotores, que se submetem aos concursos públicos. Cabe aos ocupantes do executivo, escolher geralmente fruto de uma lista tripla, desembargadores e ministros das cortes supremas. Portanto, quanto aos eleitos do poder legislativo, é primordial que se tenha o comprometimento com os seus eleitores. Nenhum cidadão chega ao parlamento brasileiro, câmara de vereadores, assembleia legislativa, câmara dos deputados ou senado federal se, não obtiverem os votos dos seus eleitores.
Eles estarão ocupando esses cargos, única e exclusivamente para representar a população que os elegeu. Os seus mandatos não lhes pertencem. Pertencem primeiro aos seus partidos e  aos eleitores que os elegeram, repito. Essa deve ser a regra. É assim que deve se comportar um parlamentar.     
Infelizmente em Sergipe isso não está ocorrendo. E escancaradamente, sem nenhum pudor. Existe um grupo de deputados que estão se lixando para com os seus eleitores. A preocupação deles primeiro é atender e cumprir as ordens dos irmãos Amorins. O que demonstra o grau de comprometimento entre as partes. Sem contar os custos investidos durante esses anos. Quem deve estar recebendo, tem a obrigação de pagar com alguma coisa. No caso deles, neste momento, tem que atrapalhar o progresso e o desenvolvimento do estado.
Portanto, cabe aos eleitores de Sergipe, observarem as atuações dos seus representantes e em 2014, darem as respostas necessárias. Não votar mais em quem não respeitam os seus votos, não estão preocupados com as suas situações.  Numa democracia, nós os eleitores, temos a maior arma. O VOTO.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!”

“A existência do elemento servil é a maior das abominações”.

Rui Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, nasceu em 05 de Novembro de 1849  e morreu 1923.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais