DEM: escândalos prejudicarão João Alves

0

O escândalo envolvendo o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), pode ser a pá de cal que faltava para o ex-poderoso Partido da Frente Liberal se fundir com o PSDB. Este final de semana a imprensa nacional veiculou com veemência a informação que está sendo respaldada por várias lideranças da sigla. Só vão esperar as eleições municipais para concretizar a fusão.

Para Luciano Dias, do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (Ibep), os escândalos de Demóstenes e do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda –envolvido no esquema do mensalão do DEM–, deixaram a sigla “com uma marca difícil de apagar em tão pouco tempo”.

“A justificativa de que o DEM expulsa seus corruptos não serve nas eleições. É uma estratégia errada na qual o partido apostou há tempos. E está pagando agora. As pessoas querem saber de gestão”, disse Luciano em entrevista ao site Imprensa Livre. O DEM hoje só tem quatro senadores e é a oitava bancada na Câmara dos Deputados.

O definhamento do DEM e a estratégia errada do partido no caso dos seus dirigentes envolvidos em corrupção prejudicarão vários candidatos a prefeito este ano, inclusive João Alves, em Aracaju.

Ninguém duvide que a Operação Navalha seja lembrada na eleição de Aracaju este ano, fazendo um paralelo do envolvimento do ex-governador com os escândalos do senador Demóstenes e do ex-governador Arruda, de Brasília.

Ciclomotores: não há garantia que lei seja aprovada rapidamente
Apesar da aprovação em primeira discussão na semana passada da Lei que regulamenta os ciclomotores com o licenciamento e registro é preciso uma mobilização da imprensa e de setores da sociedade para garantir sua aprovação. Na semana passada o requerimento do vereador Danilo Segundo, pedindo urgência na votação, por pouco não foi derrotado numa manobra do presidente Emanuel Nascimento que deseja protelar a votação. O requerimento foi aprovado por 9 a 6.

Requerimentos

Para que o projeto seja votado em segunda discussão e terceira, Danilo Segundo apresentará novos requerimentos. Na verdade se não fosse a atuação de Danilo Segundo este projeto ficaria “engavetado”. Tem gente que prefere o discurso eleitoreiro ao invés de defender a vida. O blog continuará em alerta.

Altos gastos para regulamentar: pura demagogia
Quem adquiri um meio de transporte sabe que tem que arcar também com as despesas para confecção da CNH ou ACC, no caso dos ciclomotores além das taxas do Detran. Quem tem dinheiro para pagar um veiculo de cerca de 3,9 mil, pode sim licenciar e andar conforme a lei. Chega de demagogia!

Quadro clinico de Luiz Antônio Barreto
O jornalista e historiador Luiz Antônio Barreto continua internado na UTI do Hospital Primavera, onde encontra-se desde o final da semana passada. Luiz vem reagindo ao tratamento da infecção generalizada – também através da hemodiálise – e os médicos vem retirando a sedação aos poucos. Ele já abre os olhos e responde alguns estímulos. Luiz Antônio Barreto tem 67 anos e todo processo que vem enfrentado é um desdobramento do diabetes.

Lista de pendências
Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 09: PT e PSB adiaram para depois da Páscoa a conversa para tentar fechar um acordo de apoio recíproco em várias cidades, do qual a "joia da Coroa" é São Paulo. A cúpula do PSB levantou e levará à mesa vários casos de recusa dos petistas em apoiar seus candidatos.

Apoio ao candidatos
O PSB tem 14 deputados federais candidatos a prefeito. Por enquanto, nenhum com apoio do PT. O partido do governador Eduardo Campos tem pré-candidatos em 15 capitais. Dessas, só há aliança com o PT em Belo Horizonte (MG). Por fim, dos seis governadores socialistas, dois têm candidatos nas capitais de seus Estados -e não conseguem aval do partido de Lula para eles.

Gararu a espera do carteiro
Quem já viu um prefeito renunciar e enviar a renúncia através dos Correios? Gararu vai entrar para a história política de Sergipe por esta ação do prefeito (ou-ex) João Francisco, o Chico do Povo (PR) que avisou que enviou sua renúncia pelos correios. É, pelo jeito a pessoa mais esperada em Gararu hoje é o carteiro. Quando a Câmara receber a correspondência poderá comunicar a vice-prefeita, Iraci Alves Santana de Sales (PSC) para que ela assuma o cargo. E se a carta extraviar? Arrepare, Osmário!

Ednaldo da Farmácia
O empresário Ednaldo Viera Barros, conhecido por Ednaldo da Farmácia (PSC) é o "Pré-Candidato" a Prefeito de Canindé de São Francisco, apresentado pelo Grupo do atual prefeito, Orlandinho Andrade (PDT). O nome de Ednaldo foi escolhido através de consulta popular e tem sido bastante aceitação popular, já que é uma pessoa simples que segue a linha da continuidade do trabalho desenvolvido por Orlandinho e que ajudou a transformar o município de Canindé.

Ednaldo terá o apoio de Déda 
O vice-prefeito, Marcondes Marinho (PSC) já confirmou apoio total a chapa liderada por Ednaldo da Farmácia. Em Canindé são mais de 18 mil eleitores que estarão votando na eleição municipal 2012. Recentemente o prefeito de Canindé, Orlandinho Andrade esteve reunido com o Governador Marcelo Déda que garantiu apoio ao seu candidato independente da sigla partidária que esteja.

Abandono das Quadras de Tênis
O blog tomou conhecimento de que as quadras  de tênis da Orla da Atalaia estão em péssimas condições, sobretudo as de saibro. As redes estão rasgadas, os alambrados enferrujados, as linhas divisórias das quadras  quase invisíveis, afora o mato que cerca o local. O pior disso tudo é que a Federação Sergipana de Tênis que deveria cuidar bem do local, até porque cobra dos usuários tenistas pelo seu uso, parece agir com pouco zelo em relação a esse espaço público.

Estado tem que retomar e realizar outra parceria
Talvez fosse o caso de o Estado retomar o local e realizar programas sociais com escolas públicas visando incentivar a prática  desse esporte, inclusive em parceria com a iniciativa privada. Vale lembrar que não faz tanto tempo assim que Aracaju sediava importantes torneios de tênis nacionais e até internacionais, que atraia grande número de turistas. É preciso engajamento das autoridades competentes no sentido de evitar que um local outrora tão bonito se deteriore pelo desleixo daqueles que deveriam bem administrá-lo.

Abrigo de doentes mentais
Há alguns meses a Prefeitura tem um abrigo para doentes mentais no conjunto Santa Lúcia, na rua Raul Ribeiro Nunes. Mesmo sendo uma orientação de ressocialização o programa vem gerando sérios problemas para os moradores próximos ao abrigo. Neste feriadão, os doentes mentais estavam completamente agitados, aos gritos, completamente transtornados, deixando a vizinhança em pavor e temerosa.

Órgãos genitais à mostra
O problema maior é que muitos ficam mostrando seus órgãos genitais e a vizinhança está cheia de crianças. Imagine o desconforto para os país. Uma situação difícil. A quem recorrer? Não seria o caso de pelo menos preservar que a comunidade não tivesse que conviver diretamente com cenas explicitas? Ninguém é conta a ressocialização, mas deve-se também preservar a integridade da família. Ou não?

Posto em Canteiro e a omissão da Emurb
Há mais de um mês numa audiência no MP ficou determinado que a Emurb iria mandar a empresa responsável retirar os tapumes do canteiro da Avenida Melício Machado onde queriam instalar um posto de combustível e o DER barrou. De lá para cá os tapumes continuam. E a Emurb não respeita nem o MP. Vai na contra mão da tão propalada mobilidade urbana pregada pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Algo errado na Cptran: patrulhando a praia às 7h30
O blog cobra semanalmente a fiscalização por parte dos órgãos responsáveis do trânsito irregular de veículos nas areias das praias em Aracaju. Agora alguém precisa avisar ao comando da Cptran, que às 7h30 tem poucos banhistas quanto mais veículos nas areias das praias. É gastar combustível desnecessariamente. Na última quinta-feira, 5, às 7h30, dois triciclos da Cptran “fiscalizavam” a praia de Aruana.

Carro da PC sem identificação
Tem jeito não! Entra superintendente e sai superintendente na Policia Civil, mas nenhum tem a coragem de tomar uma decisão simples: deixar todos os veículos (que não são do serviço reservado investigativo) identificados. Na última quinta-feira, um gol da PC (só tinha nas portas o logotipo da PC) estava estacionado hipermercado G.Barbosa do bairro Aruana. Não tinha placa nem número de identificação. Assim é bom demais!

Motos da Guarda Municipal
Por falar em identificação alguém pode explicar porque algumas motos da Guarda Municipal de Aracaju estão transitando sem placas? E a SMTT não vai multar não? Ou a impunidade ficará dentro de casa?

Juros. BB e Caixa já baixaram suas taxas. E o Banese?
Com as recentes medidas econômicas anunciadas pela presidente Dilma, o Banco do Brasil e a Caixa anunciaram a redução da taxa de juros. E o Banese, o banco dos sergipanos, quando baixará sua taxa de juros?

Seca
É preciso que a bancada federal de Sergipe marque uma reunião para agendarem reuniões conjuntas com ministros e a própria presidente Dilma para que medidas urgentes sejam tomadas para amenizar o sofrimento de centenas de nordestinos. A Bahia já está fazendo isso.

Morre ex-prefeito de Santa Rosa de Lima
O ex-prefeito de Santa Rosa de Lima, Paulo Alves de Menezes, faleceu na madrugada do último domingo, 8, e foi enterrado no mesmo dia no cemitério do município. Paulo estava internado no Hospital São Lucas, em Aracaju onde passava por um tratamento de diabetes. Ele deixa esposa, Valdelice Menezes, seis filhos, oito netos e dois bisnetos. Paulo Alves foi prefeito de Santa Rosa de Lima no ano de 1997 a 2000.Jackson Barreto lamentou o falecimento de um companheiro de luta na vida política.

Ataque especulativo
Deu na coluna Painel da FSP, de ontem, 08: O Planalto já identificou no bloco PR-PTB do Senado um movimento organizado para ocupar uma vaga na Esplanada. O principal alvo é o Ministério de Desenvolvimento e Indústria, de Fernando Pimentel. O senador Blairo Maggi (MT) é o nome do grupo para o cargo.Como Dilma Rousseff se recusa a dar o Ministério dos Transportes para o PR, a solução seria oferecer outra pasta para esse grupo que é maior, com 14 senadores. Integrantes do bloco confirmam o objetivo. "Não temos pressa. Se Dilma pedir, temos um estoque de opções para lugares nos quais estão sentados nomes menores que as cadeiras'', alfineta um senador.

Ampliar com o PSC
Os partidos querem ampliar o bloco com o PSC, do senador Eduardo Amorim (SE). A ideia é passar a bancada do PT e, no ano que vem, pleitear a primeira vice-presidência da Casa.

PSB tenta consenso em Aracaju
A Direção Municipal do PSB em Aracaju marcou para o dia 29 de abril o congresso extraordinário do partido para realizar as prévias e escolher o candidato a prefeito. Dois nomes são pré-candidatos: Valadares Filho e Adelson Barreto. Até lá, segundo o presidente municipal Elber Filho, as lideranças tentarão o consenso, mas se não alcançar o acordo o nome será escolhido através das prévias, com o voto de todos os filiados em Aracaju.

IV Encontro Estadual da UNCME-SE
A UNCME-SE, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Secção Sergipe, promove nos dias 18 e 19 de Abril de Abril de 2012, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o IV Encontro Estadual da UNCME-SE, com o tema “Plano Municipal de Ensino e o Regime de Colaboração”.

Presenças
O evento contará com a presença da Coordenadora Estadual de Alagoas, Edna Lopes, o Presidente do Conselho Municipal de Educação de Farroupilha – RS e Coordenador Estadual do Rio Grande do Sul, Diego Tormes, além de autoridades no tema como o Curador dos Direitos à Educação do Ministério Público, Doutor Luis Fausto Dias de Valois Santos, a Presidente do Conselho Estadual de Educação de Sergipe, Eliane Passos Santana, o Coordenador Estadual da UNCME-SE, Manoel Humberto Gonzaga Lima, e o Presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju, Professor Valtênio Paes de Oliveira, entre outras referências no assunto.

Direcionamento
O encontro é direcionado para todos da área de Educação, em especial para os conselheiros municipais. Para maiores informações, acesse o blog da instituição: http://www.uncme-se.blogspot.com.br/, endereço eletrônico: uncme.se@hotmail.com ou o telefone: 3248-2331.

Badminton: 1º Festival e 2º Campeonato Estadual
A Federação Sergipana de Badminton realizará no próximo dia 28 de Abril, a partir das 8hs, no ginásio de esportes do Instituto Dom Fernando Gomes (rua Acre , bairro Siqueira Campos em Aracaju), o 1º Festival e 2º Campeonato Estadual de Badminton. O festival é destinado a fomentar a prática do esporte, podendo participar do mesmo qualquer pessoa de qualquer idade ou gênero que deseje conhecer mais sobre a modalidade.

Informações
O festival ocorrerá concomitante com o campeonato estadual, oportunizando assim aos novatos apreciarem jogos de atletas mais experientes e interagirem com eles.Mais informações em: www.facebook.com/FSBadminton e www.sergipebadminton.zip.net

Exposição LUZ – Tanit Bezerra Fotografia
De 10 de abril a 03 de maio de 2012, no Café da Gente, espaço inserido no Museu da Gente Sergipana, Tanit Bezerra apresenta a exposição fotográfica LUZ. A luz, como tema central, surge com o pôr do sol, da lua cheia, de espetáculos musicais, retratados e expostos com sensibilidade e arte em doze imagens impressas em papel e uma impressa em tela. A galerista Sayonara Viana assina a curadoria, a chef Adriana Hagenbeck abre as portas do mais novo espaço de culinário e arte, o Café da Gente e JR, da Click Foto, é o responsável pela impressão das imagens em papel e tela. Vale conhecer e adquirir peças do belo trabalho fotográfico de Tanit Bezerra.

DO LEITOR

Que venha o Plano de Cargos e Vencimentos
Do  leitor Messias Gonçalves: “O governo de Marcelo Déda, ao longo desses quase cinco anos e meio, já demonstrou que é um governo diferente, no trato das questões salariais dos servidores públicos do estado. Do que praticaram João Alves, Albano Franco e timidamente Valadares. Talvez o pior de todos.
O que na minha modesta opinião Marcelo Déda falhou como governo, é não ter assumido que o estado necessita ter carreiras de estado e carreiras de governo. Todo e qualquer governo deveria assumir essa diferenciação. Até mesmo para um melhor atendimento por parte dos funcionários a população.
(Profissionais da saúde, profissionais da educação (todos que trabalham nas escolas), por exemplo) e os profissionais da segurança pública, militares, civis e bombeiros militares, tem que terem uma tabela diferenciada das demais categorias, ou as carreiras de governo.
Sem haver essa diferenciação, o governo iniciou um processo de valorização em determinadas categorias, em detrimentos das demais. Fato que gerou, e com razão, descontentamento nas demais. Porém, chegou um determinado momento, que ele, o governador, começou a preparar o terreno, acenando para a implantação do PCV.
Pois bem, depois de algumas delongas, o esboço do projeto, já fora entregue ao SINTRASE, que legalmente representa a maioria dos servidores da administração direta e indireta, com algumas empresas públicas, incluídas.
Pelo o que foi apresentado neste primeiro momento, apenas a parte que trata da nova tabela de cargos, as atribuições dos novos cargos (fruto de várias junções dos antigos) e a própria minuta do PCV.
O que mais interessava aos sindicalistas, como aos próprios barnabés, o governo não apresentou. A tabela de vencimentos. Aquela em que cada servidor já saberia qual seria o seu novo salário. Aquela que realmente interessa. Aquela que faz rir ou chorar. Evidentemente que será difícil essa primeira tabela de vencimentos, contemple satisfatoriamente os servidores.
O governador Marcelo Déda, ainda tem mais de trinta meses para encerrar o seu segundo mandato. Ele já pode enviar o PCV com os reajustes escalonados até o mês de dezembro de 2014. Neste momento, pela situação e pela implantação do PCV, não acredito que o reajuste a ser anunciado, passe da inflação dos últimos doze meses.
Aí é que entraria a inteligência, para o escalonamento até o final dessa gestão. Pelo menos já faria parte das expectativas e dos sonhos dos barnabés.
Outra questão que já ouvimos algumas reclamações, é que com o plano acabarão dezenas de nomenclaturas (nomes dados aos cargos). Haverá um enxugamento no quantitativo desses cargos. E alguns profissionais não desejam ver retirado dos seus contra cheques, o nome de suas profissões.
Com o novo plano, a profissão será pré-requisito para a ascensão de uma carreira, quando da realização de concursos. E não consta como cargo. Não vamos ter mais no quadro de carreira, administradores, contadores, etc. Vamos ter Analista de Gestão Governamental. Assim como Oficiais Administrativos, Técnicos em Contabilidade e Técnico em Manutenção. Todos passarão para Assistente de Gestão Governamental. Isso valerá para todos os cargos do quadro atual.
O importante nesta hora é buscar com responsabilidade que se resolva as pendências definitivamente, acabar com as distorções existentes e finalmente ver realizado, mesmo que escalonado, o sonho de quem optou pelo serviço público por mais de trinta anos, e agora próximo as aposentadorias, ter a certeza que o que estão nos seus contra cheques, levarão com eles”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frases do Dia

"Quero morrer vendo uma porção de gente rindo em volta de mim”. Amácio Mazzaropi, ator, diretor e comediante brasileiro que nasceu em 09 de Abril de 1912.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários