Déda, um coração que bate em todos nós

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Foto: Janaína Santos

 

 

HOMENAGEM


Déda, um coração que bate em todos nós       Por Edson Júnior, jornalista

Todos os anos tenho um encontro aqui no blog do jornalista Cláudio Nunes para relembrar o “professor” Marcelo Déda, tratamento que o titular deste espaço sempre dispensou ao saudoso ex-governador quando foi aluno do mestre na disciplina Organização Social e Politica Brasileira (OSPB), no antigo Colégio Visão.

“Marcelo Déda voou nas asas da quimera” (expressão usada pela família para comunicar o falecimento de Déda, por meio do seu twitter), partiu no dia 02 de dezembro de 2013, há 8 anos, no exercício do seu segundo mandato como governador.

Nesta quinta-feira, 11, Déda completaria 61 anos. O tempo não nos refez da trágica perda, continuamos lamentando sua precoce partida, continuamos procurando nas placas de obras que ele deixou aquelas mãos e coração sempre oferecidos à sua gente.

Mãos estendidas para amparar e um coração que batia no compasso da esperança, da alegria e da justiça. Um coração que era de todos.

Déda possuía a genialidade dos grandes tribunos, suas palavras bailavam sincronizadas com seus gestos. Seus discursos eram verdadeiras aulas magnas.

Referia-se ao passado para construir o futuro; recorria a episódios e figuras da história para alicerçar uma nova compreensão sobre a realidade.

Sua eloquência ao citar vultos como Mandela, Ghandi, Fausto Cardoso, Tobias Barreto, Camões e tantas outras expressões da história, petrificava olhares e emudecia plateias.

Não usava a palavra para afrontar, mas para apaziguar, para pacificar a discórdia, para buscar entendimentos. Não era apenas um exímio orador, era um idealista, um homem público honesto, confiável, firme, conciliador, íntegro.

“Político sem convicção é papel que se dobra e depois o vento leva, não deixa marcas, não interfere na história, não inspira a juventude, não constrói seguidores. Político tem que ter convicção e convicção não se negocia, porque convicção é princípio”, disse ele em discurso no dia 13 de maio de 2013, no auditório da Codise, no ato de sanção do Proinveste, programa do governo federal para investimentos no estado.

Déda teve pouco tempo para as transformações que pretendia realizar. O menino franzino de Simão Dias olhou além do seu tempo, suou a camisa por Sergipe, exigiu do seu corpo e de sua mente mais do que podia, parecia antever a brevidade de sua existência.

Não concebia uma obra por sua beleza física, não se encantava com a estética do cimento, não se envaidecia no corte da fita de inauguração. Suas obras tinham que ter como princípio e fim o povo, isso é o que lhe fazia sorrir, isso era sua razão de estar na política.

Para finalizar esta pequena homenagem, convido o leitor que chegou até aqui a assistir um videoclipe produzido pelo jornalista e cineasta Dida Araújo, editado no ano de 2000, quando Marcelo Déda foi eleito prefeito de Aracaju. Um trabalho de muita sensibilidade, desde o arranjo da música “Vermelho” à seleção de imagens.

Feliz Aniversário, Marcelo Déda! Você semeou o bem e hoje queremos lhe dedicar um pouco da atenção que você sempre nos dedicou. Esteja bem aí, no infinito do universo, onde reinam as estrelas.

E obrigado por dedicar sua vida às causas mais difíceis, mais custosas, mais desgastantes. Só os grandes têm essa ousadia de guerreiro. Você teve.

 


HOMENAGEM 

“Não se dança valsa na cratera do Etna. Não dá prá prever que caminho tomará a lava.” Marcelo Déda.

Por Claúdio Nunes

Algumas reflexões de Déda – no estaleiro como ele postou – em 21 de Junho de 2013 pelo twitter. Sempre sábio o professor, continuam atualíssimas:

1. Às ruas competem protestar, manifestar-se, sem seguir este ou aquele modelo pret-a-porter.

2. Aos políticos compete ouvir, olhar, analisar, refletir e AGIR com competência, agenda e ATITUDES, de modo a retomar o diálogo com as massas.

3. O conformismo dirá que isso passa: erro! Não é a massa que vai se adaptar a esse modelo político caquético. Políticos que devem adaptar-se.

4. A ferramenta da análise será sempre a política. Basta de sociologuês! A academia tem todo o tempo do mundo, nós não!

5. VANDALISMO É INCONCILIÁVEL COM A DEMOCRACIA. Compete à sociedade isolá-lo e ao Estado puni-lo.

6. Cuidado imprensa, TV Globo, etc.: não se dança valsa na cratera do Etna. Não dá prá prever que caminho tomará a lava. (Do blog: como a reflexão é de junho de 2013 não dá para fazer uma analogia com a Operação Lava Jato que foi iniciada em março de 2014, mas foi uma espécie de premonição do que está ocorrendo hoje?)

7. Alguma coisa está fora de ordem ou alguma ordem está fora da Coisa. (D’après CV).

8. Há tempos atrás, Chico Buarque, o Grande, detectou a morte da canção. Estamos vendo movimentos sem agenda, líderes, som, discurso:

9. E aí Academia: estamos vendo a MORTE DA RETÓRICA, nascida com a polis grega; jóia da democracia ateniense e ferramenta da república romana?

10. Incorporada à democracia ocidental, tem sido ferramenta indispensável à democracia representativa. E aí? A democracia cabe em 140 toques?

Tchau e benção!

Obs: obrigado a todos os leitores e amigos que ligaram ou enviaram mensagens elogiando e agradecendo pela simples homenagem ao professor Déda nas últimas duas semanas.

Para finalizar as homenagens aos 61 anos de nascimento de Déda, uma foto do baú da família Nunes: Déda, Célio Nunes, então presidente do Sindicato dos Jornalistas, e Sebastião Figueiredo, também jornalista e dirigente sindical. Manifestação  no Centro de Aracaju, pelos anos 80, certamente próximo à luta das Diretas Já! (A foto não tem o nome do autor).

NOTAS

Representantes das forças de segurança se unem para pedir imunização contra COVID-19 Em carta aberta, o Movimento Polícia Unida, que  contém entidades representativas dos policiais civis, policiais militares e bombeiros militares do Estado de Sergipe,  tratou sobre da imunização dos profissionais da segurança pública contra a COVID-19. As entidades destacam que mesmo com o aumento do número de casos e o aparecimento de novas variantes do vírus, a segurança pública não parou e nem reduziu. A categoria continuou nas ruas, garantindo a segurança da população. No documento, o Movimento Polícia Unida diz estar aberto ao diálogo com representantes do Governo do Estado, mesmo que o mesmo não tenha mostrado interesse em analisar os requerimentos emitidos individualmente, requerendo  inclusão da classe militar no plano de vacinação.


Emurb: empregados desesperados com o alto número de casos de Covid-19 É preciso que alguma autoridade fiscalizadora tome uma providência urgente na sede da Emurb, em Aracaju. Servidores estão apavorados porque somente uma diretoria, a de Urbanismo, estão sob suspeita cerca de 13 empregados. Além de outros vários casos. No setor de atendimento, por exemplo, são dez casos suspeitos e eles lidam diretamente com o público. Na unidade operacional os operários são transportados em cabines de caminhões amontoados, ou seja, vários trabalhadores já se contaminaram. Eles já perderam a conta, inclusive um se encontrava na UTI até ontem. A empresa não tem nenhuma política interna de prevenção. A ordem é trabalhar e trabalhar, inclusive tem até ameaça de corte de ponto. É preciso que alguma autoridade fiscalizadora faça uma intervenção já antes que as mortes começem.

Lagarto e suas peculiaridades Lagarto é uma daquelas cidades do interior sergipano que acontece de tudo, mas de tudo mesmo, mas, a mais nova da cidade é um tal “sensitivo” que se intitula marqueteiro e grande estrategista político, mas ninguém nunca o encontrou em nenhuma reunião política, nem muito menos de coordenação de campanha. O tal dito, conseguiu realce na cidade após afanar o nome de uma marca jornalística/social que já existia no agreste sergipano, ora, se não teve capacidade de criar uma marca para sua empresa, tem como esse dito ser criador de campanha eleitoral? Muito menos vitoriosa?

Lagarto e suas peculiaridades II O que se fala na cidade é que o tal mequetrefe procurou mudar o rumo de sua vida através de colunas sociais da sua empresa, para deixar a velha imagem de agressor, quando este foi preso pela Lei Maria da Penha. Mas de nada adiantou, na terra da mandioca não se fala em outra coisa a não ser a fama de que vive às custas de outra pessoa. Já dizia Madame Sussu, esse rapaz é sem futuro, volta pro Bataclan, porque nem realçando a pele consegue mudar a imagem.

Visitas interesseiras E uma certa autoridade eclesiástica, muito conhecida por gostar bastante de dinheiro, está visitando alguns municípios e autoridades em busca de arrecadar mais. Recentemente esteve no Vale do Cotinguiba vendo da onde poderia obter mais do patrimônio  fruto das doações dos fiéis. A ânsia é vender o que puder. O blog está de olho e espera receber em breve a relação de todo o patrimônio. Com certeza, alguns fiéis, depois desta divulgação, não vão querer ouvir de alguma autoridade eclesiástica sobre a doação de dízimo. Vão botar para correr ou ocupar um das dezenas de imóveis…

Socorro: prefeito envia projeto de lei para adesão ao consórcio nacional de compra de vacinas O Consórcio Nacional para a compra de vacinas no Brasil contra a Covid-19, coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), teve mais de 1.700 prefeituras inscritas e Nossa Senhora do Socorro é uma delas. Na manhã da última terça-feira, 09, o prefeito Padre Inaldo assinou o projeto de lei de adesão ao consórcio nacional para a compra de vacinas, vez que o município quer desburocratizar a compra e permitir que mais socorrenses sejam vacinados no menor tempo possível, de forma segura e eficiente.

Autorização do STF A movimentação das cidades brasileiras por mais vacinas teve início após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante, caso o Programa Nacional de Imunização não consiga suprir a demanda nacional. Até então, em casos de pandemia, apenas os governos podem comprar vacinas e determinar o protocolo do público a ser imunizado. Cabe ao município ministrar as doses recebidas.

Passo importante No projeto de lei também consta o interesse para adquirir medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. “Esse foi um passo muito importante tomado pelo prefeito ao manifestar interesse nas vacinas, principalmente porque estamos recebendo poucas doses do Ministério da Saúde. Precisamos dar uma resposta rápida à comunidade, quanto mais rápida a imunização, menos problemas teremos, mais vidas serão salvas e poderemos retomar, aos poucos, a nossa rotina”, declarou o secretário de Saúde, Enock Ribeiro.

Ações dos gestores “Entendemos que o momento que o país atravessa exige dos governantes ações que possam contribuir de forma positiva para amenizar o sofrimento das pessoas. Assinamos esse projeto, com objetivo de adquirir vacinas, dentro das possibilidades financeiras do município, justamente para somar com o Governo Federal e assim podermos vacinar no mais curto espaço de tempo o maior número possível de socorrenses”, declarou o prefeito Padre Inaldo. O projeto já foi encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores de Socorro para votação.

Conselho Federal aprova ADPF e encaminha votação da CPI sobre ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia Na terça-feira, 9, durante Sessão Extraordinária Virtual do Conselho Pleno da OAB Nacional, foi aprovada, por unanimidade, a proposta de ajuizamento no Supremo Tribunal Federal de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) para obrigar que a União compre vacinas, em defesa da saúde e da vida.

Investigação pública Na sessão também foi aprovada a proposta de investigação pública perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as responsabilidades administrativa e criminal do presidente da República, do ministro da Justiça, bem como de todos os agentes públicos estaduais e municipais que incorrerem em semelhantes ações e omissões relacionadas à pandemia da Covid-19.O Conselho também aprovou a criação do Observatório Nacional de Vacinação para acompanhar a vacinação em todo o país.

CPI No próximo dia 17, o Conselho Pleno da OAB Nacional volta a se reunir e duas das pautas que chegaram a entrar em discussão na sessão dessa terça, mas não tiveram a apreciação e votação concluídas voltarão a pauta. Uma delas é proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) sobre ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. A propositura feita pela Bancada de Sergipe, por meio do conselheiro federal Maurício Gentil, teve a votação iniciada e já conta antecipadamente com os votos dos Estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo.

Georgeo: “os consumidores não podem ter nomes negativados por incompetência da Deso” O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) quer proibir a Deso de incluir no SPC e Serasa, os consumidores que não pagam suas contas por não receberem o serviço de abastecimento de água por pelo menos 30 dias ininterruptos. O deputado protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Sergipe após receber diversas reclamações de sergipanos que ficaram quatro meses sem o fornecimento de água e tiveram seus nomes negativados por falta de pagamento.

Reclamações “A conta chega na casa das pessoas que estão sem água. Eu recebi reclamações de moradores de um povoado de Ribeirópolis contando que estavam com os nomes sujos porque não pagaram as contas de um serviço que eles não recebiam há quatro meses”. Georgeo disse ainda que é muito difícil para estas pessoas que moram no interior conseguirem resolver essas questões diante de toda a burocracia imposta pela Deso. “A maioria destas pessoas são de povoados do interior e não tem acesso às facilidades da tecnologia para resolverem essas questões”.

Burocracia e incompetência da Deso “Sabemos que o gasto para eles irem até um posto de atendimento é alto e eles ainda esbarram na burocracia da Deso. Então fica difícil de resolver esta questão. É uma injustiça os consumidores serem penalizados e terem seus nomes negativados por não pagarem por um serviço que eles não recebem da Deso”. Eles não podem mais terem seus nomes negativos por causa da incompetência da Deso”. Além de proibir a negativação do nome dos consumidores que não pagam as contas de água por não receber o serviço, o PL apresentado por Georgeo também visa proibir o corte no fornecimento de água, caso a Deso deixe de ofertar o serviço por 30 dias seguidos.

Vereadores Visitam Sindicato dos Funcionários da DESO Na terça-feira, 9 de março, os vereadores Ricardo Vasconcelos (REDE – Aracaju) e Marcos Lazaro (PT – São Cristóvão) tiveram reunião com a diretoria do SINDISAN (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe) que representa os funcionários da DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe).

Mandatos Na ocasião, os parlamentares, que são funcionários efetivos da empresa, apresentaram seus feitos no início da legislatura e colocaram seus mandatos a disposição tanto do sindicato quanto dos funcionários da empresa para defender a excelência nas atividades do serviço público, bem como na defesa dos direitos trabalhistas dos funcionários da empresa.

Mandatos II “Nosso mandato está à disposição desta diretoria e dos funcionários da empresa. Precisamos defender a excelência no serviço público e que nenhum empregado da DESO tenha os seus direitos atacados. A DESO é para Sergipe o que a Petrobrás é para o Brasil. Ela é uma empresa que tem a sensibilidade às causas sociais e é superavitária, gerando um dinheiro importante para ser reinvestido em benefício da nossa população”, afirmou Ricardo Vasconcelos.

Governo do Estado X Energisa: sem encontro de contas, mas compensação de dívidas O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) votou favorável ao Projeto de lei ordinária, enviado pelo poder Executivo, que revoga a lei 8.502, de 28 de dezembro de 2018, que autoriza o governo estadual a realizar compensação de dívidas reconhecidas com as concessionárias de serviços públicos de fornecimento de energia elétrica com créditos tributários, na forma que especifica, e dá providências correlatas. A votação ocorreu na sessão desta quarta-feira (10) durante a sessão remota da Assembleia Legislativa.

Sem encontro de contas Na prática, o projeto aprovado diz que o governo do Estado não fará mais encontro de contas com a Energisa, balanceando os débitos de faturas com dívidas de ICMS. “O fato é que no momento em que o projeto anterior foi criado era urgente e necessário que houvesse um encontro de contas, porque havia um conflito entre as partes, inclusive com cortes de energia elétrica em alguns prédios púbicos”, lembrou o vice-presidente da Alese, Francisco Gualberto. Segundo ele, o governador Belivaldo Chagas organizou a situação fiscal do Estado, a ponto de mandar para os deputados um projeto dizendo que não é necessário mais o encontro de contas com a Energisa.

Questionamentos Durante a votação do projeto, o deputado Georgeo Passos fez uma série de questionamentos, mas Gualberto considera que ele estava no seu direito, como parlamentar de oposição. “Mas num projeto como esse o importante é saber que o encontro de contas não pode ser algo unilateral. E sempre vai ser por interesse das partes. Mesmo que não seja muito bom para uma, ou seja melhor para a outra, mas de qualquer forma encontro de contas só acontece quando duas partes concordem”, disse Gualberto.

Questionamentos II “A questão não é saber o detalhamento sobre o que levou a essa situação. O fato é que o Estado, que antes precisou tomar uma iniciativa de encontro de contas com a empresa de energia, neste momento está organizado e dizendo através de um projeto de lei: não precisamos mais fazer o encontro de contas. E isso é algo importante para o Estado, pois significa dizer que está pagando as suas faturas, e portanto não tem interesse em trocar as faturas pelo ICMS da Energisa”.

Bom senso Sobre as preocupações do opositor, Francisco Gualberto acredita que é preciso um pouco mais de bom senso em relação aos fatos. “Torço para estar errado, mas me parece que todas às vezes em que o deputado Georgeo percebe uma situação em que o Estado melhorou, ele sempre tem um questionamento a fazer. Foi assim com o pagamento dentro do mês para os servidores. Umas três vezes ele insistiu em questionar como foi a economia feita pelo Estado para conseguir tal êxito. Agora a mesma coisa, quer saber quem perdeu, que ganhou…”, disse Gualberto. “Queria saber se na farmácia vende doses de alegria para eu comprar um frasco de 100ml e dar de presente ao deputado Georgeo Passos. Isso, para que quando o governo fizer o Estado avançar ele tome umas duas colheres de sopa de alegria e possa ficar feliz nessa Assembleia”,

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Pandemia: quem faz os decretos de protocolos e fechamentos não tem que ser exemplo primeiramente? De um cidadão: “como comerciante estou adotando todos os procedimentos necessários conforme o decreto governamental. Porém, aqui ao lado, bem próximo a nossa loja diariamente o que se vê é uma aglomeração de pessoas coladinhas uma as outras para receberam a alimentação do restaurante popular Padre Pedro. A foto que estou enviado é de hoje (10). É correto isso? Nós que pagamos os impostos recebemos até multas e o governo que deveria dar exemplo deixa uma aglomeração enorme diariamente. Será que o governo não tem estrutura e pessoas suficiente para organizar essa fila? Claro que sim! Quem multa e quem pune o governo estadual?”

PELO TWITTER

www.twitter.com/malvados Arrependidos. Na @folha de hoje.



www.twitter.com/ORodrigoMachado Por que temos comitiva atrás de spray nasal em fase de testes e não temos em busca de vacinas?


Siga Blog Cláudio Nunes:         

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Sei que hoje, não sou aqui apenas um, nem me caibo na solidão do pronome eu. Aqui e agora sou muitos.” No discurso de posse como governador em 2007.


O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais