Déda vai se afastar

O governador Marcelo Déda (PT) vai se licenciar por, pelo menos, 15 dias para intensificar o tratamento contra o câncer no estômago. Ao anunciar o temporário afastamento, o petista disse ter passado muito mal na segunda-feira à noite, fato que levou os médicos a sugerir uma pausa no trabalho. Alertou, contudo, que não é sua intenção renovar a licença: “Enquanto Deus me der força e a medicina conseguir me manter em pé, continuarei trabalhando por Sergipe, dentro do mandato que o povo me deu”, discursou. Resta saber se durante a licença de Déda o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) vai substituí-lo de fato, ou continuar apenas representando o titular em solenidades e inaugurando obras, como aconteceu nas vezes anteriores que assumiu o governo.

Má notícia

Uma notícia nada boa para os servidores estaduais: o governo estuda a possibilidade de não conceder qualquer reajuste salarial este ano, sob o argumento que o caixa do estado está muito baixo. Revoltados com o silêncio governista sobre o assunto, os trabalhadores da administração direta cruzaram os braços desde ontem e prometem permanecer em greve até que se anuncie melhoria em seus contra-cheques.

Barragem

Acontecerá daqui a pouco o fechamento das comportas da barragem do Poxim-Açu, em São Cristóvão, para o início do processo de acumulação de água.  A estrutura física da barragem possui uma cota de 15 metros de altura e extensão de 1.125 metros, com área de inundação de 5,2 km². Graças à obra, será formado um reservatório com capacidade de acumulação de 32,73 milhões de m³ de água.

Indigesto

Já comeu umas mosquinhas hoje? A indigesta sugestão é da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Relatório desta entidade revela que os insetos fornecem proteínas e nutrientes de alta qualidade, além de produzem menos gases. Já imaginou um restaurante oferecendo no cardápio moqueca de muriçoca e caldo de barata com asas de gafanhoto? Homem, vôte!

João fez

E o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), fez ontem uma grande ação em favor das empresas de ônibus ao sancionar o projeto reajustando em 8,88% a tarifa dos coletivos. Agora os aracajuanos vão pagar R$ 2,45 para usar as latas velhas que trafegam na capital. Quanto ao transporte coletivo de primeira qualidade prometido pelo demista, permanece estacionado na propaganda eleitoral.

Nova agência

Será inaugurada hoje em Aracaju a mais nova agência da Caixa Econômica Federal. Localizada na avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, a unidade de atendimento foi batizada de Luciano Barreto Júnior, jovem empresário sergipano que faleceu em 2002  num acidente automobilístico. A Caixa promete abrir ainda este ano cinco novas agências bancárias em Sergipe.

Processo

Em nota oficial, a Secretaria Estadual de Justiça promete processar judicialmente o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Sergipe, Iran Alves, e o jornal Correio de Sergipe. Alega que os acusados têm agredido sistematicamente o secretário Benedito Figueiredo e os próprios servidores da pasta ao noticiarem “mentiras e calúnias como se verdade fossem”.

Homenagem

Está marcada para daqui a pouco, no Campus da Universidade Federal de Sergipe, a entronização do busto de Antonio Garcia Filho, fundador do curso de Medicina no estado. O evento é parte das comemorações pelos 45 anos da UFS. A faculdade de Medicina de Sergipe começou a funcionar em 21 de março de 1961, sendo posteriormente incorporada à universidade.

Vai pro pau

Já na primeira greve de sua administração, o prefeito João Alves Filho (DEM) mostrou não ser muito chegado ao diálogo. Invocado porque os médicos da prefeitura cruzaram os braços contra o raquítico reajuste salarial de 5%, o demista promete pedir na Justiça a ilegalidade da greve. Ouvido pela jornalista Aldaci de Souza, João disse que “se querem ir para o confronto, vamos também. Não sou homem de se acovardar”. Misericórdia!

Novas regras

O comércio eletrônico terá regras mais claras e rígidas a partir desta terça-feira com a entrada em vigor do Decreto Federal 7.962/13. Entre as obrigações previstas para as vendas feitas por meio da internet está a disponibilização, em lugar de fácil visualização, de informações básicas sobre a empresa, como nome, endereço, CNPJ – ou CPF, quando for o caso de a venda ser feita por pessoa física.

Do baú político

Diferente de hoje, quando a Mesa Diretora da Assembléia é definida dias e até meses antes da eleição, no passado a disputa era acirrada. Já houve caso de candidato a presidente do Legislativo ter a garantia da vitória e ser derrotado no intervalo do almoço porque o governador de plantão preferiu outro nome. Na década de 60, o radialista e deputado estadual Santos Mendonça elegeu-se presidente da Assembléia por apenas um voto de diferença graças à astúcia do colega Francisco Passos. Ele contou que “na hora da votação o deputado Zeca Pereira perguntou a Passos quem era o candidato do governador Lourival Baptista. Chico disse que o Lourival não tinha revelado o nome porém, com sua experiência de homem do interior, já sabia qual o preferido do Palácio. Quando Zeca quis saber quem, era ouviu meu nome e a seguinte explicação: ‘Santos Mendonça é compadre duas vezes de Lourival. Você acha que ela vai apoiar outro candidato?’. Zeca Pereira aceitou o argumento e deu o voto que garantiu a apertada vitória ao radialista deputado.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais