Déda, reforma e fichas-sujas

0

Setores políticos e a imprensa de modo geral, percebem e explicitam que o governo precisa realizar uma reforma administrativa. Há desânimo e emperramento por toda parte, alguns poucos auxiliares de Marcelo Deda se destacam de forma competente no desempenho das funções.

Mas, além da evidente incompetência de alguns, e do desentrosamento da equipe, há também o comportamento centralizador e distante, marca registrada do governador, cujo ritmo do governo é por ele imprimido.

Por mais que o governador reúna a imprensa e os auxiliares, e descambe por um discurso empolgante, no dia seguinte, o clima de frieza e a falta de ação, voltam a permear o ambiente dos órgãos e secretarias.

É aceitável que ao final do primeiro ano de gestão, já conhecendo o perfil dos seus colaboradores, um governador promova um remanejamento de alguns auxiliares e a substituição de outros. A partir daí é possível que por um motivo inesperado, tenha que perder ou exonerar alguém, mas, em se tratando de gestão eficiente, não é recomendado que se promova reforma administrativa a cada seis meses. O governador Marcelo Deda está no sexto ano de mandato, e parece não ter conseguido ainda montar uma equipe que corresponda aos seus anseios.

É constante a troca dos mesmos pelos mesmos, num bater de cabeças sem fim.

Por mais boa vontade que se queira ter, é impossível não avaliar que as últimas alterações, dificilmente surtirão o efeito desejado. Foram feitas de forma atabalhoada, e não pode receber o nome de “reforma administrativa”, as mudanças ocorreram de forma surpreendente, sem a explicação devida das motivações e dos objetivos.

Uma “reforma administrativa”, seria anunciada em entrevista coletiva, com as explicações devidas, e sem deixar espaços vazios. Por outro lado, é voz geral que a partir de janeiro o governo voltará a mexer no tabuleiro, para acomodar prefeitos enxotados pelas urnas.

Há sobre a mesa do governador, um amontoado de nomes de prefeitos derrotados com pedidos para que sejam agraciados com cargos, cujos salários variam entre seis e nove mil reais.

Não será tarefa fácil para o governador assumir essa despesa e esse desgaste perante a população, num momento em que o Estado anuncia corte de despesas por conta da difícil  situação do erário.

Somente a conveniência de assegurar o apoio eleitoral desses supostos líderes, poderá levar o governador a examinar a possibilidade de atendimento a esses pleitos. Mesmo sabendo que eles usufruem agora e traem no momento mais importante, sob qualquer argumento improvisado.

Mas ante a negatividade do fato, há um aspecto que pode ajudar o governador Marcelo Deda a se livrar de nomeações indesejáveis, o “conselho de governança”, o nome agora é esse, pode orientar o governador a não nomear fichas-sujas, e nem gestores que estejam indiciados em diversos processos por improbidade administrativa. Até porque a quantidade de audiências que frequentarão, os tornarão impedidos de exercer qualquer atividade de forma regular.

O momento político exige que os ordenadores de despesas, possuam perfil de zelo e seriedade com a coisa pública, sem contar que o julgamento do mensalão trouxe uma nova esperança para a sociedade de que as autoridades envolvidas com atos de corrupção, também são passíveis de punição.

Riachão do Dantas: Banco do Brasil ainda não reabriu
Depois de quase um mês que as agências do Banco do Brasil e do Bradesco foram assaltadas no município de Riachão do Dantas, elas não foram reabertas. Segundo o ex-deputado Jorge Araújo a população está sofrendo porque tem que se deslocar até Lagarto para ter acesso ao Banco do Brasil. Jorge defende também que a diretoria do Banese estude a viabilidade de implantar uma agência em Riachão por conta do descaso dos outros bancos com a população.

Boa sacada da Unit com humoristas da MTV
A mais recente propaganda da Unit tem como protagonistas os humoristas Dani Calabresa e Bento Ribeiro, que apresentam o programa “Furo MTV”. Com certeza a escolha dos dois foi para mostrar que a Unit não tem nada contra humoristas por conta do processo da universidade contra o grupo “Os melhores do mundo”.

General em situação caótica
A situação no município de General Maynard é caótica. Desde que perdeu a reeleição, o prefeito José Evangelista (PSB) sumiu da cidade. Vários serviços, de obrigação da gestão municipal, não estão sendo realizados. Para piorar, a ausência do prefeito tem provocado diversos outros problemas, como o sucateamento e depredação da frota de veículos. Pneus, baterias e toca-CD estão sumindo dos carros. Até secretários estão dando mau exemplo.

Péssimo exemplo
O de Obras, conhecido como “Pombinho”, bateu no domingo (25) o carro do município no alicerce de uma casa em construção no povoado Pedro Gonçalves, causando prejuízo ao morador e, principalmente, à prefeitura. Professores e parte do funcionalismo não estão com os salários em dia. Evangelista só repassou R$ 30 mil, dos R$ 45 mil da Câmara de Vereadores referente ao mês de novembro, que deveria ter sido feito até o dia 20. Já o salário do vice-prefeito Zé Lealdo (PSC) está desde junho em atraso. A limpeza pública não é feita com regularidade e em várias ruas o lixo se acumula.

Sem transição
Enquanto isso, o prefeito eleito Miraldo da Silva Santos (PSD) protocolou há um mês um ofício solicitando o início da transição, mas Evangelista nem chegou a responder ao pedido. Além de não demonstrar interesse em fazer o processo de transição, o prefeito não é encontrado pela assessoria de Miraldo, para assinar os ofícios prorrogando os convênios com o governo federal, cujas obras não foram executadas totalmente.

Solicitado bloqueio das contas
Com isso, obras como o calçamento do povoado Pedro Gonçalves e a reforma da praça Juarez Vitorino, emendas de autoria do deputado federal Valadares Filho, podem ser paralisadas completamente.  A Câmara de Vereadores já solicitou ao Ministério Público que ingresse com uma ação civil pedindo à Justiça o bloqueio das contas do município. O Legislativo está aguardando o retorno da Promotoria.

CNJ examina patrimônio de juízes e nepotismo. 
Na pauta da primeira sessão plenária sob o comando do novo presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, nesta terça-feira, 27, estão várias sindicâncias da Corregedoria para apurar suposta incompatibilidade entre o rendimento e o patrimônio de magistrados. (FSP)

Pedido de Corregedoria do TJ/SE sobre sigilo ou não
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, serão examinados procedimentos que tiveram o julgamento suspenso em sessões anteriores por pedido de vista dos conselheiros, entre eles diversos casos de suspeita de nepotismo.Entre os 29 itens remanescentes de sessões anteriores, há o pedido da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Sergipe para que o CNJ defina se as investigações preliminares de infração de magistrados devem ser sigilosas ou não.

PMA recorre da cobrança de estacionamento nos shoppings
Ontem 26, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai protocolar uma ação junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe para que a presidência do TJ/SE remeta, em caráter de urgência, o Recurso Especial ao Supremo Tribunal Federal (STF), visando salvaguardar a Lei Municipal que proíbe a cobrança dos estacionamentos nos shoppings de Aracaju.

Recurso
Decisão nesse sentido foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em reunião com o procurador-geral do Município, Luiz Carlos Oliveira de Santana. Desde o dia 5 de outubro que a PMA ganhou, junto ao TJ/SE, o recurso especial para que a apreciação da matéria seja feita pelo STF.

Luta
"O que queremos é continuar a luta para que seja salvaguardada a Lei Municipal nº 3.348, de 30 de maio de 2006, que proíbe, no âmbito do Município de Aracaju, a cobrança pela permanência de veículos em estacionamentos de shopping centers e outros locais de caráter público", reforça Edvaldo Nogueira.

Lei Seca: blitz após festas é uma maneira de conscientização dos jovens
O blog não entende como ainda tem gente que reclama das blitzs deflagradas pela SSP quando de alguma festa grande. Está claro que o retorno é positivo não só para evitar acidentes, mas também para conscientizar o motorista, sobretudo os mais jovens, com a prevenção em não beber ou então deixar o veículo em casa.

Blitz depois de festas importantes
Este ano a SSP realizou uma série de blitz em eventos em Aracaju que reuniram muitos jovens: Começou com o Projeto Verão na Orla da Atalaia realizado de 09 a 11 de janeiro, onde 124 condutores foram notificados. Depois passaram várias festas como, por exemplo, Pré-Caju, Forro-Caju, Cerveja & Cia, Sergipe Spirit, Trivela e Odonto fantasy a mais recente.

Blitz deve continuar
E que a SSP continue realizando blitz em todos os eventos festivos importantes. Direção e álcool não combinam. E a realização de blitz após os grandes eventos festivos é uma maneira de conscientizar o jovem de hoje formando motoristas responsáveis na direção.

Torcendo pela recuperação
Toda a diretoria do Conselho Regional de Corretores de Sergipe (CRECI/SE), juntamente com os profissionais do Estado, estão torcendo pela recuperação da saúde do ex-presidente da instituição, José Dantas. “Além de ser um amigo irmão nosso, José Dantas é um exemplo de profissionalismo, ética e responsabilidade. Estamos todos juntos rezando para que ele possa se recuperar o mais rápido possível”, afirmou o presidente do CRECI, Sérgio Sobral. José Dantas é corretor de imóveis e fundou a primeira imobiliária sergipana (Decide).

Estacionamentos: Venâncio critica shoppings e universidades
O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na tarde de ontem,26, para questionar a cobrança pelos estacionamentos nos shoppings da cidade e pelas universidades. O parlamentar lamentou que as instituições não estejam respeitando a lei 7.147/2011, de sua autoria, que garante, em todo território sergipano, a gratuidade nos estacionamentos de shopping centers, hipermercados, supermercados, lojas, instituições de ensino e outros estabelecimentos. Venâncio lembrou que a lei foi aprovada pela AL e sancionada pelo governador Marcelo Déda (PT), sendo publicada no Diário Oficial, mas mesmo assim continua sendo desrespeitada.

Radialista diz que deputado recebe subsídio em cheque
O radialista George Magalhães, do programa Hora da Verdade, na Mega FM, conseguiu o apoio do presidente da OAB/SE, Carlos Augusto para apurar porque um deputado está recebendo seus subsídios através de cheque e não em conta corrente como todo os outros. Carlos Augusto disse que a denúncia será apurada e a sociedade tomará conhecimento se é verdade ou não.

Assédio
Assessores de comunicação de três deputados estaduais prometem levar para o Sindicato dos Jornalistas a denúncia de assédio profissional por conta de um colega de profissão que resolveu entrar para os parlamentares propostas de assessoria de imprensa. Eles entendem que a forma não foi ética e não respeitou o trabalho profissional dos outros.

Homenagem
A presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Angélica Guimarães, foi homenageada pela diretoria da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe – APESE – na noite da última quinta-feira, 22. A homenagem fez parte das comemorações de ampliação da área de eventos da Associação e da inauguração do Espaço Evento Cultural.

Inauguração
O momento foi aberto pelo Presidente da APESE, Pedro Durão, que, na oportunidade, inaugurou a área juntamente com o Ex-Presidente da APESE e Procurador Flávio Medrado, que cede nome ao espaço. O Presidente Pedro Durão destacou a importância da congregação dos Procuradores Ativos e Aposentados da PGE. Logo depois, Procuradores e Autoridades foram homenageados pela APESE, a exemplo do Procurador-Chefe do Centro de Estudos, Mário Britto e do deputado Venâncio Fonseca.

Lider do governo anuncia retomada das obras
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gustinho Ribeiro (PSD), usou o pequeno expediente na tarde de ontem, 26, para falar da retomada das obras do Balneário Bica, no município de Lagarto.Segundo o deputado, as obras haviam sido suspensas devido a uma revisão ambiental como também a um anel viário que dará acesso a Universidade.

Ponto turístico
As obras foram retomadas e a informação que temos é a mesma será entregue dentro do cronograma previsto”, disse.Gustinho aproveitou para parabenizar o governador Marcelo Déda (PT) por atender a reivindicação de sua autoria e entregar ao povo de Lagarto todo o Balneário totalmente recuperado.Lembra o deputado que aquele espaço já foi o principal ponto turístico do município recebendo gente de toda a região que principalmente nos finais de semana faziam do Balneário o maior espaço de lazer da região. “Não tenho duvidas que Balneário Bico depois de reforma voltará a ser o espaço de lazer de toda a população lagartense como também de toda a região”.

Bicicletas no passeio da ponte Riomar
Ontem, 26, o blog alertou para alguns ciclistas que estão usando as ciclovias como pistas de corrida. O atento leitor Luiz Brandi voltou a solicitar  dos órgãos competentes, que proíbam a circulação de bicicletas no passeio da ponte do Riomar, pois este é muito estreito, e os ciclistas circulam em alta velocidade podendo atropelar os pedestres.

Egressos prontos e trabalhando 
No último dia 16 foi o encerramento de mais duas turmas de Egressos do Sistema Prisional, do curso de instalador hidráulico do Senai promovido pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal – CCEP/SE. O evento contou com a participação de diversos conselheiros e foi aberto pelo presidente do CCEP/SE, José Raimundo de Souza. A conselheira da comunidade, procuradora federal, Silvia Maria, fez a palestra de encerramento do curso falando sobre a valorização da vida.

Data marcante
O aluno Uelisson registrou que o dia foi marcante em sua vida. Houve muitas brincadeiras, amigo secreto, depoimentos dos

Conta do CCEP/SE para quem desejar ajudar.

formandos, e tambem da professora CARLINI, que estava emocionada ao poder contribuir para a formação destes, e da  valorização humana, ensino da  daqueles que um dia fora para o carcere por falta de apoio da sociedade, e desejando retornar a vida no convivio social, encontraram no CCEP/SE, o seu encaminhamento. Ao final foram servidos salgadinhos e torta no refeitório do Senai e os egressos receberam as últimas cestas básicas conseguidas a duras batalhas pelo CCEP/SE.

Egressos já trabalhando
Dois egressos não participaram da solenidade final porque estão trabalhando na empresa Norcon.  “Encerramos por este ano de 2013 nossa  missão que embora pedindo esmolas para tal, foi realizada. Poderiamos atender um numero infinitamente maior se houvesse apoio, mas trabalhamos sozinho, não há apoio algum”, disse lembrando que um veículo disponibilizado ao CCEP/SE não chegou ainda porque o TJ/SE ainda não autorizou o protocolo autorizando sua incorporação.  “Assim vamos fazendo o que podemos, sem carro, sem pessoal, e sem verba para tal, é milagre, mas estamos fazendo o que nunca foi feito nesta direção que é o unico caminho neste momento para trazer este publico para esta situação de troca de comportamento e vida”, ressaltou o presidente José Raimundo.

Doações para o CCEP/SE
Quem desejar ajudar o Conselho da Comunidade Penal nos cursos e nas doações de cestas básicas na luta pela ressoacialização dos egressos pode depositar na Conta corrente da Caixa Ecônomica Federal que está no quadro ao lado.

Combate ao câncer
Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em todo o país nesta terça-feira, 27, o Centro de Oncologia do Huse irá realizar mais uma edição da "Festa da Vitória" no hall de unidade de saúde às 9hs. Na oportunidade, pacientes fora de tratamento serão homenageados com medalhas de ouro, como forma de estímulo para crianças e adultos que ainda lutam contra a doença.

Portas giratórias no Banese
OBanese começará a implantar portas giratórias em todas as suas agências a partir do próximo mês de dezembro. Segundo a presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira, em dezembro as portas serão instaladas em 31 agências e em janeiro de 2013 todas as 61 unidades do Banco, na capital e no interior, passarão a contar com esses novos equipamentos, que irão reforçar a segurança na instituição.

Reforço
“De acordo com a legislação que trata da segurança dos estabelecimentos financeiros, o Banese já dispõe de vigilância armada e câmeras que monitoram todas as suas unidades em tempo real. A porta giratória é mais um item que irá reforçar a segurança das agências do Banco”, ressaltou a presidente do Banese ao anunciar a implantação dos novos equipamentos.

Aracaju é escolhida para sediar evento da Abep em 2013
O diretor presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Ézio Prata Faro, esteve em Brasília na última semana, onde participou da 120ª Reunião Ordinária do Conselho da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). Uma das finalidades do ato, que ocorreu nos últimos dias 22 e 23, foi definir o calendário de eventos promovidos pela Associação em 2013.

Importância
“A grande novidade é que a reunião do Fórum de Diretores Administrativos e Financeiros, um evento nacional patrocinado pela Abep, será realizada em Aracaju nos dias 21 e 22 de março de 2013. Teremos a presença de diretores de todas as entidades de TI do Brasil”, afirmou Ézio Prata Faro.

Lançamento do Diário Oficial Eletrônico
Na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro acontece a solenidade de lançamento do Diário Oficial Eletrônico do Estado de Sergipe. A partir desta data deixará de circular a edição em papel do Diário Oficial, tendo apenas a edição eletrônica digitalmente certificada, cumprindo todas as disposições legais, nos termos das leis e decretos federais e estaduais que regulamentam a matéria. O evento acontece às 15h, no auditório do SENAI, localizado à rua Propriá, 201- Centro.

Espaço das Estátuas Laranjeiras
Valorização da cultura. A prefeitura de Laranjeiras inaugurou o espaço das estátuas, localizado no paço municipal. A intenção dos gestores é homenagear os filhos ilustres da cidade histórica. A primeira estátua é a do maior poeta popular sergipano, João Sapateiro, que tornou conhecida a história de Sergipe e de Laranjeiras além fronteiras. A solenidade, contou com a presença de diversas autoridades e familiares do homenageado.

Festa de premiação do Prêmio Setransp de Jornalismo
Está chegando a festa de premiação do Prêmio Setransp de Jornalismo Ano IV. O encontro com a imprensa está marcado na próxima segunda-feira, dia 03, a partir 19h, no espaço de eventos Sobre as Ondas.Esse ano, a lista de concorrentes está, mais uma vez recheada. Na categoria Fotografia, participam 19 trabalhos; em mídia impressa Reportagem, oito; em Site Jornalístico, dez; em reportagem Radiofônica, sete e em Reportagem Televisiva, cinco.O Setransp agradece a participação de todos os jornalistas e comunicadores desejando ótima sorte aos concorrentes.

Para Prefeitos
Os prefeitos reeleitos ou não terão a difícil tarefa de administrar a partir de 1º de janeiro com a redução drástica do FPM. Veja como aumentar sua arrecadação, contratar sem ter problema com a Lei de Responsabilidade Fiscal, criar emprego e renda em seus municípios e muito mais… apresentamos uma ótima alternativa: O TERCEIRO SETOR.  Contatos – (79) 9607-4900    (79) 9977-3304      Clique no link e assista: http://www.youtube.com/watch?v=DnLJI0dzB9U&feature=youtu.be

Desembargador Edson Ulisses lançará livro
“Reflexões Cidadãs” é o nome do livro que o Desembargador Edson Ulisses de Melo, Ouvidor Geral do TJSE, lançará na próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, às 19 horas, no Museu da Gente Sergipana. A obra reúne mais de 40 textos, uma coletânea decorrente da elaboração de discursos, palestras e artigos, sendo alguns de cunho jurídico e outros voltados para temas que fazem uma análise crítica da sociedade.

Artigos
“Sempre tive o cuidado de fazer por escrito minhas manifestações como Presidente da OAB em respeito aos destinatários dos discursos, como também escrever artigos críticos que foram sendo acumulados. Então, há cerca de três anos, tive a ideia de publicá-los para que não ficassem perdidos na história”, comentou o Desembargador, que foi Presidente da OAB Sergipe entre os anos de 1995 e 1997.

Distribuição gratuita
Com uma tiragem inicial de 1000 volumes – sendo 500 patrocinados pelo Tribunal de Justiça de Sergipe e o restante com recursos próprios – o livro terá distribuição gratuita. Porém, em face do período natalino, está sendo sugerida uma contribuição financeira, que será revertida para o Natal de crianças e adolescentes que vivem em entidades de acolhimento institucional de Sergipe.

Contribuição
“O livro será gratuito em virtude do patrocínio do Tribunal. Mas reverter a contribuição me deixa muito feliz porque é uma forma de casar a filosofia do livro – que tem sempre o pensamento voltado para a cidadania, gerando um benefício para crianças carentes. Além disso, o tema tem a ver com o Judiciário sergipano, pois é quase um registro histórico”, explicou o Desembargador Edson Ulisses.

Obra
A obra tem prefácio do professor doutor Antônio Ponciano Bezerra, orelhas de Luiz Alberto dos Santos e Clóvis Barbosa, apresentação de Luiz Eduardo Costa e introdução de Ademar Queiroz. “É a realização de um sonho, imortalizando o pensamento de uma trajetória profissional no Direito e como cidadão sempre ligado aos avanços sociais e na defesa dos direitos humanos”, completou o autor do livro.

Escritor de Ribeirópolis se prepara para lançar livro
Em dezembro o escritor e poeta Milton Filho lança a sua primeira obra literária, intitulada: Antagonia. O ribeiropolense reúne poesias em um trabalho brilhante que foi prefaciado pelo psicólogo Guilherme Caldeira, mestre em Ciências Sociais e professor universitário.A noite de autógrafos acontecerá dia 13/12, às 18h30, na Livraria Escariz, no Shopping Jardins em Aracaju. O livro foi editado pela Juruá Editora de Curitiba/PR e contém 192 páginas com poesias.

Reconhecimento
O escritor está otimista quanto ao reconhecimento pós a publicação, tendo em vista que foi um trabalho preparado sob uma crítica avançada e com muito lanejamento. Milton espera difundir o livro internacionalmente e antecipa que está escrevendo uma nova obra.José Milton dos Santos Filho nasceu em Ribeirópolis, residiu em São Bernardo do Campo/SP e Salvador/BA. Atualmente é policial civil, estudante do curso de Psicologia e se considera um amante das artes.

3ª Edição da Cavalgada da Lua em Itabi
Acontecerá no dia 1º de Dezembro próximo a 3ª Edição da Cavalgada da Lua em Itabi/SE, com concentração a partir das 15:00h no Povoado Mata Grande. Organizado pelo Grupo Duas Pedras, o evento tem por objetivo congregar os vaqueiros da região em uma cavalgada a luz da lua, partindo do Povoado até a sede do Município, entoada por muito forró e pelo bom e autêntico aboio, ritmo característico do vaqueiro na sua jornada diária de trabalho em meio ao sertão. Além dos aboiadores, serão atrações da festa as bandas Forró da Pressão e Forrozão Ypod e a dupla Ramon Baianinho e Alan. O evento também tem intenção de arrecadar brinquedos e alimentos para serem distribuídos no Natal, trazendo um pouco de alento para aqueles que são excluídos das festas de fim de ano. Assim companheiros vaqueiros e demais participantes, tratem seus cavalos, tragam sua doação e venha se divertir com muita paz e alegria.

Futebol
Ao América de Propriá basta um empate em seu jogo do próximo sábado, contra o Estanciano, na decisão da série A-2. /// Uma vitória simples, por qualquer resultado, dará o título da competição ao Estanciano, vez que foi o clube de melhor campanha durante todo o certame. /// Numa justa homenagem da FSF, o troféu da série A-2 leva o nome do desportista Marcos Aurélio Prado Dias, falecido recentemente. /// O Dr. Marcos Prado foi médico da federação, do Confiança e também presidente do clube do Bairro Industrial. Começou sua carreira no esporte quando era acadêmico de Medicina. /// Foi, sem dúvida, um grande “facultativo”, na expressão usada por seu grande amigo, o cronista esportivo Jurandi Santos, que também já nos deixou. ///Marco Pólo Del Nero, presidente da Federação Paulista e vice da CBF, foi ouvido, ontem, pela Polícia Federal. Marco Pólo é um dos homens fortes da CBF na atualidade e primeiro na linha de sucessão de José Maria Marin. /// Luiz Felipe Scolári tem a senha de número 1 para assumir o lugar de Mano. /// Santos quer contratar Montillo, do Cruzeiro. Muricy Ramalho declarou que não aguenta mais. Ele pergunta: Cadê os reforços? /// O presidente da FSF, José Carivaldo de Souza, compareceu ao sepultamento de Manuca, domingo, na Colina da Saudade. /// O ex-presidente Américo Alves, e os ex-dirigentes Paulo Roberto e Custódio Santana também foram prestar sua última homenagem a Manoel Cardoso Barreto.

Curtas
Declarações de Edvaldo Nogueira sobre cobrança de estacionamento nos shoppings não repercutiram bem. /// Primeiro mandatário de Aracaju concitou a população a não fazer compras nos dois centros comerciais da cidade. /// “Vamos ampliar os locais de estacionamento no centro para atrair os consumidores.” /// Shoppings emitem nota afirmando que nada têm a comentar sobre as palavras de Edvaldo. /// Decisão de cobrar por estacionamento de veículos nos shoppings continua causando muita polêmica. /// Aeroporto de Guarulhos vai passar a realizar operações de pouso e decolagem simultaneamente. /// Com a medida, movimento vai crescer 30 por cento, em Cumbica. /// João Santana sugere Lula para governador de São Paulo em 2014. /// Planalto publica demissões e exonerações por causa da operação Porto Seguro. /// 200 mil participantes reforçam protesto, no Rio de Janeiro, por causa das alterações na distribuição dos royalties. /// 43 por cento dos paulistanos acham legítimo policial matar criminosos. /// Crise afeta grandes estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. /// Segundo o DIEESE, pagamento do décimo-terceiro salário vai jogar 130 bilhões de reais no mercado. /// Primeira parcela deve ser paga até a próxima sexta-feira. /// Cadastro positivo beneficia os bons pagadores, mas ainda leva dois anos para ser plenamente implementado. /// João Alves afirma que não tem compromisso com nenhum partido. /// “Nem mesmo com o meu, o DEM.” /// Nos bastidores, a luta por uma vaga no secretariado do novo prefeito de Aracaju é intensa. /// Andrés Sanches, diretor de seleções da CBF, promete deixar o cargo ainda esta semana. /// Comenta-se bastante que Felipe Scolári já foi convidado para assumir a seleção brasileira. / Já o ex-craque Raí poderá substituir Andrés. /// Meta do ex-presidente do Corinthians é eleger-se presidente da CBF, em 2015.

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais   Bom dia para quem gostou da cobrança de estacionamento pelos Shoppings. Agora, encontraremos vagas. Não quer pagar? Não vá!

www.twitter.com/tio_lillo   Ninguém quer pagar nada a mais (nem eu). O shopping é privado cobra o que quiser e quem não quiser pagar nao vai, é só boicotar.

www.twitter.com/wagnerlemos   Aqui em Aracaju tem gente tão curiosa que vai aos shoppings só para ver o boicote, rsrs.

www.twitter.com/Machu_Veio   Quando uma frase tem as palavras dar ou bater, 69% das pessoas pensam besteira.

www.twitter.com/rosangeladoria   Acho engraçada a expressão 'carro de passeio'. Quer dizer que se eu tiver um caminhão, não posso passear com ele?

www.twitter.com/WalterCosta_aju   @jasonneto Esse Núcleo de Governança é um aviso de Déda a Jackson Barreto: "Esse Cara Sou Eu" Não se meta!

DO LEITOR

Parquímetros X Estacionamentos dos Shoppings
Do leitor Messias Gonçalves: “Já testemunhamos vários sistemas adotados pela Prefeitura de Aracaju, visando organizar o trânsito nas principais ruas e avenidas da nossa capital. Zona Azul e recentemente Parquímetro.  Ruas e avenidas são espaços públicos. O fato de se cobar pelo uso quando estacionamos os nossos veículos, a preços populares, sempre foi tentando organizar o fluxo.
Os moradores e os que aqui frequentam a capital, Aracaju, foram surpreendidos com a notícia de que a partir de ontem, segunda feira, os Shoppings Riomar e Jardins passariam a cobrar pelos seus estacionamentos. Trata-se de solo particular. A prefeitura bem que tentou, mas a justiça disse que era inconstitucional a lei aprovada e sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.
Ontem pela tarde, num programa de rádio, um ouvinte questionou a posição do prefeito por se colocar contrário. Embasando a sua opinião justamente pelo fato dele não ter vetado o parquímetro, quando pode. Volto a repetir. No centro da cidade, muitas pessoas tinham como hábito estacionarem os seus veículos pela manhã e só retiravam à noite. Prejudicando aqueles que precisavam se deslocar ao centro num curto espaço de tempo.
É legítima a decisão dos proprietários dos Shoppings quanto à cobrança. O que pode não ser é moral, correto. Como também a relação com os comerciantes que certamente perderão parte das suas clientelas. Os muitos custos de quem investem numa loja são elevados. A primeira represaria deveria partir deles.
Uma coisa é concordar. Outra é demonstrar com a sua não ida aos shoppings, para que os responsáveis revejam as suas posições e voltem a trás. Não há necessidade de aumentar essa carga aos seus frequentadores. Nada justifica essa cobrança.  Como nada justifica a presença maciça nesses estabelecimentos comerciais. De minha parte, só entrarei a pé. Sempre que tiver que me deslocar até lá, deixarei o meu carro nas proximidades.
Só esperamos que com isso, a SMTT não desloquem muitos dos seus agentes para multar os veículos que estacionarem nas imediações”.

Homenagem ao jornalista Cleomar Brandi. Artista mineiro espera aprovação do projeto
Do jornalsita Gilson Sousa: “Infelizmente, mais uma vez, o prefeito de Aracaju falta com a verdade no que diz respeito à homenagem que prometeu fazer à memória do jornalista Cleomar Brandi, morto em julho de 2011. Em momento algum o escultor Léo Santana, que realmente é muito requisitado no Brasil inteiro, informou à Prefeitura de Aracaju que estaria com a sua agenda de trabalho. Portanto, é mentira o que disse Edvaldo Nogueira: “Infelizmente, havia muitas encomendas quando fizemos o pedido. O artista estava cheio de encomendas e não daria tempo terminar o busto até o final da nossa gestão”. Seria melhor ter sido sincero e dizer a todo mundo que não teve condições de fazer a homenagem que não foi pedida por ninguém. Por essas e outras, alguns políticos ficam tão desacreditados diante da sociedade. Posso assegurar que até a senhora Cleonice Ribeiro Brandi, mãe de Cleomar, que faleceu em setembro deste ano, havia nos confessado sua tristeza e decepção pela falta de compromisso com a homenagem que seria prestada ao filho jornalista. Só posso dizer que lamento muito tudo isso. Assim como o próprio escultor mineiro Léo Santana, que foi vilipendiado pelo prefeito. “De fato ainda espero a aprovação do projeto para retratar Cleomar Brandi. A imagem de sua estátua vendo o por do sol, ainda que não realizada, está presente na minha imaginação.  Ainda quero acreditar que poderemos visitar a Orla Por do Sol e sentar com Cleomar. Parabéns pelas palavras, pela cobrança e pela insistência em concretizar uma homenagem mais que justa ao grande Cleomar Brandi”, disse o artista. “Estou junto nessa”.

A novidade do laudo da Adema sobre a morte do mangue da 13
Do biólogo Marcelo Cardoso: Às vezes a gente vê notícias na mídia impressa e televisiva e espera novidades. Também espera que certos assuntos sejam discutidos e abordados levando-se em consideração o que já foi noticiado e escrito.Nem sempre é assim, talvez por que alguns jornalistas queiram tornar temas recorrentes como  inéditos, ou por que os entrevistados, protagonistas das matérias, preferem omitir o que foi dito e escrito a dar créditos a quem não se arvora em querer aparecer.Entretanto, acho que vale a pena eu comentar que a novidade do laudo apresentado pela Adema sobre a morte do mangue da 13 não é tão novidade assim. O processo de erosão, assoreamento e deposição de sedimentos do estuário do rio Sergipe, especialmente do mangue da 13, vem sendo abordado há muito tempo por alguns especialistas do nosso Estado. Até um livro já foi publicado! Um outro exemplo são os links de artigo e textos de divulgação científica publicados no ano passado que apontam toda a dinâmica do Estuário do rio Sergipe e o consequente aterro do manguezal, principal responsável pela morte do mangue da 13. Mais informações: http://www.jornaldacidade.net/artigos-leitura/76/17956/da-praia-formosa-ao-mangue-seco.html#.UIg1f8XhreA
http://www.amuirande.org.br/arquivos/pdf/1322/Aves_sergipe.pdf
http://www.amuirande.org.br/index.php?pg=biblioteca/ler_biblioteca&id=588”  

ARTIGO

A máscara já caiu.  por Lucas Rios*

Perdoem-me a ignorância, decorrente talvez da relativa juventude, mas minha memória só alcança a atuação política do Senador Eduardo Amorim a partir da sua participação no último mandado do Ex-Governador João Alves Filho.

Já ali Eduardo Amorim conseguiu reunir em torno da candidatura à Câmara Federal que viria a lançar em 2006 um grande leque de lideranças e aliados, inclusive vários candidatos a Deputado Estadual e Deputados Estaduais já com mandato. Aquela ampla base política se sustentaria até 2010, quando foi candidato a Senador, e permanece até os dias atuais.

Em 2010, Eduardo Amorim já se encontrava no palanque ao lado de Marcelo Déda, contra o ex-aliado João Alves. Auferiu estupenda votação porque, não obstante estar oficialmente numa coligação, colheu votos de ambas.

Aquela base política, cuja lealdade ao Senador e a seu irmão, o empresário Edvan Amorim, pauta-se em bases pouco conhecidas da imensa maioria dos cidadãos sergipanos, e de certa forma já desnutrida do apoio dos setores mais à esquerda que lhe emprestaram o voto, impôs uma derrota ao Governo na eleição para a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa e no mais recente pleito para indicação do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Foram demonstrações de força, em tese cabíveis e normais no jogo político, é verdade, mas há uma outra que se avizinha. A imposição de mais esta derrota ao Governo, entretanto, não será uma derrota só do Governo e não será vitória de ninguém, apesar de poder ser vista como mais um exemplo da força político-institucional do grupo comandado pelos irmãos Amorim. Trata-se do Proinvest.

O Proinvest não é só um grande projeto, que se aprovado tempestivamente será indutor e impulsionador de crescimento econômico e desenvolvimento social com preocupações ambientais. A emersão do Proinvest ao debate público poderá trazer (ou confirmar) outra grande consequência, esta de caráter eminentemente político: derrubar a máscara de um grupo que transitou por todas as matizes ideológicas da política de Sergipe (sem que, até outrora tivesse sofrido um arranhão sequer em sua imagem), mas que não apresenta aos sergipanos qualquer outra perspectiva senão a busca do poder pelo poder.

É um grupo desprovido de conteúdo programático e sem qualquer orientação ideológica, o que se refletiu, inclusive, na não apresentação de um candidato oriundo das suas entranhas à Prefeitura de Aracaju este ano. Sua atuação no evento Proinvest demonstra uma mesquinharia, uma pequenez política que não condiz com o espírito público que se espera de quem pretende governar os destinos de um povo.

Espero que os deputados amorinistas, sob a batuta dos seus dois grandes líderes, contradigam-me e aprovem, em tempo, o projeto. Ficarei publicamente desmentido, não me importo, mas confiante no futuro da nossa gente e do nosso estado, a partir da execução dos investimentos que o ProInvest viabilizará.

Isto, entretanto, não mais retirará do Senador Amorim e dos que o seguem, quase que messianicamente, a característica de serem o que são: um vetor de forças que não aponta pra lugar algum, senão para seus próprios – e mesquinhos – interesses políticos. A máscara já caiu.

*Advogado militante e militante político. Lucas Mendonça Rios Mendonça Rios. E-mail: lucas_mendonca_rios@hotmail.com

ARTIGO

Cobrança de estacionamento nos Shoppings Centers: clientes ou 'fregueses'?   por Antônio Moraes

 Vem causando revolta e fomentando grande mobilização nas redes sociais o fato de os centros de compras, norteamericamizadamente chamados de Shoppings Centers passarem a cobrar pelo uso de seus estacionamentos. Não fosse a completa ausência de opção, na via pública, para estacionamento gratuito os consumidores talvez não ficassem tão irresignados. Tem-se a impressão de que estamos sendo ludibriados. O poder público não resolve os problemas de trânsito, não cria alternativas, praticamente nos empurra para os centros de compras. E nós ainda devemos ser obrigados a pagar, não apenas pelo uso da vaga de estacionamento por determinado período, mas também pela péssima gestão da mobilidade humana.

 Os produtos, via de regra, são mais caros nos centros de compra pela simples razão da comodidade, conforto e segurança oferecidos aos empresários lojistas e a seus clientes. Aqueles pagam altas taxas de condomínio exatamente para garantirem a seus clientes comodidade, conforto e segurança e, assim, conquistar a "freguesia". Se clientes passam a pagar pelo estacionamento está se cobrando duas vezes por um mesmo serviço.

No jargão futebolístico, freguês é aquele que perde sempre, o otário, o trouxa, o que facialmente se engana. Pois é, em nossa relação com esses centros de compras, deixamos de ser clientes para sermos fregueses, idiotas, otários, trouxas.

Estamos sendo feitos de fregueses, idiotas, trouxas. Vamos deixar por isso mesmo? Boicote geral já até que se cesse a cobrança pelo uso do estacionamento ou que pelo menos se cobre apenas dos que não consumires nos Shoppings Centers. REAGE ARACAJU!

 Facebook: Antonio Moraes (TOM)
Twitter: @antoniojmoraes

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 Frase do Dia
"Domar o tempo não é matá-lo, mas vivê-lo." Afonso Arinos de Melo Franco, jurista e líder político brasileiro, nasceu em 27 de Novembro de 1905 e morreu em 27 de agosto de 1990.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários